Poder > Janja atua como 'algoritmo' de Lula, despacha sem cargo e gera incômodos em aliados Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Trata-se de uma pessoa inteligente, culta, preparada (é socióloga), que naturalmente exerce uma grande influência sobre o marido. Naturalmente ambos conversam entre si, analisam fatos e versões, e concluem suas análises. Isso é absolutamente normal. O mais é ti ti ti, muito próprio de BrasÃlia e dos palácios governamentais do mundo todo!
É tipico de paÃses personalistas, como o nosso: as pessoas imaginam que o poder pertence ao clã e não ao indivÃduo que foi eleito. A lei contra o nepotismo existe para evitar isso mas esbarra na cultura medieval brasileira que atribui à familia do patriarca ( seja Lula ou Bolsonaro) um poder derivado deste, embora submisso. Resquicios pré-modernos ainda fortÃssimos na democracia brasilra moderna...
Em quais fatos e fontes a matéria é fundamentada? Papo de comadre.
Vou fazer uma comparação. Logo aviso que não é uma brincadeira. Nos lugares de culto de religião de matriz africana existem Pais e Mães de Santo que são as lideranças espirituais em sistema hierarquizado conforme modelo cultural estabelecido nesse sentido nada diferente de qualquer outro sistema hierarquizado. Nunca ouvi falar de cônjuges de Pais e Mães de Santo assumindo papéis fora dos modelos ritualisticos já vigentes na instituição. O arranjo atual Lula/Janja não acontece nem em terreiros.
A Folha tá chamando os assessores próximos de Lula de covardes? O maior lÃder brasileiro de fraco e influenciável? Porque, sobre Janja, só vi fatos positivos, apesar da intenção claramente misógina do editorial. Mais uma vergonha pra esse jornal.
eu acho que o problema, na maioria das vezes, não é da matraca ativada dos presidentes, não, mas das lÃnguas destravadas das primeiras damas...se um cara não sabe administrar seu santo e venerado lar, e sua conge, como administrará um pais tão problemático desse? lembrem-se de Calpúrnia...
Muito melhor esta que a anterior, uma ex-funcionária do marido, com fixação em olho de vidro.
No oito de janeiro Lula em ato falho culpa stalinistas e se revela trotskista
Siga em frente, Janja! Não se intimide com os machistas misóginos que gravitam em torno do Lula e no partido!
E também em fofocas jornalÃsticas.
Acredito que Janja está aconselhando muito bem o presidente Lula, é uma pessoa qualificada, estudada, diferente da anterior. Só precisa querer lacrar menos. Fora disso, acredito que ela tem uma perspicácia que está sendo de grande utilidade ao Lula, que acaba sendo mal influenciado por pessoas próximas. Ponto negativo quando recebeu as acusadoras do Melhen. Isso foi errado, dando corda pra falsas acusações e ele nem condenado foi. Não poderia ter se envolvido nisso. Força para o casal.
Qual o motivo de ter uma sala no Palácio do planalto? Existe esse cargo de primeira dama? Claro que qualquer esposa influencia mas ninguém leva a esposa pro trabalho sem ter uma função
Interessante que as primeiras damas de outros PRs timham cargos no governo.... pq será que essa não tem?
gustavo ferreira e tú perdeu a oportunidade de não escrever besteira! vida que segue!
Eita Fausto, perdeu oportunidade de ficar quieto né. Foi o álcool? Na verdade quem pensa assim é o PR que trata mulheres dessa forma, afinal não as vê como digna de cargos. Mas os cegos da plateia de polÃticos não conseguem enxergar um palmo na frente do nariz, só sonham com seu polÃtico amado.
parece que tú é muito machão. faltou dizer que lugar de mulher é na cozinha.
Não é primeira-dama, é prima-donna.
Ela não pode ser nomeada, por causa do nepotismo. Mas atuando informalmente sobre polÃticas de governo, também não há transparência. Esse limbo aà é complicado...
Uma dúvida, a Janja não tem função oficial no governo Lula; Janja tem acesso a informações confidenciais e sigilosas do governo federal? Caso um ministro do governo federal vai tratar um assunto sigiloso com Lula, a Janja estará presente nessa reunião?
Melhor assim que receber dinheiro de miliciano, tipo Queiroz. Aceita, não surta.
Bom saber quem manda.
Janja faz bem em fazer parte e aconselhar o presidente Lula, pois como mulher e militante tem uma consciência crÃtica sobre o seu trabalho. Chega a ser engraçado três jornalistas assinarem essa matéria, o objetivo seria criticarem o seu trabalho? Não conseguiram, pois reafirmou ainda mais a sua importância.
Só que faltava minha esposa não ser minha maior conselheira. RidÃculo!
A Folha queria que a Janja fosse "bonita, recata e do lar" e não conversasse com o marido sobre assuntos de "homem".
tem assessores, especializados e quem ganham muitÃssimo bem, para assessorá-lo.
Tipo a mulher do trump a Melissa uma verdadeira Barbie, obediente, muda e bibelô Ou a micheque do bozó essa nem precisa comentar, todos sabem
Desculpe, esposa/marido não é cargo.
... é assessora de confiança, diuturna, militante atuante, sabe das coisas e auxiliar imediata que alivia e atende as demandas do presidente. Deve agir, sim, como ‘iminência pardaÂ’, como ocorreu em qualquer presidência no Brasil, que o diga Bolsonaro. Claro que há ciúmes por terem afinal influências polÃticas, cargos, e demais vantagens do serviço público. Se a 'reza' da Janja é por meio da certidão de casamento que a faça com fé e força para vantagens públicas. Claro que a discrição é fundament
Se Lulla não ouvir e se aconselhar com a Janja vai fazê-lo com quem? Com a Micheque, Mijoias,Misheik? Falta de assunto....
A impressão que dá é que, na falta de fatos relevantes para criticar Lula, a Folha de São Paulo está se transformando em uma máquina incessante de fofocas e picuinhas. Sinal que o governo vai bem.
Li até o final pra entender qual o questionamento. Se tiver cargo público, tá errado. Se não tem, cale a boca e vá cuidar da casa? Se fosse um amigo homem, um conselheiro de confiança, seria um problema? Ou Lula não pode escutar a esposa? Tenham dó.
A minha vida também só deu uma melhorada quando passei a "obedecer" minha esposa.
Com todo o respeito e sem julgamentos, ela não foi eleita para nada. Se o marido quiser dar um cargo pelo parentesco, vai imitar o Bozo que tentou colocar seu filho que mal e porcamente fala inglês como como embaixador do Brasil nos USA. Esse nepotismo pode não ser ilegal mas é extremamente antiético.
Fátima, coloca aà empoderada e que manda no Lula.
Quanta inveja. Janjinha é maravilhosa.
eu não levo minha famÃlia prara o trabalho e acho extremamente deselegante.
Nossa e daÃ?
Janja é cientista social e trabalha muito bem no governo. Ela não encaixa no modelo proposto de "primeira dama" do lar, que posa de religiosa, vai a igreja, manipula pobres e fica vendo Jesus nas goiabeiras. Janja é a primeira dama mais invejada do planeta Terra. Parabéns Janja, o Brasil precisa de você. E Lula também.
Fala isso para as pessoas que estão perdendo os empregos, ou vão perder, devido a isenção dos U$ 50,00 para as empresas chinesas enquanto aqui no Brasil paga-se um imposto indecente, que ela fez o marido reverter, passando a imagem de presidente perdido e com assessores ruins.
Janja é a Roseana Sarney da esquerda. Fútil e deslumbrada, mas pensa que é qualificada e competente.
Misoginia às avessas….
Sem noção!!!
Somos os tolos de plantão. Claro que não é sem pé nem cabeça o artigo, tem propósito, ela anda trabalhando para se fazer politicamente., não é ético usar estrutura e recursos públicos para isso, há uma certa cumplicidade das colunistas, ela tá só medindo sua aceitação parece que a Mônica Bergamo passou o bastão.
Não estou de plantão. Janja tem brilho próprio, uma estrela. Tem muita inveja nesse mundo.
Viva Janja! Espero que continue incomodando muito o centrão e os misóginos. Nada como um toque feminino, de quem tem compromisso com o povo que elegeu o presidente. Chorem machistas, Janja é estrela.
Não fosse a teimosia do Lula da Silva em alguns aspectos de rotina, como insistir em defender autocratas e tiranos, como da Venezuela, Nicarágua e Rússia, talvez eu nem recorreria a este espaço público, pois a Janja está cumprindo o seu papel. Apenas surge a dúvida, se a mesma pode estar influindo no comportamento do esposo, que é o presidente da República, servidor público competente, eleito democraticamente para tomar relevantes decisões, que interferem na qualidade de ou em nossas vidas!!! CO
Se a primeira dama acompanha o presidente com frequência, demonstra ser parceira de garra e assim sendo, o povo precisa saber mais sobre o caráter e personalidade da janja lula fc. Não apenas por direito de igualdade, mas por atitude sensata em relação aos direitos das mulheres! OBS. Num passado não muito distante, houve um elemento que ocupou a pr com sua quarta esposa, digo primeira dama, com uma atuação preocupante e questionável, que evitarei entrar nos méritos das questões...
Tá me lembrando a Cristina Kirchner, foi só o Nestor bater com as botas e... ela foi vice-presidente antes. Janja está indo por aÃ....se cuida Lula
A enxurrada de comentários machistas dos leitores deveria ser objeto de reflexão das duas mullheres que particiaram dessa matéria. Sinto vergonha alheia por elas.
O Lula é genial. É muito inteligente e de muito bom gosto. Casou com uma moça igualmente inteligente e que tem um futuro bem grande. Espero que eu esteja certo.
Arrivista.
Sem votos, mas o Ignácio com suas limitações de gestão e fÃsicas , abre espaço para alguém sem qualificação para o ato executivo.Lógicamente está fadado a não dar certo .Fora as confusões e desmandos. Pobre Brasil.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Naobtem vergonha deste seu comentário! Pasta dental precisa!
Sendo um bom maledicente, como a ocasião proporciona, qualquer herdeira jovem de velho em estágio final está de olho é no capital polÃtico de Lula e logo, logo, teremos Janja candidata à Presidência e com milhões e milhões de votos, afinal o povo gosta disso, não só o brasileiro.
Micheque pode, né? Volte pro esgoto de onde saiu. Pelo menos sabe que é maledicente.
Esperamos na próxima eleição contar com o seu voto no Lula. Ele já mostrando o quanto é melhor que o Bolsonaro.
Fátima, não com o meu voto.
Lula foi eleito presidente e será reeleito. Não está em estágio final, muito pelo contrário. Vc tem inveja.
Cristina Elisabet Fernández de Kirchner - revival
Pobre daqueles que ainda pensam que as mulheres devem se dedicar ao lar e a procriação. Não conseguem conviver com mulheres inteligentes e capazes, sempre tentam desqualifica-las. Pobres misóginos. O choro é livre.
Todas crÃticas à Janja elencadas na matéria soaram para mim como um elogio a essa mulher que se faz ouvir pelo marido-presidente. O resto é inveja e ressentimento, coisa muito comum e corriqueira em ambientes de poder e em corrutelas de beira de estrada.
O Poder é solitário, se tiver com quem dividir as opiniões antes da tomada de decisão otimo, espero que ela seja capaz de dar conselhos a ele será otimo, como um chefe precisa ser, suportar a equipe, só entrar em jogo em momentos necessários e falar pouco e certo, jogar na boa. Mas esta parte não tem ajudado muito, talvez aà esteja gerando rusgas.
Aconselhar, discutir com o consorte em privado acerca de temas envolvendo suas funções é aceitável e mostra valor. Outra coisa é usar meios públicos para influenciar sem estar na posse de cargo público. A estas alturas, deveria ser uma lição aprendida.
Esbanja ? !
E se chamasse o filho vereador do Lula pra fazer a mesma coisa?
ela acessora o lula em tudo o que é area. isso é ruim. porque o presidente nao tem vontade propria. que o diga os seus ministros mais proximos como esta na reportagem.
Quando ela o assessora, não quer dizer que ele se omita ou não tenha vontade própria. Ela, como vários assessores oficiais e ministros dão sugestões.
Que vergonha essa reportagem! Afirmações sem pé nem cabeça, reportagem de revista de fofocas. Poupem-nos dessa mediocridade! Inveja é pouco da 1ª dama.
Não me lembro de haver lido aqui algo sobre um vereador federal(RJ), com expediente em dois gabinetes montados especialmente a ele no Palácio do Planalto, onde "despachava" junto a ministros, parlamentares e até como "algoritmo" do próprio pai.
Uai! Sabia não? O indigitado era vereador federal. Rsrsrssss...
Uai! Sabia não, o indigitado era vereador federal. Rsrsrssss...
Pelo contrário, você lembrou-se porque cansou de ler esses fatos aqui. Por que você acha que votamos em Lula, apenas para trocar o sobrenome da famÃlia?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Janja atua como 'algoritmo' de Lula, despacha sem cargo e gera incômodos em aliados Voltar
Comente este texto