Demétrio Magnoli > Sinal verde para o PT Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. marcus ciocci

    Perdi meu tempo.

    Responda
  2. Johel Souza Filho

    Excelente! Mas o fóssil Amorim ainda é uma pedra no meio do caminho.

    Responda
  3. MARCIO Gionco

    Não entendi nada. A Venezuela é uma ditadura sanguinária e o povo sofre com o desmonte da economia de lá. O líder do PT acaba de assinar um acordo permitindo compra de energia da Venezuela, portanto ajudando a sustentar a ditadura, além de passar o pano rotineiramente no assunto como se não existisse. Sinal verde para quê ?

    Responda
  4. mauricio silva

    Os EUA e uniao europea querem eleições justas na Venezuela mantendo novecentos embargos, que prejuficanm o país e que será usado na campanha da oposicao, ou seja, estao interferindo no processo eleitoral e na soberania do país. E após querer impor um presidente que não teve um único voto, esses países perderam a legitimidade de obaervadores !

    Responda
  5. Henrique Hermida

    Gostei demaaais! Muito bom o Demétrio! P-q-p, excelente.

    Responda
  6. GUILHERME MIGUEL DE OLIVEIRA

    Quem tem que resolver os problemas desses paises, que vivem um regime de exceção, são suas respectivas populações, e acho que nenhum país, tem o direito, de relegar interesses, no que tange negociar, e inclui-los ! Lula é um grande líder, isso, incomoda muita gente.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bem, caro Guilherme, concordemos ou não com sua perspectiva sobre o tema, caso seja uma pessoa piedosa, faça uma prece pelo coleguinha grosseiro, se por acaso passar por uma ermida.

    2. Henrique Hermida

      Além de não saber escrever em português, visto que nem sequer consegue usar vírgula direito, é também um analfabeto político. Leia o texto novamente. Não acho que fará efeito, mas não custa tentar.

  7. Alberto Melis Bianconi

    Demétrio sabe quando Lula está sendo sincero e quando cede as exigências do momento político, é um pândega. O personalismo em Banânia não se resume ao eleitor convencido de sua capacidade de enxergar a virtude ou o vicio do político olhando em seus olhos. O mesmíssimo artigo poderia ser escrito elogiando Lula, se trocarmos as suposições de quando está sendo sincero e quando mente. Mas Lula é um líder de um partido real, não um cacique tipo Arthur Lira ou Valdemar da Costa Neto.

    Responda
  8. José Cardoso

    Venezuela, como Nicarágua ou Cuba são na prática assuntos de política interna. O que é positivo nesse atual alinhamento do Lula ao Macron na condenação à essas ditaduras fracassadas, é que diminuem as chances dele tentar algo semelhante aqui. Não acho que alguém tenha ilusões quanto à nossa capacidade de melhorar as coisas nesses países. Basta ver a inutilidade a longo prazo da intervenção no Haiti.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Que bagunça! Se a intervenção no Haiti deixou algo claro é a incompetência do nosso exército, cujos líderes a propósito estiveram também entre os líderes do governo virtualmente militar que experimentamos até o ano passado Provaram sua incompetência duas vezes. Por isso deveríamos abrir mão das forças armadas.

  9. Felipe Araújo Braga

    Lula se elegeu no esforço de evitar Bolsonaro e o perigo que a reeleição dele traria: a ameaça ao regime democrático - com o Congresso eleito, Bolsonaro disse que aprovaria projetos para aumentar o número de ministros do STF até ter apoio da maioria - aí seria a bancarrota. O problema: Lula se elegeu e a esquerda continua defendendo os regimes da Venezuela, Cuba e até a invasão russa da Ucrânia. Chega! Ditadura é Ditadura e devemos ser contra todas as ditaduras.

    Responda
    1. Henrique Hermida

      Perfeito comentários. Excelente, precisamos de mais democratas como você.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Venezuela, Cuba e Rússia, contam sim com a simpatia de boa parte da esquerda, mas não de toda ela. É no mínimo muito antiga essa tensão entre os objetivos de democracia de igualdade social na esquerda, aqui e no resto do mundo. Assim, é possível ser de esquerda é rejeitar regimes autoritários, é possível ser de esquerda e rejeitar qualquer tentativa de impor o socialismo por decreto.

  10. Marcos Benassi

    Demétrio, prezado, não discordo de você em termos gerais, não, até porque é evidente que você tem boas informações sobre movimentos petistas nos anos 9O - foram ótimas, grato. Mas dizer que eventuais bobagens "desmoraliza[m] a denúncia lulista do autoritarismo bolsonarista", ora, é de se desconfiar que pensastes com o Endométrio. O Bozo, em sua cruzada bárbara, foi muito além do autoritarismo; roendo nossas próprias carnes, desmontou o estado, agrediu o território e a cidadania. Eu, hein?

    Responda
  11. Jorge Rodrigues

    O articulista está edulcorando a realidade. Não há absolutamente nenhuma chance da Venezuela fazer uma transição para a democracia enquanto Maduro e seus apoiadores estiverem no poder. Maduro sabe que se a democracia e as leis voltarem a vigorar na Venezuela ele corre o sério risco de ir para a cadeia (por vários crimes, incluindo corrupção e narcotráfico).

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      E como deveria a Venezuela fazer a transição? Sendo invadida pela nobres democracias que lhe fazem fronteira?

  12. adenor Dias

    O PT nunca defendeu ditadura, a Venezuela tem presidente eleito pelo povo, se houver fraude nas eleições por lá, não culpa do PT.

    Responda
    1. neli faria

      Amei a definição, Felipe!

    2. Felipe Araújo Braga

      Bolsonarista com sinal invertido.

  13. Renato Pinto de Almeida Junior

    Professor...e desde quando petista pensa? Desde que o interlocutor reforce o que o sujeito diz. Tão obtuso quanto a direita, os extremos convulsionam-se por suas próprias paixões num último ato de suas existências infantis. Afinal de contas, as ideologias finalmente se prestam para aquilo a qual foram criadas: passatempo de pseudo-intelectual que não tem o que fazer. Abraços.

    Responda
    1. Renato Pinto de Almeida Junior

      Gilberto, sobre o que pensam terceiros eu não sei de nada. Cada um é livre para acreditar no que quiser. Inclusive no coelho da páscoa... Se sou eleitor desses políticos que você citou, não sou e não fui. Votei no atual presidente uma vez. E me arrependi amargamente.

    2. Gilberto Rosa

      Renato, quanta pretensão em suas palavras. Sério, quem vota em Bolsonaro pode ser chamado de pseudo intelectual também? Você se considera um verdadeiro intelectual, mais inteligente que Chico Buarque e Fernando de Morais juntos?

    3. Gilberto Rosa

      Renato, me diz uma coisa, tu votou no Aécio e no Bolsonaro, certo? Me parece uma pessoa muito inteligente, para não perceber as diferenças entre um governo Lula e um Bolsonaro.

  14. neli faria

    Repiso-me. Em São Paulo a esquerda tirou o nome do Costa e Silva do Elevado e manteve o nome do Ditador da Iugoslávia Tito numa avenida. Atenção, culto leitor de esquerda, não é a Rua na Lapa: lá homenageia o Tito romano. Costa e Silva, como Castelo Branco, Médici, Geisel, Figueiredo: foram ditadores a termo certo. No Brasil a Ditadura era militar, mas, com mandato. O vice de Costa e Silva: Pedro Aleixo foi impedido de suceder o Costa e Silva .

    Responda
  15. neli faria

    Nenhuma ditadura presta: fui contra a Ditadura Militar por que enaltecer ditadura de esquerda Venezuela, Cuba Nicarágua.Conheci em dois mil e onze a Nicarágua: lindo País. Os sandinistas lutaram para derrubar Somoza e ficaram igual.Conheci Cuba: Fidel falava o dia todo na televisão.Tinha a voz do Jô Soares.Varadero era proibido para Cubano, depois Raul permitiu.A esquerda apoia por ser incoerente. Tirou o nome do Costa e Silva do Elevado e mantém o nome do Ditador numa avenida: Tito.

    Responda
    1. neli faria

      Joel: quando Fidel falava ao vivo, até os quiosques ligavam a televisão. Ali me decepcionei com o socialismo e tive a constatação: todas as ditaduras são iguais.

    2. Joel Domingos

      Os discursos de Fidel duravam, em média, oito horas. E o povo era obrigado a assistir. Enorme culto ao seu ego. Verdadeira tortura chinesa.

    3. Joel Domingos

      E Marx defendia e apregoava, a plenos pulmões, a Ditadura do Proletariado, valendo-se do mesmo conceito contido no dicionário Duden. Não há como passar pano.

  16. Mário Vinícius Gonçalves

    Demétrio, não adianta evocar o "totalitarismo" e, no mesmo artigo, criticar chavões, em seu entender, arqueológicos e anacrônicos. A conta simplesmente não fecha, e depois de você em primeiro lugar, quem faz papel de ridículo somos nós, assinantes.

    Responda
  17. Mauricio Coelho goiato Goiato

    A esquerda, seus "intelectuais" , seus oponentes a serem eliminados e o Pinochio.Deus me dê forças..

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Peça miolos, são ainda mais importantes do que forças.

  18. wilson barbosa

    Santa bobagem, Batman! Falar e escrever bem não faz di Demétrio um pensador, muito menos um ser dialético, ou critico, ou conhecedor do que fala. Deu a si mesmo uma declaração que não conhece o Lula, o PT, as esquerdas, a política e ... Você é um poço onde o fundo o vemos por sua expressão.

    Responda
    1. Daniel Vitorazzi

      Zzzzzz....

  19. ADONAY ANTHONY EVANS

    O maior inimigo do bolchevismo soviético, não foi a Direita, por que essa não presta prá nada. Foi o cara que terminou o terceiro volume do Das Kapital, encarregado por Engels. Karl Kautsty. Dizia que o bolchevismo era o coveiro do Socialismo. Previu tudo o que ia acontecer. Quanto a Bolívar, é interessante procurar o que Marx escreveu sobre ele: "o mais covarde, brutal e miserável dos canalhas". Procure por MARX, Karl. Símon Bolivar por Karl Marx, pdf Docero, e baixe 72 páginas

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bela e gratuita dica, pela qual faço-lhe uma mesura!

  20. Gilberto Rosa

    Tem colonista fixado com Cuba e Venezuela, acho que ganham um valor por cada vez que colocam Cuba e Venezuela em um texto, a cada 3 colunas 4 falam em Cuba e Venezuela, como se elas fossem o divisor de águas do mundo, e não as invasões e mortes em vários países pelo império, como Coreia, Vietnã, Afeganistão, Iraque, Síria, Líbano... além de diversos golpes como Ucrânia, e nosso amado Brasil, que nos levou ao monstro das Joias, dos 700 mil, dos juros record, das entregas na Petrobras...

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Tu Piras, sabia que muito mais de 700 mil brasileiros, oficialmente, morreram por covid, metade destes poderiam ainda estar vivos não fosse as atrocidades do monstro em que votaste? Um dois piores percentuais de mortes do mundo? Sabia que o monstro que ele deixou no BC rouba 740 bi de nossos impostos neste ano, que poderiam ir para hospitais e escolas? Sério que tu acha que Maduro é quem define a tua vida?

    2. Hernandez Piras

      Impressionante que mais de cinco milhões de integrantes das "massas venezuelanas" tenham fugido da "comida e dignidade". Desconfio que ali existe muito mais opressão do que "comida e dignidade", prova disso são os inúmeros expedientes de que o regime faz uso para calar a oposição.

    3. Gilberto Rosa

      Interessante ver gente que vota em Bolsonaro, mas se preocupa com Maduro.

    4. Geilson Silva

      Sobre o Maduro perder de lavada tenho dúvidas, pois deu à grande massa descamisada venezuelana o que nunca teve de sua podre elite: comida e dignidade.

    5. ADONAY ANTHONY EVANS

      Tá vendo só? Acuado Lula assinou, mas o PT não foi consultado, e consultado diria Não. Esse um aí de cima, com todo o respeito, não assinou e não assinará. O dia em que o PT abandorar o bolchevismo, Centralism kkk Democrático, o Mundo tremerá. O Haddad mesmo, tá pronto prá panela, fervendo a água, pronto prá depena. Ulta Direita e Ultra Esquerda, os ultras, em lugar de oxigênio respiram conspiração, por exemplo, Maduro e Ortega são heróis contra a CIA

  21. Celso Muniz

    Quer dizer que você acreditaria numa mudança de discurso do Bolsonaro ? Acreditar que esta mudança de discurso é séria, vinda de Lula e do PT ? Fala sério.

    Responda
  22. Raphael Lopes Rios

    Q comece a passar a pano para o Lula e execrar o colunista. Estes definitivamente não são cidadãos. São bandidolatras ou torcedores

    Responda
    1. neli faria

      Bovídeo seria a melhor definição. Segue , com olhos vendados, o que o Boiadeiro manda.

  23. Flavio Colker

    A injustiça social não é justificativa para tolerar o autoritarismo. A escolha pela democracia, pela independencia dos tres poderes e eleições livres, é resultado do fim do império soviético. Foi a escolha da esquerda europeia. O Brasil faz parte de um contexto diferente dos paises europeus e enfrenta desestabilizações politicas e economicas agendadas por EUA e China. POlitica se faz com um pé nos principios outro na guerra diaria.

    Responda
  24. Geraldo da Silva

    Eu não sei por que a imprensa e os

    Responda
  25. Florentino Fernandes Junior

    O que interessa: os 3 candidatos gortes da oposiçao vao ser habilitados?

    Responda
  26. Hermes Yaly

    Seguramente, quem escreveu aquele longínquo editorial chamando a ditadura cubana pelo verdadeiro nome já não está mais no PT. Ou saiu do partido, nauseado pelos rumos que tomou, ou foi expulso por ordem direta de Lula, Zé Dirceu e outros. Os mesmos que, hoje, praticam os malabarismos retóricos mais pífios para defender as ditaduras amigas na Nicarágua, Cuba, Venezuela, etc.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      @Sarmanho: para seu conhecimento, nunca votei no Bozo e no segundo turno de 2022, votei no mesmo corrupto que você.

    2. Paulo Sarmanho

      Papinho de bolsominion. Como essa gente preza pela "democracia".

    3. Hermes Yaly

      @Soares: sim, concordo totalmente, desde que se refira à cabeça dos dirigentes do PT, congeladas nos tempos da Guerra Fria.

    4. Paulo Sarmanho

      Qual é a "democracia" que você defende mesmo? Não é a do desqualificado que foi enxotado em 2022 e agora é inelegível?

    5. josé SOARES

      Comentário digno dos anos da Guerra Fria.

  27. eli moura

    este colunista é um cabeça de bagre, se Lula não fizesse os acenos que fez a Maduro aqui em Brasilia, será que haveria negociações? Lula reabriu os canais que jamais as sançoes abririam, pelo contrário, veja Cuba, sançoes fecharam e uniram o país na autocracia para evitar a volta devvbatistas de seus clones para fazer de cuba uma Vegas sem lei fora do território americano. O instituto Rio Branco tem que contratar este colunista, para divertir nos intervalos.

    Responda
    1. neli faria

      Aprendi em minha longa vida, inclusive profissional, porque iniciei a trabalhar aos quinze anos, que quem xinga ou não sabe fundamentar ou não conhece a língua portuguesa. Por que não aprende?

    2. Carlos A Nogueira

      Raphael, "jenio" é o senhor, que não sabe o preceito básico das relações internacionais: Estados Nacionais não tem amigos, apenas interesses econômicos e geopolítico. O problema da direita é que ela é preguiçosa e não lê.

    3. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

      Hernandes mais uma vez vc confirmou a esperteza do Lula, Lula deu a senha pro Maduro: eleições livres e transparentes em troca abertura e relaxamento das sanções

    4. Hernandez Piras

      Maduro vem fingindo negociar há anos. Quantas vezes o próprio papa foi chamado a mediar acordos que deram em nada, pois Maduro sempre os violou. Os tais canais estão abertos há anos e o mesmo tipo de acordo já foi firmado várias vezes. O mérito de Lula neste episódio é nenhum e nenhum órgão de imprensa internacional o atribuiu ao Grande Guia, salvo os bajuladores brasileiros.

    5. Raphael Lopes Rios

      Então, o governo tá certo em fazer vistas grossas ao autoritarismo pelo bem das negociações e da economia?? Jênio( nesse caso é com j mesmo, se éq vc entende).

  28. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Esperando falar a vdd sobre as elites quinquencentenarias ( acho q nao existe essa palavra) .

    Responda
  29. MARIA STELA C MORATO

    Espero que saiba. Adeus a esse ranço bolivariano.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      E o ranço dos poderosos do brasil. ? Disso vc nao fala né ?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.