Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Lopes

    O problema é grave e outros países já o enfrentaram e podem oferecer soluções. A crimi-nalizaçao não resolveu e não resolverá. Lembremos da Lei Seca nos anos trinta nos estates. Quando se bebeu como nunca e se organizou a má-fia. Dito isso, esse prefeito é um tras-te e o governador não tem experiência nenhuma de governar nada, e o elegeram para o maior estado do país. E é bolsonarista, subordinado ao obscur-antismo mais ig-naro.

    Responda
  2. Alaor Magno

    O doutor em direito esta usando a Cracolandia como escada para divulgar o seu nome. Piegas!

    Responda
  3. jarbas cabral

    Estive recentemente em Frankfurt, Alemanha, o país mais rico da Europa. Há uma parte do centro que está cheio de viciados deitados pelas ruas. Lugar perigosíssimo! A questão é internacional e quem achar que é fácil a solução está falando bobagem.

    Responda
    1. Maria Lopes

      Em Zürich, final anos noventa, havia uma concentração dessas e crimes decorrentes. Durante dois anos os viciados podiam ir a um ambulatório e receber ali a droga ou internar-se. Crimes e mordes por overdose acabaram, voltaram a empregos. Referendum no país muito passional, aprovado por mais de sessenta por cento da população. Alcool é legal, faz mal. Mas é legal. Qual a diferença para ervas e outras coisas? Sejamos racionais e mais inteligentes. Ou é demais pedir inteligência e racionalidade?

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      Assim é. Só existem tentativas fracassadas de resolver o problema. No mundo inteiro. Na Asia, os traficantes são condenados à morte. As penalidades por porte de drogas são severíssimas. Mas o problema perdura. E vem gente aqui, os sabichões, para dizer que simplesmente devia-se fazer isto ou aquilo.

  4. Maria Mateus

    Recuperar o centro de São Paulo e a dignidade humana de todo esse grupo será um desafio a longo prazo. Um projeto social precisa ser feito. Aqui no Brasil as instituições que têm excelência na área social são o Sesc e o Senai. Tomá-las como mentoras do projeto ajudaria muito uma vez que essas pessoas precisam não somente de tratamento clínico mas de um ofício, de um caminho para retomar suas vidas. Seja o governo estadual ou federal a encabeçar esse desafio, o mais importante é o projeto social

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Está cheio de pessoas honestas e trabalhadoras lutando para sobreviver e sustentar suas famílias, sem nenhum apoio do Estado. Mas o viciado em drogas criminoso deve ter? Enquanto existe auxílio reclusão para a família dos presidiários, para o trabalhador informal desempregado ou para o empreendedor em situações difíceis não há ajuda.

  5. Ricardo Pereira Ignacio

    Prender traficantes ? Quem teve a ideia maluca de prender os políticos ?

    Responda
  6. Felipe Araújo Braga

    Cadeia nos traficantes e uma escolha aos viciados: clínica ou cadeia. Chega dessa palhaçada. O povo não merece ficar sendo refém do roubo, da ameaça e da imundície de gente sem vergonha e da hipocrisia da esquerda.

    Responda
  7. elcio matos

    Aos que afirmam que o problema da Cracolândia não é criminal, estão errados, pois tudo isso existe por causa do livre tráfico de drogas que existe nesse local. Se as forças de segurança impedissem a droga de chegar à região, os usuários iriam embora ou procurariam ajuda. Também sou a favor da intervenção federal, uma vez que os governos municipal e estadual já provaram ser incompetentes.

    Responda
  8. Maria Lima

    Saudades do tempo em que fazia compras na 25, Florêncio, Direita e arredores, as Barões, Bom Retiro, Liberdade, teatros etc, com pouco medo, só alerta. São Paulo, mostra sua cara, quero ver quem paga pra continuar assim, o nome do teu sócio...Não me arrisco.

    Responda
  9. jose prado

    A Cracolândia fica na CIDADE DE SÃO PAULO!

    Responda
  10. jose prado

    Oxê! Cadê a eficiência/ competencia dos paulistas?

    Responda
  11. João Melo

    O carioca e seu amigo Castro estão perdidos. Enquanto isso, o centro da cidade degringola. O fenômeno não é novo nem exclusivo. Qual a dificuldade dos gestores locais buscarem ajuda federal ou onde quer que ela esteja?

    Responda
  12. Hernandez Piras

    O problema das drogas é dos mais difíceis e complexos e vem vencendo quase todo governo nas últimas décadas, não importa a nação ou ideologia. No que a intervenção federal resolveria o problema? Por acaso o Governo Federal tem alguma solução milagrosa?

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Você fez o único comentário aceitável. Obrigada. A FSP não publica os meus, infelizmente.

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      Não creio. A não ser que a nível federal existam especialistas no manejo de viciados. Problema muito complexo. Existe em todo o mundo e, com a melhor das boas vontades e experiência, só tem sido levemente amenizado. O vício é um poço muito profundo. Traficantes são viciados que sustentam o próprio vício à custa da saúde e da vida de seus senelhantes. O vício elimina todas as froteiras, os escrúpulos que se espera ajam dentro do cérebro humano.

  13. Marcelo Magalhães

    O enfrentamento pela força é a pior solução como já está provado. A inteligência tem lugar fundamental para descrição de alguns padrões. O enfrentamento tem que vir através de microintervenções sem nenhum tipo de violência. O trabalho deve ser constante até que as condições sociais do país ganhem forma de estado de bem estar.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Ah nos poupe. Um monte de viciados criminosos roubando, matando, estuprando, sujando a cidade e ameaçando a população e você vem com essa? Cadeia nos traficantes e internação compulsória ou cadeia nos viciados.

    2. Alexandre Cin Maolet

      Quanta enrolação, se seguir o que você está sugerindo vai levar uns 200 anos

  14. Abdalla Achcar

    A solução é relativamente fácil: depende de vontade política do Governo e de uma atividade constante da Inteligência Policial, com os bons recursos de tecnologia hoje existentes. Simplesmente a identificação e prisão em flagrante dos traficantes que fornecem o crack. Sem o produto chegando as mãos dos usuários, a Cracolândia. terá diminuição gradativa de afluxo e se extinguirá por si mesma.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Se você conseguir me dizer em wue lugar do mundo isso deu certo, então podemos começar a discutir o assunto. Que tal uma tentativa à moda asiática? Como em Singapura, ou mesmo na China. Sem esquecer que tentam de maneira radicsl. Resolver, nem assim resolvem.

    2. Hernandez Piras

      É tão fácil que no mundo todo, inclusive nas nações mais desenvolvidas, o tráfico vem crescendo de forma explosiva. Não nego que se possa melhorar a situação caótica do Centro de SP, mas dizer que seja "relativamente fácil", um problema que já dura há mais de dez anos, é ignorar a complexidade do problema.

  15. Antônio Augusto Soares

    Intervenção federal? São 14:00, cuidado, já estais alcoolizado!

    Responda
  16. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Advogados.... Seg pub é com o estado

    Responda