Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

    Política bolsonarista aplaudida por Tarcísio, que a Folha quer em 2026.

    Responda
  2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    E do liberalismo econômico a brasileira , como o da folha .

    Responda
  3. Marta Vainchenker

    "Pois a compainha de um sábio transforma qualquer inferno em céu. A de um tolo, qualquer céu em um inferno."

    Responda
  4. Marta Vainchenker

    A eleição, quase re-eleição e continuada popularidade de um pseudo-Hitler tupiniquim no auge de nossa crise causam um dano que transcende em muito a pandemia, o mesmo governo Bolsonaro, ou até mesmo os danos de financiamento à ciência. A destruição é principalmente moral, existencial, e que afeta de forma mais aguda os jovens ex-futuro do país. É a temida confirmação de nosso complexo de vita-latas, de que na compainha de nosso povo, nada do que fazemos valerá a pena.

    Responda
    1. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Grupo político defendido pelas grandes mídias.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Sim. Certo. Mas precisa olhar pra raiz. Qual foi o motor da eleição do estrupicio facista? Foram os interesses liberaloides (principalmente o econômico) brasileiro, pondo fogo na classe media alienada (já propensa) e nas elites ignorantes. Apoiada por uma máquina de propaganda do capital liberal conservador, encabeçada pelos banqueiros donos dos meios. Folha inclusa.

  5. Paulo Silva Barbosa

    A falta de prioridade em investir em pesquisas científicas é notório . Depois que resolveram utilizar como ponto de julgamento o partidarismo ideológico , o problema se agravou, onde o obscurantismo tomou grande parte da sociedade , onde acreditam em medicamentos sem nenhuma comprovação científica cura as mais diversas doenças e a terra tem a forma de pizza e motivo de chacota na comunidade científica internacional.

    Responda
  6. Cristiano Jesus

    Os brasileiros não diminuíram a produção científica, o que mudou foi a filiação dos pesquisadores. Alemanha, Inglaterra, Irlanda, França, Portugal e por aí vai. Procurem os artigos brasileiros nas universidades desses países e acharão.

    Responda
  7. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Os editorialistas devem lembrar-se disso na hora de apoiar ou omitir-se diante de candidatos ultra liberais. Na América Latina há coisas que se o Estado não faz, ninguém faz. Não por que os capitalistas sejam pessoas más. É só porque não geram lucro imediato que é o que o sistema pede.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Não se omitiram, apoiam os banqueiros desde sempre. O dono da folha eh banqueiro. E os capitalistas liberais são sim mais. Diferem dos progressistas, não por buscarem o lucro, mas por o considerarem lícito mesmo se originário da entrega pura e simples das riquezas da nação , sem nenhuma contrapartida de desenvolvimento de seu povo. Escravidão inclusa.

  8. José Eduardo de Oliveira

    médicos tomando cloroquina e parece que alguns estão sem clientes, amigos e esposas...alguns deveriam voltar para uma escola de medicina de verdade e devolverem os diplomas comprados...e estudarem um poucos mais e cobrar um pouco menos...Hipócrates está morto, mas o hipócritas, agora são hipocondríacos...e todos nós iremos morrer, mas agora na hora certa e não devido a receitas erradas. Amém nós tudo.

    Responda
  9. PAULO CURY

    Quem lê pensa que éramos o lider em pesquisa no mundo e o cara mandou queimar tudo, pesquisadores sempre procurando alguém para justificar a baixa produção de produtos que realmente entrem em produção. Quando não acham nada aqui culpam os americanos que nos boicota em tudo, ridículo.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Você só está certo quando afirma que "o cara mandou queimar tudo". Foi o governo dos ignorantes e, pior, dos ressentidos. Não bastava o orgulho de ser ignorante, Bozo e seus bozídios trouxeram junto o ódio ao saber, ao conhecimento e à aqueles que sabem.

    2. Cristiano Jesus

      O senhor não está bem informado. Na área de Engenharia, Brasil sempre esteve entre os dez países em produção científica; na área da saúde, sua posição era ainda melhor. Na era Bolsonaro, Brasil desapareceu desse cenário. Uma hora os números desse desastre iriam aparecer. Aí está.

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O editorial não diz que éramos um líder em produtos, mas em artigos, que mostram desenvolvimentos de pesquisa. Caprichemais na leitura.