Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jose Paschoal Pimenta

    Sr. Reinaldo: Cuidado com a frase "A nossa espécie pode não ser capaz de viajar por distâncias interestelares, mas já conhecemos bastante bem os elementos químicos e os "arranjos atômicos" formados por eles, tanto na Terra quanto em condições extremas, como o núcleo das estrelas." A Ciência está sempre se reformulando. Nada em Ciência é definitivo, Leia Karl Pooper e Thomas Khun.

    Responda
  2. SILVIA KLEIN DE BARROS

    Caro Reinaldo, um dos poucos colunistas responsáveis pela manutenção da minha assinatura aqui da FSP, muito obrigada por mais um texto lúcido e elegante. E, o chiste certeiro do último parágrafo, me dê licença de usá-lo em contexto bem diferente: a educação das netas. Cabe!

    Responda
  3. Fernando de Paula Souza Junior

    A única civilização que conhecemos ,a nossa . em aproximadamente 70 anos de exploração espacial, já espalhou diversos detritos pelo sistema solar, causados por tentativas fracassadas de pousos em corpos como a lua e marte por exemplo Não sei, ceticismo em ciência é bom, já preconceito contra certos temas tabus, nem tanto

    Responda
  4. elcio matos

    Por isso acompanho o questionamento do Jô Soares a respeito de OVNIs: Qual o intuito, afinal, dos ETs que, após viajarem pelo espaço por bilhões de quilômetros, acabam se contentando apenas em assustarem velhinhas em estradas desertas?

    Responda
  5. Paulo Sérgio da Silva

    Vemos relatos de milhares, talvez milhões de pessoas no Mundo inteiro, mas estas não são “confiáveis”. Quem seria confiável? Penso que se uma nave pousasse em plena hora do rush, na avenida Paulista, ainda assim, argumentariam se tratar de “delírio coletivo”, seja lá o que isto seja. Não se trata de ceticismo, mas de prepotência dogmática.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Toda crença que dispensa prova é dogma. Não há prova efetiva e inconteste da presença de ETs na Terra. Acho interessante e instigante a ideia, mas gostaria que houvesse a prova.

  6. Paulo Sérgio da Silva

    O ser humano é mesmo prepotente e em seus parcos conhecimentos do Universo, pensa conhecer e dominar todas as leis da física, como se em nossa história várias “leis” da física não tivessem sido revistas, reformuladas e questionadas, frente à novas observações. O fato de eventuais civilizações mais avançadas, mais antigas e com tecnologias “anos-luz” à nossa frente lhes conferissem infalibilidade.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Prepotência é achar que um et sairia dos confins do universo pra brincar de esconde esconde aqui na Terra. Essa situação beira o ridículo.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      ... sofrem ...

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Caro ! A humanidade procura e deseja que haja vida extraterrestre. No entanto, não consegue resposta positiva a isso. Não há o boicote e nem a descrença que você sugere. Alheio a isso, as Leis da Física, conhecidas e demonstradas, não sofre revisões desde Newton. Há ambientes subatômicos que não se submetem às leis conhecidas. Mas isso não desconstitui os modelos que se aplicam ao, digamos, macro universo.

  7. Joel Domingos

    Em 1950, o físico Enrico Fermi fez um cálculo simples, mostrando que se inteligências capazes de viagens interestelares existem na nossa galáxia teriam já tido tempo de sobra para colonizá-la. "Onde estão eles?", perguntou-se. No popular, "cadê todo mundo?", restando demonstrada a implausibilidade da vida fora da Terra. Diante de tudo o que foi posto acima, a existência de vida inteligente fora do nosso planeta se torna uma questão de crença, de fé mesmo.

    Responda
  8. PAULO CURY

    Preciso urgente apresentar este americano ao meu vizinho que jura que foi abduzido

    Responda
  9. José Cardoso

    Deveria ser algo como a chegada dos portugueses nas terras africanas e americanas. Os chefes nativos logo estavam em contato com eles.

    Responda
  10. Paulo Mueller

    Excelente texto. Imagino a enorme capacidade dos "donos do poder" de esconderem todas as quedas e avistamentos, ainda mais hoje em dia, quando quase todos têm uma câmera de ótima qualidade no celular. A existência de vida fora da Terra é uma possibildade estatística praticamente certa, mas virem até aqui...

    Responda
    1. Paulo Sérgio da Silva

      Há milhões de fotos, vídeos e imagens, porém você dirá que são “falsas”, porque cada um acredita no que quer acreditar.

  11. Renato Cardoso

    Um possível motivo para a ciência não interpretar vorazmente os escritos cuneiformes encontrados na biblioteca de Nínive há mais de 150 anos atrás: manter sob controle a miopia dos palpiteiros de plantão.

    Responda
  12. Gabriel Yazbeck

    Quai-cristais, proporções isotópicas exóticas, ondas gravitacionais são todas áreas tecnológicas onde estamos no zero ou apenas engatinhando. É importante não fechar tanto a mente, que o cérebro não se comunique com a realidade...

    Responda
  13. Carla C Oliveira

    Perfeito, Reinaldo!

    Responda
  14. Eleonora Gutierrez

    Certamente o Cosmos tão fartamente rico e complexo não seria apenas à nossa vã contemplação. E o planeta Terra, pequenino, de humanidade tão rude ainda, não seria o previligiado... "Há muitas moradas na casa de meu Pai"

    Responda
    1. Joel Domingos

      A confiar-se na interpretação espírita, ocorreria um "non sequitur" porquanto em toda a extensão do capítulo 14 de São João se conclui que o Senhor está se referindo ao céu quando menciona a expressão "casa de meu pai". Por todo o contexto, se depreende que o Senhor vai preparar no céu lugar para os eleitos e voltará para buscá-los. Tal interpretação faz todo sentido com tudo o que Ele fala nos demais evangelhos no tocante à sua volta e ao arrebatamento da igreja.

    2. Joel Domingos

      É absurdo pensar que o povo judeu da época de Cristo iria entender que a afirmação do Senhor Jesus de que "na casa de meu pai há muitas moradas" se referia a milhões de galáxias, estrelas, planetas etc. Ninguém em seu perfeito juízo iria pensar que aquele povo iria entender dessa forma. E Ele falava para que o entendessem, é óbvio. Que sentido faria o Senhor Jesus ter como plateia um povo de dois mil anos atrás e estivesse falando apenas para nós, aqui do século 21? (continua)

    3. Joel Domingos

      (continuação) Por um lado, os espíritas afirmam que o que pode ser negado atualmente sobre as afirmações do Senhor Jesus é que o povo daquele tempo não podia entender se Ele falasse em linguagem de hoje. Por outro lado, no caso em comento, é defendido que a expressão "Na casa de meu pai há muitas moradas" se trata de linguagem atual. É um contrassenso!

  15. Tersio Gorrasi

    Certamente haverá uma explicação convincente para esses estranhos fenômenos com o desenvolvimento do conhecimento científico e da tecnologia, mas tudo por enquanto não passa de fantasia e pseudo ciência. Pode envolver intersecção com multiversos, realidade simulada, estímulos sensoriais no cérebro como se fosse um sonho acordado, etc, onde a visita de aliens ocuparia o último lugar nessas hipóteses

    Responda
  16. Joel Domingos

    A equação de Drake, equação por meio da qual poderia se vislumbrar vida extraterrestre, tinha um determinado número de variáveis. Referida equação foi proposta na década de 1960, considerando apenas a Via Láctea, nossa galáxia. Todavia, de lá para cá, a Astronomia, Astrofísica e a Cosmologia evoluíram muito. Não obstante essa equação possa ser adaptada a todo o universo, do mesmo modo, o número de variáveis tenderia a um número próximo ao infinito também, percebe? Ficamos num beco sem saída!

    Responda
  17. Joel Domingos

    Probabilidade ou plausibilidade não é certeza. Apenas por argumentação, se supusermos que haja 99% de probabilidade de que haja vida inteligente em algum planeta do universo, não está excluída a chance de que o um por cento ocorra. Afinal, isso é estatisticamente possível. O que me lembra a Lei de Murphy. Relembremo-la: “Se há uma chance de algo dar errado, dará.”

    Responda
  18. Joel Domingos

    Carl Sagan, na década de 1970, assim se manifestou sobre a suposta vida extraterrestre inteligente. Dos relatos dos inúmeros contatos com alienígenas consta que: "eles são benevolentes; preocupados com nosso bem-estar; são onipotentes (extremamente poderosos); oniscientes (extremamente sábios); e frequentemente usam roupas brancas [e] longas. (continua)

    Responda
  19. Joel Domingos

    (continuação) Essa combinação é algo que já vi em outro contexto. Não é ciência: é religião." (continuação) Essa leitura do fenômeno OVNI pela chave psicológica e/ou psicanalítica faz todo o sentido. O homem moderno acha vergonhoso acreditar em Deus, mas há uma necessidade interior deveras premente que o impele a substituir a figura da deidade pela de um ET superpoderoso, com atributos equivalentes aos divinos.

    Responda
  20. FLAVIO ZOLETTI

    Sugiro ao cético colunista que assista MIB Homens de Preto.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ah tá !

  21. Joaquim Rosa

    Jesus não seria filho de extraterrestre? Bilhões de pessoas acreditam que sim.

    Responda
  22. Gabriel Yazbeck

    Sugiro ao 'cético' colunista pesquisar mais sobre Evolução Convergente, reticulação na Árvore Filogenética da Vida, Transferência Horizontal de Genes e Tecnologia do DNA Recombinante, pois esses são apenas alguns fenômenos Biológicos capazes de explicar eventual semelhança de Entidades Biológicas Extraterrestres com nosco. Sugiro a leitura de Life's Solution do paleontólogo de Cambridge, Simon Conway-Morris. Termino com uma reflexão sobre música:

    Responda
    1. Joao Cellos

      Quanta bobagem. Por que um et enfrentaria distâncias absurdas pra brincar de esconde esconde?

    2. Gabriel Yazbeck

      Todos que pilotam ou são passageiros informados sabem que as partes mais perigosas do vôo são decolar e pousar, imagine numa suposta viagem interestelar, intergalática ou quiça interdimensional! Mas acho que o maior risco para ET é ter de lidar com a mesquinharia humana, ávida por obter tecnologia para superioridade bélica... Você pode virar um pato numa cerca..

    3. Gabriel Yazbeck

      Simon Conway-Morris é EVOLUCIONISTA e argumenta contra a Contingência defendida por Stephen Jay Gould. Errata: conosco, quasi-cristais. Quanto a Zappa nunca ter escrito uma boa música (sic), gosto não se discute, mas sinto que a opinião de muitos críticos, especialistas e consumidores está em oposição à sua..

    4. Fernando Alves

      Eu achava que o comentário seria uma grande besteira, pois cita um livro nada científico com tons criacionistas. Mas depois do adendo sobe do Frank Zappa, aí fiquei mexido. Afinal ele é uma grande autoridade e comprova a própria frase, já que em trinta anos envolvido com música e mais de cinquenta discos, ele nunca conseguiu fazer uma música boa, provando assim a própria afirmação.

    5. Paulo Augusto

      A probabilidade indica que não somos únicos no universo, mas daí inventar estorinhas de visitas já é delírio.

    6. Gabriel Yazbeck

      A maioria das pessoas não reconheceria boa música, mesmo se ela viésse e as mordecem no traseiro" - Frank Zappa. Me parece que o mesmo se aplica ao mais relevante fato da história, que muito plausivelnente não estamos sozinhos aqui na Terra...

  23. Roberto Carneiro

    Você já foi a Varginha-MG? Tudo isso aconteceu lá. :-)

    Responda