Opinião > Ambiente tenso Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paulo Zacarias Cordeiro dos Reis

    É necessário fazermos ponderações. O que seria a "carta adicional" na atual etapa em que se encontra o acordo? O possível uso indevido dela: meio disfarçado de protecionismo, em especial agrícola. O caráter tendencioso da salvaguarda, representativo de relação mercantilista (metrópole ×colônia), na qual a União Europeia seria tutora (das cláusulas ambientais).Assim, o acordo inicial, fruto do consenso e respeito da autonomia das partes, não poder ter a sua legitimidade subtraída (goela abaixo).

    Responda
  2. JORGE MAGALHAES

    É normal um jornalista/editorialista sofrer de "complexo do vira-lata"? E, se ele for brasileiro, é mais provável? Ou tinha razão o escritor Nelson Rodrigues quando disse : " A síndrome de vira-lata é uma inferioridade voluntária sobre tudo aquilo que vem do mundo"?

    Responda
  3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    A folha eh um jornal que vê equivocadamente os mercados da iniciativa privada , num país de terceiro mundo, sem tecnologia e com um povo pobre e miserável , como o indutora de projetos pioneiros para o desenvolvimento. Ela fala para a classe media alienada e egoísta , que acredita mesmo no liberalismo.

    Responda
  4. José Ricardo Braga

    Quem é o equivocado? - O Estado como principal agente da economia tem o maior caso de sucesso econômico no mundo dos últimos vinte anos, a China. O editorialista ainda acredita que vai acabar 'dando errado' e que a solução são os Elon Musk e Zuckerberg da vida?

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Perfeito. Os Elons e Zuckers da vida não são soluções nem nos EUA, quanto mais nessa possilga injusta chamada Brasil.

  5. Fernando Nascimento

    Como assim voltar a trás? No discurso que fez, Lula disse que a defesa do meio ambiente já estava no seu compromisso, mesmo antes da busca do acordo UE-Mercosul. O que não concorda é com o tom de ameaça. Como se a Europa tivesse em uma posição moral superior ao da América Latina. O el miño não irá aumentar os incêndios naturais. E não pode se tornar arma para a Europa receber vantagens no acordo.

    Responda
  6. Marcelo Magalhães

    “Nada a estranhar num governo que vê, equivocamente, o Estado como principal agente da atividade econômica.” Vamos lá, a agiotagem, acumuladores gananciosos faturam algo em torno de 1 trilhão de reais com os maiores juros do planeta. O bolsa empresário distribui mais de 600 bilhões de reais entre os apaniguados, na Zona Franca a AmBev e a Coca-Cola produzem o xarope mais caro do mundo e recebem de volta um IPI que não pagaram. Quem é o principal agente da atividade econômica?

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Fala aí loro " loro eu. Amo os mercados ...eu amo os mercados"

  7. José Bueno

    Outra vez, estão tentando encobrir o prestígio e o sucesso nas relações internacionais do nosso presidente Lula, qu está trabalhando na defesa dos interesses dos brasileiros!

    Responda
  8. Peter Janos Wechsler

    Mais algumas viagens e descobre onde fica a Ucrânia.

    Responda
  9. Igor Cornelsen

    As tais compras governamentais que o presidente quer proteger significam pagar mais caro por bens e serviços que o governo compra. Se as compras governamentais fossem abertas para a concorrência nossos impostos seriam poupados e teríamos impostos mais baixos. Essa política de compras governamentais é contrária aos interesses da população.

    Responda
  10. eli moura

    Lula tenta derrubar o muro, o mercosul precisa da Alemanha França Itália Espanha Portugal e os nórdicos Suécia e Finlandia apoiando. Belgica Dinamarca Holanda Republica de Monaco, Hungria, Austria Estonia etc são periféricos. Lula ao receber Maduro, abriu canais para negociaçoes, mas isto não cabe nas artérias fechadas que irrigam os cérebro de alguns editoriais e amebas colunistas.

    Responda
  11. paulo werner

    Um Acordo ruim como esse! Pra aumentar importação industrial e exportação de farelo de soja? Se o agro (o grande beneficiado com o livre comércio A.L./Euro) cresce politicamente, teremos 10 Bolsonaros pela frente, indígena no museu…..bem, todo mundo tava acordado nos últimos 4 anos, não preciso descer a lista trevosa.

    Responda
  12. Renato Pinto de Almeida Junior

    É duro ver o sujeito ascender "vela boa prá decujo ruim". Fica lambendo botas de europeu e tomando chupada de graça de baixas potências estrangeiras e de povos que tradicionalmente não compartilham, mas exploram outros países. Que vá para o NAFTA. Esse grupo sim tem dinheiro, tem tecnologia, tem a melhor pragmática diplomática do mundo - tudo que nos interessa. E ...necessita muito dos nossos excedentes de produção. O sujeito se pensasse. "Se"...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.