Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Antonia Di Felippo

    Já deveriam estar pagando mais imposto, porque a classe média foi a primeira vítima do IR neste governo, Revoltante. E eu sempre votei no Lula. Fiquei estarrecida.

    Responda
  2. Luiz Eduardo Cantarelli

    Haddad analisa corretamente o cenário. Um profissional técnico e político de primeira qualidade. Obviamente tem gente torcendo contra o sucesso do Brasil, assim confirmaria as regras do posto Ipiranga. Do desastre que nos livramos.

    Responda
  3. Luiz Alberto Brettas

    Tiveram três gestões para resolverem esse problema... Por não terem coragem, nem muita inteligência, não o fizeram... O pior é que tive que recoloca-los no poder, novamente, para não deixar o pior acontecer ao País...

    Responda
  4. MARCIO Gionco

    O dono do Haddad fez carreira posando de socialista e lambendo os milionários. Se ele for sério no que está dizendo, vai se dar mal.

    Responda
  5. Vinicius Branco

    Oi Jose Antonio! Vc parece sentir muita saudade do Governo Dilma, não?

    Responda
  6. Carlos Bartels

    Porquê o IR não entrou na Reforma Tributária? Porquê taxar lucros e dividendos exige cuidado? Porquê a reforma do IR foi empurrada para o final do ano (se sair)? Como nos primeiros mandatos, o governo do PT abona o empresariado e reclama (para a torcida) da desigualdade. Será que ainda teremos um governo que preste no Brasil?

    Responda
  7. MARIA F LUPORINI

    Se apegam a questiunculas...quero ver a desculpa do bolsonarista do Banco Central.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Para completar temos um Ego no BC.

  8. wanderley dantas

    Entrevista muito boa, com muito conteúdo. A economia está em boas mãos!!

    Responda
  9. LUIZ COSTA

    truculentas são suas propostas

    Responda
    1. Maria Lopes

      Quais? O que vc sugere?

    2. MARIA F LUPORINI

      Perdeu...não..

    3. Marcelo Fernandes

      mimimimimi

  10. Maria Lopes

    Ele tem carradas de razão em quase tudo. Mas se alguém atrás qualquer imposto o acúmulo de muitas, correção monetária e mais doze por cento ao ano tornam a dúvida não só escandalosa mas impagável. Já se o governo erra…não se recupera nada. Justiça serve para os dois lados.

    Responda
  11. Joao Braga

    Truculento? Eu diria passivo ao ver nossos impostos sustentar um estado inchado e incompetente, sustentar obras caríssimas em ditaduras estrangeiras, empreiteiras co rruptas, filhos ronaldinhos... Outro dia Geddel Vieira Lima anunciou "estou de volta"... um escárnio. Se é para locupretar, vinhos premiados e lagostas para todo mundo. E se vc discordar disso tudo alguém pode dizer que é um "atentado a democracia e ao estado de direito". É a nossa democracia relativa...

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Muito boa a sua resposta, Joao Braga! Levou a cumpanheirada a loucura!

    2. Marco A Moreira

      Concordo com o senhor. A corrupção continua a ser premiada, o estatismo está de volta com inchaço na máquina pública , excesso de ministérios , salários vultuosos e a mesma hipocrisia de sempre.

    3. Marcelo Fernandes

      Tudo JÓIA?

    4. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Conte-nos qual é sua atividade. Se for empresário, como funciona sua gestão fiscal. Não precisa dar números, só a metodologia. Aí a gente analisa e começa uma conversa de adultos, que tal?

    5. LUIZ COSTA

      excelente perfeito correto seu comentário

    6. Maria Lopes

      Seu comentário seria até interessante se não viesse de alguém que é parcial e simpático em relação a um genocida bosssal e mentiroso e golpista.

  12. assis furuno

    Duvido q se mexera com os mais abastados afinal lula eh pai dos pobres mas afilhado dos ricos.

    Responda
  13. Ricardo Campos

    Espero que a Faria Lima odeie o Haddad, considerando a análise do Sakamoto. Seria um bom sinal que a tributação estaria mais justa.

    Responda
  14. André Silva de Oliveira

    Com uma elite política que apoia ditaduras brutais como a venezuelana e que considera a democracia algo relativo, o Brasil certamente deixará de ser truculento.

    Responda
  15. Eder Roberto Konzen

    Gostei muito da matéria, nosso ministro está muito bem estruturado e tem bom senso. Se conseguir colocar seus planos em prática creio que melhorará a situação pra todo o povo brasileiro. Creio que desponta o sucessor de Lula

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Não me parece nem tanto uma questão focada nele, uma vez que a implementação que ele descreve não tem uma marca pessoal e sim vários ditames do senso comum na prática - o que seria lógico e necessário fazer, sem papo ideológico ou tom de campanha.

  16. Antonio Catigero Oliveira

    Em qualquer país capitalista paga-se imposto de acordo com os rendimentos. Essa distorção sofrida nesta terra de sinhôs e sinhás deve ser reconhecida pelos chamados ''super-ricos''; essa parcela de 1% de privilegiados. Tenho certeza de que a própria classe dominante, representada pelo Congresso, entenderá essa prioridade pública, econômica e social.

    Responda
    1. Fernando Junior

      Ledo engano meu caro, Maldad é muito mal informado. Só vc fazer uma consultinha rápida na participação societária das empresas maiores pagadoras de dividendos do país, e verá que são grande parte fundo de pensões e estrangeiros. Pouquíssimos são os super ricos brasileiros com ela dá a entender.

    2. Eder Roberto Konzen

      Concordo plenamente contigo. Se der certo esta reforma colocará o Brasil em outro patamar, positivo pra todos. Até mesmo à classe dominante.

    3. Eder Roberto Konzen

      Concordo plenamente contigo. Se der certo esta reforma colocará o Brasil em outro patamar, positivo pra todos. Até mesmo à classe dominante.

  17. Marco A Moreira

    Pergunto ao ministro onde se insere ele, seus prepostos, o presidente, boa parte do funcionalismo, sem contar os sindicalistas profissionais. Pertencem a qual classe? Um salário mínimo de 1500 e um teto de 40000 não é uma distorção? Por que não começar cortando na própria carne, diminuindo as estatais e os comissionamentos? Que as reformas sejam implantadas sem o discurso datado de um partido que se mostrou igual a todos os outros. Plano real 3 , é para rir ou chorar? Muita hipocrisia!

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Se insere na classe média alta. Bozo, com mais de 100 imóveis e outros em nome de laranjas, já não sabemos.

  18. Jorge Wilson

    A questão não é nós, super ricos, pagarmos mais impostos. O problema é que, no Brasil, a gente sabe para onde vai o dinheiro de nossos impostos. Orçamento secreto, rachadinhas, todo tipo de desvio de dinheiro público para o bolso de políticos e servidores públicos desonestos, dos três poderes. Fora que se houver uma taxação excessiva, nós enviaremos nosso dinheiro para paraísos fiscais no exterior, e pagaremos ainda menos impostos do que já pagamos. Ou seja, essa é uma medida inócua e populista.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Dinheiro no exterior estará (já está) sujeito às leis aqui no caso de residentes. Se apertarem às leis, continuará sujeito a pagamo-nos aqui, como já acontece com rendimentos de bonds, entre outros. A não ser que mudem o domicílio fiscal, continuarão a pagar. E ser rico aqui é bem mais confortável e emocionalmente interessante do que lá fora, como sabem e dizem os que já fizeram a experiência. Há exceções claro.

    2. Jorge Wilson

      Pobre não entende a diferença entre sonegação e elisão fiscal. Constituir um trust num paraíso fiscal é algo legal e legítimo, e praticamente quase todos nós super ricos fazemos. Tem até classe média que faz. É um instrumento simples, não muito caro e que consta na declaração de imposto de renda. 100% legal e legítimo.

    3. Victor Henriques

      Se você é super rico, contrate uma assessoria jurídica que o informe sobre as penas previstas para crimes de sonegação e evasão de divisas.

    4. Nicolas Sanchez

      super pobre de direita! hahahahaha

    5. Ronaldo Terra

      Independente de como o dinheiro seja gasto ou desviado, acha certo os mais pobres pagarem, proporcionalmente mais que os super ricos? Se pensa assim, receio que você seja parte importante do problema do país. Agora, como se intitulou super rico, boa sorte. Vá procurando outro país para viver, mas receio que lá não encontrará um cenário tributário tão amistoso quanto almeja.

    6. Nicolas Sanchez

      hahahahahaha super rico

    7. Edson Badra

      A questão é que vocês, super ricos, não pagam impostos. Seu dinheiro aqui ou no exterior não gera impostos. Só que lá fora não tem juros especulativos. Terão que trabalhar. Boa viagem

  19. Vinicius Branco

    O que se percebe das falas do ministro eh um enorme ressentimento em relação ao Plano Real, que o PT votou contra e ate hoje não reconhece o erro. Ah.. também votou contra o Tancredo Neves e expulsou do partido os que votaram nele. Alem disso, votaram contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, para citar apenas alguns exemplos. Típico partido pre-histórico e primitivo, que nada evoluiu.

    Responda
    1. José Antônio

      Espero que o Inominável não tenha torrados todos os US$ 382 bilhões de ''pré-históricos'' das reservas internacionais poupados por Lula e Dilma. Caso contrário, o FMI pode voltar! Pode como quando esteve no Brasil sanando BANcARRoTAS FINaNCEiRAS durante os governos dos camisas amarelas de outrora da ditadura militar, de Sarney, Collor e FHC.

    2. André Silva de Oliveira

      Boa, Vinicius Branco!!!

    3. Edson Badra

      O que se percebe no seu comentário é um enorme ressentimento em relação ao resultado da eleição. Típico eleitor pré histórico

  20. João Leite Leite

    Não é os ricos o problema no Brasil. O problema é os políticos que custam muito caro e não produzem nada. Os políticos teriam que ter controle sobre os ricos para funcionar. Se os políticos chegam ao ponto de se unir aos empresários para saquear os cofres públicos aí só podemos esperar resultado catastróficos.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      E quem elege esses políticos?

    2. Jorge Wilson

      Não são os ricos, são os políticos. Concordância verbal, John Milk Milk.

  21. Joao Victor Celestino O W Pontes

    Por favor, disponibilizem o video inteiro da entrevista no Youtube. Beijos. :D

    Responda
  22. Edu Santos

    QQ ideia pode ser boa, mais se atingir os ricos, não passa, ainda mais que muitos estão dentro sistema... Aqui é Brasil, país da (extrema), desigualdade.

    Responda
  23. Valdeci Prado de Oliveira

    O problema não é querer pagar imposto e sim pagar valores altíssimos esse país  de desanimar quem ganha um salário razoável.

    Responda
  24. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Imposto é típico de país capitalista, e num país moderno o imposto de renda e sobre o patrimônio são os mais justos, pois taxam de acordo com a capacidade contributiva, proporcionalmente de forma progressiva. Antes que parte da elite inculta reclame, um exemplo de país que não tem imposto é a Coreia do Norte, país comunista, se não quer pagar pode ir para lá.

    Responda
  25. Alberto A Neto

    Nem um pio quanto ao artigo 153, inciso VII, da Carta de 88, que fixou o Imposto sobre Grandes Fortunas na competência tributária federal. ÚNICO tributo não regulamentado nem cobrado do sistema tributário nacional voltado aos Super-Ricos, que são não 1% da população; mas 0,1% da Casa Grande, e que custou DOIS TRILHÕES de reais em renúncias fiscais nos últimos 35 anos. Os Super-Ricos, sim, privatizaram a Receita e, principalmente, o ministério da Fazenda do qual o professor Haddad é o Titular.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Nem um pio sobre a reforma administrativa, tao importante quanto o arcabouço fiscal e a reforma tributaria. Estamos fadados a continuar sendo o pais dos barnabes: ganham muito alem do teto e trabalham pouco, como se fossemos um pais de primeiro mundo.

  26. Felipe Macedo

    Qualquer reforma que não atinja nossa histórica e longínqua desigualdade social será apenas mais do mesmo. Por isso Haddad tem meu apoio. É hora de ir no topo da pirâmide social.

    Responda
  27. ANDR ELIAS DO PRADO

    O governo representado por Haddad está negociando ponto à ponto, não há milagres. Mesmo porque existe conflitos de interesses, onde o congresso em sua maioria é conservador ou extremista de direita. Há necessidade de avançar na distribuição da riqueza social, como está, onde ricos praticamente não pagam impostos e se beneficiando das brechas da lei, não se sustenta mais . Pois quem paga a conta são os trabalhadores e não as elites arcaicas brasileiras. Hadadd está numa linha política correta

    Responda
    1. Felipe Macedo

      O problema é que nossa elite é mesquinha atrasada, sem falar nos pobres de direita que acham que são elite. Não há pensamento mais difícil de mudar que o desses

  28. Matheus Teodoro Silva Filho

    Em outras palavras, vai empurrar com a barriga e não vai corrigir a tabela do IR. Mais uma mentira entre as promessas de campanha de Lulu.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Corrigiu para taxar a classe média baixa. Inaceitável. E os ricos estão na mesma. Enquanto isso, o seu Haddad finge estar numa cruzada.

    2. MARIA F LUPORINI

      Já corrigiu uma vez, após 6 anos congelada.

    3. Matheus Teodoro Silva Filho

      Paulo Augusto, seu apoiado ganhou a eleição com vantagem pequena em relação ao opositor. Discordar não significa estar do lado e no grupo a que você se refere. Sua resposta mostra bem a arrogância do seu grupo.

    4. Paulo Augusto

      Sai do zap da fami lícia e vem para o mundo real, onde já começou a corrigir.

  29. Gilberto Rosa

    A cara de pau do banqueiro Frias, dono da folha, em sonegar a informação da deflação de 2% este mês é impressionante, tudo pra manter o juros parasitários.

    Responda
  30. helio cazelli

    Assalariados com carteira assinada sustentam a máquina...90 % dos empresários burlam o fisco...

    Responda
  31. Marcos Serra

    Governo patético usando eufemismos para justificar sua sanha arrecadatória e gastança desenfreada. Falar em cortar custos, nem pensar. Seu único objetivo é pavimentar um caminho para a continuidade no poder. A "justa" reforma tributária cairá, totalmente, no colo do consumidor. Prestadores de serviços serão tungados. Enquanto isso, aumentam- se ministérios e liberam dez bilhões para comprar congressistas em uma semana. Ia esquecendo das viagens da Janjatur, aviões novos e sofás de 50 mil.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Milton Nauata

      Se fosse só o q citou seria troco. Numa economia de 3 trilhões de pib, 10 bilhões é troco. O q temo são o q ocorrem nos bastidores do congresso com políticos alinhados com o poder econômico visando maximizar a sua parte no botim da viúva.

  32. Larissa Bertani

    Tabela desatualizada = pobre pagando o que não deveria

    Responda
  33. Manoel Cardoso

    Aproveitando a oportunidade: alguém lembra do PG? Eu lembro muito da reunião de 22/04/2020.

    Responda
  34. Alexandre Miquelino Levanteze

    Parabéns Ministro Haddad, vai sofrer críticas duzmercaduz e ataques do gabinete do ódio dos bolsonaristas, mas com certeza irá levar adiante essa reforma que busca mais justiça para o povo brasileiro, parabéns Ministro.

    Responda
  35. Luiz Norberto

    Guando ele fala que a esquerda é que é boazinha e quer ajudar os pobres parece que ele não entende que todos o comerciantes e prestadores querem mais clientes e que a melhora do poder aquisitivo da população interessa a todos. O que difere é ter um modelo sustentável de crescimento e realmente fazer o país crescer.

    Responda
  36. João A Silva

    Independentemente de ser ou não petista, até porque o fogo "amigo" tem sido intenso, qualquer pessoa com um razoável grau de equilíbrio e lucidez está reconhecendo o grande trabalho que o Ministro Haddad está realizando. E estes, repetindo, que sejam minimamente lúcidos e equilibrados, que se deixaram levar na onda de 2018 e o rejeitaram devem estar profundamente arrependidos.

    Responda
  37. Alexandre Pereira

    Para alguém com a formação do rapaz, falar em republicanização é paradoxal, para dizer o mínimo. Não creio que ele saiba realmente o que isso quer dizer. Quanto à conversa sobre imposto de renda, é a sanha de sempre sobre a classe média (taxada compulsoriamente), especialmente agora que não haverá um limite para gastos, de fato. Segue a farra, paga a população, classe média ou não. Os gatos gordos de Brasília et caterva seguirão engordando.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Veja quais foram as teses que ele defendeu, Camila, e vai entender o que eu quis dizer. Talvez o foco de sua indignação mude. Mais um Robespierre, certo de que pode fazer o mundo melhor, via filosofias que só levaram à desgraça.

    2. Camila Falcão Almeida

      sério q cê acha q ele não sabe o q quer dizer? um professor da USP, com pós doc e a porr* toda? risos

  38. Jorge Rodrigues

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Felipe Macedo

      Perdeu, mané

  39. João A Silva

    Sempre tive grandes críticas aos governo petistas, mas é incontestável que o Ministro Haddad está dando um show de lucidez e equilíbrio, ainda mais considerando o fogo que vem de todos os lados. Na entrevista, de forma serena, vai desmontando as críticas primárias e tendenciosas que lhe são dirigidas. Penso que as pessoas lúcidas que, levadas pela onda, o rejeitaram em 2018 para apoiar o "governo patriota" que quase arruinou o país devam estar profundamente arrependidas.

    Responda
  40. Elias Souza

    Haddad é muito acima da média do que é um político brasileiro. Fico imaginando como estaria o Brasil se ele tivesse vencido Bolsonaro.

    Responda
    1. Camila Falcão Almeida

      estaríamos muitíssimo melhor e, principalmente, bem menos gente teria morrido na pandemia

    2. Vilson Gouveia

      É só ver o que aconteceu com São Paulo quando ele foi prefeito. Se não perdesse no primeiro turno para um desconhecido, teria destruído a cidade....

    3. Enos Mendes

      Estaríamos fazendo H e não L...

    4. Enos Mendes

      Estaríamos fazendo H e não L...

  41. Newton Broetto

    O consumo das famílias depende de crédito e não de poupança... Fosse baseado em poupança, até o perfil de consumo seria melhor. Pois se alguém poupa, não vai gastar mal seu suado dinheiro. Consumo por crédito é péssimo.

    Responda
  42. eli moura

    esta parte vai doer muito no bolso do centrão,a maioria encostada em cargos politicos e ganhando muito e ligado a empresários ruralistas, então vai ser bem omplicada. Talvez no outro mandado, após uma forte campanha para varrer o centrão do congresso.

    Responda
  43. Josue Oliveira

    Poderiam dar um bom aumento nas isenções do IMPOSTO DE RENDA. Na MORADIA. p.ex, aumentaria a construção e suas contratações de mao-de-obra. Qualquer dinheiro que chega na classe média é para remédios, consertar o carro, fazer obra em casa, pagar escola, etc. Um dinheiro que poderia estar na mão do povo ativando o comércio.

    Responda
  44. Rodrigo Correia do Amaral

    Haddad diante da esfinge brasileira.

    Responda
  45. Nilo Mismetti

    Muita conversa e pouca ação. Reforma tributária, para 2026, se for aprovada (ainda não foi). Imposto mais elevado para rico, vejam o que ocorreu nos outros países. Dica: os ricos vão embora. Tudo teoria, nada prática.

    Responda
  46. Maria Conceição Silva Bragança

    Assim como a sra Maria Aparecida, após ler a entrevista de Haddad meu dia está começando melhor. Como sempre, ele não nos decepciona. Que os céus protejam a sua equipe de todo o mal.

    Responda
  47. Florentino Fernandes Junior

    Sr marcos h, essa galera acorda as 5 e trabalha 12hs. É roubada e o pt aplaude

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      #Perdeu Mane. #O inelegível é o Guedes nunca mais foram 4 anos de atraso para o Brasil

  48. Florentino Fernandes Junior

    Muito palavrorio. Vamos ver a açao e reaçao

    Responda
  49. RUBEN SALOMAO GOMES DA SILVA

    Meu maior medo é que sabotem, ainda mais que no atual BC, os projetos do Haddad na lógica que quanto pior melhor. Me surpreende o Lira virar aquele tipo de político la drão que sabe que dá para roubar mais se não atrapalhar o bolo crescer invés de ser daqueles que tiram a massa antes por migalhas gordas, mas migalhas.

    Responda
  50. Marcos Horvath

    Esse é o cara que a galera com ensino médio incompleto diz não entender nada de economia, né?

    Responda
    1. Meire Oliveira

      Esse é o Cara que os Faria Limers diz não entender nada de economia...faz o H agora!