Bruno Boghossian > Declaração sobre eleições manda bola para os pés de Maduro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O artigo é uma horrenda desonestidade intelectual praticada para bem se ajustar à linha editorial da FSP. Lula participou, desde Chavez, de todas as mesas de negociação onde a oposição esteve representada. O autor dá a entender q Lula se viu obrigado a assinar a resolução. Lula, reconhecido por Macron, por Maduro e pela oposição, foi crucial na construção dos termos da resolução.
Acreditar que o Maduro fará eleições democráticas e limpas é a mesmo que acreditar na inocência do Lula desde o mensalão.
Autoritarismo de nenhuma cor. Democracia sempre e irrestrita.
Quem não quer eleição limpa condiciona sua realização a atos de outros paÃses, como por exemplo a derrubada de barreiras comerciais que, aliás, foram erguidas justamente porque não havia mais democracia na Venezuela. Seria muito bom para o Brasil se Lula e seu PT largassem a defesa das ditaduras que se dizem "de esquerda", deixando esse papel contraditório de defender umas e atacar outras para a extrema direita. Afinal, todas elas são a mesma coisa.
A BolÃvia fez eleições com "observadores " da OEA e sofreu um golpe de estado por afirmação de irregularidades inexistentes.
É só jogo de cena de Lula. No final, as eleições venezuelanas serão como sempre: com fraudes nas apurações, coações a eleitores e cassações de candidatos de oposição. E Lula vai reconhecê-las como “limpas” e cobrar a suspensão das sanções.
Bem, está é uma crÃtica que é passÃvel de confirmação com o tempo - o que não é pouca coisa, considerando-se as demais. Basta aguardarmos e observar, no quentinho da nossa democracia.
Essa declaração não mudará a essência da ditadura venezuelana. Maduro só ganha eleições se não tiver uma oposição com credibilidade. E sua "justiça" já vetou a candidatura de quem poderia ganhar as eleições. A democracia só voltará à Venezuela se o povo se levantar contra a ditadura, ou quando Maduro concluir que sua gestão é um fracasso e se aposentar por estar cansado.
Pra que as eleições na Venezuela sejam livres e necesario tirar todos os bloqueios internacionais para que o governo atual tenha chance de governar o paÃs sem amaras, senao a oposicao irá apontat todos os erros do governo que vieram com esses bloqueios e os EUA e uniao europeia já tentaram impor um presidente!
É o método de dar a outra face. O que não é muito difÃcil quando não é a nossa face.
Curioso que os observadores internacionais (a começar pelo ex-ocupante da Casa Branca Jimmy Carter) referendaram eleição após eleição na Venezuela, sem nunca constatar o mÃnimo indÃcio de fraude. Dos EUA, já não se pode dizer o mesmo: não existe observância internacional e - Al Gore que o diga - fraudes são corriqueiras, já que o resultado não é determinado pela contagem absoluta dos votos. Lá, no entanto, não se fala de "lapso democrático".
De fato não, Gabriel: analistas internacionais - e mesmo estadunidenses arejados - podem dizer é de *colapso* na democracia dos sobrinhos de Sam. O que os Republicanos estão fazendo é de arrebentar até mesmo a democracia tida como prototÃpica. "Lapso" seria por demais delicado...
Mas se o Lula deu o primeiro chute! Daà a América Latina, e parte do planeta, acordaram pro fato de que o boicote norte-ocidental é desumano à toda Pobre Venezuela. Basta comparar com as divergentes tratativas mundiais com a enclausurada ditadura Chinesa, daà tolerada por interesses comerciais.
Poi Zé, meu caro, isso é uma tremenda evolução, não? A mim, dá-me uma sensação tremenda de alÃvio ter um presida capaz de fazer tais ajustes de conduta verbal. Além, evidente, de ser capaz de se mexer até uma conferência de BÃpedes e assinar um documento relevante - importante pra Venezuela e prós venezuelanos, mas também pro Brasil: ter mais democracia ao redor, em um parceiro comercial portencialmente relevante, que deixaria de exportar descamisados aos vizinhos afora? Uma beleza.
Lula e Maduro passando a rasteira e o consórcio cego , surdo e tonto..
Lula se firmando como um dos lideres mais influentes da historia moderna ! È para deixar babando seus opositores ,coitados .
Infelizmente, creio que babam de raiva e/ou despeito, somente...
Lula, quando abre a boca pra falar sobre guerra na Ucrânia e Venezuela, é só bola fora! Mal assessorado, mal informado, perde a chance de ficar calado e vira forte candidato à pato manco.
Hahaha. Não fica só na FSP...
duvido que maduro tope...
Realpolitik é o nome da coisa. Quando entenderem isto ficará claro o fato de que o Brasil voltou ao mundo civilizado. Graças a Lula.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Bruno Boghossian > Declaração sobre eleições manda bola para os pés de Maduro Voltar
Comente este texto