Hélio Schwartsman > Democracia correu riscos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Claro que insultos ao ministro não configuram ameaça institucional, nem mesmo crime. Mas agressão fÃsica como houve contra seu filho é outra coisa. Não deveria sair barato para o agressor.
X
Hoje fogos de artifÃcio, amanhã depredação; hoje insultos e tapas, amanhã tiros ou bomba. ImpossÃvel que uma pessoa com a inteligência do articulista não perceba a lógica da escalada, ou que a agressão nesse episódio não foi apenas à pessoa do ministro, mas à (única?) instituição que salvaguardou a democracia que, ele mesmo reconhece, esteve em risco, e venha falar de autocontenção nesse momento! Francamente...
Bolsonaro foi posto na presidência pelas mesmas pessoas que tiraram depois: os jornalistas. Poucos jornalistas era contra o fenômeno polÃtico antes de 2018! Um homem que se destacou apenas por enaltecer o Brilhante Ultras, no impeachment de Dilma Rousseff e chamar um colega de parlamento de queima ro....., quase ganhou duas eleições, graças ao jornalismo, principalmente o da rede globo...
Tese reducionista e sem fundamento para um fenômeno complexo. Ainda atribui à imprensa mais poder que ela tem.
Ser tolerante com intolerantes?
O último parágrafo é mesmo uma recordação relevante, meu caro, mas o peçoau precisa baixar a bola. A barbárie Bozofrênica não pára! De fato, agressões não são golpes de Estado, mas o cabra é um Ministro do Supremo! Gostemos ou não dele, Jesus da Goiabeira, é um/onze avos da mais alta corte do paÃs. O que será ovo e o que galinha: a disposição Bozolóide ao enfrentamento ou a ação diligente dos tribunais? Torço pra que você esteja certo, mas não sei, não...
Depois não adianta vir aqui, todo burlesco, desejar a morte do cão. Violência extremista não se combate com tolerância! Imaginar que aquilo foi um ataque pessoal ….isso depõe contra da saúde!
Vcs foram bem tolerantes em 2018Â…Â….e se fosse com um juÃz da suprema corte americana, conseguem imaginar a reação? O articulista veria equÃvoco se associassem a agressão a um ataque ao funcionamento do Estado de Direito? Ataque a uma autoridade motivado pelo exercÃcio de sua função. Um ataque ao modo como funcionou uma instituição de Estado! Não é difÃcil!
Democracia sendo estraçalhada e um vidente q nada vê . Haja cinismo.
“O fato de os bolsonaristas só terem tentado algo concreto (…) quando já era Lula quem empunhava a caneta presidencial (…) diz muito sobre a capacidade intelectual do grupo”. Que a esquerda milita com mais inteligência do que a direita, principalmente a bolsonarista, não há dúvidas. Mas convém pensar também pela astúcia (e audácia) da esquerda e não apenas pela inabilidade da direita. O fato é que estão descendo o porrete sempre com a mesma desculpa já esfarrapada do 8/01. Dá para desconfiar?
Liberalismo é ideologia. Democracia liberal, como nos EUA, permite fascismo como Trump e Bozo. Para evitar o fascismo precisa de Democracia Harmônica, como em Singapura. O conceito de Harmonia significa inclusão das minorias para bom convÃvio na comunidade. Rejeita intolerância, fascismo e perseguição a qualquer grupo que seja. O mundo Oriental caminha nesta direção. O Ocidente está ficando para trás.
Oswald Spengler já falava na decadência do Ocidente nos anos 1930, mas quem entrou em colapso não foram as democracias liberais, mas os regimes totalitários. Há várias razões apontadas pela literatura institucionalista para a resiliência das democracias liberais.
Xingar autoridade nunca acaba bem e todo mundo sabe. Alguem ofende o guarda quando recebe uma ordem? Ou a gente fica pianinho? Por que então um juiz do supremo deveria sair a rua para ser malhado como boneco de Judas? Não deve haver tolerancia com quem agride os outros baseado em mentiras... Ou se tem argumento baseado em fato para discordar ou se está fora do debate civilizado. Civilização não brinca em serviço na hora de defender suas fronteiras éticas e intelectuais.
Parece que o colunista, no seu liberalismo de direita, dá de ombros para o paradoxo da intolerância. Isso é filosofia bolsonarista, Hélio. Suas colunas estão bolorentas.
A democracia não está assegurada com lideranças que apoiam ditaduras brutais como a venezuelana e a russa. Precisamos sair desse corredor estreito entre dois movimentos iliberais e, portanto, autoritários.
Dimas, o que as lideranças dizem impactam na qualidade da democracia e Lula tem contribuÃdo para a degradação do ambiente polÃtico-institucional. Agora, o governo anuncia que terá novos redatores de discursos do descontrolado Lula... Eu sei qual é o problema dele.
Conta outra. Uma democracia é medida pela capacidade de resistência das instituições e da sociedade civil em se negar a embarcar no Titanic comandado pelo ex-capitão e generais saudosos da ditadura. E não nessa lorota de afagar Maduro ou Cuba. Felizmente, nosso paÃs escolheu continuar no caminho da democracia, rejeitando o ódio e o radicalismo negacionista do bolsonarismo.
Sugiro ao colunista ler o artigo de seu colega Reinaldo Azevedo. Helio: não passe pano pra este tipo de situação que ocorreu contra o Alexandre de Moraes.
Errata: a condição penal, processual penal não deve ser enquadrado como injúria, calunia.
Intolerância, racismo, fascismo não pode ser tratado na condição de injúria, calúnia, difamação. Quem age dessa forma tá expressando intolerância com a democracia, com o estado de direito, então a condição penal e processual penal pode ser enquadrada com simples injúria, calunia.
Tolerância?!... Como assim? Quer dizer tolerância com uma famÃlia que agiu como malaco, bisonho, p úst ula, pa tif e e mau-caráter?! Brincadeira tem hora, meu amigo.
Deus olhou para o Brasil e não deixou o Bozo continuar com sua destruição.
AÃ, Deus enviou o demiurgo Lula!?
Deus?
infelizmente não é hora de contenção, as forças bolsonaristas estão em alerta e prontas para o ataque, a esperta vigilância é o preço, não dá para pegar leve com as agressões a que estão sendo submetidos nossos Ministros do STF, não é hora de afrouxar o comando, ao contrário, os acontecimentos pedem rigor e rapidez, sem tergiversações, sem rodeios, tudo dentro da Lei .
Ibama vital pra quem? É muito mais um empecilho do que o inverso. Pais ficaria melhor se o órgão fosse extinto
Vital para o paÃs. Tz o seu pensamento não seja.
Aà agente veria mais boi que floresta, mais garimpo em terra indÃgena , mais cocaina que peixe nesse laissez faire laissez passer hÃbrido de milÃcia e tráfico, né minion? Não cansam de passar vergonha, Pedro?
Vital pra quem? Para o inominável, de quem você deve ser eleitor fanático, com certeza não, já que ele tentou destruir o máximo que pôde do meio ambiente.
Abaixo o(a)s camisas amarelas!
E as vermelhas também!!!
Perfeito. Parabéns. E estou contigo na mudança das cortes superiores para Palmas.
Inveja é feio, mas confesso que é a segunda coluna em seguida que eu gostaria de ter escrito. Cirúrgico, enxuto, veemente, texto necessário. Oxalá chegue em quem precisa chegar.
A democracia já correu mais riscos mas ainda existem riscos e as instituições na podem arriscar . Caso ofensas e agressões a uma autoridade não podem nem devem ser subestimadas
Isso já é uma página virada, por que continuar batendo na mesma tecla?
Mas é um mané mesmo.
Concordo em quase tudo , porém com intolerantes não podemos ser tolerantes e , afinal , ninguém ainda foi efetivamente responsabilizado pelos ataques ao Estado e a democracia! Todo cuidado é pouco, considerando que ainda convivemos com uma extrema-direita doentia , rancorosa e frustrada! Há ainda muito a ser feito para enquadrar esses radicais dentro de um nÃvel compatÃvel com a democracia e com o império da lei !
Cerca de 1500 foram presos e indiciados.
Belo texto
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Democracia correu riscos Voltar
Comente este texto