Thiago Amparo > Mulher negra no STF, nove nomes Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O único tribunal ou instituição pública em que se justifica a escolha por critérios identitários é o STF. Estranho não cogitarmos de orientais.
Sabe que só agora me ocorreu, Thiago, que se o Lula fizer questão de nomear homem branco, que nomeie o MaurÃcio Pereira e o André Abujamra, *Os Mulheres Negras*. Notoriamente SabidÃssimos, de conduta absolutamente ilibada - aposto que faziam muitas "ilibações" na noite paulistana - poderiam muito bem dar conta do recado! Hahahah!
É de suspeitar que a FSP, além da censura a alguns comentários (conforme regras do jornal), também tem uma ¨lista ne gra¨ (o ¨index¨ do diário) de leitores comentaristas , cujos nomes acionam o alarme algorÃtmico, disparando a mensagem automática de que o conteúdo não pode ser publicado antes de ser submetido ao ¨censor¨.
Se qualquer carreira inicial do funcionalismo público exige concurso, por que ministros que tomam decisões impactantes sobre a vida do cidadão devem ser ¨indicados¨ pelo chefe maior? A Carta Magna só define, por parâmetros, ¨reputação ilibada¨ e ¨notável saber jurÃdico¨ - conceito abstrato que depende dos humores do PR e da chancela do Senado. Assim, a cada vez, volta-se a discorrer, repetidamente, sobre sugestões e dúvidas suscitadas por escolhas. Concurso público seria mais adequado.
Infelizmente no Brasil, capacidade e competência tem gênero e cor: Homem branco! Qualquer opinião fora da caixinha, vem os adeptos da "meritocracia", demonizar ou criticar a raça negra!
Se fosse por competência, o Lula devia procurar o melhor juiz da praça, independente da cor ou sexo. Mas já que o critério não é esse, entre escolher mais um cupincha branco, melhor uma das sugestões do colunista.
não é o fato de que ser mulher ou negro que vai olhar de forma cuidadosa paras as diferenças sociais, há o caso do juiz negro clarence thomas, da alta corte, casado com uma branca do movimento extremista Qanon e a juiza Amy Barret nomeada por trump, que antes de ser mulher se acha religiosa fervorosa e por isto vota contra causas femininas. Aqui no Brasil Joaquim Barbosa tinha o hábito de arrotar arrogancia em vez de partlhar conhecimentos da constituição.
Muito obrigado. Relevante se mostrar que, com um pouco de vontade polÃtica e senso de reparação, podemos ter um STF mais representativo e justo.
Todo mundo tá careca de saber que o paÃs tem várias mulheres pretas à altura do cargo. Lula não nomeia porque não quer. Ou melhor, porque tem a mesma vontade de conformar o STF à s próprias vontades polÃticas que o seu antecessor tinha.
Personalidades pretas que lutam contra o arcabouço jurÃdica institucional. Usam de sua individualidade. No passado contra o Absolutismo Católico, no presente, República tupiniquim. Mulheres Pretas com notável saber jurÃdico o paÃs tem. Indicação por notável saber jurÃdico e conduta ilibada. Para analfabeto institucional de internet ñ sair com a ladainha “Está me representa”. Sou filho de um José Benedito Pereira, Zé Bento. Fico satisfeito com o Zé Tadeu.
Hahahahah, o finalzinho foi excelente. É isso aÃ, mano Amparo, pela feminização e empretejamento de nossos altos tribunais. Para além de outras graves questões, pelo fator demonstrativo: pra toda a população, a observar só Homi Branco no Olimpo, poder se sentir representada na Alta Administração do paÃs. E pra toda moleca preta olhar e entender que, também a ela, dá pra almejar ascender a tais alturas. Sem exemplo algum, como é que se vislumbra que ali também pode ser lugar de mulher preta?
Não penso, que o atual presidente, ao nomear gênero feminino, etnia preta, para ocupar vaga na suprema corte. Estaria usando bem o poder ou reparando. Esta confusão e pressão sobré indicações para o supremo precisa acabar. PolÃticas de reparação são horizontais intangÃveis . Traga benefÃcio a toda sociedade. A indicação é pontual. Muito saber jurÃdico defesa da constituição e do estado laico. Aqueles que acreditam no que não veem prejudicam a plenitude do estado laico.
Poi Zé, Tadeu, é fundamental ver para poder crer. É esse o ponto: enquanto não vermos mulher e preto no Olimpo Republicano, não dá pra acreditar em Democracia. Creiamos, e botemo-las lá.
aà sim uma excelente ideia mas acho que lula tá mais para indicar outro parça. e não que eu discorde da que ele fez (indicação certeira).
O texto é consistente, importante, atual e com premissas bem fundamentadas. Até seu último parágrafo. Absolutamente desnecessária a formação de uma Corte com 11 mulheres, para que a reparação seja feita. O que se procura neste inÃcio de século é o equilÃbrio, a equidade e não a retaliação. Final panfletário e infeliz. E que uma mulher preta competente, justa e digna ocupe uma das cadeiras do Supremo já!
O final é bem-humorado, Flávio, prezado.
ApoiadÃssimo. O correto, o justo, o mais importante é indicar uma mulher negra para o STF, não um paulista branco. Lula precisa ouvir mais quem ajudou a elegê-lo e não tanto o PL e Lira. Tem de haver reparação, é necessário, urgente. E também não tirar mais nenhuma ministra do cargo porque o centrão precisa colaborar no Congresso. Não é aceitável, é indecente. São poucas e todas pressionadas pela extrema direita. Não pode acontecer.
Nordestina também seria bom, e o Thiago já nos diz que há uma moça de alto quilate. Aliás, a Karime Santos fez uma foto linda dela, hein?
Espero que Lula atenda esse desejo da maioria das pessoas que votaram nele. As mulheres ajudaram a elege lo, seria uma afronta colocar mais um homem, maior afronta ainda se for mais um homem branco : (
Uma grande Jurista, e é uma pena que ultrapassou a idade Constitucional, professora Eunice de Jesus Prudente. Teria muito a acrescentar na Corte.
Ótima iniciativa.
Nem sabia que Wapixana era advogada.
'reparação histórica' é reivindicação identitarista.
Não necessariamente. Sendo uma pessoa capaz e todas as citadas pelo articulista são capazes, é perfeitamente válido. Por que não buscar gente capacitada fora do meio masculino mais tradicional?
Joaquim Barbosa ferrou Lula. Lembra do 'mensalão' ? Não é porque é negro. Ferrou porque ferrou. Também, alguns outros que Lula colocou lá. Cuidado Lula, a competência para essa escolha é sua, diz a Constituição.
Se a nomeada entender que Lula deve ser ferrado, e fizer isso, dentro dos marcos legais, não há problema algum. O julgamento do mensalão, que levou oito anos, não foi revisto. Até onde eu saiba quem foi liberado não foi liberado por irregularidade processual.
Mulher, negra, da comunidade LGBTQIA+ e umbandista, seria pedir demais?
É muito, FabrÃcio. Deixa só mulher e preta, por enquanto. Depois, gay e umbandista. Na terceira, vá lá, comunista e que tenha voado ao espaço.
L4crosfer4 ligada a todo vapor !
Bem, prezado Julio, é sempre melhor do que a esgotosfera vazando, né? Vapor há de ser melhor do que chorume.
Reparação histórica: vc invade uma comunidade e rouba tudo dos cidadãos e, num belo dia, vc elege um deles para fazer parte do palácio que vc construiu com o objeto do furto. Ao verem o representante, rapidamente se esquecerão do ocorrido e viverão em paz, podendo até te elogiar como justo. Legal, né?
Qual a sua opiniao sobre joaquim barbosa sr advogado ?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Thiago Amparo > Mulher negra no STF, nove nomes Voltar
Comente este texto