Opinião > A guerra da Ucrânia e o paradoxo das esquerdas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Filipo Studzinski Perotto

    Texto corretissimo. Para ter a prova, é só ler o que alguns escrever nos comentários aqui. Eu mesmo, que sou de esquerda sem nenhuma dúvida, fico até constrangido. O Brasil247 por exemplo, não dá mais pra ler, pois tornou-se um subcanal da sputnik.

    Responda
    1. SERGIO LUIZ COLLINETT

      A razão está com a Russia. Será que todos esqueceram dos Leopards na fronteira com a Russia a OTAN tentando levar armas na vizinhança de Moscou. Fora o fato dos jornalões estarem sempre do lado dos EUA sugerindo subserviência ao império do mal.

  2. Felipe Araújo Braga

    As esquerdas brasileiras vivem ainda no tempo da Guerra Fria. Apoiam um ditador - mais reacionário que Bolsonaro - que persegue minorias, invade países e envenena opositores, um LGBTfóbico assumido. Tudo isso para dizer que a culpa é da Otan. A Ucrânia tem todo o direito de entrar na Otan, pois assim como a Suécia e Finlândia, tem medo da Rússia. E não, os países da Otan não são perfeitos mas respeitam mais os direitos humanos do que a Rússia.

    Responda
  3. Rubens gonçalves

    Alguém já ouviu falar do quirsquistao que fica na Ãsia Central. Pois é não é que a nato tá de namoro com esse país. Vizinho da China.

    Responda
  4. MILTON DOLL

    Ou está na folha de pagamento do Espto. de Estado ou tenta entrar. Vai um doutorado nos EUA aí ? Ou vai ficar mesmo com alguma oferta irrecusável para dar aulas em alguma universidade obscura ? De qualquer forma, vai acabar morando mesmo em Miami, junto com toda essa turma de infiltrados.

    Responda
    1. Filipo Studzinski Perotto

      Dã...

  5. Antonio Thadeu Wojciechowski

    Que cara ignorante! Impressionante a profundidade rasa desse raciocínio. Os EUA promovem 183 guerras após a segunda grande guerra, saqueiam meio mundo, roubam, matam, destroem culturas e a esquerda é culpada. Vá estudar. Ou vc já esqueceu o Hiroshima, Nagasaki e o Massacre de MeyLai? Ou vc não vê o que está acontecendo com a Palestina? Ou melhor: em quantas guerras hoje os EUA estão atuando?

    Responda
    1. Gregorio Amarante

      Uma coisa não redime a outra. Porque os USA cometeram atrocidades historicas dá a Russia o direito fazer o mesmo?

  6. Gregorio Amarante

    Não adianta, a esquerda sulamericana tem uma tara incorrigivel por autocratas. A paixão por ditadores é quase doentia.

    Responda
  7. Fernanda Tozzo Machado

    Que análise rasa. Deixa claro que a esquerda é culpada por tudo, principalmente a brasileira. Com isso está fomentando a continuidade da tal 'polarização' propalada nos últimos anos aqui no Brasil. Lamento!

    Responda
    1. Filipo Studzinski Perotto

      Discordo dessa análise. O texto não culpa a esquerda, mas aponta um comportamento inegavel : uma torcida pela Rússia nessa guerra atroz, disfarçada de neutralidade, cuja origem é o anti imperialismo yankee. Mesmo havendo mil razões para apontar o dedo aos americanos, é hipocrisia apoiar o regime autoritário e expansionista da Rússia.

  8. Landson Abercrombie

    Então este querido faz assim: pega apenas os pontos de vista que corroboram a sua opinião, se "esquece" completamente de discutir outros aspectos da questão -o papel da OTAN ou dos interesses ucranianos, por exemplo - como se fossem apenas meros "detalhes", mas são as "esquerdas" (que na falaciosa narrativa do articulista estariam "apoiando a Rússia") que estão do "lado errado da História". É uma coluna de humor?

    Responda
    1. Filipo Studzinski Perotto

      Existe uma confusão que se dá por causa de miopia ideológica : a Rússia, cujo regime é antidemocrático e o governo de direita reacionária, invadiu a Ucrânia a base de bomba, com pretextos claramente frágeis. Isso é expansionismo a moda antiga. A OTAN ao contrário, não invade. É o país que se candidata para aderir. Será que não tem diferença ?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.