Opinião > A guerra da Ucrânia e o paradoxo das esquerdas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Texto corretissimo. Para ter a prova, é só ler o que alguns escrever nos comentários aqui. Eu mesmo, que sou de esquerda sem nenhuma dúvida, fico até constrangido. O Brasil247 por exemplo, não dá mais pra ler, pois tornou-se um subcanal da sputnik.
A razão está com a Russia. Será que todos esqueceram dos Leopards na fronteira com a Russia a OTAN tentando levar armas na vizinhança de Moscou. Fora o fato dos jornalões estarem sempre do lado dos EUA sugerindo subserviência ao império do mal.
As esquerdas brasileiras vivem ainda no tempo da Guerra Fria. Apoiam um ditador - mais reacionário que Bolsonaro - que persegue minorias, invade paÃses e envenena opositores, um LGBTfóbico assumido. Tudo isso para dizer que a culpa é da Otan. A Ucrânia tem todo o direito de entrar na Otan, pois assim como a Suécia e Finlândia, tem medo da Rússia. E não, os paÃses da Otan não são perfeitos mas respeitam mais os direitos humanos do que a Rússia.
Alguém já ouviu falar do quirsquistao que fica na Ãsia Central. Pois é não é que a nato tá de namoro com esse paÃs. Vizinho da China.
Ou está na folha de pagamento do Espto. de Estado ou tenta entrar. Vai um doutorado nos EUA aà ? Ou vai ficar mesmo com alguma oferta irrecusável para dar aulas em alguma universidade obscura ? De qualquer forma, vai acabar morando mesmo em Miami, junto com toda essa turma de infiltrados.
Dã...
Que cara ignorante! Impressionante a profundidade rasa desse raciocÃnio. Os EUA promovem 183 guerras após a segunda grande guerra, saqueiam meio mundo, roubam, matam, destroem culturas e a esquerda é culpada. Vá estudar. Ou vc já esqueceu o Hiroshima, Nagasaki e o Massacre de MeyLai? Ou vc não vê o que está acontecendo com a Palestina? Ou melhor: em quantas guerras hoje os EUA estão atuando?
Uma coisa não redime a outra. Porque os USA cometeram atrocidades historicas dá a Russia o direito fazer o mesmo?
Não adianta, a esquerda sulamericana tem uma tara incorrigivel por autocratas. A paixão por ditadores é quase doentia.
Que análise rasa. Deixa claro que a esquerda é culpada por tudo, principalmente a brasileira. Com isso está fomentando a continuidade da tal 'polarização' propalada nos últimos anos aqui no Brasil. Lamento!
Discordo dessa análise. O texto não culpa a esquerda, mas aponta um comportamento inegavel : uma torcida pela Rússia nessa guerra atroz, disfarçada de neutralidade, cuja origem é o anti imperialismo yankee. Mesmo havendo mil razões para apontar o dedo aos americanos, é hipocrisia apoiar o regime autoritário e expansionista da Rússia.
Então este querido faz assim: pega apenas os pontos de vista que corroboram a sua opinião, se "esquece" completamente de discutir outros aspectos da questão -o papel da OTAN ou dos interesses ucranianos, por exemplo - como se fossem apenas meros "detalhes", mas são as "esquerdas" (que na falaciosa narrativa do articulista estariam "apoiando a Rússia") que estão do "lado errado da História". É uma coluna de humor?
Existe uma confusão que se dá por causa de miopia ideológica : a Rússia, cujo regime é antidemocrático e o governo de direita reacionária, invadiu a Ucrânia a base de bomba, com pretextos claramente frágeis. Isso é expansionismo a moda antiga. A OTAN ao contrário, não invade. É o paÃs que se candidata para aderir. Será que não tem diferença ?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > A guerra da Ucrânia e o paradoxo das esquerdas Voltar
Comente este texto