-
Luciano Ferreira Gabriel
Excelente artigo, Conrado!
-
filipe moura lima
Vamos acompanhar essa série do professor Conrado. Todos, com certeza, vamos aprender muito.
-
Marcos Benassi
E, convenha cá com o coleguinha leitor, caro Filipe, daremos uma boa quantidade de risada! Hahahah!
-
-
Nilton Silva
A memória do brasileiro é curta. Não custa um empurrãozinho pra pegar no tranco. Aguardemos os próximos capítulos.
-
Gilberto Rosa
A folha esconde, sairam intem novas mensagens, Dallagnol negociou escondido da lei com autoridades dos Estados Unidos para dividir o dinheiro arrecadado com multas e penalidades impostas à Petrobrás. Moro, Dallagno e Folha, a trinca sem vergonha.
-
Helano Timbó
"Há mais semelhanças entre Augusto Aras e Deltan Dallagnol, Gilmar Mendes e Sergio Moro, Dias Toffoli e Marcelo Bretas do que supõe nossa vulgar filosofia. São equivalentes as suas formas de violar a lei conforme o freguês." Se findasse aqui, já seria fenomenal o artigo.
-
Hernandez Piras
Fico pensando se a campanha movida por alguns petistas em favor de Aras é verdadeira ou não passa de um bode na sala para que aceitemos qualquer outra alternativa, por mais indigna que seja. Aras produz tal repugnância na opinião pública que custa a crer que gente racional sopre seu nome nos ouvidos do Presidente.
-
SIMONS SILVA
Na mosca, professor! O Bozo é a Dona Flor do Esgoto, que tinha dois maridos: Vadinho de Alagoas e Teodoro Madureira (vulgo Peppa Pai). O "farmacêutico" é a figura mais ignóbil do judiciário brasileiro.
-
Alberto A Neto
Afastada a Justiça, o que são os reinos senão grandes bandos de ladrões? E os bandos de ladrões o que são, senão pequenos reinos?.(Santo Agostinho). Explicava-os: São bandos de gente que se submete ao comando de um chefe, que se vincula por um pacto social e reparte a presa segundo a lei por eles aceita". O enunciado do "Doutor da Graça" consta de seu livro "A Cidade de Deus" que não é "A cidade de homens". Nem da reputação ilibada e notável saber jurídico de suas esfíngicas autoridades. Tst
-
Victor Silva
Excelente
-
eli moura
Antes de Dilma os caras ficavam na alta corte por dez anos, o congresso mudou a lei tornando o erro de nomeação eterno e evitar novas nomeações a fim de não ter problemas com recursos contra o impeachment. O racional não vai voltar com o lira, eduardo cunha II, ou com o garibaldi mineiro murilo do senado, que finge que não há um ataque terrorista do BC sobre o Brasil e fingia que havia pandemia, engavetando a CPI. Aras vai ser removido, no mais, resiliencia brasileiros.
-
Ney Fernando
Grande professor Conrado 2.
-
PAULO CURY
quem é contra a lava jato para mim não poderia criticar a criminalidade no brasil, ela é fruto justamente daquilo que a lava jato combateu, crimes de autoridades que ficam a margem da lei por ter contatos importantes. Vamos continuar prendendo pobre, preto e putas Na próxima eleição poderia realizar um plebiscito sobre a lava jato para saber que lado esta o povo, simples, vc é a favor ou contra a lava jato.
-
alderijo bonache
Paulo Cury, o comentário seu tem uma capacidade de síntese magistral. Vale a pena ler e reeler.
-
jose carlos toledo junior
Ual. Uma pior que a outra. Jesuis da goiabeira.
-
George William
Reinaldo de Azevedo vive pedindo para o ex-juiz Sérgio Moro apontar na sua sentença qual o crime cometido pelo atual presidente, coisa que ele não fez até o momento. Juiz de primeiro grau ouvindo conversa, fora do prazo estipulado pelo próprio, e ainda envolvendo o Presidente da República e crime no Brasil.
-
-
PAULO CURY
as críticas a lava jato são irritantes, não conseguem listar o que foi feito de errado, no máximo a conversa do juiz com o promotor, o que podem em determinadas condições ser uma coisa normal. Gostaria de ver uma matéria listando o que esta errado em um julgamento especifico, por exemplo palocci, o que foi feito fora do processo legal contra ele, ou contra o joão santana. A midia criou esta narrativa que a lava jato agiu fora da lei e a coisa foi crescendo, sem nenhuma base jurídica clara.
-
alderijo bonache
PAULO CURY, data vênia, na mosca!
-
márcia corrêa
Procure por livros e artigos, inclusive deste mesmo colunista, que vc irá encontrar essas respostas. Dê um goo gle básico e se aprofunde um pouco. Já há bastante material que explica como, quando e porque a LJ agiu à margem da Lei em várias oportunidades.
-
jose carlos toledo junior
Não vê nada de errado. Kill me , kill me now.
-
Carlos Bruno Desenzi
Se a lava-jato era honesta e seguidora da lei (e parece que não) foi inconsequente e incompetente e deu brecha para culpados escaparem. E se não foi honesta, obviamente foi desonesta e condenou que não devia. Ou seja, reprovável em qualquer cenário. Claramente foi um instrumento para realizar as ambições do grande herói que se achou maior que a lei e no final jogou o país por 4 anos na mão de um monte de m@Iuc05.
-
-
José Cardoso
A marca lava jato está tão ligada aos implacáveis de Curitiba, que sua associação ao liberador geral Gilmar Mendes, e ao engavetador geral Aras não parece adequada. Seria melhor o Conrado escolher outro rótulo para nomear o conceito que pretende expor.
-
SERGIO saraceni
Grande Professor Conrado!
-
Carla C Oliveira
Aguardamos!
-
Peter Janos Wechsler
Tudo bem, tudo certo. A lava-jato se excedeu. Mas os crimes houve, os valores foram repatriados em parte. E os criminosos conseguiram imunidade parlamentar para todos os delitos cometidos com a ajuda do jurídico. Odebrecht, Paulo Preto, Cabral, Palocci e afins jubilam. Mensalão, Petrolão, etc. nunca existiram. Impunidade institucional generalizada.
-
alderijo bonache
DD, MORO e os próceres da vazajato como BRETAS, exasgeraram na dose, estarem em liberdade ´beb simplesmente um escárnio
-
Peter Janos Wechsler
As poucas penas que foram cumpridas foram extremamente amenas em proporção aos crimes cometidos. E os políticos estão criando leis cada vez mais benevolentes para malfeitos cometidos por eles mesmos. Perdão generalizado. Isenção total de responsabilização. Cabral, maior pena, seis anos, é um acinte.
-
José Cardoso
É verdade. A operação lava jato foi um sucesso, estendendo o cumprimento da lei ao andar de cima. É claro que a reação dos criminosos bem relacionados acabou acontecendo, toda ação provoca uma reação.
-
Gilmar Maghenzani
destes só o Paulo Preto é que não cumpriu pena
-
Gilberto Rosa
Empresas quebradas pela lava jato, impostos que deixaram de ser arrecadados superam diversas vezes o que dizem ter recuperado, mas o pior são os milhares de empregos, 4 milhões, que foram destruidos, quantas famílias colocadas em dificuldade, por um plano político e geopolítico.
-
Gilberto Rosa
Tem gente que não aprende nunca. Moro ter virado ministro do monstro das joias e dos 700 mil, depois de prender Lula, ter apoiado a reeleição do monstro, ter ido ganhar uma graninha nos Eua pra defender os empreiteiros, ter se eleito senador e de forma irregular, quando dizia nunca seria político, usar de namorado da filha pra se proteger no trf4, ter padrinho de casamento e sócio da esposa extorquindo em seu nome. Tudo isto não basta pra entender o que passou.
-
-
Joaquim Rocha
Augusto Aras conseguiu cometer mais cri mes que o próprio Bozo, quando encobriu todos eles.
-
Fabiana Menezes
Aguardando ansiosamente pelos próximos capítulos do lavajatismo reverso. Sem ilusões porque o ecossistema ecumênico dos operadores do direito tem sua base nas redes de compadrio, das ações entre amigos alimentadas pelos executivos de Pindorama.
-
Marcos Benassi
Eita sô, faca fora da bainha, hein, caríssimo? Quando li o título, de imediato imaginei - na minha mente esquerdotapa e perversa - umas esfinges com corpo de jjjuumento ou ratazana. "Do alto desses prédios, meio século de lambeção de saco e poltronice vos contemplam", diz Napoleão Hübner ao entrar em Brasília. Jura que o Haras expeliu essa inacreditável auto-louvação? Jesus da Goiabeira, é pior do que eu imaginaria. Olha, tô ansioso pelos capítulos seguintes. Faca na caveira, RamboHübner, é nóis
-
José Bernardo
Texto claríssimo. Na expectativa de que seja lida no governo, aguardo o desdobramento da série.
-
Marcos Benassi
Xiiiiiii, Zé, meu caro, isso é esclarecimento aos pedestres ao rés-do-chão, no Olimpo já se conhece o caráter das esfinges. E é nessa hora que um eventual surto de analfabetismo funcional presta seus utilíssimos serviços. Tô torcendo pra que a vacina Lulovêrnica contenha a moléstia...
-
-
wilson kfouri
Artigo muito pertinente: seria trágico a continuação do Engavetador Geral Aras depois da abjeta blindagem que fez do Bolsonaro que serviu como lacaio
-
Helio Cardoso
Esfinge, no resumo da ópera: o Aras é aquilo que todo político 'capivariado' quer ter, um arquivista engavetador. Moro e Dallagnol são que nem os mordomos suspeitos dos contos de Agatha Christie, no princípio todos acham que não, depois sim e depois, antes do capítulo final, abandonam o poder judiciário e partem pra política que dá mais dinheiro. E disse o mineirinho, "aqui nóis trabaia, em Brasília 'esfinge' que governa"!
-
Marcos Benassi
"Esfinge que governa!" Sábio e agudo, o mineirim. Avisa pr'ele qué'só cercá bem dereitinho o Haras que os bicho fica drento. Vai ser um "egito" só, mai é capaz de botá ordi no galinhêro. Hahaha!
-
-
Flavio Colker
O que faz Gilmar Mendes nessa matéria? Fatos são dispensáveis agora? Ótimo. Os fatos atrapalham muito o raciocinio.
-
Helio Marcengo
Podem dizer o que quiserem , mas a Lava Jato não prendeu nenhum inocente. Parte do dinheiro roubado foi devolvida aos cofres públicos. São bilhões. Ou já se esqueceram?
-
alderijo bonache
Hélio Marcengo, o senhor m vive em Marte!
-
Helio Cardoso
TCU vê distorções de R$ 1,3 trilhão, nas contas do governo Bolsonaro. Houve tantas prisões de inocentes que a justiça está revendo e cancelando muitas delações premiadas fake!
-
Leopoldo Passos Konzen
Apenas o candidato líder das pesquisas na ocasião , Lula. Mas Deltan. Nosso Robespierre contemporâneo, já perdeu sua cabeça, talvez mais rápido que o líder do Terror francês.
-
-
celso callegaro
O tema parece ser dos mais relevantes! Mas que tal colaborar, para a boa compreensão do texto, traduzindo para os leitores, por exemplo, o que possa ser prática ecumênica do ecossistema de operadores jurídicos?
-
Samuel Fagundes
E eu sempre me vi pensando: Como o jornalismo brasileiro nunca questionou os métodos da lava-jato? A única explicação a que eu chego é que foi uma grande sinergia, um grande teatro, uma peça encenada para desviar e enganar milhões de cidadãos, sob a direção da elite que sempre dominou o Brasil. Óbvio constatar que a lava-jato levou à presidência um demente, fácil de manipular e de ser guiado para seus interesses, nunca para o interesse do Brasil e seu povo.....
-
DANNIELLE MIRANDA MACIEL
Me julgo uma boa leitora, mas tive certa dificuldade em encontrar a linha que vai acusação de que os dois ministros do STF são um pouco criminosinhos (o que pode ser verdade, não entendo nada disso) e essa outra parte sobre o Aras ser picareta, passando pela lava-jato. É raro eu sentir isso por isso quis escrever. Na minha visão, o pensamento vai sendo floreado como se não fosse possível dizer o que importa.
-
Gilmar Maghenzani
Leão coloque os fatos não fique na conversinha
-
Leão Machado Neto
O texto pode ser um tanto complicado, mas é o método do Conrado que gosta de escrever em capítulos até que entendamos seu raciocínio conclusivo. No caso dos dois ministros do STF, citados na matéria, me parece batante óbvio o que ele quis dizer. Gilmar Mendes sempre fez tudo para inocentar políticos do PSDB e MDB, e Toffoli sempre advogou a favor do PT. Claríssimo como a luz do Sol.
-
JORGE FELIPE BORGES VILARES
Concordo que, para quem não acompanha com afinco os meandros de nosso sistema político-judicial o texto ficou obscuro. Mas aguarde os próximos capítulos. Aposto que o o Conrado vai esclarecer as ligações citadas.
-
Antonio Carlos Orselli
Nem sempre o craque Conrado é assim, né Dannielle? Também achei o texto de hoje, um ponto fora da curva.
-
-
Marcio Francisco Colombo
A marca do bom padeiro é reconhecer que farinhas apresentadas em diferentes embalagens vem do mesmo saco. Conrado revela neste e outros textos esta habilidade Aguardo com expectativa as fornadas que se seguirão.
-
Marcos Benassi
Posso apostar que o pão que Conrado amassará dará muita azia pelaí, Márcio. Merecida, aliás.
-
-
Joao Dored
Acho inacreditável, no atual governo, se cogitar a permanência de um crápula como este aras no MPF. Sujeito desprovido de moral e carater. Sempre fico pensando como esta criatura encara seus filhos e netos...
-
Gilmar Maghenzani
O atual governo não cogitou nada ainda, o que se viu foi a imprensa dar que ele está candidato outra vêz
-
-
Pery Pedro
Falando em leitura, recomendo A Organização, de Malu Gaspar. O jornalista acredita que a L4v4-j@t0 foi uma perseguição a um partido. Eu tenho R$6 bilhoes de razões para discordar. Mas o que vale é a Narrativa. Um dia, eles vão passar, os adultos voltarão ao poder, e a Venezuela vai contiuar sendo uma ditadura, o Petrolão o maior escândalo de corrupção da humanidade e o presidente, o único condenado eleito. Mas, por enquanto, o que vale é a Narrativa. Aproveitem.
-
Gilmar Maghenzani
6 bilhões que 2,5 o Delta queria pegar para duplinha essa era intenção, e vc fala de leitura depende do que vc está lendo meu caro
-
jose carlos toledo junior
Olhem, mais um que pensa que o pais é pobre exclusivamente à corrupção. Ingênuo facilmente recrutado pelo mais banal falso moralismo anti corrupção, em velado preconceito, acusando iletrados de vejam só, salvarem o Brasil do que seria nossa mais patética tiranete. E se gabando! Kill me , kill me now.
-
Joaquim Rocha
Isso foi para defender Aras e Bozo?
-
Marcos Benassi
Xiiiiiii, Pery, falando em literatura, se a Ceci lesse essa vassalagem às esfinges (e quiçá a Dom Bozo), não fugia cocê, não.
-
Hermes Yaly
Inútil, meu caro, recomendar a leitura de A Organização para muitos leitores da FSP. O pior cego é aquele que escolhe o que quer ver.
-
José Bernardo
O fato de que "letrados" como você votam como votam é sintoma de nossa profunda doença social. Mas, por enquanto, um Viva aos "iletrados" que em outubro passado salvaram a democracia e o país!
-
Arno Costa
O que dizer dos "letrados" que votaram em bolsonaro?
-
Antonio Carlos Orselli
Eita discão 78 rpm riscado, sô!
-
-
márcia corrêa
Parabéns, mais uma vez, pela lucidez, Conrado! Lula precisa urgentemente ler tuas colunas. Bolsonaro também precisava, mas com ele não ia adiantar. Ali, qualquer investimento intelectual é desperdício!
-
Gilmar Maghenzani
Analfabeto não é extremista né?
-
Gilmar Maghenzani
Pery vc parece elitizado
-
Leopoldo Passos Konzen
Pery. Seu preconceito abjeto finamente dissimulado no comentário denúncia que você prefere um clube de tiro a uma biblioteca.
-
Pery Pedro
O Lula não lê. Os livros estão superados. O PT só ganhou onde as taxas de an4f4lbetismo são altas.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.