Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Gosto de ler a coluna da Monica diariamente, aos domingos, normalmente, vejo quem é o entrevistado. Se não conheço ou não gosto, dou meu maningue menoscabo. Hoje? Francamente! Não tinha notícias para por? Nenhuma ditadura presta: nem de direita, nem militar, nem de esquerda, nem civil, nem ateia , nem religiosa. Em São Paulo a Esquerda, incoerente, tirou o nome do Costa e Silva do Elevado e deixou a a avenida que homenageou o Ditador da Iugoslávia:Tito.

    Responda
  2. Alex Sgobin

    Tratando-se da classe dominante, "envernizar" é um verbo estranho. Para ela, caberia outro, impublicável...

    Responda
  3. André Silva de Oliveira

    O que não dá para envernizar é uma esquerda que apoia ditaduras brutais e afirma que democracia é um conceito relativo, caro Haddad.

    Responda
  4. Rafael Lopes Azize

    A Folha continua a ajudar a normalizar o filofascismo. Estar ao serviço da democracia nao é isso.

    Responda
  5. PAULO CURY

    pode ser até um estadista, ja que todos que labutam por seus estados podem ser assim classificado, mas esta longe de ser um republicano. ainda bem que o ditado vale, não a bem que dure para sempre. nem mal que nunca se acabe.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Por isso o inelegivel acabou.

  6. Rodrigo Tupinambá Carvão

    Muito bom

    Responda
  7. Webe Queiroz

    Ouvir Haddad. Um Estadista Professor com formação exemplar e responsabilidade nobre encanta e emnobresse a alma dos Brasileiros apaixonados por essa nação encantada.

    Responda
  8. Milton Nauata

    A direita não precisa ser necessariamente de imbe**cis.

    Responda
  9. João carlos Gonçalves de souza

    Análise de que a classe dominante vai envernizar o bolsonarismo pra derrotar o PT está muito clara. O exemplo é o tratamento que a imprensa paulista da ao governador Tarcísio , um status de pré candidato com blindagem semelhante dados por 30 anos aos políticos do PSDB , onde quase tudo foi terceirizado e péssimos serviços prestados .

    Responda
  10. Marcelo Albuquerque

    Eleição não se ganha toma!

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      "Perdeu mané, não amola." (Barroso). Bolsonaristas tentaram ameaçar os eleitores com armas, impondo medo para aumentar abstenção, compraram votos com Auxílio Emergencial, Bolsa Brasil, com cisternas, com consignados, com financiamentos da Caixa, com mamadeiras satânicas homofóbicas e todo tipo de fake news, e finalmente, usando a máquina do Estado para impedir o eleitor Nordestino de chegar às urnas, e mesmo assim, incompetentes como são, não conseguiram "tomar a eleição".

  11. Marcelo Fogaça

    O Brasil é uma democraci@? Para alguns sim ( classe dominante e mercado) para outros ( pobres, desfavorecidos e classe dirigente) talvez...em 2018 o Brasil para muitos países não teve um pleito democrático pois o favorito não pode concorrer pois era alvo do maior escândalo judicial do planeta. A Venezuela é democraci@? Depende? Uma candidata de ultra direita foi impedida pelo regime ( judiciário e legislativo) de concorrer ao pleito de 2024. Relativo...

    Responda
  12. NACIB HETTI

    O primo Haddad é muito esperto. Ele quer ocupar o espaço. Ele tá mais próximo da classe dominante do que o bolsonarismo envernizado.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Exato, bela jogada de marketing e, como diria BolsoDória, "rebranding". Entre um Miliciano Carioca Fardado que foi capanga de Genocida e o Haddad, só será uma "escolha muito difícil" para o Estadão e a Folha.

  13. Marco A Moreira

    Sugiro ao ministro criar a escala Haddad ou Lula para conceituar as Democracias no mundo. Atribuindo valores de 1 a 5. Quem sabe assim consigam incluir: Venezuela, Cuba, Nicarágua e outros.

    Responda
    1. Marcelo Fogaça

      O Brasil é uma democracia? Para alguns sim ( classe dominante e mercado) para outros ( pobres, desfavorecidos e classe dirigente) talvez...em 2018 o Brasil para muitos países não teve um pleito democrático pois o favorito não pode concorrer pois era alvo da maior escândalo judicial do planeta. A Venezuela é democracia? Depende? Uma candidata de ultra direita foi impedida pelo regime ( judiciário e legislativo) de concorrer ao pleito de 2024. Relativo...

  14. Ricardo D'Matos Nunes

    Q essa coragem e auto-confiança do nosso Presidente seja transmitida à todos nós pq progresso e estabilidade andam de mãos dadas, avançando de forma focada e efetiva para garantir um futuro melhor p todos. Unindo esforços p alcançar objetivos comuns com respeito, colaboração e resiliência na luta por uma sociedade inclusiva onde todas as vozes são ouvidas, todas as oportunidades são acessíveis e todos os desafios são enfrentados de frente, e qnt ao futuro ——2026 ou 2030 , Haddad!

    Responda
  15. Marco A Moreira

    Forças dominantes (aspas) foram as mesmas que financiaram Lula 1, 2 etc. Aliás nunca antes na história deste País as tais forças lucraram tanto como no governo petista, sem contar os negócios não republicanos. Não foi coragem que o fez se aproximar da ditadura Venezuelana e sim apreço , defendeu Maduro , apoiou seu governo, pediu que apresentasse ao mundo sua narrativa - que seria a verdadeira. Não tem como esconder a verdade ou manipula-la , esta tudo gravado.

    Responda
  16. José Cardoso

    'Nisso Lula tem razão'. Pode até ter, mas alguém imagina o Haddad dizendo que o Lula está errado em alguma coisa? Nesse ponto o mote do Pazuello é mais honesto: um manda e outro obedece.

    Responda
    1. Samuel Fagundes

      Comparar Haddad a Pazuelo é sofrível. Não dá, né?

    2. Marcelo Fogaça

      Sendo o Lula o "mandante" posso ficar um pouco mais tranquilo.

  17. lenise de souza ferreira

    Difícil avaliação dos pseudo democratas Bolsonaro e Lula.

    Responda
  18. Mario Silveira

    Mais do mesmo .

    Responda
    1. marilza abrahão

      Diga melhor.

  19. André Silva de Oliveira

    Ao apoiar o regime brutal venezuelano, Lula desvelou seu perfil profundamente iliberal e, portanto, autoritário. Entre o lulismo e o bolsonarismo, seguimos no corredor estreito na luta pela liberdade e em favor da democracia liberal.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Agora Lula agradeceu aos africanos por 350 anos de escravidão... Autoritário e incongruente.

    2. Marcelo Silva Ferreira

      Lula autoritário? Vivi para ler essa bobagem. Argumento bem fraquinho esse. Só vai convencer pessoas com desafios de cognição, porque a realidade não sustenta essa ideia de autoritarismo. É curioso como muita gente tenta colocar o Bozo e o Lula no mesmo pacote, como se fossem lados diferentes da mesma moeda. Nenhuma análise rigorosa sustenta essa ideia.

    3. marilza abrahão

      Já saímos da idade média, adentramos à moderna onde o diálogo deve ser feito à exaustão. Só trogloditas neoliberais ainda pensam num mundo binário, imutável. Toma tento!

  20. flavio pedrett

    O Brasil deveria conhecer melhor Fernando Haddad. Culto, educado, preparado, com inteligência emocional e política fundamentais para a condução do país.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Concordo. Mas foi fritado pelo dono do partido em 2018.

  21. wilson kfouri

    Diante dos 4 anos trágicos do governo anterior como explicar a derrota do Haddad em 2018?Será que foi a facada? Em 2026 será a vez do Haddad que está reconstruindo a destruição de 4 anos do desgoverno anterior

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      A eleição de 2018 teve o ódio e a irracionalidade como seu motor. A explicação curta e simplificada é essa. Portanto não se poderia esperar como resultado desta criatura nada além de mais ódio e a rejeição sumária do pensamento racional e científico. Não creio, infelizmente, que o brasileiro médio tenha as condições necessárias para entender quem é Haddad até 2026. Os danos causado nos últimos quatro anos não serão mitigados no mesmo tempo, muito menos solucionados de maneira efetiva.