Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Valle Aleixo

    O Brasil inventou um novo regime o "Corrupcionismo". O corrupto de direita, esquerda ou centro, sempre está no poder. Nossos poderes são corruptos. E o povo? Odeio o povo dizia o Chico Anísio em seu personagem!

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      o brasil inventou? quem inventou foi o cabral. e não foi o carioca não, foi o portuga, lá nos primórdio do falso descobrimento do que já estava descoberto, segundo historiadores, vem de lá a trapaça!

  2. eli moura

    o brasil já teve um referendo sobre o parlamentarismo e a nação disse não. Só de imaginar pessoas com a qualidede de carater de lira, eduardo cunha e cia bela assumindo o poder dá para chorar e pensar como seria arrumar a trouxa e expor sua vida aos coiotes para tentar entrar nos EUA.

    Responda
  3. José Cardoso

    O Parlamentarismo funciona bem num regime bi partidário como a Inglaterra. Espanha, Itália, Israel mostram como é frequente haver impasses nos resultados eleitorais que paralisam o governo, levando a frequentes quedas de gabinetes e novas eleições que não resolvem nada.

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Oportunésima discussão, semi-xará. Quer dizer, sei lá que oportunidade teremos, sequer em prazo médio, de botar adiante um ajustamento de modelo, mas que tá em cima da pinta, está. Faço uma única observação: o legislativo é esse emaranhado de micro representações, mas que não representam uma miríade de miríade de minorias, pelo contrário: a depender do critério de enquadramento, há só meia-dúzia de grupos representados, e muita gente de fora. Daí atendermos, de fato, a interesses de 2O%.

    Responda
  5. EMANOEL TAVARES COSTA

    Fosse parlamentarista o nosso sistema, teríamos sido governados por Eduardo Cunha e, hoje, pelo Arthur Lira. Talvez o presidencialismo mitigado, como o nosso, ainda seja mais vantajoso!

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Além disso, os eleitores e partidos não tem a mesma conduta em ambos os sistemas. O eleitor não vota da mesma forma quando sabe que é o voto no deputado que define o governo. E as bancadas não se comportam do mesmo modo quando são julgadas pelos atos do governo.

    2. Hernandez Piras

      Ledo engano. Como Weber demonstrou há muito tempo, no parlamentarismo a figura do líder é essencial para os resultados eleitorais de qualquer partido, mesmo no parlamentarismo. Se este fosse nosso sistema, dificilmente grandes blocos parlamentares teriam líderes tão impopulares quanto Cunha ou Lira.

  6. Marenildes Pacheco da Silva

    Independente do sistema de governo, se não tiver espírito republicano, só os atores ganham e o povo ... . Fico com a impressão que nossos políticos só administram em benefícios próprios. Apesar de saber que melhlrias só vêm por meio da política, sou bem descrente com nossos políticos.

    Responda