Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Galdino Formiga

    A referência para a aposentadoria não é apenas o INSS. Existem outras modalidades: serviço público, previdência, rendimentos do capital, do patrimônio e de empresas.

    Responda
  2. Diego Rodrigues

    Eu tenho acompanhado e tenho aprendido com a coluna. Acabo de fazer 40 e de repente a vida futura passou a parecer curta, como se a maior parte já tivesse ficado pra trás. Apesar de ter uma situação financeira estável e algum patrimônio, estou longe de uma situação de 'independencia financeira'. Mas, apesar de reconhecer o valor desses ensinamentos e contas e planejamentos, uma parte de mim não consegue deixar de...

    Responda
    1. Diego Rodrigues

      2 - imaginar a quem se destina esses ensinamentos? Será que a tal 'independencia' (não depende do seu trabalho, mas obviamente do trabalho de outrem que terão que gerar a riqueza que suas aplicações abocanharao uma parte) eh de fato pra qualquer um? Não será mais um mecanismo ideológico liberal de jogar a culpa pelo infortúnio nós ombros do indivíduo? Cara, a renda média do trabalhador eh 1800. Olha o preço dos aluguéis. Capitalizar só se poupar por tres vidas.

  3. Cláudio Dias de Almeida

    Boa! Obrigado!

    Responda
  4. Daniel Salomon Guimarães

    "Meu objetivo é alimentar o nível de consciência de todos os leitores", essa a nobre função do articulista e está sendo muito bem executada. É um privilégio poder ler esse tipo de material na nossa imprensa. Que cada um possa tirar o máximo das informações dadas e adaptá-lo a sua realidade. Ficar reclamando não ajuda. Afinal de contas, quem é bom em reclamar não é bom em nada mais.

    Responda
    1. Luciana Alves

      Resposta, perfeita.

    2. Investidor Individual

      Oi Daniel, muito obrigado.

  5. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Com essa tabela imoral do IRPF tomando a grana do trabalhador, caro colunista, quando é que os assalariados vão ter sobra pra poupar??

    Responda