Opinião > Ditador sob pressão Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A petezada eh mesmo muito engraçada. Malham o imperialismo dos americanos e europeus, ao mesmo tempo em que reclamam do embargo econômico. Vai entender…
É o imperialismo que faz com se sintam no direito de embargar...
Que vergonha esse editorial, FSP…poderia ser usado no seu próprio manual de redação como exemplo de como distorcer informações para defendermos um ponto de vista…editorial raso, parcial e deturpado.
Ali na Venezuela não são só as eleições que não são livres e democráticas . Todo o sistema de poder está desequilibrado , o judiciário e legislativo foram tomados e controlados pelo executivo assim como as forças armadas , isto é que mantém o ditador com as mãos livres para agir como quiser . E ainda tem apoio do L Loroteiro que agora está mudando seu discurso porque a UE está abrindo os olhos para a sua hipocrisia de “ democracia relativa “. Se o L pudesse ele implantaria o mesmo aqui .
O que expele venezuelanos da Venezuela? - Sanções aplicadas contra um paÃs dificultam a vida nele o que faz com que pessoas procurem melhores condições de vida em outros lugares. Já as promessas de êxodo por motivos polÃticos conheço dos que apoiam os que perdem eleições aqui no Brasil, mas também registro que uma semana depois, logo são esquecidas... Será que na Venezuela é diferente? Algo como "Eu fujo de lá porque amo o capitalismo" ?
O editorialista não hesita em afirmar que esgota-se nas democracias consolidadas a tolerância com os despotismos! Mas, não nos enganamos mais diante das evidências contÃnuas da enorme parcialidade dos atores das chamadas democracias consolidadas e de seus partidários ideológicos.
Não há democracia na Venezuela, e nem em Cuba e Nicarágua . Estes paÃses não tem um sistema eleitoral democrático , e não existe democracia relativa, ou é democrático ou não. E a democracia precisa ser defendida daqueles que tem sonhos autoritários quer da direita ou esquerda . Uma das frases mais citadas por Thomas Jefferson um dos fundadores da democracia norte-americana : " O preço da liberdade é a eterna vigilância ".
Nesta conversa inusitada de Lula e lideranças internacionais com representantes venezuelanos do governo e da oposição, pressionando pelas garantias entre as partes de eleições confiáveis, ficou clara também a necessidade da contrapartida de cair todas as sanções imperialistas que hoje sufocam a economia e o povo venezuelano. Sem "histerias ideológicas" todos os dados foram colocados nesta mesa de negociações.
O atual chefe do Planalto obviamente não considera rematados equÃvocos suas aberrativas posturas de inculpar os EUA e a Otan pela agressão russa à Ucrânia e de tratar Nicolás Maduro como parceiro privilegiado durante viagem desse déspota ao Brasil. É notória a simpatia de LuÃs Inácio Lula da Silva pelo ditador venezuelano e por outros tiranos esquerdistas. A visÃvel pretensão do petista é valer-se de ambiguidades para conseguir ajudar o aliado chavista a driblar as sanções vindas do mundo livre.
Somos favoráveis ao aumento de impostos da faixa social dos milionários deste paÃs, que é terrivelmente mais "liberal" que democrata, basta ver os resultados das eleições, no executivo e no legislativo e a pressão sobre o judiciário. O PR Lula da Silva têm acertado mais que o pr anterior, apesar das falhas de comunicação com a sociedade, demonstrando querer ser "autosuficiente", com um discurso professoral sem necessidade, afinal min Haddad, o Lula da Silva é 3 como ninguém é...!!!
Os EUA sempre se acharam a polÃcia do mundo , apoiando ou derrubando ditaduras conforme interesse próprio.A América Latina não precisa de ninguém pra resolver seus problemas. A discussão tem que ser feita entre seus membros. A tragédia da Venezuela não foi causada pelo povo venezuelano.
O povo elegeu democraticamente o Lula da Silva para governar o Brasil, não para estender tapete para o "autocrata" Maduro e ficar tentando ser fiel aos princÃpios ideológicos das antigas, quando o mundo agora é outro. O pres. Lula da Silva lll está acertando mais que errando, porém seus erros estão enfraquecendo sua histórica trajetória, qdo a Nação Bras precisa ficar fortalecida para combater o reacionarismo "boZ onaZ ista". Lula, se ainda existem sereias, cuidado com o canto das mesmas!!!
A esquerda da América Latina ainda não saiu dos anos 80 do século passado. Maduro, Daniel Ortega, lÃderes cubanos, o PT e demais esquerdas do Brasil não se atualizaram. Surgiu agora Boric , presidente do Chile, para mostrar quão bolorentas são as suas ideias.
E viva o modernismo , o progresso social, a humanidade , a civilização do inominável e de seus renitentes seguidores nazifascistas.
Exatamente. Eu votaria com gosto na esquerda brasileira porque acho a agenda deles necessária: combate às desigualdades, valorização da educação e dos serviços públicos, preservação ambiental. Mas o que sai deles? Defesa de nepotismo nas estatais, revisão do Marco do Saneamento, defesa da agressão russa e das ditaduras de esquerda, volta do imposto sindical. Hoje entendo que, guardadas as devidas proporções, são o outro lado da moeda do Bolsonarismo.
Lula defender eleições na Venezuela é papo fiado. A Venezuela já tem "eleições", todas elas foram "vencidas" pelo Maduro.
A esquerda brasileira é extremamente hipócrita: venceu a eleição, com apoio do centro, pois termÃamos um segundo mandato de Bolsonaro, no qual ele - com apoio do Congresso - interviria no Judiciário e destruiria a democracia brasileira (no estilo Orbán da Hungria). Agora a esquerda defende as suas ditaduras: Cuba, Venezuela e ainda diz que a Rússia está correta em invadir a Ucrânia e a culpa é da Otan. O problema deles é com as ditaduras ou com as ditaduras que não são de esquerda?!
Ao criticar a postura democrática do presidente Lula que decidiu por posição conciliadora e eleições livres auditadas por instituições internacionais, a folha opta pelo caminho estadunidense de impor o colapso à Venezuela. Recentemente Trump declarou que chegaram perto disso, quando então ele teria invadido o paÃs para utilizar todo o petróleo. O Brasil hoje tem um governo progressista com o maior lÃder vivo do planeta, mas uma elite patrimonialista que representa o liberalismo fracassado.
Ótimo Felipe! Achamos uma convergência de pensamento. Também acredito que os paÃses nórdicos, que implementaram o estado de bem estar social, são os modelos que devemos seguir.
Marcelo, a China tem crescido absurdamente desde que adotou a economia de mercado. Mesmo assim, ela não é exemplo de bem estar social, pois tem condições de trabalho bastante pesadas para boa parte do povo. No mais, Bolsonaro e Guedes não são exemplos de Liberalismo: nossa economia continua uma das menos livres e mais fechadas do mundo. Sabe quais economias estão no topo da liberdade? Os felizes e socialmente responsáveis paÃses nórdicos. E não se esqueça da crise que Dilma nos legou.
Prezado Felipe, sinto muito. Infelizmente depois do espetáculo deprimente que foram os dois governos pós golpe na Dilma, que levaram o paÃs à miséria, não há outra classificação possÃvel que não o fracasso. Mas não é novidade, Reagan e Tatcher já tinham protagonizado esse tipo de desastre, nós só estamos 60 anos atrasados na história. Quanto aos modelos que você citou, esqueceu-se de colocar a China, que é exemplo de abundância e prosperidade. O Brasil terá a sua própria trajetória, acalme-se.
O Liberalismo não é fracassado. Fracassados são os regimes autoritários e socialistas que você tanto defende, que só levaram opressão, fome e subdesenvolvimento ao povo. Vai ver como vivem os venezuelanos, cubanos e se a população da Europa Oriental quer de volta o Socialismo ou a presença russa.
A Venezuela deve sim, ter eleições livres e referendadas por observadores internacionais mas em contrapartida devem cair todas as sanções imperialistas que hoje sufocam a economia e o povo venezuelano.
É isso aÃ!
Cada um tem seu malvado favorito. O ex-presidente, que morou na Flórida queria receber o prÃncipe esquartejador da Arábia Saudita. Mas numa coisa Lula e o ex-presidente concordam: ambos apoiaram Putin. Lula pelo tema dos fertilizantes e pela viuvez de alguns petistas. O ex-presidente, porque Putin é, de verdade, o que ele gostaria de ser.
Não é porque os bolsonaristas defendem ditaduras e regimes autoritários - coisa que sempre fizeram - que a esquerda também pode fazer isso.
Janjo, me engana q eu gosto
Serio? Tenho q reconhecer q o jsnjo é um tremendo ator.
Lula encarando a realidade.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Ditador sob pressão Voltar
Comente este texto