Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Pelo menos por enquanto a economia chinesa continua crescendo fortemente. Ou alguém acha que 5% é fraqueza? Claro que não se compara aos 10% do passado, mas antes ela estava ganhando mercado no ocidente, desbancando concorrentes locais. Agora que esses quase desapareceram, ela depende cada vez mais do aumento da demanda global do mundo. Então a tendência é seu crescimento convergir para o crescimento médio mundial. Ou até um pouco menos porque os indianos estão chegando.

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Rodrigo, prezado, eu havia compreendido que as críticas à recente publicação do governo chinês vinham do capital especulativo, e que havia apoio por parte de quem tava a fim de trabalhar, e não de mexer papelório. Tô muito errado nisso? Achei até que cheirava bem...

    Responda
  3. Ho Hsin Tsai

    Eu sugiro ao Prof. Rodrigo Zeidan leia alguns livros sobre a China para entender melhor. O problema é que temos a narrativa eurocêntrica e só conhecemos direito o Ocidente. A minha sugestão é "China: Socialismo do Século XXI", "A Camisa de Força Ideológica", "Como a China escapou da Teoria do Choque". Capitalismo não é igual ao socialismo. Fernando Braudel resumiu o capitalismo em dois andares e no segundo andar: "Onde os donos do dinheiro encontram os donos do poder", ou seja a corrupção.

    Responda
    1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      "Capitalismo não é igual ao socialismo. Fernando Braudel resumiu o capitalismo em dois andares e no segundo andar: "Onde os donos do dinheiro encontram os donos do poder", ou seja a corrupção." Sinto lhe trazer más notícias, mas este segundo andar também existe no socialismo, China com casos típicos disto, e com uma particularidade: os donos do poder também são os donos do dinheiro.

    2. Marcos Benassi

      Ôôô, Tsai, muito grato das referências! Se não servirem ao Rodrigo, certamente servem aos teus colegas leitores.

    3. Geilson Silva

      Dizer que a economia chinesa está andando de lado crescendo quase 6% a.a. segundo as previsões nos leva a concluir que o ossidente está andando de popa né?.

    4. Hernandez Piras

      O Prof. Zeidan vive na China. E ver na China um país "socialista" é como acreditar na carochinha; mesmo o menos eurocêntrico dos analistas não acreditaria nesta conversa fiada.

  4. Victor Giaretta Rubira

    Eu rí muito lendo essa coluna. Tomou altas doses de neoliberalismo e acha q economia se resume a isso. Aproveita q está na China e tenta entender o q de fato eles planejam e esperam alcançar ao invés de tentar enquadrar nessa visão limitada.

    Responda
  5. Marcelo Fernandes

    Prosperidade também não vem da conversa fiada de colunista liberalóide - afinal, é bem fácil sugerir jornada de 16 horas pros outros, de preferência sem direito algum.

    Responda