Opinião > Alerta no IBGE Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Deveria ter colocado no IBGE algum general de divisão, especialista em logÃstica, ou alguém capaz de ver Jesus na goiabeira, né? Quando o Bolsonaro aparelhou os ministérios e órgãos públicos (PF, PRF, INPE, INCRA, Ibama etc.) não vi editorial da FSP criticando, não.
A caravana vitoriosa passa enquanto os cães ladram.
Curioso como um editorial que trata de fatos é tão atacado pela claque da seita da estrela como se fosse mera opinião. Pochmann é ideológico ao extremo, é adepto de doutrinas obsoletas e emboloradas, é um talebã do nacional desenvolvimentismo mais tacanho e, sim, comprovadamente foi um presidente ruim do Ipea e criou uma série longa de atritos e problemas ali, comprometendo a reputação e a qualidade do trabalho do órgão. É um homem evidentemente inteligente, preparado e que usa mal seu talento.
Este jornal, em lugar de exercitar a livre imprensa e cumprir o dever de informar, mais parece um tribunal do Santo OfÃcio, classificando como herege quem não partilha de seu ideário. Talvez considere os assinantes como pagadores de dÃzimo, e não como credores de informação isenta.
Perfeito, José Felipe. Parabéns.
Parece editorial Estadão. Vixe.
Sempre digo em comentários que a Folha de São Paulo virou uma Jovem Pan Personnalité.
Eu gostava muito quando a Folha era um jornal independente, agora tomou o lado da oposição ao governo, e procura todos os meios para desacreditar, lamento muito.
A Folha não é mais é um jornal. É um meio de propaganda de um banqueiro, seu dono. Se o banqueiro está descontente, podemos ficar felizes.
É uma completa idiotice, uma paranoia, essa bobagem de aparelhamento. Marcio Pochmann é um economista competente, goste-se ou não das posições dele. E quanto a manipulação de indices, leiam na própria Folha o que a ministra Tebet disse a respeito: Fazer acusações destemperadas é desconhecer como funciona o IBGE".
Pocheman pode não ser o economista dos sonhos dos neoliberais, mas tem um titulo de doutorado da Unicamp, templo dos economistas heterodoxos, a tentativa de desconstrução da imagem pela imprensa, sem regras éticas ou morais, é mais do mesmo dos ultimo anos e que permitiu a ascenção do insignificante bolsonaro e o envio do pais ao abismo abissal social e sanitário. Alerta na folha, os meldas continuam lá.
Os liberais gritam que Pochmann é uma escolha ideológica do Lula. No entanto, eles não veem como escolhas ideológicas Paulo Guedes e Roberto Campos. Por que os liberais não se enxergam como ideológicos? O liberalismo não se vê como ideologia pois se entende universal. É a ele que tudo se compara, como um carbono isótopo 12 do universo polÃtico. Ideologias universais se pretendem invisÃveis por serem hegemônicas. Mas não são. Pelo menos não mais (baseado em Milly Lacombe, UOL, 27/07/2023).
Aguardem, mais arrocho, mais impostos e muito mais ativismo e radicalismo desse lula3
O redbanho muge e estrebucha
Esse editorial é pura convicção. E convicção antecipada. Nada de fatos. Já vimos isso antes. E com muitos adjetivos depreciativos. Penso que até para criticar é preciso um pouco mais de elegância. A Folha pode tentar. Acho que consegue.
Marcio Pochmann é um economista de não cheia que não se limita à econometria empresarial como fazem os economistas do mainstream a, serviço das grandes empresas. Não existe nada que o desabone no meio acadêmico como cientista ou professor. Mas a Farias Lima não gosta dele por pura ideologia, na defesa dos privilégios do rentismo no Brasil.
Este editorial está mais para um panfleto extremista difamador, que para opinião séria de quem quer ser respeitado pela informação..
Neste editorial a Folha mostra no que se tornou : um Pasquim de quinta , com editoriais que insultam um economista no nÃvel pessoal , quebrando a linha de dignidade jornalÃstica e de análise. É o que há de pior no jornalismo de opinião . O baixo nÃvel deste editorial é deplorável. Vergonha Folha !
Um editorial desses... isso aqui já virou esculhambação. Esse jornal não tem conselho editorial, não? Ou todos perderam o juÃzo mesmo?
Impressiona como este órgão público perdeu prestÃgio e foi tratado como secundário por diversas administrações , onde foi praticamente esvaziado nos governos , por motivos meramente polÃticos e assim continuará, onde ambições polÃticas estão acima de uma indicação técnica. Muda governo, mas não muda a mente destes polÃticos . Lamentável !
OPix foi muito bom só Bolsonaro recebeu dezessete milhões em poucos dias. Trabalhadores ganhando o mÃnimo tem seu celular roubado. Domésticas se sentem Barbies por serem sequestradas. Vivaopix, viva o netinho , viva o Chico barrigudo.
Alerta Geral ao PaÃs: É o Centrão do Quarto Poder, tentando criar crise no governo. Esta emissora de TV (globo) tem de entender que quem ganhou a eleição foi Lula, ele é quem governa. Até quando esta emissora vai querer derrotar o paÃs. Que a piglet volte para as trevas onde já está a coisa desgovernante, drácula, seu ed. cunha e uzerói de curitiba. Ninguém vai esquecer o estrago que esta senhora ajudou a fazer no Brasil com seu amiguinho ex de um tanto de coisa.
Há tempos não comento mas hoje - embora saiba q vão me censurar - não resisto. As crÃticas q Pochmann vem recebendo é de uma "comentarista de economia" q trabalha numa emissora de tv q eu classifico como Centrão do 4o Poder. Nessa emissora e para esta Sra. a única ideologia é a "ou dá ou desce" ou te derrubamos. À época de Dilma, Joaquim Levi nem havia tomado posse e esta Sra. (coautora da biografia de moro de triste memória q arrasou o Brasil) já batia sem dó. Acho q mãe é coautora, não é?
Portanto, acho q o governo de Lula tem de conversar com essa emissora e pedir para q esta bomba de Hiroshima da Comunicação aposente esta Sra. com todos os seus vencimentos intocáveis, assim como se faz no judiciário e no exército. Quem sabe assim nosso paÃs siga em frente. Mas q aposente-a com a exigência da quarentena (de 10 anos), para q ela não se junte a Guedes para traçar o plano de governo da oposição (da coisa desgovernante) em 2026. Mas q deixem ela prestar serviços para j. pan.
É coerente com o jornalismo desqualificar , ofender , atacar pessoas para fazer crÃticas ?
E urgente buscarmos alternativa de centro para as próximas eleições presidenciais. Fora populismos de esquerda e de direita!
muda para guatemala, lá voce vai ser feliz.
O governo tem que devolver as expectativas de quem o elegeu, foram os que ganham menos que dois salários minimos, não foi a coalizão da prorrogação, que os numeros mostram que levou a uma perda de votos do primeiro para o segundo turno, inclusive na terra da Tebet, escolha de lula como pochman, um economista heterodoxo, que interpreta a matriz de dados do IBGE para politicas de redução de desigualdade, inclusive com uma tributação progressiva, perdeu Mané.
Querem cassar o direito do Presidente a nomeações de técnicos de valor ilibado? Querem cassar o direito do Presidente de nomear petistas históricos? Nesse editorial inconsistente, pois abarrotado de adjetivos , sobram insinuações de futuras manipulações de dados, nunca afirmado claramente. Opinião não é insinuação. Fica a dúvida a serviço de quem está esse tipo de editorial .
Que editorial horrÃvel, cheia de ofensas e preconceito contra um professor que não pensa como a folha gostaria. Parece que esse jornaleco, que não vale o dinheiro que gasto com ele, se esqueceu que o presidente foi eleito e cabe a ele nomear as pessoas.
Muito barulho por nada por parte da grande midia. Mesmo que houvesse qualquer tentativa de manipulação de dados (o que não acredito) o Brasil possui uma série de outras instituições que produzem indices e dados como contraponto. E com relação a "aparelhamento" - todo o governo ao colocar profissionais com o seu viés na gestão pública vai estar "aparelhando" o estado (não era assim no governo Bolsonaro com seus ministros da educação, meio ambiente etc?). Por isso existe concurso público.
Está na hora de parar de ler este pasquim. Cancelando a assinatura ...
É de estarrecer como o jornal insulta sem pudor o economista M. Pochmann, detentor de excepcional currÃculo. Parece que para a Folha o ideal seria o IBGE anterior que, ai sim, era aparelhado pelo governo deposto pelos brasileiros.
Que editorial raivoso é esse Folha?
Se o Pochman é ideológico, o que seria a Folha de São Paulo que apoiou o Golpe Militar de 1964 emprestando suas caminhonetes e Kombis para o DOPS, além de empregarem milicos nas redações? Não existe neutralidade em lugar nenhum do planeta. A Folha de São Paulo seria mais honesta se assumisse que não gosta de desenvolvimentismo econômico porque defende o rentismo absoluto.
Isso mesmo Sr Ismael. Saudades do Paulo Henrique amorim.
Folha especula, quer dizer.... mas pode virar um mantra....
Sequer uma palavra sobre o descaso e o desmonte de que foram vÃtimas o IBGE (e outras instituições de pesquisa) no governo anterior? A FSP revela-se cada vez mais tendenciosa e lamentável
Toda teoria econômica que não se encaixa na visão da Folha e de setores da direita brasileira são ideologias. Todos que tem algum visão de economia fora da caixinha ortodoxa liberal não são neutros. Mas será que os ex ministros do Bolsonaro não tinham ideologia? Será que a Folha não tem ideologia? Quanto ilusão! Quanto cinismo. Seria melhor escrever um editorial dizendo " colocaram alguém que pensa diferente de mim, poxa não gostei!" . Seria mais nobre do que descredibilizar um pesquisador.
Mas e FSP também não está aparelhada da fracassada ideologia neoliberal? Dizer que ele segue uma linhagem de misticismo econômico e intervencionismo ideológico, é tÃpico de alguém mergulhado na ideologia neoliberal, que está sim, e repito, fracassou miseravelmente.
Depois que a Folha se tornou banqueiro, piorou!, suas manifestações contra a população e a favor do rentismo são vergonhosas. Depois que recebeu $ para fazer publicidade de cloroquina, mostrou, seu mister!
É leviana a posição desta fsp. Acusa Pochmann de desonesto, intelectual e moral. Toma falas alhures e imprecisas da gestão dele no Ipea - fsp afirma, mas não comprova com nomes, por quem realmente conhece e vive o Ipea. Toma o boato como trânsito em julgado - ideologia e mau jornalismo de quem não ouviu os técnicos do Ipea
No governo anterior o IBGE quase foi esmagado, destroçado pelos ataques contÃnuos que sofreu do imperador econômico, o rei dos paraÃsos fiscais: recenseamento atrasado, sem verbas, capenga, nas coxas. E, sem surpresa alguma, Não consta nenhum editorial agressivo como este hoje da folha contra essa situação concreta que vivenciamos. Para mim, portanto, ficou muito claro: esse ataque da folha contra o Pochmann mostra que ele é sim, o nome certo para o cargo. JK
Prezado Jaime, permita-me fazer também meu o seu preciso e honesto comentário. Disseste tudo.
Não tem a candura da folha seca, é só a fsp amassada de sempre.
Editorial perfeito! As pedras atiradas pela militância petista, que tem atuado com forte presença aqui nos comentários, devem ser encaradas como medalhas pele excelência na cobertura jornalÃstica.
Excelente cobertura jornalÃstica? Isso é uma peça de opinião sobre a escolha de um economista para comandar um instituto estatal! E uma peça patética de ódio e ressentimento dos editorialistas para com o indicado simples assim. Se vc não vê isso e pensa que é -cobertura jornalÃstica-., eu sinto muito.
Por que não me surpreendo com esse editorial de esgoto mas ainda fico indignada? Será que a FSP nunca ouviu falar que neutralidade não existe e que não é apenas Direito, mas Dever, do chefe de Estado colocar em cargos estratégicos pessoas que tenham competência para contribuir com a implementação das polÃticas para as quais o governo foi eleito?
O que pensa o eleitor (pelo menos a maioria). A Folha quer a todo custo desestabilizar um governo que tem feito as coisas em prol da maioria da população. Este jornalão está incomodado com possibilidade taxação de grandes fortunas? Com Campos e taxa de juros escorchantes e que tem reprimido a economia? Seus Ãdolos Arminio Fraga e Bacha orientam seu Editorial? Folha Pan!
Este tipo de editorial contribui de maneira agressiva com estÃmulo ao ódio neste PaÃs . Segue a cartilha da extrema direita. A Folha não consegue se conter , não faz jornalismo crÃtico . Vem fazendo jornalismo de ódio e desespero. Vocês foram capazes de derrubar a Dilma sem crime , mas não foram capazes de derrubar um genocida como Bolsonaro.
Parabéns a Folha por espinafrar o incompetente Pachmann num orgão de estado este Sr é rejeitado por todos academicos de economia um insulto do Sr presidente a um orgão eminentemente técnico e de estado ,espero que os ibegeanos consigam resistir a tão incompetente figura com sua marca já deixada no IPEA de aparelhamento do orgão ,falta de credibilidade num orgão de estado como o IBGE será mortal para o paÃs como o que aconteceu no orgão semelhante da Argentina na era kitchner .
Você mente! Procure manifestação de acadêmicos publicada ontem em apoio ao novo presidente do IBGE. Ser contrário é legÃtimo! Mentir? Desonestidade intelectual! Pense nisso! Fique Bem!
Um editorial de puro ódio, extremamente ideológico e, o que é pior, fraco de argumentações. Sem consistência. HorrÃvel, mais uma vez. Folha, melhore! Vocês estão muito longe do bom jornalismo.
Estou com o presidente Lula que até agora tem demonstrado competência e determinação nesse 6 meses de governo na solução de problemas seculares do paÃs na verdade a imprensa corporativa não tem apreço pelos economistas não liberais o professor Márcio já deu provas de sua competência e independência.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Alerta no IBGE Voltar
Comente este texto