Ilustrada > Morre João Donato, um dos precursores da bossa nova, aos 88 anos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
João Donato teve o mérito de ser a ponte entre a música brasileira e a cubana, as mais ricas sonoridades da América Latina. Seus arranjos incluÃam tambores cubanos. Foi parceiro do baterista Armando Peraza. No seu último disco, a primeira faixa, Côcotáxi, é uma celebração ao estilo cubano de viver. Essa ilha no coração do Caribe, além de ser um destino turÃstico fascinante e singular, apresenta uma história rica e complexa. Donato provou que Brasil e Cuba juntos dão samba? Ou seria rumba?
Tristeza!
O adjetivo "gênio" é banalizado hoje em dia, mas, na sua acepção mais exigente e rigorosa, cai como uma luva em João Donato. Seu nome sempre viverá na memória dos que amam a boa música. Que descanse em paz!
Morre um gênio da MPB, cheio de ritmo, balanço e um exclusivo tom tropical. Um gênio que não parou de criar e encantar. DifÃcil encontrar um artista tão original e universal que na minha opinião foi negligenciado.
Para quem não conhece esse gênio, sugiro procurar o programa Um café lá em casa, feito pelo guitarrista Nelson Faria. Além do prazer que é ver uma figuraça como João Donato falando, os dois ainda improvisaram uma composição ao ouvirem uma ambulância passar ao fundo (Samba da sirene). Grande perda para a cultura nacional!
Donato foi muito mais do que "um dos precursores da BN", ele foi também um dos primeiros a fazer o fusion da música brasileira com o pop dos 70, com teclados e concepção inovadora. Foi um desdobrador da BN, se preferem. Produtor e arranjador da MPB. E um dos maiores compositores e pinanistas brasileiros de todos os tempos!
Miais uma vez a morte com sua terrÃvel foice, prova mais uma lacuna na nossa arte
Donato parecia ser destes entes só dispostos a sorrir e amar, sempre com muita doçura. Sua musicalidade, inerente aos gênios, fez escola. Sempre com poesia e muito ritmo. João Donato, vá com Deus, meu querido. Deixaste uma legião de corações partidos aqui hoje. Agora habita o panteão das lendas da MPB.
dia triste de novo aqui mas no além vai ter outra festa, vá em paz João, meus sentimentos a familiares e amigos.
Vai, João Donato, cantar e tocar com os anjos. Mais um grande nome das artes que nos deixa. Mais uma estrela brilhando na, como diria Zé Celso, eternidade.
O céu nao quer gentw ruim não haja visto que esse Bozo continua aqui.
Esses últimos meses estão de lascar! Quanta gente boa se foi.
João Donato encerra sua vida terrena, mas sua grande obra fica. Infelizmente quase todos os músicos da época de ouro no Rio de Janeiro entre os anos 50 e 60 do século passado, já partiram. Tive a sorte de vê-lo em apresentação no SESC. Eu e minha famÃlia saimos extasiados. Simples, singelo, fala mansa e super educado, conversou conosco e permitiu muitas fotos. Seu LP de estreia. ainda no acordeão, felizmente foi remasterizado e pode ser adquirido em CD. Meus sentimentos aos familiares.
Nossa fiquei surpreso , Vá em Paz aqui em baixo seu legado na MPB será eterno .
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Morre João Donato, um dos precursores da bossa nova, aos 88 anos Voltar
Comente este texto