Ruy Castro > Nomes de cartão de visita Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Mas esse seu Ruy adora uma lista. Arthur Antunes com ctza. Ou Arthur Quintino
Falta de assunto! (Abner Nazaré Cândido)
Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Pelé e Pepe. Time da final de 58. OS dois Santos, dos nomes compostos, excepcionais laterais. O resto do time, nem o resto dispensa qualquer comentário. A excelência do Futebol. Talvez igualada por Félix, Carlos Alberto, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo e Gerson; Jairzinho, Tostão, Pelé e Rivelino. O do nome composto, possivelmente o maior lateral direito que o futebol já viu jogar e capitão desse time
heresia m- o ponta era Zagallo . Pepe, brilhante estava na reserva
Valdir Peres, Leandro, Oscar, Luizinho e Júnior; Falcão, Toninho Cerezzo, Sócrates e Zico; Serginho e Éder. Os dois que tem dois nomes: um tomou um frango na abertura da copa em 82 e o outro deu um infeliz passe no meio de campo para o adversário - no 3 a 2 para a Itália. Mas ambos também eram craques em seus times e apesar dos dois erros jogaram bem na seleção de 82
Poy; De Sordi, Mauro, Sarará, VÃtor, Riberto, Maurinho, Amauri, Gino, Zizinho e Canhoteiro.
IncrÃvel.Enviei uma escalação do Corinthians que irá passar por “moderação” . Ou é anti corinthianismo do censor ou “ intuito personae”.
Gilmar, Homero e Olavo;Idário Goiano e Roberto; Claudio, Luisinho, Baltazar, Carbone e Mário.Eis aà o Timão , Campeão dos Centenários!
Sem ser flamenguista: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Junior. Andrade, Adilio e Zico, Tita, Nunes e LIco.
Poderia ser Zico Coimbra, misturando nome e apelido como o Tiquinho Soares...Haveria o Pelé Nascimento, o Garrincha dos Santos e o Didi Pereira.
Ainda bem que Ruy Castro se mantém Ruy Castro desde o batismo.
O melhor time do mundo em todos os tempos não elencava nenhuns nomes sobrenomeados. Gilmar, Lima e Mauro; Dalmo, Zito e Calvet; Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Nenhuns deles faziam "dancinhas", mas sempre fizeram seus adversários dançarem o miudinho e ouvirem olés como se presenciassem as touradas em Madri.
Moderação, és inteligência artificial e por isso és be ó cia?
Moderação, você só pode estar de pândega! Eu disse apenas que o uso de nome e sobrenome dos jogadores revela ascensão social dos garotos. Havia uma atitude classista na relação dos torcedores com os atletas. As gozações com os tropeços de português, por exemplo: "Fiz que fui, não fui, acabei fondo". Meus Ãdolos de criança eram Wilton e Cafuringa, ponteiros direitos do Fluminense. E meu pai me levou para ver o Samarone na festa do tÃtulo em 1969.
Mas, a sério, o uso de nome e sobrenome não deixa de revelar certa ascensão social dos jogadores. No passado (dos anos 1970 em diante), salvo os grandes craques, os jogadores eram clowns, divertiam o público que, no entanto, não os respeitava. Vejam as gozações em cima dos erros de português dos atletas ("Fiz que fui, não fui, acabei fondo"). Tinham fundo classista.
Primeiro achei que você solucionou o mistério, mas depois vi que não. Temos Neymar, Messi e Ronaldo (nome mais comum do mundo para contradizer o seu ponto e antes tÃnhamos Pelé e se lá mais quem. Mas eu pensei uma coisa que também deve ser verdade: nome único ficou restrito à distinção positiva. Neymar e Messi por exemplo.
Saudades do tempo em que o ponta-direita do Fluminense chamava-se Cafuringa, que revezava com Wilton (o do gol de mão, alguém lembra?) na posição.
A classe do futebol de Zico dava-lhe todo o direito de ser chamado por prenome e dois sobrenomes!
Mas só um tinha e merecia nome e sobrenome de craque: ADEMIR DA GUIA!
Talvez, seja essa a razão pela qual há muito tempo eu não consiga escalar mais meu time. Antigamente os nomes eram mais simples: Zetti, Cafu, Forlan, Dias, Jurandir, Muricy, Careca, Kaká, Gerson, RaÃ...Mas havia os uruguaios Pedro Rocha e Dario Pereira.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Nomes de cartão de visita Voltar
Comente este texto