Luiz Felipe Pondé > Deus me livre da moda, prefiro a companhia de um clássico como o Demônio Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Cheguei a pensar que a folha havia dispensado Luizinho, pois a coluna foi publicada bem mais tarde do que o horário costumeiro. Luizinho, todos sabemos que teu voto foi 22 (tigre) na última eleição, e na penúltima, no 17(macaco). Os conservadores brasileiros (se existem) sempre caminham de mãos dadas com os rea cionarios em direção à urna. Ahh, lembre que TS Eliot fez várias falas antissemitas, mas para um conservador tudo certo, não é mesmo?
Burke, Kirk, Chesterton, Scruton, Dalrymple, todos são exemplos de conservadores que vale a pena ler mesmo que não se concorde com a maioria das ideias deles para aprender alguma coisa, entender formas diferentes de ver o mundo. Já no Brasil, filósofo e pensador conservador é gente que só sabe xingar os outros e escrever bobagens superficiais. Vide o Pondé com o seu adjetivo "inteligentinho" que mostra uma maturidade de aluno de quinta série do ensino fundamental.
Caramba Dr. Pondé. Sou seu ouvinte assÃduo nos podcast e na folha. Ma, hoje,o Sr. Viajou na maionese.
Demônio, esse clássico é muito poderoso. Ao contrário de deus, não promete o que não pode cumprir e apesar de sua má reputação continua por aà sem ser incomodado. Nem mesmo pelo grande deus. Wue parece temê-lo, já fica constantemente a arregimentar humanos para a batalha contra o dito cujo.
""... E a possibilidade de condenação eterna é um alÃvio tão grande em um mundo de reforma eleitoral ... " Cada vez que leio o Pondé exaltar coisas como esta como algo maravilhoso e brilhante, mais fica a impressão que ele é um dos inteligentinhos que tanto critica.
Fogueira
- Obrigado professor pelas sugestões de leitura.
O rolando lero da filosofia brazuca
Vou ler de novo Â…
Esse Pondé é muito fraco. Apresenta informações sem nenhuma argumentação mais sólida. Diz (de uma maneira absurdamente genérica) o que determinado estudioso diz e acha que, com isso, pode agredir aqueles que chama "inteligentinhos", acreditando que ele mesmo (Pondé) não é um exemplo cabal de um inteligentinho. Que sujeito fraco. Nada do que diz prova nada a favor do conservadorismo e menos ainda contra a modernidade. Se existe argumentos fortes, esses passam ao largo de Pondé, o inteligentinho.
Talvez a solução esteja no Ecletismo.
"Por que ler os clássicos " ajuda a compreender esse texto. E T.S. Eliot - " April is the cruellest month". Genial!
Uma das colunas cujo assunto não é Barbie.
mas devia ser, talvez o colunista conseguisse mais cognitividade com o seu cerébro.
Criticar a modernidade tem um certo charme. Aldous Huxley tem ensaios desancando o jazz nos anos 20, enquanto Lima Barreto lamentava por aqui a crescente popularidade do futebol.
O historiador das mentalidades Huizinga mostra como a Idade Média podia ser fascinante, sem as projeções dos iluministas.
Décadas? Eu espero que séculos.
Ou seja: o velho discurso de que, antigamente era melhor, só que revestido com algum tipo de erudição. Pelo menos na percepção do missivista. Coisa de quem tá ficando velho e é sempre do contra.
A moda brega como essa da Barbie é uma versão demonÃaca da Humanidade. De muito mal gosto. Muito bom artigo!
Só para poucos...! Como sempre...!
Pouca gente tem um nÃvel de inteligência tão baixo que acha os escritos do Pondé brilhantes.
Pondé ótimo, como sempre!
PrevisÃvel, como nunca!
Excelente como sempre.
Aliás essa febre contra o "conservadorismo", no Brasil, já está beirando a sepse. Veja os comentários aqui na Folha. Basta alguém criticar o Lula que é chamado de Bolsonarista. Ou outrem já dizer que o "inferno" no mundo ocorreu apenas entre 2018 e 2022. E bastou o TarcÃsio apoiar a reforma tributária que também quase foi atropelado pelos seus. Nesse mundo "moderno" não existe tempo para ser caudaloso.
Só quem não sabe o que é conservadorismo confunde Bolsonarista com conservador. Nunca um conservador digno desse nome apoiaria um golpe militar. Uma ruptura institucional é o contrário do que o conservadorismo prega. Mas por aqui, onde a ignorância campeia, qualquer um pode ser chamado de conservador ou comunista por gente que não faz ideia do que sejam o conservadorismo e o comunismo. Essa é a perfeita sÃntese da falência do nosso sistema educacional.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Deus me livre da moda, prefiro a companhia de um clássico como o Demônio Voltar
Comente este texto