-
Marina Gutierrez
Artigo excelente, parabéns à colunista Lúcia Guimarães. Os USA criticam constantemente a China, Rússia, Venezuela, Cuba, etc, etc por "falta de democracia" mas apoiam a monarquia da Arábia Saudita, ignoram os abusos contra o povo saudita, ignoraram o assassinato do jornalista e se comportam da mesma maneira em relação ao estado de Israel que ocupa brutalmente o territorio palestino, portanto outra normalização da barbárie.
-
luiz freitas
Vamos todos deixar de ser hipocritas e nos concentrar no essencial. O Ocidente está preparado para boicotar a Arábia Saudita e a China? Por acaso a Arabia Saudita enriqueceu vendendo petróleo para quem? E por que a Arabia Saudita não tem o direito de comprar os jogadores do ocidente? Lucia, você é-me sua família assistiram os jogos da Copa do Mundo no Qatar? Se boicotaram, parabéns. Caso contrário, penso que o conteúdo do seu artigo é inócuo e oportunista
-
orlando gomes de freitas
Artigo lúcido, claro ,mostrando a dominação via compra tecnológica de corações e mentes via implementação de ideias favoráveis a regimes ditatoriais , a inteligência artificial vai tornar isso mais fácil, com muito dinheiro ,fica mais fácil ainda.
-
José Bernardo
Excelente, Lúcia!
-
MILTON DOLL
Como literatura barroca é aceitável, como texto jornalístico é muito ruim. Lúcia, vc. tem que descer do pedestal intelectual e fugir da tentação rococó, ou mudar de ramo e se dedicar à ficção. Como jornalismo... é sofrível.
-
Marcelo Magalhães
Artigo fantástico e desconstrói a tese de que a ciência e a tecnologia vão salvar o mundo. Não vão, a realidade é o technofeudalismo, tecnologia a serviço dos seus dominadores, que submete e microdireciona os usuários com algoritmos treinados para seus interesses.
-
José Roberto Franco Reis
Excelente. Essa jornalista tem sido umas das melhores coisas da Folha há um bom tempo. E olha que eu já impliquei com ela por fazer parte do Manhattan Connection ( só de pensar em algumas daquelas figuras fico enjoado ou enojado) mas tenho cada vez mais acompanhado suas colunas com admiração. Toca sem cerimônia e com precisão nas feridas do mundo atual, notadamente dos EUA, sem ser panfletária.
-
Marcos Benassi
Eu acho que dar o braço a torcer é bom exercício - se não físico, Intelectual. De quando em quando, pratico.
-
-
Lucyla LANDIM
Excelente texto, Lúcia, expõe, reflete, narra, analisa a situação arbitrária em que estamos hoje no mundo posta pela concentração do dinheiro e das plataformas de comunicação. Lutemos!
-
José Cláudio fernandes correia
Texto que se aproxima do risível
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Indo por partes, como diz o príncipe: Dinheiro compra tudo, até amor verdadeiro, ensina Nelson Rodrigues. E o ex-presidente, que morou na Flórida é fanzoco do príncipe.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Aqui há uma diferença. O atual até faz negócios com o príncipe. Capitalismo é isso. Mas não o louva. Tanto que no debate ao ser atacado, por suas ligações com a Venezuela, lembro, sem ser contestado, as ligações do anterior com Arábia Saudita.
-
Marina Gutierrez
Vanderlei, o atual presidente que substituiu o que mora na Flórida, apoia o príncipe, faz negócio com ele e ignora o que o ele fez, ex. neutralizou o jornalista saudita.
-
Marcos Benassi
Fanzoco mêmo, e parece que a recíproca pode ser verdadeira: cê já ouviu as hipófises sobre o porquê daqueles presentes tão generosos ao Bozo, né? Capaz do príncipe também gostar do Quadrúpede-ex-Chefe - a nobreza gosta de cavalgaduras, né não?
-
-
José Cardoso
Se ficarmos ressaltando episódios brutais e vergonhosos não sobra lugar nenhum do mundo. Tem os envenenamentos do Putin, o massacre da praça da paz celestial dos chineses, as torturas de Guantánamo dos americanos e por aí vai.
-
DIONYZIO ANTONIO M KLAVDIANOS
Parabéns . Excelente artigo . Baita hipocrisia mesmo !
-
Marcos Benassi
Justa Lerda, dona Lúcia, a dedada no'zóio foi tão certeira e funda que senti até no mesencéfalo. Tenho a impressão de que o boleiro recusou a proposta, mas posso estar enganado - mas seria uma linda Ode à civilidade. Se minha mediocridade econômica atual não me permite frequentar Veneza, contribuo com o desastre Mundial usando o Uber, no meu telefone Xing-ling - todavia, boquejando contra minha submissão. Não posso ser do contra em Veneza, mai tomém num chego nem perto de Venezuela. Aí é demais!
-
Marcelo Galvao de Oliveira
Posso estar enganado mas esse texto tem raizes Lulaplanistas. Daqueles típicos de quem mora em Nova York e dita regras para o mundo.
-
Gilmar Maghenzani
è te são? pq falar em Lula
-
-
Marcelo Innecco
Antirrico!
-
Marcelo Innecco
Esses compradores são antirricos!
-
-
Marcos Longaresi Carvalhães
Business, infelizmente é o que acontece, desde que o mundo se entende como mundo, e nesse caso a maioria das pessoas caga e anda, tivemos vários jogadores e técnicos brasileiros que foram trabalhar na China na Arábia Saudita e em outros países meio suspeitos, isso, infelizmente não acontece de hoje.
-
LUIZ LEAL
Faltou citar a hipocrisia do xerife do mundo, paladino dos direitos humanos, também conhecido como EUA, que aceitou pacificamente o esquartejamento de um jornalista do Wall Street Journal pelo famigerado MBS. Afinal, nesses tempos de guerra na Ucrânia e sanções ao petróleo da Rússia é preciso contar com aliados "confiáveis".
-
Marina Gutierrez
O Luiz Leal acertou na mosca! O atual governo dos USA ( os anteriores também) vive criticando tudo e todos por falta de democracia e abusos de direitos humanos na China, Rússia, Venezuela, etc mas apoia a monarquia Saudita e outras mais e financia o ocupação ilegal da Palestina pelo estado de Israel e a limpeza étnica do povo nativo, os palestinos.
-
Marcos Benassi
Hahahah, confiável pacaramba. Muy amigo, como diria o personagem do Jô Soares.
-
-
Eduardo Vasconcellos Oliveira
Enquanto se vangloria a compra de gente por bilhões no futebol insípido dos homens, mendiga-se patrocínio no criativo futebol feminino.
-
Francisco A Loiola
Excelente texto! Muito corajoso e esclarecedor.
-
Alexandre Pereira
Ok, tem que ir além de comparar Musk, multidisciplinar, com um dos senhores da esquizofrenia moderna burguesa, a rede social. O viés é algo característico da coluna. Além disso, não tivemos somente o liberté, égalité e o fraternité, faltou o guilhotiné dos anos de terror da revolução burguesa, AKA francesa. A luz andou bem afastada da França naqueles anos, mas andou na moda. Napoleão, a consequência, gostou. Já o principe saudita, ok, mas não por conta do jogador de futebol. Febre de tulipas.
-
Roberto Jorge Chaves Araujo
O lema democratizante do liberalismo para (ao final das contas,) industrializar a França permaneceu. Já a guilhotina é coisa do passado desde Miterrand
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.