Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luciano Ferreira Gabriel

    Excelente artigo, Conrado!

    Responda
  2. filipe moura lima

    Vamos acompanhar essa série do professor Conrado. Todos, com certeza, vamos aprender muito.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      E, convenha cá com o coleguinha leitor, caro Filipe, daremos uma boa quantidade de risada! Hahahah!

  3. Nilton Silva

    A memória do brasileiro é curta. Não custa um empurrãozinho pra pegar no tranco. Aguardemos os próximos capítulos.

    Responda
  4. Gilberto Rosa

    A folha esconde, sairam intem novas mensagens, Dallagnol negociou escondido da lei com autoridades dos Estados Unidos para dividir o dinheiro arrecadado com multas e penalidades impostas à Petrobrás. Moro, Dallagno e Folha, a trinca sem vergonha.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Putz! Devagarinho, vocês estão ficando tão bons quanto o gado anterior! Força!

    2. filipe moura lima

      Não foi dado pelo uol, parceiro da fsp?

  5. Helano Timbó

    "Há mais semelhanças entre Augusto Aras e Deltan Dallagnol, Gilmar Mendes e Sergio Moro, Dias Toffoli e Marcelo Bretas do que supõe nossa vulgar filosofia. São equivalentes as suas formas de violar a lei conforme o freguês." Se findasse aqui, já seria fenomenal o artigo.

    Responda
  6. Hernandez Piras

    Fico pensando se a campanha movida por alguns petistas em favor de Aras é verdadeira ou não passa de um bode na sala para que aceitemos qualquer outra alternativa, por mais indigna que seja. Aras produz tal repugnância na opinião pública que custa a crer que gente racional sopre seu nome nos ouvidos do Presidente.

    Responda
  7. SIMONS SILVA

    Na mosca, professor! O Bozo é a Dona Flor do Esgoto, que tinha dois maridos: Vadinho de Alagoas e Teodoro Madureira (vulgo Peppa Pai). O "farmacêutico" é a figura mais ignóbil do judiciário brasileiro.

    Responda
  8. Alberto A Neto

    “Afastada a Justiça, o que são os reinos senão grandes bandos de ladrões? E os bandos de ladrões o que são, senão pequenos reinos?”.(Santo Agostinho). Explicava-os: “São bandos de gente que se submete ao comando de um chefe, que se vincula por um pacto social e reparte a presa segundo a lei por eles aceita". O enunciado do "Doutor da Graça" consta de seu livro "A Cidade de Deus" que não é "A cidade de homens". Nem da reputação ilibada e notável saber jurídico de suas esfíngicas autoridades. Tst

    Responda
  9. Victor Silva

    Excelente

    Responda
  10. eli moura

    Antes de Dilma os caras ficavam na alta corte por dez anos, o congresso mudou a lei tornando o erro de nomeação eterno e evitar novas nomeações a fim de não ter problemas com recursos contra o impeachment. O racional não vai voltar com o lira, eduardo cunha II, ou com o garibaldi mineiro murilo do senado, que finge que não há um ataque terrorista do BC sobre o Brasil e fingia que havia pandemia, engavetando a CPI. Aras vai ser removido, no mais, resiliencia brasileiros.

    Responda
  11. Ney Fernando

    Grande professor Conrado 2.

    Responda
  12. PAULO CURY

    quem é contra a lava jato para mim não poderia criticar a criminalidade no brasil, ela é fruto justamente daquilo que a lava jato combateu, crimes de autoridades que ficam a margem da lei por ter contatos importantes. Vamos continuar prendendo pobre, preto e putas Na próxima eleição poderia realizar um plebiscito sobre a lava jato para saber que lado esta o povo, simples, vc é a favor ou contra a lava jato.

    Responda
    1. alderijo bonache

      Paulo Cury, o comentário seu tem uma capacidade de síntese magistral. Vale a pena ler e reeler.

    2. jose carlos toledo junior

      Ual. Uma pior que a outra. Jesuis da goiabeira.

    3. George William

      Reinaldo de Azevedo vive pedindo para o ex-juiz Sérgio Moro apontar na sua sentença qual o crime cometido pelo atual presidente, coisa que ele não fez até o momento. Juiz de primeiro grau ouvindo conversa, fora do prazo estipulado pelo próprio, e ainda envolvendo o Presidente da República e crime no Brasil.

  13. PAULO CURY

    as críticas a lava jato são irritantes, não conseguem listar o que foi feito de errado, no máximo a conversa do juiz com o promotor, o que podem em determinadas condições ser uma coisa normal. Gostaria de ver uma matéria listando o que esta errado em um julgamento especifico, por exemplo palocci, o que foi feito fora do processo legal contra ele, ou contra o joão santana. A midia criou esta narrativa que a lava jato agiu fora da lei e a coisa foi crescendo, sem nenhuma base jurídica clara.

    Responda
    1. alderijo bonache

      PAULO CURY, data vênia, na mosca!

    2. márcia corrêa

      Procure por livros e artigos, inclusive deste mesmo colunista, que vc irá encontrar essas respostas. Dê um goo gle básico e se aprofunde um pouco. Já há bastante material que explica como, quando e porque a LJ agiu à margem da Lei em várias oportunidades.

    3. jose carlos toledo junior

      Não vê nada de errado. Kill me , kill me now.

    4. Carlos Bruno Desenzi

      Se a lava-jato era honesta e seguidora da lei (e parece que não) foi inconsequente e incompetente e deu brecha para culpados escaparem. E se não foi honesta, obviamente foi desonesta e condenou que não devia. Ou seja, reprovável em qualquer cenário. Claramente foi um instrumento para realizar as ambições do grande herói que se achou maior que a lei e no final jogou o país por 4 anos na mão de um monte de m@Iuc05.

  14. José Cardoso

    A marca lava jato está tão ligada aos implacáveis de Curitiba, que sua associação ao ‘liberador geral’ Gilmar Mendes, e ao ‘engavetador geral’ Aras não parece adequada. Seria melhor o Conrado escolher outro rótulo para nomear o conceito que pretende expor.

    Responda
  15. SERGIO saraceni

    Grande Professor Conrado!

    Responda
  16. Carla C Oliveira

    Aguardamos!

    Responda
  17. Peter Janos Wechsler

    Tudo bem, tudo certo. A lava-jato se excedeu. Mas os crimes houve, os valores foram repatriados em parte. E os criminosos conseguiram imunidade parlamentar para todos os delitos cometidos com a ajuda do jurídico. Odebrecht, Paulo Preto, Cabral, Palocci e afins jubilam. Mensalão, Petrolão, etc. nunca existiram. Impunidade institucional generalizada.

    Responda
    1. alderijo bonache

      DD, MORO e os próceres da vazajato como BRETAS, exasgeraram na dose, estarem em liberdade ´beb simplesmente um escárnio

    2. Peter Janos Wechsler

      As poucas penas que foram cumpridas foram extremamente amenas em proporção aos crimes cometidos. E os políticos estão criando leis cada vez mais benevolentes para malfeitos cometidos por eles mesmos. Perdão generalizado. Isenção total de responsabilização. Cabral, maior pena, seis anos, é um acinte.

    3. José Cardoso

      É verdade. A operação lava jato foi um sucesso, estendendo o cumprimento da lei ao andar de cima. É claro que a reação dos criminosos bem relacionados acabou acontecendo, toda ação provoca uma reação.

    4. Gilmar Maghenzani

      destes só o Paulo Preto é que não cumpriu pena

    5. Gilberto Rosa

      Empresas quebradas pela lava jato, impostos que deixaram de ser arrecadados superam diversas vezes o que dizem ter recuperado, mas o pior são os milhares de empregos, 4 milhões, que foram destruidos, quantas famílias colocadas em dificuldade, por um plano político e geopolítico.

    6. Gilberto Rosa

      Tem gente que não aprende nunca. Moro ter virado ministro do monstro das joias e dos 700 mil, depois de prender Lula, ter apoiado a reeleição do monstro, ter ido ganhar uma graninha nos Eua pra defender os empreiteiros, ter se eleito senador e de forma irregular, quando dizia nunca seria político, usar de namorado da filha pra se proteger no trf4, ter padrinho de casamento e sócio da esposa extorquindo em seu nome. Tudo isto não basta pra entender o que passou.

  18. Joaquim Rocha

    Augusto Aras conseguiu cometer mais cri mes que o próprio Bozo, quando encobriu todos eles.

    Responda
  19. Fabiana Menezes

    Aguardando ansiosamente pelos próximos capítulos do lavajatismo reverso. Sem ilusões porque o “ecossistema ecumênico dos operadores do direito” tem sua base nas redes de compadrio, das ações entre amigos alimentadas pelos executivos de Pindorama.

    Responda
  20. Marcos Benassi

    Eita sô, faca fora da bainha, hein, caríssimo? Quando li o título, de imediato imaginei - na minha mente esquerdotapa e perversa - umas esfinges com corpo de jjjuumento ou ratazana. "Do alto desses prédios, meio século de lambeção de saco e poltronice vos contemplam", diz Napoleão Hübner ao entrar em Brasília. Jura que o Haras expeliu essa inacreditável auto-louvação? Jesus da Goiabeira, é pior do que eu imaginaria. Olha, tô ansioso pelos capítulos seguintes. Faca na caveira, RamboHübner, é nóis

    Responda
  21. José Bernardo

    Texto claríssimo. Na expectativa de que seja lida no governo, aguardo o desdobramento da série.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Xiiiiiii, Zé, meu caro, isso é esclarecimento aos pedestres ao rés-do-chão, no Olimpo já se conhece o caráter das esfinges. E é nessa hora que um eventual surto de analfabetismo funcional presta seus utilíssimos serviços. Tô torcendo pra que a vacina Lulovêrnica contenha a moléstia...

  22. wilson kfouri

    Artigo muito pertinente: seria trágico a continuação do Engavetador Geral Aras depois da abjeta blindagem que fez do Bolsonaro que serviu como lacaio

    Responda
  23. Helio Cardoso

    Esfinge, no resumo da ópera: o Aras é aquilo que todo político 'capivariado' quer ter, um arquivista engavetador. Moro e Dallagnol são que nem os mordomos suspeitos dos contos de Agatha Christie, no princípio todos acham que não, depois sim e depois, antes do capítulo final, abandonam o poder judiciário e partem pra política que dá mais dinheiro. E disse o mineirinho, "aqui nóis trabaia, em Brasília 'esfinge' que governa"!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      "Esfinge que governa!" Sábio e agudo, o mineirim. Avisa pr'ele qué'só cercá bem dereitinho o Haras que os bicho fica drento. Vai ser um "egito" só, mai é capaz de botá ordi no galinhêro. Hahaha!

  24. Flavio Colker

    O que faz Gilmar Mendes nessa matéria? Fatos são dispensáveis agora? Ótimo. Os fatos atrapalham muito o raciocinio.

    Responda
  25. Helio Marcengo

    Podem dizer o que quiserem , mas a Lava Jato não prendeu nenhum inocente. Parte do dinheiro roubado foi devolvida aos cofres públicos. São bilhões. Ou já se esqueceram?

    Responda
    1. alderijo bonache

      Hélio Marcengo, o senhor m vive em Marte!

    2. Helio Cardoso

      TCU vê distorções de R$ 1,3 trilhão, nas contas do governo Bolsonaro. Houve tantas prisões de inocentes que a justiça está revendo e cancelando muitas delações premiadas fake!

    3. Leopoldo Passos Konzen

      “Apenas “ o candidato líder das pesquisas na ocasião , Lula. Mas Deltan. Nosso Robespierre contemporâneo, já perdeu sua cabeça, talvez mais rápido que o líder do Terror francês.

  26. celso callegaro

    O tema parece ser dos mais relevantes! Mas que tal colaborar, para a boa compreensão do texto, traduzindo para os leitores, por exemplo, o que possa ser “prática ecumênica do ecossistema de operadores jurídicos”?

    Responda
  27. Samuel Fagundes

    E eu sempre me vi pensando: Como o jornalismo brasileiro nunca questionou os métodos da lava-jato? A única explicação a que eu chego é que foi uma grande sinergia, um grande teatro, uma peça encenada para desviar e enganar milhões de cidadãos, sob a direção da elite que sempre dominou o Brasil. Óbvio constatar que a lava-jato levou à presidência um demente, fácil de manipular e de ser guiado para seus interesses, nunca para o interesse do Brasil e seu povo.....

    Responda
  28. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Me julgo uma boa leitora, mas tive certa dificuldade em encontrar a linha que vai acusação de que os dois ministros do STF são um pouco criminosinhos (o que pode ser verdade, não entendo nada disso) e essa outra parte sobre o Aras ser picareta, passando pela lava-jato. É raro eu sentir isso por isso quis escrever. Na minha visão, o pensamento vai sendo floreado como se não fosse possível dizer o que importa.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Leão coloque os fatos não fique na conversinha

    2. Leão Machado Neto

      O texto pode ser um tanto complicado, mas é o método do Conrado que gosta de escrever em capítulos até que entendamos seu raciocínio conclusivo. No caso dos dois ministros do STF, citados na matéria, me parece batante óbvio o que ele quis dizer. Gilmar Mendes sempre fez tudo para inocentar políticos do PSDB e MDB, e Toffoli sempre advogou a favor do PT. Claríssimo como a luz do Sol.

    3. JORGE FELIPE BORGES VILARES

      Concordo que, para quem não acompanha com afinco os meandros de nosso sistema político-judicial o texto ficou obscuro. Mas aguarde os próximos capítulos. Aposto que o o Conrado vai esclarecer as ligações citadas.

    4. Antonio Carlos Orselli

      Nem sempre o craque Conrado é assim, né Dannielle? Também achei o texto de hoje, um ponto fora da curva.

  29. Marcio Francisco Colombo

    A marca do bom padeiro é reconhecer que farinhas apresentadas em diferentes embalagens vem do mesmo saco. Conrado revela neste e outros textos esta habilidade Aguardo com expectativa as fornadas que se seguirão.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Posso apostar que o pão que Conrado amassará dará muita azia pelaí, Márcio. Merecida, aliás.

  30. Joao Dored

    Acho inacreditável, no atual governo, se cogitar a permanência de um crápula como este aras no MPF. Sujeito desprovido de moral e carater. Sempre fico pensando como esta criatura encara seus filhos e netos...

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      O atual governo não cogitou nada ainda, o que se viu foi a imprensa dar que ele está candidato outra vêz

  31. Pery Pedro

    Falando em leitura, recomendo A Organização, de Malu Gaspar. O jornalista acredita que a L4v4-j@t0 foi uma perseguição a um partido. Eu tenho R$6 bilhoes de razões para discordar. Mas o que vale é a Narrativa. Um dia, eles vão passar, os adultos voltarão ao poder, e a Venezuela vai contiuar sendo uma ditadura, o Petrolão o maior escândalo de corrupção da humanidade e o presidente, o único condenado eleito. Mas, por enquanto, o que vale é a Narrativa. Aproveitem.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      6 bilhões que 2,5 o Delta queria pegar para duplinha essa era intenção, e vc fala de leitura depende do que vc está lendo meu caro

    2. jose carlos toledo junior

      Olhem, mais um que pensa que o pais é pobre exclusivamente à corrupção. Ingênuo facilmente recrutado pelo mais banal falso moralismo anti corrupção, em velado preconceito, acusando iletrados de vejam só, salvarem o Brasil do que seria nossa mais patética tiranete. E se gabando! Kill me , kill me now.

    3. Joaquim Rocha

      Isso foi para defender Aras e Bozo?

    4. Marcos Benassi

      Xiiiiiii, Pery, falando em literatura, se a Ceci lesse essa vassalagem às esfinges (e quiçá a Dom Bozo), não fugia cocê, não.

    5. Hermes Yaly

      Inútil, meu caro, recomendar a leitura de A Organização para muitos leitores da FSP. O pior cego é aquele que escolhe o que quer ver.

    6. José Bernardo

      O fato de que "letrados" como você votam como votam é sintoma de nossa profunda doença social. Mas, por enquanto, um Viva aos "iletrados" que em outubro passado salvaram a democracia e o país!

    7. Arno Costa

      O que dizer dos "letrados" que votaram em bolsonaro?

    8. Antonio Carlos Orselli

      Eita discão 78 rpm riscado, sô!

  32. márcia corrêa

    Parabéns, mais uma vez, pela lucidez, Conrado! Lula precisa urgentemente ler tuas colunas. Bolsonaro também precisava, mas com ele não ia adiantar. Ali, qualquer investimento intelectual é desperdício!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Analfabeto não é extremista né?

    2. Gilmar Maghenzani

      Pery vc parece elitizado

    3. Leopoldo Passos Konzen

      Pery. Seu preconceito abjeto finamente dissimulado no comentário denúncia que você prefere um clube de tiro a uma biblioteca.

    4. Pery Pedro

      O Lula não lê. Os livros estão superados. O PT só ganhou onde as taxas de an4f4lbetismo são altas.