Rodrigo Zeidan > Prosperidade não vem por decreto Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Pelo menos por enquanto a economia chinesa continua crescendo fortemente. Ou alguém acha que 5% é fraqueza? Claro que não se compara aos 10% do passado, mas antes ela estava ganhando mercado no ocidente, desbancando concorrentes locais. Agora que esses quase desapareceram, ela depende cada vez mais do aumento da demanda global do mundo. Então a tendência é seu crescimento convergir para o crescimento médio mundial. Ou até um pouco menos porque os indianos estão chegando.
Rodrigo, prezado, eu havia compreendido que as crÃticas à recente publicação do governo chinês vinham do capital especulativo, e que havia apoio por parte de quem tava a fim de trabalhar, e não de mexer papelório. Tô muito errado nisso? Achei até que cheirava bem...
Eu sugiro ao Prof. Rodrigo Zeidan leia alguns livros sobre a China para entender melhor. O problema é que temos a narrativa eurocêntrica e só conhecemos direito o Ocidente. A minha sugestão é "China: Socialismo do Século XXI", "A Camisa de Força Ideológica", "Como a China escapou da Teoria do Choque". Capitalismo não é igual ao socialismo. Fernando Braudel resumiu o capitalismo em dois andares e no segundo andar: "Onde os donos do dinheiro encontram os donos do poder", ou seja a corrupção.
"Capitalismo não é igual ao socialismo. Fernando Braudel resumiu o capitalismo em dois andares e no segundo andar: "Onde os donos do dinheiro encontram os donos do poder", ou seja a corrupção." Sinto lhe trazer más notÃcias, mas este segundo andar também existe no socialismo, China com casos tÃpicos disto, e com uma particularidade: os donos do poder também são os donos do dinheiro.
Ôôô, Tsai, muito grato das referências! Se não servirem ao Rodrigo, certamente servem aos teus colegas leitores.
Dizer que a economia chinesa está andando de lado crescendo quase 6% a.a. segundo as previsões nos leva a concluir que o ossidente está andando de popa né?.
O Prof. Zeidan vive na China. E ver na China um paÃs "socialista" é como acreditar na carochinha; mesmo o menos eurocêntrico dos analistas não acreditaria nesta conversa fiada.
Eu rà muito lendo essa coluna. Tomou altas doses de neoliberalismo e acha q economia se resume a isso. Aproveita q está na China e tenta entender o q de fato eles planejam e esperam alcançar ao invés de tentar enquadrar nessa visão limitada.
Prosperidade também não vem da conversa fiada de colunista liberalóide - afinal, é bem fácil sugerir jornada de 16 horas pros outros, de preferência sem direito algum.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Rodrigo Zeidan > Prosperidade não vem por decreto Voltar
Comente este texto