Comentários para:

Alerta no IBGE

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. josé queiroz

    Estou com o presidente Lula que até agora tem demonstrado competência e determinação nesse 6 meses de governo na solução de problemas seculares do país na verdade a imprensa corporativa não tem apreço pelos economistas não liberais o professor Márcio já deu provas de sua competência e independência.

    Responda
  2. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

    No desgoverno do Bozonaro o IBGE foi aparelhado com o Guedes e bolaram uma maquiagem sem precedentes. Boicotavam a realização do senso. A FSP mal chiou. Como sempre, o STF entrou em cena e foram obrigados a liberarem recursos e a execução. O que ocorre agora é confiança no cargo.

    Responda
    1. Rives Passos

      Exatamente!

  3. ELLIS A OLIVEIRA

    Parabéns à Folha pelo editorial. Lula, como jum antigo sindicalista, está aparelhando o governo. Com maus exemplos. Que ele consiga se iluminar e procurar colocar auxiliares capazes e necessários. Ou está querendo prestigiar a Dilma, que com seu desgoverno (Mântega & Cia.), levou o Brasil aonde está.

    Responda
    1. Juliano Machado

      Desculpa, eu peguei no sono. O que aconteceu no Brasil de 2017 até 2023?

  4. Joaquim Rosa

    Aparelhamento é um vírus latente em todos os caudilhos e candidatos a. N'importe pas quel la couleur de la légende.

    Responda
  5. Valter Luiz Peluque

    Quando vemos o editorialista acima espumando cólera contra o nomeado por Lula, podemos apostar que o presidente fez a escolha certa. A Folha ainda está semana ratificou seu apoio às medidas neoliberais horrendas e a desfavor do povo em editorial anterior querendo nos fazer crer que os bons ventos econômicos decorreram delas é não dá competência do atual governo.

    Responda
  6. Tales Barros

    Contra fatos não ha argumentos. Que os profissionais de carreira do IBGE sejam iluminados para conter intervenções pro governo de macular a os indicadores mais relevantes da economia do país. E a Simone Tebet mantendo-se no governo tem a oportunidade de mostrar a que veio, pois até agora atuou apenas nos bastidores. Interessante o interesse/atuação de do Haddad em apaziguar Tebet, porque? Lula esta rasgando o manual de conduta ética no STF, IBGE se nivelando com Bolsonaro.

    Responda
  7. Janio S Branco

    Concordo com a Folha, O Lula deveria ter escolhido o Pazuello.

    Responda
  8. Juliano Machado

    A Folha dá opinião, defende classe, é leviana. A gestão Bolsonaro e Paulo Guedes tirou 90% das receitas do órgão. Encheu de funcionários militares sem competência técnica. Desacreditou sistematicamente, com declarações do presidente e do ministro os dados do instituto e inclusive não queria fazer o Censo. Nada disso incomodou a Folha e seus asseclas. Agora, o projeto que venceu nas urnas a eleição não pode escolher um nome que não reze junto à cartilha neoliberal do banqueiro dono da Folha.

    Responda
  9. FRANKLIN MAGALHAES RIBEIRO

    Para azar da Folha, o que ela pensa foi derrotado nas eleições, mas ainda ganhou um ministério. Nomeia quem ganha a eleição. O que a Folha pensa, então, serve para quando o proprietário da empresa ou o seu preposto conseguir se eleger. Boa sorte!

    Responda
  10. Victor Silva

    Se as decisões de um presidente progressista incomodam os grandes veículos de mídia, é porque ele está na direção correta.

    Responda
  11. paulo werner

    Lula irritou a Folha….risco de aparelhamento, misticismo ideológico, pensamento oitocentista….a fúria da “Folha q pensa” não viria assim tão afetada, se Lula fosse um líder qualificado e indicasse um Mário Frias, um Salles, uma Damares, um fã do Goeebbels, um imprecionante, um paralização…..

    Responda
  12. Guilherme Menezes

    Para a Folha, o país começa a ir bem, apesar do Lula. Engraçado. O cara cumpre 3 mandatos, o país vai bem nos três, apesar dele. Isso se chama militância ideológica, não é jornalismo. E o jornal ainda se sente à vontade para atacar de forma baixa a reputação do Pochmann. Discordam das ideias dele? Critiquem, mas não usem baixaria para tentar barrar nomes que não rezam pela cartilha neoliberal. A credibilidade desta Folha já anda baixa, mas sempre pode piorar. E tem piorado.

    Responda
  13. EDSON BARBOSA ARAUJO

    Esse jornaleco está com saudade do governo do belzebu

    Responda
  14. Luís Cardoso

    Lula e suas alianças ganharam a eleição e a Folha e outros fora da lei da Faria Lima não aceitaram o resultado. Querem de todo jeito governar no lugar do governo. A FSP esquece que apoiou diretamente a ditadura militar de 1964/85 fornecendo veículos de entrega de jornais para transporte de ativistas para a morte, tortura e desaparecimento. Não tem moral para nada!

    Responda
  15. EDSON BARBOSA ARAUJO

    Não se deve confiar num jornal que emprestava carros para a ditadura militar prendesse opositores

    Responda
  16. EDSON BARBOSA ARAUJO

    Se o jornal está tão furibundo com essa nomeação é sinal que Lula fez uma boa escolha

    Responda
  17. EDSON BARBOSA ARAUJO

    Devemos ficar alerta com as notícias falsas desse pasquim

    Responda
  18. Gregorio Amarante

    A imprensa independente tem a responsabilidade de alertar a população sobre movimentos antidemocraticos deste e de qualquer governo. Lula muitissimo mais esperto que Bolsonaro esta articulando um golpe muito mais solido e perigoso, usando amigos militantes em posições chave com plano de se perpetuar no poder. Folha, se mantenha de olhos bem abertos, obrigado pela matéria.

    Responda
    1. Juliano Machado

      É o fantasma do comunismo, pretejam suas crianças. Seu cara de pau. O Paulo Guedes tirou 90% do orçamento do IBGE, não quis o Censo. Bolsonaro desacreditou os dados do instituto em dezenas de oportunidades. O seu pessoal tentou um golpe de fato, além de ter tentando comprar as eleições com todo tipo de ilegalidade (inclusive contra o mercado). Levianos.

    2. jose carlos toledo junior

      Que delírio.

  19. Maria Paula Santos

    Eu queria saber de onde vem tanto ódio e preconceito contra um profissional e homem público que ate hoje só fez servir a seu país. Tudo isso é porque é um economista heterodoxo?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não. Porque é um obstinado irresponsável.

  20. Valter Martins

    Editorial patético.

    Responda
  21. Helder Carvalho

    Isso é puro delírio da FSP ou é Fake news? Ou é má-fé mesmo? A verificar...

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Isso é fato.

    2. Igor Cornelsen

      Não, má fé é dar a presidência do IBGE a um fanático ideológico que no IPEA perseguia quem pensava diferente de sua ideologia.

  22. José Roberto Franco Reis

    Lamentável mas nada surpreendente o mais novo ataque da Folha ao governo Lula. Bom era na época do capitão, com o boy de Chicago na economia. Pochmann, economista qualificado, parece que virou o demônio heterodoxo diante da ortodoxia financista predadora que a Folha et caterva defende. Mas quem tem que se explicar sou eu: por que continuo assinando esse jornal?

    Responda
    1. José Roberto Franco Reis

      Piada? O Pochmann tem um baita currículo, professor de uma das melhores universidades do país ( e lá se entra por concurso), publicações, livros e mais livros, reconhecimento intelectual ( não da Folha e da turma ultraliberal). Se errou no comentário do pix isso não o desqualifica de modo algum. A Folha "errou" durante oito anos no 1° e 2° mandatos do lula! Cerco ideológico impressionante em torno do seu nome!!!

    2. Igor Cornelsen

      Economista qualificado é boa piada. Foi até contra o PIX que facilitou a vida dos brasileiros, reduziu o lucro dos bancos na transferência de recursos e reduziu os custos para a população.

  23. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    A FSP não pensa, a FSP milita politicamente e apoia abertamente um liberalismo econômico ultraortodoxo. Não aceita alternativas aos seus dogmas. Não se espera que receba o indicado com prazer. Mas precisa aceitar que quem ganhou a eleição tem ideias e isso não pode ser criticado por princípio e sim com boas razões.

    Responda
    1. Juliano Machado

      A Folha não é mais um jornal. É um veículo de interesse financeiro do seu dono que, lembremos sempre, é dono de um banco.

  24. Nader Savoia

    O editor não sabe o significado de "aparelhar". Aparelhar é contratar incompetente para fazer claque com bons salários. O economista tem currículo para o cargo. A FSP faz isso, por exemplo, ao contratar editor chefe. Normal. Não é um órgão público. Nem independente. E nem deve pagar bem...

    Responda
  25. Antonio Silva

    Vexatório, ressentido e raso esse editorial, uma heresia até com o uso do verbo pensar!!!!

    Responda
  26. Luciano Siqueira Mina

    O recalque deste editorial, escrito por alguma viuva do Paulo Guedes revela a arrogância e prepotência de quem se acha o arcano da." Modernidade", é Lula que preside o país e estamos nos aprumando do populismo Bolsonarista que está Folha fez vista grossa em 2018, faz bem o Lula de ignorar este jornal e suas críticas infundada e maliciosas, de quem acha que pode interferir num governo que se dependesse deles, não existiria, aceita que dou menos...

    Responda
  27. Carlos Eduardo Salles

    Só não deixei ainda de assinar a folha de uma vez, porque cada vez que vou me desfiliar a atendente baixa o valor da assinatura. Mas parece que está chegando a um ponto que não vou querer assinar nem de graça. A FSP deixou de ser um jornal progressista para se transformar numa árdua defensora do deus mercado e de seus interesses, um pasquim de quinta categoria.

    Responda
    1. Thiago Cury Ribeiro da Silva

      Tchau querido!

  28. Ricardo Zamora

    Quando o governo anter não fez o Censo não era "ideologico"? Só quando é o PT? Estamos em 2023 e só agora começam a sair os dados do Censo de 2020!!!

    Responda
  29. jose carlos toledo junior

    Ontem os editorialistas do jornal, que são os colunistas de economia de sábado e domingo, usaram frágil relatório de agência de investimentos para se auto declararem os donos da verdade. Hoje, usam o espaço para atacar despudoradamente um indicado do governo, em evidente demonstração de ressentimentos. Vexatório. O espaço-o que a folha pensa- tornou-se espaço para fracassado mostrar todo tipo de ódio? Não renovarei.

    Responda
  30. Eduardo Ribeiro

    Que editorial vergonhoso da Folha!!!!! Grosseiro, maldoso, tentando desqualificar o currículo de Pochamann mas sem argumentos!!!! O que o desqualifica??? Não ser neoliberal???? É um direito dele e do presidente seguir a orientação econômica e política que acham melhor!!!! Mais da metade da população brasileira os apoiam!!!

    Responda
  31. Odalci José Pustai

    A Folha faz um exercício genial de como se destrói a democracia. A violência retórica contra um eminente professor/pesquisador, faz parte dessa narrativa anti-intelectual que impregna quase toda expertise neoliberal que também é hegemônica aqui na Folha. Novidade nenhuma, mas é doloroso para quem sabe o que isso significa.

    Responda
  32. Odalci José Pustai

    A Folha faz um exercício genial de como se destrói a democracia. A violência retórica contra um eminente professor/pesquisador, faz parte dessa narrativa anti-intelectual que impregna quase toda expertise neoliberal que também é hegemônica aqui na Folha. Novidade nenhuma, mas é doloroso para quem sabe o que isso significa.

    Responda
  33. Fabio Almeida

    Escolheu um acadêmico pra esconder a intervenção no órgão dentro de uma visão científica. Para tudo o que for feito de assombroso, haverá uma narrativa bem elaborada.

    Responda
  34. José Bueno

    Vimos como recentemente, no (des)governo passado, tentou-se desconsiderar e desfigurar dados para impedir uma ação efetiva de combate aos efeitos da pandemia. Lula tem motivos de sobra com esta indicação, para garantir no seu govetno o respeito à burocracia técnica altamente qualificada.

    Responda
  35. José Bueno

    A reação da direita à indicação de alguém da confiança pessoal do presidente está surpreendentemente agressiva. Isto mostra como Lula precisa mesmo estar muito atento para que a burocracia profissional e sobretudo técnica deste órgão não seja desconsiderada por dirigentes não interessados na divulgação de dados que deem suporte para as políticas sociais deste governo.

    Responda
  36. MAURICIO GUIMAR ES

    Tá tudo sendo dominado pela rapaziada,ampliando a base/ curral do funcionalismo na esfera federal.Minha opinião;cidadão comum,que paga impostos.

    Responda
  37. Virgínia Oliveira

    Editorial cirúrgico. Lula sabe muito bem quem o elegeu. E não foi a esquerda. Foi o centro, e não me refiro ao Centrão.

    Responda
  38. Katia Alonso

    A FSP como arauto do Apocalipse! Até o momento as profecias de que tudo ia dar errado não se concretizaram, admitir isso deve ser difícil. Então, da-lhe maledicência para o caso IBGE. Triste!

    Responda
  39. Marcelo Magalhães

    Entre bravatas populistas e indicações de pessoas que serão objeto de escárnio e desconfiança, o presidente Lula vai tirando vagarosamente o país do buraco em que foi colocado através de um golpe sobre uma presidente, efetuado pelo mercado e apoiado pela mídia corporativa, que agora classifica como aparelhamento obscurantista a indicação de um professor titular de uma das melhores universidades do país. Não é apenas opinião equivocada, é uma autêntica fakenews!

    Responda
  40. Fernando Sergio Magalhães de Aguiar

    Folha é reaça....

    Responda
  41. Anete Araujo Guedes

    Trata-se de um profissional renomado, com um currículo excepcional, um cara de esquerda. Ou será que Lula teria que nomear um direitista, que comunga com as ideologias capitalista, falida e ultrapassada da Folha?

    Responda
  42. Anete Araujo Guedes

    Lembremos como a Folha enaltecia Paulo Guedes, aplaudiu os métodos corruptos de Moto e Dallagnol na Lava Jato, a ditadura militar, Temer e a “Ponte para os Militares e Bolsonaro”? A Folha e sua ideologia falida, capitalista, fascista.

    Responda
  43. Anete Araujo Guedes

    Chega! A Folha não alarmou tanto como agora! Nem quando Bolsonaro destruiu tanto o IBGE como outros órgãos, e a economia de modo geral. O sistema capitalista faliu, ele beneficia apenas 1% da população.

    Responda
  44. PAULO CURY

    Não gosta do pix? então não gosto dele

    Responda
  45. Maurizio Ferrante

    É verdade: Lula deveria nomear inimigos para postos do governo, e melhor ainda se tiverem um viés levemente fascista, como aquele cara admirador do Goebbels!

    Responda