Elio Gaspari > Lula e o comissariado não precisavam atropelar Tebet como fizeram Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mario Silveira

    Empregando a companheirada . PT o partido da boquinha .

    Responda
  2. Humberto Isidoro

    Entendi mal? A Tebet foi elegante em dizer que seu voto no segundo turno iria para o candidato que defendesse a democracia.? Isto é elegancia? Pensei que isso fosse uma situação muito comum a qualquer cidadão com um neuronio de consciencia sem precisar ser elegante.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Não respondo pelo Gaspari, Prezado Humberto, só por mim: eu enxergo elegância no comportamento da Tia ao notar que todo esse imbróglio deu-se sem a sua participação. Ela acatou com fidalguia a nomeação e ponto final, vamos a coisa mais relevante - assim o entendi, pelo menos. O reboliço foi todo ao redor - no centro do ciclone, estava tudo calmo. Achei lindo, claramente gosto mais da dona Tebet depois que ela tomou posse, por esta e por outras - tive que dar meu braço a torcer.

  3. Roberto Rangel

    Está na hora do Brasil voltar a ter elegância e boas maneiras nos palácios presidenciais de Brasília. Depois de FHC só tivemos prepotências e truculências por ali.

    Responda
    1. Roberto Rangel

      Já a prepotência assinou, "sem ler", a compra da sucateada refinaria de Pasadena.

    2. Humberto Isidoro

      A elegancia sr Rangel vendeu varias estatais e desarticulou o planejamento energético brasileiro e deu no apagão de 2002. ta lembrado? Foi muita elegancia entragar um sistema energético pronto e funcionando a preço de poeira para iniciativa privada na crença que seriam elegantes o suficiente para investir e não faltar energia no Brasil. Elegantemente compraram o que tava funcionado e ganharam sua grana sem colocar nada de novo sistema e deu no que deu. As nossas ruas ficaram elegantemente escura

    3. Alvaro Neder

      É mesmo, FHC vendeu a Vale, a Petrobras e as teles e muito mais por moedas po dr es, com muita elegância. No final do seu governo o povo passava tanta fome que a burguesia teve que engolir o Lula, que tentava o cargo sem sucesso desde 1989. Tinha tanta fome que os concursos para gari atraíam milhares de candidatos para algumas dezenas de vagas. Teve a campanha do Betinho contra a fome, a sociedade civil se viu chantageada a fazer doações contra a fome porque o governo não fez nada.

  4. Amauri Costa

    3 tópicos: sobre Pochmann, correta indicação, quando a banca fica eriçada no outro lado, bom sinal. Quem mais teria a reclamar, Tebet, “nihil obstat”. Quanto ao colunista: em que pese a biografia (humm), a aposentadoria para alguns seria de “bom alvitre”. Aviso: não comungo de etarismo, Jânio de Freitas está no meu altar de ateu.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Nihil obstat combinou muito bem com a elegância da Tia Tebet, ficou bem posto.

  5. Regina Célia Baldin

    Tebet, aguenta firme que meu voto está guardado...

    Responda
  6. Antônio João da da Silva

    Professor Gaspari, creio que o senhor substima Lula e seus planejadores: seria razoável Tebet anunciar Pochmann, ou ela seria preservada se não tomasse parte na indicação? Pensar que Lula erra em tomar decisões políticas, não condiz com um terceiro mandato contra máquinas governamentais que despejaram rios de dinheiro nas eleições de 2022, não só a máquina federal, mas as de SP, PR, RJ, SC, MT, AM, AC, RR, RO. O centrão não elegeu canditados pelo nome de bolsonaro, mas pelos bilhões de reais.

    Responda
  7. SAMUEL COSTA NETO

    O que está acontecendo com essa Folha? Será que está devendo muito? Muito barulho por nada... estará com saudades das paradas do inominável?

    Responda
  8. SAMUEL COSTA NETO

    O que está acontecendo com essa Folha? Será que está devendo muito? Muito barulho por nada... estará com saudades das paradas do inominável?

    Responda
  9. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    As viuvas estao demais hj. Deve ser o fim do mes....

    Responda
  10. flavio pedrett

    As pessoas que estão atacando a escolha de Márcio Pochmann já leram sua produção acadêmica ou seu curriculum? Sobre o IPEA, como em todas as instituições, existem os intocáveis e seus interesses contrariados.

    Responda
  11. W Oliveira

    A militância virtual do partido sempre pronta para passar pano em todas as lambanças: mediocridade cívica.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Antonio, meu caro, dá licença pra eu piorar um 'cadim? O Temer, nem devia ligar pro IBGE. O Bozo, certamente não tinha ideia, mas um ou mais asseclas/aceçores tinha. E KHagaram em cima propositalmente.

    2. antonio lopes

      É engraçado que a Imprensa nunca tinha se interessado em saber quem era os Presidentes do IBGE em outros governos!

  12. JAYME KOPELMAN

    EG, com a elegância que atribuiu à simone, mas sem qualquer sutileza, critica a indicação do Marcio para o Ibge. E, sem qq comentário sobre suas credenciais acadêmicas ou seu curriculum, opta por narrar um suposto atropelamento político, como se lula fosse neófilo imberbe. Quanto mais atacam essa nomeação, mais cresce minha convicção de que esse economista é a pessoa certa para trazer à tona todas as verdadeiras estatísticas da mazela social brasileira. JK

    Responda
  13. José Cardoso

    Dos que votaram na Tebet (e no Ciro) no primeiro turno, creio que a maior parte escolheu Bolsonaro no segundo. Senão não dá para explicar o aumento bem maior de votos do capitão do que do Lula entre os 2 turnos. Os petistas sabem que ela tem pouca liderança sobre seus eleitores, e vão cavando sua cova.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      E perderam. Agora nao amola....

  14. josé SOARES

    Até tu Elio entraste na fofocagem , a fim de provocar a cizânia no governo.Veja a enxurrada de comentários das viúvas do inelegível que provocaste.

    Responda
  15. Fabiana Menezes

    2026 já começou mal. Parece que a dupla Haddad e Tebet e sua capacidade de conversar além da paróquia está incomodando petistas congregados. O país continua partido e as eleições municipais estão aí

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Não é que a afirmativa me agrade, pelo tom e por botar 2O26 no horizonte - creio que não devíamos botar pilha. Todavia, pra discordar, só se eu fosse muito troncho, e não faço questão de sê-lo.

    2. Fabiana Menezes

      Samuel, Eh exatamente por não ter político de estimação que faço questão de transitar entre outras bolhas e ter os pés bem fincados na realidade. Acorda

    3. SAMUEL COSTA NETO

      Fabiana ainda bem que vc não sobrevive de analisar política! Sai da tua bolha moça!

  16. Fabiana Menezes

    Pt sendo PT da pior forma possível. Parece que se esquecem que há um país dividido . Tomara que essa prática não seja repetida por outros partidos em relação ao PT nas eleições municipais, afinal vimos o que acontece com a democracia quando os personalismos imperam e tratoram. O PT anda subestimando 2026. Quanto a Tebet, mantém uma rara combinação de senso de república e elegância nesse país de violências da palavra e vilipêndios de almas.

    Responda
  17. Joao Braga

    Pouco se salva do todo. Entre Lula e Bolsonaro, já disse, "escolha de Sofia", entre o tosco e a cleptocracia (sic) dos amigos. Haddad que"estudou economia por 2 meses"(sic) agrada pelo que não fez, as bobagens petistas. Tebet não tem experiência em planejamento, vai dançar, e não tem volta ao seu eleitorado do MT. O IBGE provavelmente será aparelhado. Vamos ser salvos (?) pelo Congresso...afeee? Não vai sobrar nem a Sofia.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Não terei paciência nem memória disponível pra, daqui um ano, conferir o vaticínio em relação aos fatos. Mas merecia, dada a firmeza, e, convenhamos, mardade do conjunto de afirmativas. Jogo jogado, vamo que vamo.

  18. Neli de Faria

    Há um ano nem em meu pior pesadelo pensava em votar para lula. Votei, nos dois turnos, por minhas crianças da Fauna e da Flora e por aquilo que nem ele, nem o boiadeiro anterior tem: amor pelo Brasil. Se dependesse apenas dos votos de seu rebanho não teria sido eleito! Lula só pensa em si mesmo e em seu projeto pessoal de poder. Elegeu bolsonaro em dezoito e o seu seguidor em São Paulo: com o mesmo candidato. E o rebanho não percebe,mas, bovídeo não pensa!

    Responda
  19. Neli de Faria

    Há um ano nem em meu pior pesadelo pensava em votar para lula. Votei, nos dois turnos, por minhas crianças da Fauna e da Flora e por aquilo que nem ele, nem o boiadeiro anterior tem: amor pelo Brasil. Se dependesse apenas dos votos de seu rebanho não teria sido eleito! Lula só pensa em si mesmo e em seu projeto pessoal de poder. Elegeu bolsonaro em dezoito e o seu seguidor em São Paulo: com o mesmo candidato. E o rebanho não percebe,mas, bovídeo não pensa!

    Responda
  20. NACIB HETTI

    Dois fatos: 1) Lula nunca deu protagonismo para Tebet; 2) o mercado gostou do Pochmann. O resto é conversa fiada.

    Responda
    1. FLAVIO CALICHMAN

      Um fato, ninguém fora do PT gosta de Pochmann e não por ser um economista de esquerda, mas por ser um radical negacionista, pelo que fez à frente do IPEA e pela suas ideias petrificada e obsoletas. Mais um fato, Lula realmente venceu por um triz, diferença ínfima, e jamais teria vencido não fosse Simone Tebet, isso tudo não tem nem nove meses atrás. O resto, sim, é que é conversa fiada e soberba de quem se acha garantido, rei da cocada preta, mas tem contra si praticamente 50% da população.

    2. Marcos Benassi

      Uai, gostou mesmo, Nacib? Essa eu não tinha pescado, vou prestar atenção.

  21. CLAUDIA ROVERI

    Como bem lembrou a Simone, Lula foi eleito por muito pouco. Eu mesma só votei nele por causa de Geraldo Alckmin e dela. Parte do PT me relembrando - e a muitos eleitores e eleitoras como eu - o motivo pelo qual tinha prometido não votar mais em Lula. Não é assim que se faz política.

    Responda
    1. Fernando Alves

      O verdadeiro rebanho são esses eleitores do Bozo que acham que enganam alguém escrevendo todos os dias "eu votei no Lula, mas..."

    2. Neli de Faria

      Mas, o rebanho não pensa!

  22. Alvaro Neder

    Desde quando existe "grosseria" em política? Existe poder ou ausência de poder. Tebet é do PMDB, partido golpista. Essa imprensa golpista tenta a todo momento atropelar as indicações de Lula, que é o presidente eleito pelo povo. O ataque a Pochman foi uma mostra do conluio entre imprensa e os políticos sem voto, como Tebet, que estão cercando o governo tentando sequestrá-lo. Se não tiver força, é isso que ocorrerá com o governo. Mostre força, Lula! Faça mais "grosserias"! É o que o povo quer.

    Responda
    1. FLAVIO CALICHMAN

      Sem Simone Tebet, Lula estaria certamente nessa ausência de poder de que você fala. Ele foi eleito não pela claque da estrela vermelha, não pela clientela fiel que , no máximo, chega ali aos 35% do eleitorado, se tanto . Foi eleito por nós, moderados que não gostamos d mas que sabíamos e sabemos que mais 4 anos de sociopata nos levariam ao caos. Então não venha com empáfia e soberba 2022 foi por um triz e 2026 está longe de se garantido. Pé no chão e um pouco de humildade.

    2. Hermes Yaly

      Gratidão modo petista: "políticos sem voto, como Tebet". Se ela não tinha votos, por que Lula não a dispensou dos palanques? Os poucos votos que nos livraram do Bozo foram dados por eleitores da Marina Silva e Simone Tebet mas para o PT, 2022 está tão longe que já apagaram da memória.

    3. Marcos Benassi

      Uai, Ãlvaro, a Tebet foi *finérrima*. A grosseria não vem dela, de modo algum. Nem espernear educadamente, esperneou: desciplinada *e arguta*, tocou o barco.

  23. marcos fernando dauner

    Votei em Simone Tebet no primeiro turno e em Geraldo Alkmin , no segundo turno . .Recomendo que deixem o barco antes que seja tarde .

    Responda
  24. silvia ramos

    Elio Gaspari sendo Elio Gaspari...

    Responda
  25. João Carmo Vendramim

    Votei Lula no primeiro e segundo turnos. Não voto em criminoso!

    Responda
    1. JAYME KOPELMAN

      Luís Fernandes, abaixo. Ninguém, nem o papa, nem o dalai lama, nem JC, e nem você mesmo tem a obrigação de provar inocência. O ônus da prova é sempre, em democracias plenas, de quem acusa. Peça a algum advogado amigo para que ele, com boa dose de paciência, te explique este conceito fundamental. Não tenho certeza, mas creio que até o Serginho M. sabe disto, embora finja desconhecer. JK

    2. LUIS FERNANDES

      Ate hj, Lula nunca provou inocencia e so por questoes legais, as acusacoes cairam sobre a posse irregular do sitio de Atibaia e o apto do Guaruja. Numca provou o contrario pra se inocentarÂ…

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Parece que votou.

  26. Johel Souza Filho

    Votei em Simone no primeiro turno. Votei em branco no segundo turno. Não voto em criminoso.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Você apertou 22 com vontade e agora vem com essa conversa ...

    2. FLAVIO CALICHMAN

      Votar nulo em segundo turno é a meu ver covarde e pouco inteligente porque um dos dois vai ser eleito, queiramos ou não, e teremos de viver 4 anos sob seu governo, queiramos ou não. Votei nulo em 1989 e em 2018, 2o turno, demorei mais me arrependi. Não adianta quebrar a cara e depois dizer que pelo menos a consciência está tranquila, pois não está. A gente não foge da realidade.

    3. silvia ramos

      Mas o elegeu em 2018?

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Eu fiz o mesmo.

  27. Florentino Fernandes Junior

    Tebet, queimando sua biografia como carneirinho de presepio

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Quanta amargura, senhor Florentino. Dê um "up" em seu viver.

  28. EDSON BARBOSA ARAUJO

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Marcos Benassi

      Olha, Edson, nem me lembrava dessa façanha do Jjjeegues: empurrou a própria filha pro IBGE? Ufa, que alívio vê-lo passear pelas areias do Leblon. Agora, convenha com seu coleguinha: era tanta barbaridade que, ficarem algumas de fora, não deveria surpreender.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Que raciocínio, batman !

  29. Carlos Lopes

    Não entendi a polêmica. O senhor Pochmann foi uma excelente escolha. É correto, muito qualificado e irá fazer um trabalho valioso no IBGE como tem feito nos lugares por onde andou. O IBGE voltará a fazer, com qualidade, o importante trabalho sua é sua atribuição. O bom caminho que se reiniciou tem que ter continuidade. Depois de 6 anos de declínio, o pais ensaia voltar a crescer.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, Carlos, com sua licença: ensaia não, tá crescendo. Pouco, é fato; se prosseguirá nesse caminho, é boa pergunta. Mas já terminou os ensaios, botou a banda na rua. Toca Raul! Hahahahah!

    2. Geilson Silva

      Não vi ninguém reclamar das estatísticas do IBGE durante os anos petistas, essa polêmica é inventada. Sobre a senadora, ruídos desnecessários são mesmo de se lamentar.

  30. Marcos Benassi

    O Alto comissariado petista da uns fora de quando em vez, uns ruins, outros péssimos. Do ponto de vista diplomático, parece que foi uma ocorrência ruim; todavia, a Senadora e Ministra tem catiguria (e célebro) mais do que suficiente pra sair engrandecida do imbróglio. Tecnicamente, não acho a escolha má, não: basta acompanhar o trabalho (alô, alô, técnicos do órgão) e gritar em caso de desvio.

    Responda
  31. flavio pedrett

    Curioso, Lula pode nomear ex bolsominions, mas não pode nomear um cientista, com vastíssima produção acadêmica que ousa formular questões fora da casinha. Esta discussão sobre Márcio Pochmann parece aquela sobre Paulo Freire: criticam sem nunca ter lido nada que ele escreveu.

    Responda
  32. Alberto A Neto

    "Everybody has a plan until they get punch in the face". Luís Filipe Scolari, até o jogo contra a Alemanha em 2014, não conhecia a frase de Mike Tyson: "Todo mundo tem um plano até levar um soco na cara". Tebet faz cara de paisagem mas esse sempre foi o ambulante modo lulista. Faça-se justiça ao renomado professor doutor titular da UNICAMP, ganhador de 3 Jabutis, cujo mérito em 2008 foi deter a influência do mercado financeiro, dentro do IPEA, dirigida a privatizar a previdência social. Tst tst

    Responda
  33. PAULO CURY

    Qua do vc vai ao restaurante do lula corre o risco de engolir sapo, que esta bem escondido no cardápio, mas esta lá.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.