Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcio Francisco Colombo

    Inacreditável! Síntese acabada do papel desempenhado pelo tal mercado em pró do atraso do país. Desafio Folha a reunir esta gente do tal mercado para justificar tais avaliações de mercado. "O principal da política foi o que não aconteceu." Só afirmações. Chega a ser escatológico.

    Responda
  2. Vinícius Oliveira Santos

    "Guinada na política econômica ou a reversão de avanços conquistados nos últimos cinco ou seis anos". Em que país esse cidadão habita, que teve avanços nos últimos 6 anos?

    Responda
    1. Reginaldo Borges

      Depende de "para quem".

  3. Edimilson Volpe

    Caio Megale é um "Guedista", portanto bolsonarista. Fez parte da equipe econômica e do governo mais reacionário e incompetente de todos os tempos . Além de tudo, golpista. Esse cidadão, até ontem, era uma arauto do Caos. Hoje, se arvora de juiz do atual governo, que reconstrói o Pais. O que eu perdi?

    Responda
  4. Eduardo Giuliani

    Megale deveria começar fazendo disclosure: ganha dinheiro quanto mais alto for o juro. Está preocupado com a autonomia para continuarem com o desvio de recursos públicos. Entre o que não aconteceu foi o crescimento da economia porque o BC garantiu que fiquemos em depressão como o pib já está demonstrando. Falta Economistas Honestos neste país.

    Responda
  5. sérgio dourado

    Todos esses atrasos foram tentados: só que hoje o Brasil tem oposição fora e dentro do Congresso e que não precisa de gritaria, de esperneio: somente de razão. Ou seja: deveria agradecer a quem se opôs, não a quem quis o atraso e não o conseguiu. Hoje podemos dizer que temos uma evolução da Política: faz-se oposição pelo que é o certo, não oposição por oposição que o próprio PT sempre fez como contra o Plano Real: que agora o Haddad compara a ref. tributária que até outro dia não era prioridade

    Responda
  6. André Silva de Oliveira

    Muito bom. É preciso respeitar o que foi aprovado de modo consensual e está funcionando. Demais disso, vemos que o PT não tem uma agenda positiva, exceto a defesa de igualitarismo difuso, vago, etc. Antes de redistribuir, é preciso gerar riqueza e o PT não dá mostras de saber fazer isto.

    Responda
    1. Carlos Bruno Desenzi

      Durante a ditadura militar o ministro da economia (na época acho que fazenda ) disse: " É preciso esperar o bolo crescer antes de reparti-lo" Bem, ou o bolo não cresceu até hoje e estragou ou os mais próximos do cozinheiro o comeram (hipótese mais provável). De toda forma isso não cola mais.

  7. PAULO CURY

    o lula, tal qual seu primeiro governo, vai fazer a alegria dos bancos, não porque ele queira mas se não cortar gastos, e ele não quer fazer isto, tem poucas saidas, a mais fácil é emitir titulos, e ai tem que pagar juros e alto, pois ninguém que via comprar quer perder com um governo perdulário.

    Responda
  8. Gabriel Fernandes Silva

    Só me lembro da Infomoney, do grupo XP, publicando coisas ridículas como "Com Bolsonaro, grande gestor espera dólar a R$ 2.50", "Com Haddad analista Fulano prevê dólar a R$ 7".

    Responda
    1. Carlos Bruno Desenzi

      Vdd

  9. Luciana Martins

    Até o título desta matéria é capcioso, pois, segundo o entrevistado, o que não aconteceu é POSITIVO, sendo que o título induz a que se pense o contrário. Isso sem contar que a Folha só ouve economistas conservadores, "ai, que preguiça", como diria MACUNAÍMA.

    Responda
  10. Airton Borzi

    O que não aconteceu? Delapidaçao da Petrobrás e Eletrobrás e a política de juros excorchantes? Vimos esses dias uma das subsidiárias da Petrobrás privatizada, dando calote, parada sem produzir. Eletrobrás com as farras de altos salários e bonificações,investimento até agora nada.Juros 13,75% e o IBC de -2%,varejo quebrando, vide Marisas que para se manter fechou 88 lojas (mais desempregos) e por ai vai a tal "política econômica citada dos últimos 5 anos. O que diga-se de passagem uma vergonha.

    Responda
  11. Rubem Corveto Azeredo

    Até parece que só os economistas podem ter credibilidade para falar sobre economia do Brasil. Sempre os representantes do setor Financeiro/ bancos etc XPs pautando os rumos do país- e a Folha FSP é o porta-voz do "mercado financeiro.

    Responda
  12. ROGER HOEFEL

    Alguém acredita neste faria limer?

    Responda
  13. WAGNER NEGREIROS

    A Folha não muda: Para a redação não há economistas do setor acadêmico ou produtivo..Sempre o mesmo tom sobre os rumos da economia: de acordo com o setor financeiro.

    Responda
  14. Rodrigo Correia do Amaral

    Sobre o teto de gastos que o Guedes nunca respeitou, nenhuma palavra. Francamente, não?

    Responda
  15. João Paulo Fernandes da Silva

    Engraçado como a XP entrega a função de economista chefe pra um cara com esse forte viés político (bolsonarista). Às decisões desse cara são em favor dos clientes ou de acordo com o ódio político dele?

    Responda
  16. Humberto Giovine

    Mais uma vez, a manchete da Folha foi por em dúvida o sucesso da economia, pelo porta voz do mercado financeiro, ao invés de ouvir o setor produtivo. E mesmo assim não conseguiu destruir o governo. Mas a torcida contra continua.

    Responda
  17. Marcelo Arias

    E ainda vão dizer que foi sorte... Bando de parasita que nunca apertou um parafuso...

    Responda
  18. José Davi

    Obviamente que os interesses do economista chefe da XP não são os mesmos interesses dos brasileiros trabalhadores e pagadores de impostos. O rentismo parasitário não contribui em nada para com crescimento do Brasil.

    Responda
  19. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Se depender dessa turma da Faria Lima, nada muda no país, que é feito só para eles ganharem dinheiro. O social para eles é um absurdo e um desperdício. Socialmente, pensam como seus bisavós.

    Responda
  20. mauricio silva

    Lula recebeu como heranca maldita taxa de juros de 13.75.... e a destruícao de todos os programas de inclusão... e essa gente ainda vem dá pitaco.... o Brasil não existe só pra voces!

    Responda
  21. juan molina

    Claro!! Éste é comparsa do Guedes.

    Responda
  22. Gilberto Rosa

    O bilionário banqueiro Frias, dono da Folha, chamando o amiguinho banqueiro da XP, parasitas dos juros achando que tem ainda alguma moral. Por sinal, a Xp recomenda cada furada de investimento...

    Responda
  23. Sergio Mattos

    Os interesses da Faria Lima é financeiro, privilegia o capital, é antagônico ao interesse social, a exemplo da reforma trabalhista e previdenciária, no contexto social, que prejudicou a distribuição de renda entre mais pobres e idosos.

    Responda
  24. NACIB HETTI

    Os banqueiros estão eufóricos com a política econômica, pelo que aconteceu e pelo que vai acontecer. Lula põe a grana para circular. Uma parte da grana é de forma pouco ortodoxia, mas para a banca isso não tem a menor importância.

    Responda
  25. Gilberto Rosa

    Xp é o submundo do poder parasitário dos juros, com suas palestras subornos com Dalagnol, Moro, Guedes, além do apoio ao monstro das joias.

    Responda
  26. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Não aconteceram, mas podem acontecer ainda. E a reforma trabalhista foi, sim, um grande, imenso avanço, mas sobre os direitos dos trabalhadores. Essa "elite" brasileira não aprende mesmo.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Aprende e gosta!

  27. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O que o monstrengo do capital liberaloide nacional quer eh que o BR seja eternamente esse aleijao social. Paraíso de banqueiros. Construir uma nação, nem pensar. Pra isso o banqueiro teria que ceder um pouco. Não. Nada disso, se jogar o bichinho do progresso pra cima ele pode voar , aí o povo vai querer viver.

    Responda
  28. jaime vicente caserta scatena

    Artigo típico de quem perdeu a oportunidade de fazer.

    Responda
  29. Fábio Nascimento

    Essas coisas não devem ser feitas como foram. Depois de feitas, é muito difícil desfazê-las. Uma pena, porque olha o exemplo da Previdência: da maneira que foi feita, penalizou os menos poderosos e manteve privilégios.

    Responda
  30. José Cardoso

    Da mesma forma como no Lula 1. O grande ponto positivo foi não 'dar cavalo de pau no transatlântico'. Muito ajuda quem não atrapalha

    Responda
  31. Vera Queiroz

    Muita desfaçatez desse rentismo de classe alta vir aqui elencar como positivo pontos que o governo Lula ainda deve ao povo brasileiro. Ele foi eleito para desfazer o negócio vergonhoso que foi a venda da Eletrobrás por trocados; para tirar esse sujeito Bozo do BC; para baixar os juros e fazer andar a economia, e não apenas o lucro dos párias ricos; para colocar comida na mesa do povo, que ainda está passando fome. E todo o resto que esse senhor nem imagina.

    Responda
  32. Vera Queiroz

    Muita desfaçatez desse rentismo de classe alta vir aqui elencar como positivo pontos que o governo Lula ainda deve ao povo brasileiro. Ele foi eleito para desfazer o negócio vergonhoso que foi a venda da Eletrobrás por trocados; para tirar esse sujeito Bozo do BC; para baixar os juros e fazer andar a economia, e não apenas o lucro dos párias ricos; para colocar comida na mesa do povo, que ainda está passando fome. E todo o resto que esse senhor nem imagina.

    Responda
  33. Denize Barbosa Lial

    O financista, falando o óbvio. Só quem não enxerga é a Esquerda, comemorando a aprovação da reforma fake tributária. Se a Faria Lima comemora, se a Globo coloca Haddad no púlpito, é porque o Povo está ferrado. Tudo que é bom pra essa gente é péssimo para o Povo. Eu tenho plena consciência, de que algumas coisas mudam para ficar como estão. E o Guilheme Boulos, o futuro Prefeito de São Paulo, todo encantado porque os ricos vão pagar IPVA de jatinho e jetski. Inocente.

    Responda
  34. José Fernando Ziliotti

    É muita arrogância concentrada em uma só pessoa. O que fizeram de bom o agora economista chefe da XP, ladeado por beato salu, quando estavam no governo dos infernos. Só produziram miséria. E agora, com a desfaçatez peculiar dos maus perdedores, inclusive nas ideias, se acha com estatura para denegrir o trabalho de quem produziu em seis meses o que não foi feito nos quatro Amos de neoliberalismo tacanho.

    Responda
  35. Francisco Marra

    " O que nunca aconteceu" foi a quem tu serviu, um desgoverno ou melhor quem governava era Rodrigo Maia e depois o Lira com orçamento secreto. A inveja mata.

    Responda
  36. Samuel Fagundes

    .....e contribuem para o progresso do Brasil tanto quanto uma minhoca atravessando a rua.....

    Responda
  37. Samuel Fagundes

    Os caras estavam "fechados" com Guedes. Estão se lixando para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Por eles, simplesmente pegariam todas as empresa públicas na mão grande, nunca pensando em estratégias de crescimento e progresso, o único pensamento dessa turma é ganhar, ganhar, ganhar. Seja às custas e vidas de quem for....

    Responda
  38. MARCIO Gionco

    Esses petistas que comentam aqui mereciam muito morar num país onde tudo o que eles querem aconteça. Só não desejo isso porque a gente ia se ferrar junto

    Responda
    1. José Davi

      Vai pagar tuas contas que estão atrasadas, aproveita o desenrola e paga de ladinho do Haddad.

    2. Gilberto Rosa

      Esse Gionco deveria morar na Rocinha, e parar de citar outros países como exemplo enquanto ignora o Brasil.

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Vcs eh que deveriam ir lá prós emirados das jóias.

    4. Dagmar Zibas

      As escolhas que vcs dizem são ótimas. 4 anos de Bozo/Guedes e 30 milhões passando fome. Amazônia devastada, 700 mil mortes pela Covid pelo negacionismo de Bozo. Brasil como pária internacional

    5. Flávio Fernandes Marinho

      #Perdeu Mane. #O inelegível nunca mais, destruiu o Brasil em 4 anos.

  39. Paulo Sarmanho

    Fica dando espaço para essas figuras que tem com único objetivo defender os interesses dos bacanas do topo da pirâmide.

    Responda
  40. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    De país esse cara tá falando? Desde o golpe para derrubar a Dilma, com a usurpação da presidência pelo Temer, o desastroso desgoverno do atual inelegível, pandemia, desastrosas reformas previdenciária e trabalhista, privatização sem critério algum vivemos o pior instante institucional dos últimos tempos. Só pra fechar, temos uns 11 milhões de brasileiros com fome.

    Responda
  41. MARCELINO CAVALCANTE PEQUENO

    Se a política econômica tivesse agradado 100% a um economista do "mercado" esse seria um governo de direita (que costuma empobrecer o povo e aumentar os lucros dos poucos) e não um governo social-democrata. O fato é que Lula e Haddad fazem uma política equilibrada que aos poucos melhora a vida de todos, inclusive a do "mercado".

    Responda
  42. FLAVIO Costa

    A principal coisa foi que as coisas não aconteceram. Que redação mais primorosa. Ele gostava da previsibilidade da política do bozo

    Responda
  43. Ediney Fortes do Prado

    O economista-chefe da XP dizendo que ele se pautou por seus preconceitos e não a realidade objetiva. Quem diria, hein?

    Responda
    1. eli moura

      economista brasileiro lembra aquele personagem do chico anísio, vampiro brasileiro. estes caras entregam resultados forçando situações de politicas economicas vantajosas, asseguradas pelos politicos do centrão, aqueles daquela musica, se gritar pega....

  44. Sebastião Estevam dos Santos

    Ah sim! "As pessoas" tinham receio da revogação das reformas trabalhista e previdenciária, que foram excelentes "avanços dos últimos anos". Avanços para quem? Certamente "as pessoas" preocupadas, citadas, não são os trabalhadores que perderam direitos. Vendidas como "modernidade" e que iriam proporcionar aumento de empregos, melhorias na economia, qual o resultado? Só precarização! Terceirização, redução dos salários, uberização.Cadê os milhões de emprego prometidos?

    Responda
  45. Lucinio Nones

    E olha..não é qualquer um...É o CEO da XP, pois é, pelo jeito não sabe nada de Lula e de PT; quase nada de política e, principalmente de social democracia e muito pouco de macroeconômica. Já afirmei várias vezes neste espaço, a visão enviesada dos nossos economistas sobre a política brasileira faz a maioria deles errarem sempre.

    Responda
  46. Dagmar Zibas

    Folha e a Faria Lima Harmonia perfeita. Sigla: FoFa. E os pobres que se danem. FoFa é simplesmente "disgusting".

    Responda
  47. Joao Braga

    Perfeita a avaliação da XP, o melhor foi o que não aconteceu. Mérito do congresso que não permitiu o avanço de ideias que não deram certo em lugar nenhum do mundo.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      A fsp da voz aos barões liberaloides justamente para que o pigmeu do Boulevard repita a lenha lenga , isso no fim da voto a esse tipo de congresso probo , onde brilha o centrão dos liras.

    2. Paulo Sarmanho

      Estava desaparecido? Volta para tua toca bolsominion.

    3. Lucinio Nones

      O que você me diz da Noroega, Suécia, Finlândia?Sociais democracias com grande participação do Estado na Economia. Você sabe o que é um Estado Social-democrata?

  48. eli moura

    Parece que não caiu a ficha que Lula foi eleito por uma maioria que ganha menos que dois salarios minimos por mes. São tantos que o fizeram presidente, nada a ver com coalizão, nenhum dos apoios oportunistas no segundo turno melhorou os resultados, os numeros mostram o contrário. A prioridade é devolver sonhos a esta grande maioria excluída que forma o Brasil Guatemala. Depois o resto, se liga Mané.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Mas o mané , no caso, tem a incumbência de garantir o leitinho dos banqueiros.

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      ???

  49. Aleksander Hada Ribeiro

    Esse ai deve idolatrar o paulo guedes

    Responda
    1. FLAVIO Costa

      E o bozo com sua guerra ideológica permanente

  50. Felipe Araújo Braga

    A cabeça da esquerda brasileira é completamente anacrônica: querem a volta do imposto sindical, querem a reversão da reforma trabalhista e da previdência (que foram absurdamente necessárias ao país), o fim da autonomia do banco central (para que o governo intervenha o quanto quiser), a reversão do novo marco do saneamento (que só prejudica os mais pobres). Enfim, só prejudicar os avanços do Brasil na direção de uma economia próspera, livre e equilibrada. Lembram o que resultou de Dilma?

    Responda
    1. Taniara Aguiar de Souza

      Lembramos sim o que aconteceu depois do golpe. O vhampyro Temer e o ghenocyda Cbozo e suas ghangs de hassalthanthes.

    2. Marli Moras Garcia

      Anacrônica é a sua cabeça. Desde quando essas reformas trouxeram algum benefício para a população brasileira?

    3. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Sim. Essas reformas trouxeram maravilhosa redistribuição de renda. Parabéns aos seus autores. Infelicidade para classe trabalhadora.