Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jose Roberto X de Oliveira

    O nazifascismo parece estar voltando. Como pode as pessoas serem suscetíveis a discursos como militarização de escolas? Esse tipo de doutrina prega a exclusão, a morte. Escolas não devem ser lugar para militarismo.

    Responda
  2. Silverio Torres Correia

    As tais escolas cívico-militares têm dois objetivos: 1) ideológico-militar; e 2) boquinha para militares da reserva.

    Responda
  3. Alvaro Neder

    Com os investimentos nababescos que estes presídios de crianças recebem, qualquer escola cidadã se destacaria dez vezes mais. Por mais professores e menos milicos.

    Responda
  4. Simone Rodrigues

    O interesse de ratinho junior é apenas dar isenções de impostos bilionárias para empresários já ricos, enquanto estrangula o orçamento para a educação, saúde, universidades públicas, polícia, etc. Esse ser tem de ser varrido da política nacional. É só mais um bozonarista que tenta se disfarçar daquilo que não é e nunca será: um bom governante, preocupado com o bem do povo.

    Responda
  5. Simone Rodrigues

    Roni é lambe-botas do governador ratazana junior (minúsculo mesmo). Por isso, é que veio para a Folha defender essas escolas cívico-militares. ratinho quer vender para o Brasil que o Paraná é o melhor em educação para ver se consegue se cacifar para uma candidatura à presidência. Como ele é de longe o pior governador que o Paraná já teve, inclusive para a educação, espero que o povo brasileiro tenha juízo e não se deixe enganar pela mentira da educação daqui, que está longe de ser humanizada.

    Responda
  6. Simone Rodrigues

    Estatisticamente, esses colégios não têm resultados melhores que as escolas estaduais civis. Além disso, o Paraná não tem a melhor educação do Brasil. Ficou em primeiro lugar no Ideb apenas no ensino médio, e mesmo assim, por maquiar a realidade. As escolas cívico-militares só servem para dar o dinheiro do contribuinte para militares aposentados, que receberão cinco mil e quinhentos reais para estarem nelas. Pelos relatos de colegas, não há diferença muito grande no nível de disciplina dos estud

    Responda
  7. renato soares

    As escolas cívico-militares nada têm a ver com quartéis. Muitas pessoas falam sem conhecer a realidade dos pátios dessas escolas. Confundir disciplina com militarismo demonstra um grau de ignorância imensurável. É desses colégios que sairão brasileiros que amam e respeitam e amam sua pátria e seus símbolos. Quem não e adapta ao sistema, não participe dele, mas depois não peçam que alguém "salve" o Brasil, porque não serão ouvidos.

    Responda
    1. Simone Rodrigues

      Bozista detected.

  8. Heloísa Matos Lins

    Escola não é quartel!

    Responda
  9. Marcelo Magalhães

    Pessoas íntegras não dão golpe de estado. Pessoas íntegras obedecem as leis, pessoas íntegras cumprem suas funções, como era função das ffaa protegerem os Yanomamis. O Brasil tem dois períodos de experiência tosca, os 20 anos de ditadura militar e os 4 anos do inelegível. Espero que nunca mais passemos por isso.

    Responda
  10. angelim pilati

    Vejam bem, se os pais pagarem as mensalidades dessas escolas tudo. Não vou aceitar o dinheiro q pg de imposto venha bancar estas escola formadoras de militares O nosso governador sp fechou 300 escolas e amontoou estes alunos em outras escalas estaduais . Pagam uma miséria a professores e vão pgr salário em cima de salários aos militares . Tenham a santa paciência. Tarcísio volte pro seu RJ

    Responda
  11. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Só sou a favor de militar na escola se eles perderem todas as regalias da caserna e ganharam igual aos professores.

    Responda
  12. Dario Lima

    Besterol bolsonarista, essas escolas tiveram muito mais dinheiro que as outras, milicos devem ficar nos quartéis pra que não haja a possibilidade de contaminação das pessoas civilizadas que pensam.

    Responda
  13. josé SOARES

    A Ditadura militar e os últimos 4 anos nos mostraram o que é a Educação Militar: atraso civilizatório.

    Responda
  14. Ricardo Ferreira

    A grande ironia é que respeito e civilidade é tudo o que o bolsonarismo NÃO faz. Mas é aquela história né? Eles querem respeito, mas não respeitam os outros.

    Responda
  15. Victor Giaretta Rubira

    O senhor é secretário estadual de educação e não sabe estatística? Não sabe que uma amostra menor pode, de fato, ter valores mais próximos do extremo que uma amostra maior ou a população em geral? Logo se há bem menos escolas militarizadas a chance de elas se destacarem são maiores? E pelo volume maior de investimentos esse destaque seria maior? Peça de propaganda, apenas.

    Responda
  16. ALDO DE ALCANTARA MACHADO

    Se os salários dos professores fossem igual aos dos militares nessas escolas,se o investimento feito nessas escolas fossem os mesmos nas outras,teríamos com certeza resultados melhores.

    Responda
  17. Paulo Sarmanho

    Educação se faz com exemplos. Quais esses exemplos essa gente tem que dá? Golpes, mordomias, privilégios...?

    Responda
    1. Paulo Sarmanho

      Corrigindo. " tem para dá"

  18. Marcos Benassi

    Xiiiiiii, seu Roni, me perdoe desperdiçar seu esforço, mas num dá pé, não. Escola Milicocêntrica só quando houver também as cívico-artísticas, cívico-trabalhistas, cívico-científicas e por aí afora. Chega de milico: por mais Raoni e menos Roni, se me permite a agudeza.

    Responda
    1. SELMO CRIVOCHEIN

      Bela argumentação, concordo com o colunista, mas reconheço que a crítica foi inteligente.

  19. Galdino Formiga

    Sim. Impossível comentar.

    Responda
  20. Rubens Ventura

    Usar o dinheiro público e desviar para que uns poucos possam ter uma educação melhor é sumentar a desigualdade social.

    Responda
    1. josé SOARES

      Discordo, pois a educação militar não é melhor que a civil e laica.

  21. Vilarino Escobar da Costa

    É muito simples de responder a esta pergunta , fazendo uma nova perginta: As elites transformariam os colégios de seus filhos em escolas civico-militares? ? Acho que não !

    Responda