Wilson Gomes > Quem tem medo do professor doutrinador? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Artur Carmel

    O professor doutrinador deveria ir para a Sibéria. A doutrina do professor doutrinador é monoteísta...É Marx, Marx e Marx. Os cânones da filosofia, da antropologia e da. Sociologia, por exemplo, são mantidos na gaveta, enquanto o bombardeamento dum marxismo arcáico e atávicos é diário sobre os alunos. Alguns alunos já sacarm que Marx, apesar da mais valia,não manda mais em nada . Os mestres deveriam sim era prepararem os jovens para o mercado de trabalho.

    Responda
  2. Antonio Catigero Oliveira

    O único meio de a extrema direita se estabelecer, é atacando os professores, a Ciência e a Constituição. Só o negacionismo para confrontar fatos jurídicos, políticos, sociais, culturais e históricos dessa terra de espalhafatos. Chamam professores de ''doutrinadores'' porque suas pretensões reacionárias necessitam de negar o passado, impondo aos pais conservadores a narrativa do medo, muito bem ressaltado pelo Professor.

    Responda
  3. Alexandre Pereira

    Bom artigo, mas espero uma contrapartida relativa à doutrinação de esquerda, ao proselitismo burguês e suas soluções milagrosas que levam a conflitos e ao fascismo. A ojeriza à direita autoritária deve corresponder igual desgosto à esquerda de mesmo teor, pois ambas desaguam no totalitarismo. As pessoas que conheço não se tornaram fascistas por conta disso, mas outras são intolerantes por aderir à narrativas vigentes. Subestimar o ser humano é um erro, especialmente os idiotas.

    Responda
  4. Caubi Maciel da Nóbrega

    Aparentando um interesse puramente esclarecedor, o autor está doutrinando. Chega a citar o nome do lobo mau, no seu ponto de vista. Para o artigo ser genuinamente técnico e bem intencionado, deveria manter um sentido genérico e mostrar como todos os militantes de qualquer linha ideológica tendem a puxar a narrativa para aquilo que consideram certo.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Xiiiiiii, seu Wilson, professor doutrinador, visto como um risco, e pastor argentário e assediador, entendido como aliado. Pronto, taí o paradoxo que define essa tosqueira direitista debilóide. Vão que vão...

    Responda
  6. Carlos Bruno Desenzi

    Doutrinação tínhamos nas escolas nos anos 70, com o toda a louvação que se fazia ao golpe de 64 (chamavam de revolução sem qq rubor), Apesar de hoje eu ter a impressão que muitos dos professores o faziam contra sua vontade e a favor de seu emprego e sua vida, outros acreditavam naquilo. Nos dias 31 de maio preparava-se cartazes e trabalhos de sala exaltando a "suposta" vitória das FA. A cereja do bolo era ter que desfilar uniformizados pelas ruas do bairro feito um batalhão de mini zumbis.

    Responda
    1. Carlos Bruno Desenzi

      31 de março, retificando.

  7. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O que esses neo prestidigitadores chamam de doutrinação é nada menos do que despertar a capacidade crítica, de procurar ver o mundo sob o manto nublado das aparências e das ilusões construídas para que sejamos todos conduzidos por valores, crenças e objetivos de que sequer temos consciência.

    Responda
  8. José Tarcísio Aguilar

    As escolas desde cedo têm um papel de apresentar o mundo, e do desenvolvimento das capacidades de ver, pensar com autonomia, e de crítica. Isso tudo é avesso ao pensamento militar, por exemplo, da obediência cega. Se a educação de militares ocorre dentro de uma ideologia política restrita, essa classe irá sempre olhar o resto do mundo como "doutrinado". Basta ver a facilidade com que acusam de "comunista" nas situações mais bizarras.

    Responda
  9. Waltovânio Vasconcelos

    Tá na hora dos "professores doutrinadores" se unirem, alguns sairem de cima do muro, e mostrar às nossas crianças, filhos de trabalhadores e trabalhadoras das classes operárias, o risco do conservadorismo, do ensino da direita atrasada e do proselitismo religioso, que corrompem a verdade. O futuro melhor para nossos filhos e netos passa por rechaçar a extrema direita, bolsonarista e outro representante que o substitua.

    Responda
  10. José Tarcísio Aguilar

    Excelente

    Responda
  11. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Sem observar as fronteiras entre educar e doutrinar os fascistas continuarão elegendo seus bodes expiatórios, para eles o que importa não é educar, é doutrinar, nessa corrente está a militarização de escolas e a introdução da religião no currículo, no atual contexto são favorecidos pelo irracionalismo e o abandono da análise macro sistêmica, hoje defendem o liberalismo econômico e o conservadorismo de costumes como pilares da organização nacional.

    Responda
  12. Pedro Luis S C Rodrigues

    Quer dizer que proselitismo em sala de aula é tão imaginário quanto o bicho papão e o lobo mau? Faça me o favor. Evidentemente o risco e o potencial desses professores é amplificado absurdamente pelo bolsonarismo, mas daí não decorre que seja uma figura mitológica. "O maior truque já realizado pelo diabo foi convencer o mundo de que ele não existe"

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quem não existe não faz truques. Quem não é em alguma medida doutrinador, no sentido de que tenta convencer o outro a adotar o seu ponto de vista? Mas é apenas a exposição ao máximo de valores e visões de mundo que nos permite elaborar a nossa própria e isto se persegue por meio do desenvolvimento da capacidade crítica, tudo o que bozoloides e conservadores não querem que ocorra.

  13. Carla C Oliveira

    Muito bom! Se os professores doutrinadores são perigosos, como serão os robôs disseminadores de fakenews, especialidade dos Bozo?

    Responda
  14. José Cardoso

    Eu acho que deveria ter uma matéria chamada materialismo histórico ou algo do tipo, onde a narrativa comunista fosse abertamente ensinada. Assim como existem aulas de religião nas escolas católicas. Assim seria evidente para os alunos que nos dois casos se trata de propaganda, não é para levar muito a sério e não reprova, mas que há muitos adultos que tem essas ilusões e será preciso lidar com eles ao longo da vida. Uma espécie de vacina.

    Responda
    1. Marcus Acquaviva

      Se ele tem o direito de acreditar na redenção divina para a eternidade, ele tem o direito de acreditar na utopia social. Ao que me consta, não são crimes.

    2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      O caro comentarista deve acreditar no "fim da História" que proclama a eternidade da democracia liberal, (que é qualitativamente superior ao fascismo, reconheço!) coloca no mesmo balaio duas abordagens distintas, com isso iguala o irracionalismo á razão!

  15. Hudson Rodrigues Lima

    Se os professores são doutrinadores e sequestram criancinhas, por que não fechar todas as Escolas no Brasil? Decerto a doutrinação da família, pátria, propriedade e redes sociais devem educar melhor!

    Responda
  16. Amarildo Caetano

    Professor doutrinador é aquele que fala mal do fascismo ,do nazismo e da ditatura torturadora ..

    Responda
  17. Evandro Luiz de Carvalho

    Fora do poder não há salvação. Viva o janonismo cultural. A esquerda tem que conseguir cooptar o medo e o ressentimento para o seu lado. Vamos combinar que não é difícil, o que não falta é povo explorado pelo homem rico e branco (bolsonaristas). Adoro Foucault, mas deixa ele quieto, bora de Janones.

    Responda
  18. Fernando Santos

    Estão falando de lugar de fala aí sobre o assunto... E o aluno? Pq quando o aluno fala do assunto daí ele não tem poder nenhum? Pq quando se fala do NEM os alunos tem de ser "ouvidos"... Mas pra criticar um professor doutrinador daí aluno não sabe nada. Claro que existe professor doutrinador, quem nega provavelmente é um deles. Não existe só pro lado da esquerda, mas como a maioria é da esquerda... Lembro como se fosse ontem uma professora d inglês fazendo propaganda do PT pra prefeitura de sp..

    Responda
  19. Erick Santos

    Desde o nascimento, não há quem escape da doutrinação do mercado e da vida capitalista e todos os seus valores correspondentes (é um fato social): competição, individualismo, padronização dos gostos, acumulação, desejo de enriquecimento...Daí, você como professor, que tem como papel a análise científica da realidade, sua que nem um condenado para ensinar uma vírgula de pensamento crítico é taxado de doutrinador. É uma bela piada. Somos DESDOUTRINADORES, isso sim seus féla rsrs!!!

    Responda
  20. Gildázio Garcia

    Há mais de 41 anos que estou "Professor Doutrinador", mas como não tenho competências e habilidades", mesmo sendo das Ciências Humanas e Comunista, o resultado foram as eleições vitoriosas do Presidente Bolsonaro, dos Governadores Zema e Tarcísio e do jovem e bolsonarista Prefeito Gustavo Nunes, de Ipatinga-MG.

    Responda
    1. Raphael Lopes Rios

      José, é só consultar os economistas da sua confiança: o desastre econômico do governo Dilma é um fato histórico inquestionável ( queda de 6% do PIB). Agora, quem deseja continuar enganando a aí e mesmo eu lamento muito mas vc é livre para tal.

    2. José Tarcísio Aguilar

      Raphael, houve um bicho papão chamado "colapso da economia no governo Dilma". Amplamente propalado por Aécio e outros. Dá uma olhada na evolução e percalços da economia mundial nas duas primeiras décadas, comparando ao Brasil, é bom pra entender melhor o assunto de fábulas.

    3. Raphael Lopes Rios

      A explicação para isso é obvia: redes sociais, a mesma q o governo quer " regulamentar", e o colapso da economia no governo Dilma. Aí não há " professor" que consiga ganhar as eleições

  21. Diego Rodrigues

    Bom. E como cansa ter que batalhar nas trincheiras diárias contra a propagação das fábulas. Graças à ruptura de contatos e formação de bolhas nem sequer sabemos mais direito os bichos papões que estão são vendidos e comprados no nosso entorno.

    Responda
  22. Cristiano Jesus

    Foucault dizia que no mundo da comunicação em massa, a realidade é uma espécie de veredito. Penso que os reacionários têm métodos. Eles estudam as ciências sociais e humanas, a psicologia social, e criam estratégias naquilo que já foi modelado cientificamente como fragilidade da nossa espécie. Como eles mesmos afirmam, criam literalmente uma guerra cultural, uma guerra em que a cultura, o imaginário coletivo, é uma arma.

    Responda
  23. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Gostei da análise.

    Responda
  24. Carlos Augusto Rosa da Conceição

    Esses débeis são contra as ciências, a cultura, a educação de qualidade. Querem o povo na escuridão. Os profissionais do ensino atrapalham seus projetos fascistas.

    Responda
  25. Gino Passos

    Escolas com militares, avenidas do olavismo.

    Responda
    1. Raphael Lopes Rios

      É sério q vc acredita nisso?

  26. Dirceu Luiz Gonzaga

    Escola discutir política (sem partido) não pode, mas igreja com partido pode, que grande sacada da extrema direita.

    Responda
    1. Raphael Lopes Rios

      Como aloprados, Dirceu? A falta de ética é a doutrinação da esquerda não é uma mito. É uma constatação ( veja o q eu escrevi abaixo).

    2. Dirceu Luiz Gonzaga

      Caro Raphael, quem disse que a igreja não tem ética foi você, o que eu questiono é o que esse grupo de A lo pra dos pratica.

    3. Raphael Lopes Rios

      Então, já q a igreja não tem ética os professores também podem fazer o mesmo?

  27. Raphael Lopes Rios

    Basta abrir livros didáticos de história para perceber a doutrinação da esquerda, já que nenhum dos crimes cometidos pela " turma só bem" é mencionado. Além disso, dizem q o mensalão nunca existiu e que na URSS havia liberdade. Quem negar isso ou é ignorante ou é falta de caráter mesmo

    Responda
    1. Raphael Lopes Rios

      Peço q qualquer um com senso crítico abra os livros e veja o óbvio: pena q o Dirceu tá no sexto ano até hj

    2. Raphael Lopes Rios

      Eu coloquei algumas referências nos meus comentários acima. Por favor, confira

    3. Erica Luciana de Souza Silva

      Raphael, vc poderia pf colocar aqui a referência bibliográfica desses livros didáticos e dizer aonde eles estão sendo adotados? Obrigada.

    4. Beckenbauer Simas

      Tá na cara que você foi aluno da frente das aulas de seu Olavo. Como gostam de transformar as vítimas em algozes, não?

    5. Hernandez Piras

      A última frase revela a sua natureza prepotente. Quem discorda é ignorante ou não tem caráter. E é você que critica a falta de liberdade da finada União Soviética? Você cairia como uma luva naquele sistema.

    6. Maria Lopes

      Vc pode informar a que livros se refere? Porque parece mais repetição dessas notícias de riozões do zap. Cite nomes e autores desses livros.

    7. Dirceu Luiz Gonzaga

      Meu caro, que livro didático? crime da esquerda? Você leu mesmo algum livro didático? Quem é responsável pela escravidão? Quem é responsável por Canudos? E pelo sumisso de centenas de pessoas na década de 70? E pela indústria da seca? Enfim, poupa esse leitor dessas considerações sem nexo.... isso pra deixar de usar adjetivos não muito legais...

  28. Antônio João

    Eu tenho medo da escola cívico-militar na formação dos Golpistas de amanhã.

    Responda
    1. José Tarcísio Aguilar

      Compartilho uma preocupação com João, mas até agora não surgiu um modelo para estas escolas. Só cabides por enquanto.

  29. Heloísa Matos Lins

    Assim mesmo!

    Responda
  30. Hercilio Silva

    Que tal a doutrinação para ataques em escolas que a extrema direita, o bolsonarismo espalha no mundo dos games?

    Responda
    1. Hercilio Silva

      A paranoia tem lado. Os mais paranoicos estão na cadeia.

    2. Raphael Lopes Rios

      O cara ainda insiste na paranoia tal como das vacinas ..paranoia não tem lado político ideológico

    3. Hercilio Silva

      EUA tem extrema direita e fanatismo religioso por trás. Aqui houve investimento do bolsonarismo no mundo dos games, inclusive com isenção de impostos. Tem artigo nessa folha sobre a influência no aplicativo usado pra comunicação nesse mundo.

    4. Raphael Lopes Rios

      Oi??? A origem dos massacres é nos Estados Unidos. Parece óbvio mas o nazismo foi na Alemanha. Entender todas as tragédias como fruto da extrema-direita é de uma pobreza cultural colossal

    5. Hercilio Silva

      A imprensa tem fugido do tema, nos perfis de quase todos os atacantes a paixão por armas e doutrina de extrema direita está lá.

    6. Raphael Lopes Rios

      De onde vc tirou a conclusão q os ataques às escolas são ações da extrema-direita? CIRC( centro de informações retiradas do c...)?

  31. Raphael Lopes Rios

    É incrível como muitas pessoas de opostas visões político-ideológicas distorcem os fatos. Vou usar o meu lugar de fala de professor para cravar q professores de esquerda omitem todos os males cometidos por eles ao longo da história. Os livros de história escrevem coisas do tipo:" suposto mensalão " ou "revolução na Russia: LIBERDADE". Precisa escrever mais?

    Responda
    1. Raphael Lopes Rios

      Já citei alguns autores acima. Mas, nem precisava. Qualquer um de história tem uma clarissimo viés de esquerda. Lamentável pessoas " informadas" negarem o óbvio

    2. Maria Lopes

      Vc pode informar a que livros se refere? Porque parece mais repetição dessas notícias de riozões do zap. Cite nomes e autores desses livros. Nao acredito que vc seja professor.

    3. Raphael Lopes Rios

      Acredito q o Felipe não é professor dr história. Peço ao leitor q abra os livros didáticos e veja quem está falando a verdade

    4. Raphael Lopes Rios

      Qualquer livro didático. É só escolher um.( Boulos, Telaris, Nova história). Insisto q é falta de caráter, para dizer o mínimo, de quem nega

    5. Dirceu Luiz Gonzaga

      Fala aí, vai .

    6. Dirceu Luiz Gonzaga

      Fala aí vai....

    7. Dirceu Luiz Gonzaga

      Aí, na boa, você é capaz de citar esse livro que você chamou de Didático? Vai ficar feio se não mostrar a fonte...

    8. Felipe José Fernandes Macedo

      Também sou professor, mestre e doutor, e garanto que sua fala está totalmente descolada da realidade das escolas. É apenas um compilado de conteúdos que são veiculados nos zap e telegram da vida

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.