Opinião > A bicicleta, com todo o respeito Voltar
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Bicicleta: moro na região dá Paulista. Acabou com o jardim no canteiro central para construir ciclovia. Fica , ainda que serodiamente, meus protestos como ambientalista. E a Paulista era tombada, não podia ser alterado o seu traçado! Piloto motocicleta e não sei andar de bicicleta! No mais, gostei da coluna! Respeitar as leis de trânsito é dever de todos: ciclistas, motociclista, motorista e pedestre! Mas,isso é para povo civilizado.
Com todo respeito ao autor, caberia indagar se, de fato, há honestidade intelectual na crÃtica do ciclista que avança sinal. Qual a função do sinal vermelho? Seu objetivo é que o veÃculo não cause dano ao seguir em frente. Quando um ciclista o faz (e assim faz pois tem visibilidade e velocidade baixa compatÃvel com a manobra) a preocupação é se ele próprio pode sofrer dano. O possÃvel ônus do avanço é todo do ciclista. Ciclista aguenta tudo mesmo! Até acusações impróprias como a deste texto.
O objetivo do sinal vermelho é evitar o choque no
A indústria do automóvel moldou as cidades e as leis para servirem à gana mercantilista do petróleo vendendo aos incautos veÃculos-arma pesando toneladas com promessa ilusória de liberdade - "posso ir para quiser". Realmente imagino quão frustrante é ficar parado no trânsito vendo uma magrela passar suave, feliz, segura e tranquila à frente. Mais de 30 mil mortes/ano no Brasil provocadas por carros... e o problema é o ciclista que fura sinal ou anda na calçada. Mais amor, menos motor, meu povo!
é simples: sinal vermelho é prá parar. as regras são prá todos. o caos começa quando alguns acham que não precisam seguir as regras, nem a lei.
Ôôô, Rogério, seguinte: se um carro atropela um ciclista pode amassar sua carroceria e quebrar seu vidro; o atropelante, encara o B.O. de ter atropelado uma pessoa; caso mate o ciclista no impacto, tem ainda o desgosto e o karma. E o pobrema é do ciclista? Tá muito simplória a coisa, prezado.
Por duas vezes quase fui atropelada por bicicleta que vinha na contramão em rua de mão única, sem ciclovia. Não respeitam as regras básicas de trânsito.
Boa, PVC! Ciclistas não respeitam qualquer regra e acham que merecem sempre a preferência. Precisamos de ciclovias e ciclistas melhores.
Não deveria fazer generalizações já que não conhece todos só ciclistas. E outra quem diz que eles tem a preferência é o CTB, onde diz que o maior protege o menor e todos protegem o pedestre.
Texto muito ruim. O ciclista precisa antes ser integrado e respeitado no trânsito. O que acontece aqui na maioria das vezes é uma direção defensiva por parte do ciclista. Morei 6 anos em Berlim e uma vez uma oficial me chamou atenção porque andei um trecho na calçada. Como não andar na calçada na av. Dr. Arnaldo, com carros e ônibus te pressionando atrás? Em DC, quando não há faixas para os ciclistas, há placas informando o motorista que ele está dividindo a rua com o ciclista e pedindo cuidado.
Em Berlim e Amsterdan, ciclistas são em número imensamente maior, e fazem travessuras muito piores. Ande na calçada e veja. Não recomendo a experiência a cardÃacos. As bicicletas não precisam seguir as mesmas regras de um veiculo automotor. Bicicleta na calçada, em velocidade reduzida, corretamente conduzida, é o mesmo que um carrinho de bebê. O que há medo, especialmente de idoso, contra bicicletas, e isso só uma terapia intensiva resolve.
Me parece que o etarismo, em suas diversas manifestações, não será resolvido nem com muita terapia. Em Curitiba, ciclistas circulam em alta velocidade nas calçadas, avançam no vermelho, na contrafluxo do trânsito... Me parece que isso leva medo a crianças, adolescentes, adultos e idosos. A qualquer momento a pessoa, não importa a idade, pode ser atingida na calçada, na qual o pedestre deveria ter prioridade
O apelo midiático em torno das bicicletas transformou os ciclistas numa minoria ou grupo identitário, e muitos deles acham que não precisam obedecer ás leis de trânsito, como se isso fosse uma forma de vingança contra a opressão dos motores. Já escapei de ser atropelado por ciclista: estava atravessando a rua na faixa, com o sinal fechado para os carros, e o "bicicletista" passou direto, cheio de marra.
Com certeza há ciclistas folgados. Já vi alguns passando pelo sinal vermelho. Mesmo assim, não dá para comparar o estrago que um carro ou uma moto, passando no vermelho, consegue produzir quando comparado a um simples ciclista. Nossas ruas ainda são hostis a quem anda de bicicleta, fato. Os motoristas jogam o sujeito para o acostamento, buzinam, falam para andar na calçada. Ainda temos uma mentalidade centrada no carro.
Sou um pedestre "raiz": não dirijo nem tenho carro, moto ou bicicleta. Sou entusiasta do transporte coletivo, uma paixão sabotada por nossos governos. E ao andar nas ruas tenho receio de qualquer veÃculo, seja motorizado ou não. Mas o problema está no ser humano: quem não se comporta direito conduzindo uma bicicleta ou carrinho de mão não fará melhor sobre uma moto ou dentro de um carro.
No Rio de Janeiro, quem sai às ruas cansa de ver bicicletas trafegando na contra-mão, na contra-mão de direção e nas calçadas. Muitos ciclistas também não respeitam os semáforos, principalmente os que usam bicicletas para fazer entregas. Seria bom que lessem este artigo e ajustassem seu comportamento ao que ele defende.
Sou ciclista em sp e atesto que a grande maioria dos ciclistas é totalmente sem educacao (inclusive com os proprios ciclistas, ultrapassando pela direita, dando fechadas, fazendo zig zag, impinando a bike) e, além disso, vejo o seguinte; uma cadeia de desrespeito de : o motorista desrespeita o ciclista que desrespeita o pedestre, isto é, uma espécie de lei do mais forte. Ninguém tá nem aà pra ninguém e impera o egoÃsmo total: é muito triste de se ver, reflexo da falta de educação geral do paÃs.
Concordo com PVC, mas gostaria que as pessoas utilizassem uma ordem de prioridade ao reinvidicar respeito. Os ciclistas não são quem mais desrespeita o código de trânsito. Desde que os aplicativos de entrega se popularizaram, o comportamento dos motociclistas no trânsito beira ao suicÃdio. Os motoristas de carro não ficam para trás. Os de ônibus, que deveriam dar o exemplo por serem profissionais, idem. Basta olhar as estatÃsticas e ver quantos acidentes são causados por cada um dos modais.
Ôôô, PolivinÃlico e versátil, essa foi sensacional: não sei se eu já havia lido uma diatribe em prol do respeito das regras pelos ciclistas. Eu, que só dirijo - e cada vez menos - carro, confesso que sinto falta disso. Falta muito respeito e, por que não, gentileza, da parte dos automobilistas; mas o ciclismo urbano é um pega-pra-capar que só vendo. E a gente vê, e isso não ajuda a tornar os motoristas mais respeitadores pra com seus colegas de duas rodas - motos inclusas. Temos todos a ganhar.
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