-
ROGERIO TEIXEIRA FARIA
Viva aos pesquisadores do IAC pela persistência na condução de pesquisa tão importante e parabéns ao IAC pela resiliência durante quase 150 anos nestes tempos de tantos desmontes institucionais.
-
Cleomar Ribeiro
Os Anhangueras-conservadores- insurrecionistas na ciência Sao inúteis! Oh o naipe de suas pesquisas! Vai de cloroquina a cafe sem cafeina ( sem cafeina nåo é cafe, então uma mentira, a prática usual)!... Inúteis!
-
Cleomar Ribeiro
... que pesquida Mai's inútil!!... Os Anhangueras-laboratoristas sao tao inúteis,desagrdáveis!!! Os laboratórios Mai's enfadonhos e entediantes Sao os deles!!! Maconha sem THC, cafe sem cafeina,. Oh naipe das pesquisas... Cocaína sem opiooóide ceerveja sem alcoho... O religiosos na ciência....
-
Marcos Benassi
Hahahahah, Cleomar, pra que tanta severidade? Tem gente que não dá conta de tomar cafeína, pelos motivos mais diversos, bem como o álcool das biritas. Eu também acho que perde a graça, mas serve pra aliviar a boca, uai.
-
-
Hernandez Piras
Grande notícia! Parabéns aos pesquisadores do IAC!
-
NACIB HETTI
Se não tirar o sabor, tudo bem.
-
Marcos Benassi
Orra, Davi, isso é que é notícia boa! Como triplo-fã da coisa - formação científica, cafezeiro e campineiro fã do IAC - só tenho a aplaudir. A Chefia precisa é botar dinheiro no IAC e na Cati, sendo esta última, pra quem não a conheça, é o braço de assistência ao produtor rural, nas culturas mais diversas. Ponham dinheiro em Campinas, Ministérios! Obrigado da informação animadora, meu caro! (A propósito, caso procure, Benassi, M.T. cientista da área, não sou eu, é minha irmã. Eu só bebo.)
-
João Leite Leite
O café é café por causa da cafeína. Se sai descafeinado ele deixa de ser café.
-
Hernandez Piras
"Atualmente, o processo de descafeinização é feito utilizando água e solventes químicos, o que leva a um aumento dos custos de produção e uma queda na qualidade da bebida, já que o processo leva embora, além da cafeína, compostos aromáticos do café." É bom ler antes de comentar.
-
LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA
Tenho descafeinado em casa para consumir à noite e garanto que no sabor não há qualquer diferença.
-
-
josé mário ferraz
Será que não dá para inventar um tipo de autoridade que já sai da mãe dotado de nobreza de caráter?
-
Aderval Rossetto
Parabéns ao IAC e à toda pesquisa pública! Com certeza reduzirá o preço do quilo ao consumidor, hoje elevado pela pouca oferta já que a venda da cafeína pura compensa ps gastos em extração. Ainda, teremos a vantagem de não existirem resíduos de certos extratores químicos, que reduzem o aroma e sabor.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.