Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    folha, só não entendo o seguinte: como é que se pode pretender um debate requentando um artigo que foi originalmente publicado no dia18 do mesmo mês, quando estamos no 3O? Nem uma potencial, ainda que improvável, massa de leitores vem comentar, nem, muito menos, haverá alguma atenção dos autores, de modo "ouvir" o impacto de suas ideias. Fica difísil.

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Putz, Caros Senhores, que texto! Típico da reflexão que, constituída por miolos e por uma perspectiva informacional vasta e interconectada, pode ser usado como referência - e é exatamente o que vou fazer, está marcado. Podia dar um debate imenso, mas é soterrado por idiotices cotidianas e paixões transitórias, tipo Barbie. Eu havia anotado uns pontos críticos e férteis, mas nem passo por nenhum, impossível nesse espacículo. Só posso agradecer: condensa magistralmente nosso imbróglio. Gratíssimo.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Senhores, Prezadíssimos, como não sei se comentarei o texto, adianto-me pra não esquecer: que ilustração magnífica do Adams, por favor transmitam-lhe os aplausos! Volto agora às suas ideias, escritas. Grato.

    Responda
  4. Gilberto Rosa

    Se a folha não apoiase pessoas como Aécios, Dórias e Tarcísios, faria muito pelo Brasil, muito menos chantagistas na política.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, estando muitíssimo longe de ser todo o problema, seria que nem a história do Neil Armstrong na lua: um pequeno passo jornalístico, uma maratona inteirinha na limpeza do meio-ambiente político.

    2. Nelson Vidal Gomes

      Poucos sabem o que é e como funciona o Parlamentarismo. Não é governo de deputados mas do povo por execelencia que tem o poder de eleger e demitir os governantes. No Presidencialismo só o de eleger, salvo no caso de uma anomalia que leva ao impeachment. Não por acaso, a exceção dos EUA, é o sistema das nações mais cultas e prósperas da terra. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  5. Nelson Vidal Gomes

    Na realidade nosso Presidencialismo está insepulto e fétido! Que venha o Parlamentarismo ou o SemiPresidencialismo ou qualquer outra coisa que o sepulte. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Caramba, para acabar com a corrupção dos políticos o namastê sugere entregar o poder a eles de vez pelo parlamentarismo! Não é a toa que adora o Moro!

  6. Marcelo Innecco

    É tudo bem simples.

    Responda
  7. JOSE RENATO SIMOES

    Excelente artigo. O único problema é que depois de lê-lo a única vontade que dá é de ir embora desse país (hahahahha) tamanha são a miséria e corrupção moral e ética vigente entre a população e a classe política. O Brasil é uma perfeita tragicomédia.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Sei não, Zé Renato, prezado: o movimento/contexto específicos, são nossos e dá pra fugir deles; parte nuclear da coisa, contudo, nem adianta correr: se formos pros EUA, damos com a testa em muro semelhante - O reboco e a tinta são diferentes, é verdade, aqui no Brasil é tijolo com chapisco, lá é drywall.

    2. Gilberto Rosa

      O artigo conseguiu ao que queria, o desprezo pela política, justo quando fomos liberados do fascismo de um monstro das joias e dos 700 mil. Leitores não percebem que são justo as forças do atraso que levam a este pensar, uma elite do atraso, das privatizações, dos juros e do golpe. Bilionários adoram mesmo é o fascismo, para proteger seus privilégios enganando aos rasos.

    3. Marcos Malta Campos

      Concordo com vc

  8. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Mas qdo aparece um partido grande , autêntico e forte como o pt (único após o derretimento do PSDB) a folha , por ciúmes e interesse do dono liberaloide, tenta desarticula-lo. E pra isso não te escrúpulos até de escrever para chamar o gado.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      É que é difícil usar o berrante "em papel".

  9. eli moura

    coalizão hoje significa coaptação para tentar conseguir aprovações no congresso. Sem isto nada anda além que cria se o potencial de um golpe parlamentar, via impeachment. Os governos não tem opção. Centrão eh um parasita que tenta infectar todo corpo do governo para sugar o sangue, no caso dinheiro publico, dificil lidar com os dois penicos do congresso cujo o mote é ou da ou desce.

    Responda
  10. Fernando Teixeira

    Qualquer Sistema funciona se o conjunto de pessoas forem moralmente comprometidas dentro de um parâmetro ético equilibrado. E nenhum Sistema funciona quando falte lm esses valores. O problema não são as leis ou os sistemas, são os homens, nós, por dentro delas. Solução? Normalmente as grandes mudanças evolutivas ocorrem a partir de muito sofrimento, seja no âmbito individual como no coletivo. As atitudes presentes apontam momentos difíceis e dolorosos para nosso futuro.

    Responda
  11. Hercilio Silva

    A questão são os partidos fake, tipo o principal de oposição.

    Responda
  12. PAULO CURY

    monarquia já

    Responda