Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Roberto Unger

    Perfeito este parágrafo, tem muita precisão e clareza, sensacional. Tostão é genial. "No passado, as equipes eram mais espaçadas. Os que acham que o futebol e a vida começaram com a internet gostam de dizer que era mais fácil jogar no passado, pois os espaços eram muito maiores, o que é verdade. Por outro lado, como havia mais espaços, os medíocres logo mostravam suas limitações. Hoje, com poucos espaços, os medianos, com muita correria, escondem-se atrás da mediocridade."

    Responda
  2. Rubens Coelho

    Incrível, como há leitores que não conseguem compreender o texto do Tusta. Verifico estes para ver quem está complementando a crônica, com a mesma sutileza, e objetividade. O Mestre na escrita é sempre assertivo em todos os tópicos: "rápido e rasteiro como o ataque do Cruzeiro", mais os cruzamentos em curva na marca do pênalti. Cruzeiro histórico do seu tempo, ou do Alex de 2003, que fique evidente.

    Responda
  3. Paulo da Silva batista

    O problema é que a maioria dos treinadores brasileiros são medrosos,prefere jogar com a bunda no azulejos,por isso estão perdendo espaços!!!!

    Responda
  4. Emilio Bazzani

    Dizem que o Tostão é preconceituoso, dividindo o futebol binariamente. Se sente mulher, deve jogar na seleção feminina XX, se sente mais viril, na seleção XY... sem preconceitos.

    Responda
  5. Pedro Albuquerque Neto

    Orgulho em me dirigir a vc. Gostaria q, no próximo artigo, vc discorresce um pouco mais sobre o q vc disse no último parágrafo: o futebol deve ser imparcial, isento, sem discursos ideológicos e midiáticos. Vc está a se referir a campanhas abraçadas, justaEoportumente, pelo esporte, em defesa das mulheres, contra o racismo, a violência e a homofobia?

    Responda
  6. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Tostão ótimo artigo porém a última linha defensiva jogando próximo ao meio de campo exige goleiros liberos que saibam jogar muito com os pés e fazer lançamentos tipo Gerson, mas isso não faz parte da nossa cultura futebolística.

    Responda
  7. Antonio Pimentel Pereira

    De longe o quatro quatro dois é o melhor esquema, avançando e recuando a sabor do resultado do jogo, nesse esquema a maioria dos times se mostraram competitivos, era bom uma estatística nesse sentido, daí pq o brasil, alemanha, itália, argentina, holanda chegaram em mais semi e finais de copa, era bom ver no brasileiro tbm, já devia ser ensinado nas categorias de base, mas o q vejo é a falta daquele craque, q chama o jogo pra si e decide. Frase marcante sobre a copa feminina, "jogos civilizados"

    Responda