Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alberto A Neto

    "Ilegalidades fazemos logo; as inconstitucionalidade demoram um pouco mais". (Henry Kissinger).

    Responda
  2. Alexandre Pereira

    “Juiz político podia confiar na maioria do STF”? Ok, temos então um regime de exceção? Ao que parece, pelos espasmos das oligarquias usuais. Culpa de um legislativo e um executivo, corruptos, coniventes e incompetentes? Infelizmente. Ditadura, em suas diferentes facetas, é o destino de nações sem princípios, onde eloquentes discursos enaltecem virtudes vazias. Não aprendemos nada com o século XX.

    Responda
  3. José Bernardo

    Alguns problemas da linha de argumentação do artigo já foram bem abordados pelos colegas Valdir e Marcos, nos comentários. Acrescento, outro, sério: Demétrio se esquece do que foi a não-atuação da PGR nos últimos anos, certamente um dos fatores a forçar o protagonismo defensivo do STF. Sugiro-lhe a leitura dos artigos do Conrado Mendes, aqui nesta FSP, para refrescar a memória...

    Responda
  4. Peter Janos Wechsler

    Como Azevedo, o STF também virou 180graus várias vezes contradizendo a si mesma conforme a conveniência política do momento. Nem sempre agiu dentro dos limites da constituição. Aliás, chegou até a fatiá-la.

    Responda
  5. José Cardoso

    Nós depreciamos nosso aparelho político, visto como corrupto. Há pelo menos 10 anos o aparelho jurídico avança sobre ele. Parece estar havendo um armistício entre ambos recentemente, com um clima de liberou geral.

    Responda
  6. Jorge Durán

    E vc Magnoli, torcia por quem nesses dias do impichamento travestido de golpe? Fe, lavagem cerebral, alias, a Globonews tem algo a declarar?

    Responda
  7. Jorge Durán

    E vc Magnoli, torcia por quem nesses dias do impichamento travestido de golpe? Fe, lavagem cerebral, alias, a Globonews tem algo a declarar?

    Responda
  8. Jorge Durán

    E vc Magnoli, torcia por quem nesses dias do impichamento travestido de golpe? Fe, lavagem cerebral, alias, a Globonews tem algo a declarar?

    Responda
  9. José Silva

    Mesmo quando Demétrio pode ter alguma razão, ele escreve os seus artigos somente pra bater no Lula e na esquerda. Direitão de primeira linhagem. Não me lembro desses artigos na era Temer e nem na era FHC. Sempre conivente com a direita.

    Responda
  10. jose silva

    Para patrocinar o golpe (revestido de impeachment) valia tudo. Adiar a aposentadoria de 2 ministros do STF (70 p/ 75 anos) para impedir a Dilma de nomear, juiz enxadrista (oi Vera) combinar acusação e vazamentos à imprensa com o MP, Gilmar tomar para si o julgamento no TSE, onde ele não era o relator...aí o da mochila do Fred e da mala de rodinhas no restaurante de esquina caiu em desgraça e criaram o Bozo. Agora batem no STF para livrar os bolsominions e o Bozo dos seus crimes. Risível

    Responda
  11. Igor Cornelsen

    O Supremo se desmoraliza frente a população e o Congresso não representa o povo, pois não há voto distrital. Essa é uma democracia capenga onde um voto do Amapá vale 10 vezes o de um paulista.

    Responda
  12. Igor Cornelsen

    O Supremo se desmoraliza frente ao povo e o Congresso não representa o povo, pois não há voto distrital. Essa é uma democracia capenga onde um voto do Amapá vale 10 vezes o de um paulista.

    Responda
  13. Artur Carmel

    Aqui, a democracia está sempre em perigo...Um perigo vaselinado, cheio de aditivos da tal governabilidade.

    Responda
  14. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    Sejamos que tipo de cidadão formos, o que fizemos ou seja lá o que fizermos, devemos todos os cidadãos brasileiros estar sob o império das leis, sobremaneira da Constituição Federal

    Responda
  15. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    O STF já suspendeu o mandato de Aécio Neves e o proibiu de sair à noite e de se aproximar de determinadas pessoas, quando em pleno exercício do seu mandato de senador da república, sem entrar no mérito se ele cometia crimes ou não , não poderia sofrer medidas cautelares daquele tipo. Em assim sendo, gostaria de saber de jurisconsultos especializados em direito constitucional se a medida da Corte Suprema era constitucional. O artigo de Demétrio Magnoli é correto e tempestivo.

    Responda
  16. Pedro Tadeu Oliveira da Silva

    Imaginemos o ordenamento jurídico brasileiro em que a última palavra seja do CN. É absolutamente inaceitável. Não tenho dúvida, preferível os erros eventuais do STF, se é que são erros. Provocam, STF decide.

    Responda
  17. Joaquim Rosa

    Nosso congresso é uma verdadeira organização criminosa.

    Responda
  18. Marcos Benassi

    Demétrio, prezado, desculpaê, mas parei de ler no "encerrado no O8/O1. A menos que você esteja há seis meses fora do país, o que não me parece preciso, cumé que cê usa isso de argumento? Tá repleto de Bozolóide fazendo barbaridade, tipo estapear Ministro do Supremo, pô. O Bozo fazendo propaganda de que tá sendo injustiçado, mesmo depois de sentença... Ora, dá pre ser feliz? Eu não dou, e nem que desse, tem jeito não.

    Responda
  19. EDMUNDO JOSE SANTIAGO

    A 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu afastar o senador Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato na tarde desta 3ª feira (26.set). Além disso, o político mineiro terá de ficar em casa durante a noite e está proibido de deixar o país. Aécio também não poderá manter contato com outros investigados no caso. Uma das pessoas investigadas é a irmã do senador, Andrea Neves. Ela chegou a ser presa. A decisão foi por 3 votos a 2. Votaram pelo afastamento os ministros Luís Roberto Barroso, Luiz Fux

    Responda
  20. Rodrigo Cabral

    Perfeito!

    Responda
  21. jose prado

    Querem nos fazer acreditar que as delacoes, todas, foram forjadas, que não houve propina aos políticos, que as empreiteiras são honestas, nao cometeram crimes, que os políticos e os oartidos são todos probos. Que as malas recheadas de dinheiro, que aquelas pessoas correndo na rua esbaforidas carregando as eran apenas duendes e nao se tratava de propina e sim, transações correntes! Vai a ..

    Responda
    1. Claudio Luiz da Cunha

      Bozolino detectado

  22. Antonio Soares

    O Desmérito Magnoli, começou sua campanha antiPT desde quando acabaram as eleições. Ele posa na Globo News como um pseudointelectual "sabe tudo". Basta ler essa culuna sobre o STF em Israel e observar que o que ele nada informa sobre aquele país. O que aparece sobre Israel é o que está nas chamadas da mídia. Sua pena que apenas usar o STF para atacar um governo democrático e o STF brasileiro. Nada mais. O Desmériro M. sempre se revela um rei nu em seus comentários.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Tá com pobrema de pensar com o Endométrio.

  23. Claudio Luiz da Cunha

    Você DM foi quem mais enalteceu a lava-jato e o juiz Pinochio das Araucárias e seu comparsa Delthan Pilantrol.....agora se faz de inocente

    Responda
  24. Hermogenes Moussallem

    O ponto que discordo é crucial. Demétrio não vê a democracia mais sob risco. Eu e muitos veem. Não podemos ser condescendentes com a extrema direita, que NÃO está derrotada. O STF tem cores políticas porque preenche lacunas deixadas um legislativo omisso em causas polêmicas e fisiológico. Se não fosse o progressismo do STF, minorias ainda viveriam subjugadas nas margens. Essa direita tosca não ganhou por um milagre. Se tivesse ganhado, o destino do STF teria sido o mesmo de Israel.

    Responda
  25. IVAN BRUCE MALLIO

    A heterodoxia jurídica não era necessária, o resultado seria o mesmo: Lula eleito. E agora não sabemos como conter o STF.

    Responda
  26. Marcos Serra

    Artigo capenga eivado de impropriedades, mentiras e distorções. Embora eu não goste do militante Demétrio, sou obrigado a admitir que já produziu colunas muito superiores a essa. Apesar da tentativa de dar um verniz de racionalidade ao criticar de forma amena, sequer combater, os desmandos e autoritarismo dessa corte que de superior não tem nada, joga todo o conteúdo escrito ao citar que aqui e agora a democracia não está em jogo. O que era uma tentativa transformou-se em um desastre. Cínico.

    Responda
  27. Esechias Araújo Lima

    Eis um texto com uma análise imparcial e muito esclarecedora. Felicito o autor pelo excelente artigo.

    Responda
  28. eli moura

    A família trappo teria agredido Moraes não fossem as decisões anti golpistas? A resposta é não. Em narrativas mal construídas se dá voltas tentando esconder o somebody love. O pescoçudo de programas de notícias da jovem klan eh do mesmo nível, vá para lo para fazer a dupla sem e noção.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Aí que saudades6da Bibi Ferreira e seu talento! Agora, só nos resta o Bibi Ferradura.

    2. eli moura

      Em tempo Israel sob as bençãos de Ezequiel trump e de elias Putin se torna cada vez mais fundamentalista religioso, a exemplo de seus primos semitas, logo vai ser nomeado o rei Netanyahu nabucodonosor,

  29. Milton Fagundes

    Caro Demétrio, os atos criminosos de Roma, aconteceram em razão dos atos (e votos) de um membro do STF. Por isso a competência do Supremo é inequivoca.

    Responda
  30. Eduardo Elói

    Senhor autor, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, "como diziam os franceses"( Dias Gomes).

    Responda
  31. Helano Timbó

    Passada a turbulência, a autocontenção faz-se necessário.

    Responda
  32. Valdir Teixeira da Silva

    Em Israel, querem tirar os poderes da suprema corte pelos mesmos argumentos do colunista. A mesma conversa do "judiciário está extrapolando seus poderes". Os criminosos que agrediram o ministro Alexandre de Moraes e família, agrediram com motivação política. Uma coisa é alguém agredir um jornalista numa briga de trânsito, outra coisa é agredirem um jornalista em função da profissão de jornalista. O criminosos de Roma, caso fossem pobres, já estariam no xilindró.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      E as provas, que ainda não ví amplamente divulgadas, demonstraram o que mesmo? Ou basta a palavra de um lado para a condenação, em um molde bem do engenho? E as agressões protagonizadas pela esquerda não contam? Civilidade é contar com os dois lados da equação, pois roto não justifica o esfarrapado.

    2. Marcos Benassi

      Dedo no'zóio! Cuidado pra não promover cegueira por aí, caro Valdir, pode dar b.o. fortíssimo, tá?

  33. Edimilson Volpe

    A historia começa muito convincente, mas Demétrio a falseia ao afirmar que o movimento golpista foi encerrado em 08/01. Não. Houve alí uma tentativa de materialização de um projeto golpista escancarado. Que segue em pleno vapor, e o ataque ao Ministro é um das táticas desta trupe. A atuação firme do STF continua imprescindível e Alexandre de Moraes é o símbolo desta atuação. Demétrio é ardiloso, compara nossa situação à de Israel, o que é uma barbaridade, pois são coisas absolutamente opostas.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, Edmilson, muito mais fino do que eu conseguiria. Até fiz um esforço pra não ser *grosseiro*, mas não consigo ir além disso. Meus parabéns.

    2. Pedro Tadeu Oliveira da Silva

      DM não condena o que está acontecendo em Isarael, apenas pega o gancho para que o mesmo seja feito no Brasil pelo CN: interferir nas decisões do STF.

    3. Pedro Tadeu Oliveira da Silva

      DM não condena o que está acontecendo em Isarael, apenas pega o gancho para que o mesmo seja feito no Brasil pelo CN: interferir nas decisões do STF.

  34. fauzi salmem

    Hoje vc escreveu sobre a realidade, parabéns, mas quando fala da ucrânia e palestina, por favor, respeite a inteligência dos leitores.

    Responda
  35. GINO AZZOLINI NETO

    Este artigo é quase um livro de história sobre os últimos anos do Brasil. Só faltou noticiar que O Ministro Barroso que discursa em eventos da UNE será o próximo presidente do STF. Executivo continua no sem prestígio e o Congresso se contenta dom o novo orçamento " indiscreto " que já recebeu 18 milhões, sem exercer seu papel constitucional.

    Responda
    1. Esechias Araújo Lima

      Orçamento secreto e sigilo não teriam sido promessa de campanha de que seriam extintos?

  36. Florentino Fernandes Junior

    O inquerito do 8 jan sobrou mesmo so pra arraia-miuda. E la nave vá

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Se a PF dependesse da CPI da pizza (mais uma), Marcos, realmente não iria acontecer nada. E está na hora do STF dar uma maneirada e falar nos autos. Especialmente sobre os patrocinadores do 8/1 e os mandantes do assassinato de Mariele, cujos nomes ecoam em estrondoso silêncio.

    2. Marcos Benassi

      Até que a tal nave chegue à Lua, Florentino, há tempo e espaço. Não percamos a perspectiva e a confiança. A PF não depende de cpi fajuta alguma pra investigar e tocar adiante pra justiça.