-
Vito Algirdas Sukys
Podemos invocar o espírito crítico do matemático Ronald Fisher, que foi wrangler ( "vaqueiro" que doma animais selvagens da matemática) na Universidade de Cambridge. Como gostava de astronomia desde a infância tinha um tutor, coisa que em universidades inglesas é comum, e poderia ser copiado no Brasil. Resolveu muitos problemas usando geometria multidimensional, da mesma forma que Newton usou o método geométrico para "inventar" o cálculo infinitesimal no Principia.
-
Marcos Benassi
Bagulho *maravilhoso*, hein, seu Marcelo? Justa Lerda, tri-maravilhoso! Umas coisas como essa me fazem esquecer de como somos pouquíssimo melhores - e, em inúmeros aspectos, bastante piores - que os babuínos pelaí. Na verdade, é mentira: não esqueço de nada. Mas dá um quentinho miocardiano, o que não é pouca coisa em tempos bicudos. Valeu!
-
Vito Algirdas Sukys
Diferentes algoritmos de inteligência artificial podem dar diferentes resultados na tradução do acadiano para o inglês. O significado depende do contexto. A variação (variância) dos resultados seria a maldição do cientista experimental que estuda os textos. Métodos estatísticos poderosos devem ser usados. Problemas filosóficos surgirão para avaliar o significado. Complexos algoritmos, complexas questões.
-
Vito Algirdas Sukys
Prezadíssimo Marcos, nossa humanidade é preciosa. Não devemos jogar bombas na cabeça do vizinho. A energia nuclear pode ser usada para o mal, mas também para o bem. Todos nós já tiramos um raio X para examinar nossos pulmões. Sou a favor de usar a ciência para o bem, inclusive a inteligência artificial.
-
Marcos Benassi
Bingo! E toda essa pobremática nos permitirá exercitar nossa humanidade - a parte que, dela, presta pr'alguma coisa - e nos entretermos um pouquinho, enquanto maluco sorta bomba na cabeça do vizinho, né não? Como a arte, mitiga um pouco as dores.
-
-
Hermes Yaly
No séc. 17 a.C., os babilônios registraram em uma tabuleta de argila, um método para o cálculo de raízes quadradas com a aproximação que se desejar, cujo número de dígitos corretos dobra a cada repetição. Milênios depois, esse método seria redescoberto por ninguém menos que Isaac Newton! Quantas descobertas maravilhosas não serão reveladas pela tradução dessas tabuletas?
-
Cleomar Ribeiro
... eu gostei disto, muito legal!
-
Vitor Oliveira
Podiam escrever para nós o que o Robo traduziu. Fiquei curioso
-
Carlos Silva
A inteligência do homem, quando usado para o bem, é muito bacana!
-
Joao Pinheiro
Como é bom ver quando a tecnologia é usada dd forma positiva, para o bem. Dá gosto de ler uma notícia dessas. Que venham outras, e que a Ciência e o conhecimento não parem de nis maravilhar.
-
Marcos Benassi
Fico embasbacado também, não pára mesmo. Até nos explodir, claro.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.