Opinião > O poder do agro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O Agro tem juros subsidiados, não paga tributos nas exportações, faz elisão fiscal na cédula G do imposto de renda, não paga suas dÃvidas com os bancos público, várias universidades e institutos de pesquisas públicos são voltados para o Agro. Mas milhões de brasileiros passam fome. Agro é voltado para seu próprio enriquecimento, o resto é pura fantasia.
Só a folha sem noção para elogiar um setor que recebe incentivos fiscais de todas as partes, destrói o meio ambiente, expulsa os pobres, trabalha com a crueldade sobre os animais e ainda financia golpe de estado. O Povo passa fome enquanto o paÃs tem o maior rebanho bovino e é um dos maiores exportadores de grãos do mundo. Para que serve? O sucesso do agronegócio vem da miséria da população.
O poder do agro brasileiro é o poder da indústria norte-americana das máquinas agrÃcolas, da automação, dos drones e do consumo dos mercados externos. Começou com o PRODECER no Cerrado, nos anos 70, com empréstimo do Eximbank e tecnologia japoneses. As contas de meio século de desmatamento, de compactação e eutrofização dos solos, rios e aquÃferos ficam nas preces dos ruralistas. Rezar é pop.
O poder do agro está na sua eficiencia ou na sua deficiencia que move politicos e exige um caminhão carregado de benefÃcios fiscais e financiamentos sem contra partida de multiplicidade economica já que a exportaçao está voltada para grãos e carne sem processamento? Muito mais do que o desmatamente, a emergencia está nos recursos hidrÃcos, o avanço para o norte é em busca de água. Precisa de um modelo que permite sua sustentabilidade e convivencia e espaço para o pequeno produtor. Aà vai doer.
O ogro pode invadir terras de indÃgenas, quilombolas e de lavradores taxados de terroristas na época da ditadura, quase se repetindo neste desgoverno q foi do bozo Tudo isso por falta de punição aos militares e seus apoiadores. Enquanto não se punir exemplarmente todos os evolvidos sempre haverá aqueles q vão se encorajar a dar golpes
A última frase do texto é pura viagem. A cultura corporativa tão denúnciada, quando se trata de criticar servidores públicos, também aqui é vivÃssima.
Folha agora é Folha Rural, pois não disfarça a propaganda. Na última vez que estive no Brasil, os supermercados pareceram para mim um pedaço de paraÃso com tanta oferta de frutas, legumes e verduras. O paÃs é abençoado na matéria de alimentos. No entanto, um terço da população permanece em situação de insegurança alimentar e paradoxalmente tive a impressão que o paÃs vive uma epidemia de obesidade. Sendo assim, o sucesso do agronegócio é um fracasso social acachapante no paÃs da desigualdade.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > O poder do agro Voltar
Comente este texto