Giovana Madalosso > Carta à herdeira que bloqueou a entrada de um aeroporto Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Raphaela Ramos Martins

    Excelente texto, Giovana!

    Responda
  2. Marcela Martins

    você sempre é iluminada

    Responda
  3. Daniel Pimentel

    Obrigado, Giovana! Usar esse espaço de visibilidade p mostrar o óbvio com destreza. Sim, precisamos que se repita todos os dias que nosso rumo é uma câmara de gás. Acompanho-a com alegria pelo destemor e pungência com seu instrumento percuciente de belezas e terrores da existência. É um deleite ler o que escreve. Gostaria q escrevesse algo sobre o que estão fazendo c o cerrado, o berço das águas e o ecossistema mais delicado do planeta. Milho e soja transgênicos encarcerando o horizonte. Obrigad

    Responda
  4. Adalto Fonseca Júnior

    Tudo verdade. Cada palavra certa e encadeada pra criar reflexão e informação relevantes. Confesso que preciso de material assim pra abrir meus olhos. Ajuda muito na luta contra a alienação nossa de cada dia.

    Responda
  5. Orasil coelho pina

    Matéria inteligente, só poderia vir da parente da Olga Madalosso, de Sabáudia!

    Responda
  6. paulo werner

    Melhor ficar fora dessa dividida: alguém pode dar pela falta de coerência e estranhar o silêncio acerca de variações da mesmíssima pauta: consumo consciente de carne vermelha (boi é fodah, de bobo só tem a cara), d marcas ligadas ao desmatamento, trabalho escravo, d mobilização pelo manejo correto do lixo e descontaminação de rios, defesa das r da eservas indígenas (ilhas de preservação). Na crise climática, ñ existe o conforto de ser representado por alguém.

    Responda
    1. paulo werner

      Reconheço q fica divertido quando a defesa da ilegitimidade do direito individual de consumo abusivo dos recursos naturais, mesmo quando correta, trai a doce ignorância d q tais argumentos são estruturalmente homólogos ao questionamento da partilha brutalmente desigual da riqueza gerada pelo trabalho humano. Mencionar a matriz conceitual faria ranger dentes e franzir muitas testas. Deixe estar…

  7. neli faria

    Gostei. A Herdeira, poderia estar numa vida doce, está a pensar no futuro da humanidade.Como não tenho neto, bisnetos, tataranetos, procuro preservar a natureza para as futuras gerações. Parabéns para ela e para todos ,ainda que minimamente, faz algo para o Ser do Amanhã. As minhas crianças da Fauna, da Flora e humanas ,merecem!

    Responda
  8. Mauro Lando

    Parabéns Govana!

    Responda
  9. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Cara Giovana excelente artigo,pena que empatia,inteligência,bom senso e dinheiro não andam de mãos dadas.

    Responda
  10. Rita Abagge GRECA

    Excelente texto, Giovana! Gratidão pela tua coragem sempre.

    Responda
  11. Alexandre Pereira

    Um cidadão emite, em 4 horas, a mesma coisa que um em oito bilhões emite em um ano? Seria melhor aprimorar essa ponderação para dar significância à argumentação. Proselitismo não vai resolver esse problema, pois as nações mais pobres e populosas da Ãsia e da América Latina (enquanto a Ãfrica não se industrializa de vez) precisam de energia efetivamente barata. Salvar o mundo a partir de recursos pseudo-limpos para a classe burguesa não parece ser a solução.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      E pensar que começou tão bem Luiz. Sim, creio que você pegou um dos pontos: generalizações para produzir ufanismo. Fico feliz que você concorde que não são válidas. Sobre a Ãfrica, se o futuro for, em parte, como o da Europa, emitirão relativamente pouco carbono, mas precisam alimentar algumas centenas de milhões de bocas primeiro, o que deve deixá-la mais próxima da Ãsia e da América Latina. Energia barata é o futuro, não demagogia com a fome alheia.

    2. Luiz Candido Borges

      De fato, está "um em oito bilhões". Mas o que você chama de "aprimorar essa ponderação"? Esta argumentação se baseia em médias bem genéricas, é claro que se este "um" for de uma classe média usuário de carro será uma coisa e se for um beduíno será outra. E quem falou que o futuro da Ãfrica deve ser igual ao passado da Europa? Isto um falso humanismo para justificar a continuação de um erro que será fatal para todos - os mais pobres primeiro.

    3. Alexandre Pereira

      Luiz Cândido, entenda que me referi a um em oito bilhões. Por favor, leia com um pouco mais de atenção o que escrevi, pois há uma pequena diferença. Está relativamente bem explicado a necessidade de comparações significativas e não de proselitismo barato da classe burguesa, o que só desacredita a argumentação. Concordar é bom, mas analisar é fundamental. Não tem de quê.

    4. Luiz Candido Borges

      Alexandre, se você achou absurdo, deveria ter relido com atenção. Vou ajudá-lo: "Um voo de quatro horas de jatinho emite a quantidade de carbono que UM cidadão normal emite em um ano inteiro". Viu? Um vôo de quatro horas equivale à emissão de um ano de um cidadão, não de oito bilhões! De nada...

  12. Marina Gutierrez

    Todos nós contribuímos com o aumento do aquecimento global, alguns mais, outros menos e os poucos que não contribuem em quase já estão sofrendo as consequências.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Leia-se: os poucos que não contribuem em quase nada já estão sofrendo as consequências.

  13. Jorge Guimarães

    Todo argumento em favor do debate sobre esse conflito entre a modernidade e aquecimento global é bem-vindo. Eu não sei como se calcula o custo final em carbonos de um carro, ônibus, trem ou avião. Mas entendo de coerência, exemplo e demagogia. O que tem de celebridade ativista voando de jatinho não é pouco. É fácil apontar dedo e acusar o outro, mas para se reverter o dano climático, são necessárias políticas públicas em ordem global. O resto é combustível (fóssil?) pra influencer ganhar likes.

    Responda
  14. Luiz Alberto Brettas

    Excelente texto!

    Responda
  15. Hernandez Piras

    Neste verão do Hemisfério Norte, o calor do asfalto causou danos às tubulações de água na Sicília, deixando milhares de pessoas sem água. Muitas pessoas foram atendidas nos hospitais por terem sofrido queimaduras no asfalto, estradas foram avariadas pelo calor, um território equivalente a Portugal ardeu no Canadá. E o negacionismo climático ainda sobrevive...

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Alexandre, não sou do tipo de apontar o dedo na cara dos outros e acusá-los de ser racista, fascista, sexista, elitista e dos "istas" tradicionais para desqualificar os oponentes. Mas no seu caso, não tem jeito mesmo: você um negacionista do aquecimento global! E do pior tipo, o argumentativo, que se apoia num monte de fatores menores ou ocasionais para negar o essencial. Espero que você seja um grande acionista de uma empresa geradora de CO2, caso contrário você é só um pobre coitado.

    2. Alexandre Pereira

      Foi a primeira vez? O quanto efetivamente aumentou? A fala de manejo das florestas do Canadá, nos últimos dez anos, tem nada a ver com isso? Histeria e negacionismo andam lado a lado nessa questão.

  16. filipe moura lima

    Obrigado, Giovana. Você e a sobrinha-neta do walt Disney me representam.

    Responda
  17. José Roberto Pereira

    Apoiada! Esse culto aos milionários precisa acabar, antes que eles acabem conosco. Sugiro começar com a hashtag # ElonMuskDie, riscando umas Mercedes-Benz, tacando ovos podres numas Virgínias, colocando uns Neymares atrás das grades, açoitando Primos Ricos em praça pública, boicotando shows desses AgroBoys/Girls transgênicos desenvolvidas em laboratórios da Monsanto e Cargill...

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Isso mesmo! Linchem todos e depois a si mesmos!!! Comecem com os donos de jatinhos e terminem com os donos de celulares!! Menos, camarada, menos!

  18. josé mário ferraz

    O poder do dinheiro torna os brutamontes Reis Midas do mundo praticamente intocáveis, salvo ante a opinião pública cujo poder supera qualquer outro. Mas, como o dinheiro dos Midas comprou a adesão da opinião pública e a tornou avesso às ideias contrárias à cultura dos ricos do venha a mim e os outros que se danem, restam gatos pingados conscientes da realidade de só haver duas opções: mudança ou extinção.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Se não arrumarmos uma forma barata e efetiva de energia, será somente a burguesia que ficará bem nessa confusão.

  19. Paloma Fonseca

    Realmente o exemplo tem que vir de cima: ricos e poderosos devem dar o exemplo, pois é revoltante agirmos em prol do clima sem a contrapartida de quem mais é responsável, individualmente, pela catástrofe em curso. Abrirmos mão abruptamente, em nossa curta existência, de viagens de avião, veículos (ainda) movidos por combustível fóssil e refrigeradores (geladeira, ar-condicionado) não é razoável, mas é sensato investirmos na transição para a energia renovável e na ciência para redução de danos.

    Responda
    1. Miguel Gossn

      Plenamente de acordo, Paloma. Insistir nesse velho modelo altamente predatório de desenvolvimento econômico e de exploração e consumo de recursos naturais é caminho para o abismo. E sem retorno. Parabéns à Abigail Disney pela corajosa atitude e à Giovana Madalosso pelo primoroso artigo.

  20. José Cardoso

    Enquanto isso a Noruega extrai e vende uma média de quase 2 milhões de barris de petróleo por dia. Nossa vizinha Guiana, que não produzia uma gota, estima chegar em 1 milhão por dia nos próximos 4 anos. E se lá pertinho tem petróleo porque não na foz do Amazonas diz a Petrobras.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Camarada, essa foz do Amazonas está a 500 km da costa. Não é uma argumentação válida, apesar dos delirios do IBAMA. Arrume uma forma de energia e fonte de matéria prima mais barata e tudo se ajustará normalmente. Hoje, a burguesia está definindo quem vai passar fome para que ela tenha um mundo melhor.

  21. Marita Teixeira Soares

    Obrigada Abigail. Obrigada, Giovana, por nós trazer esse fiozinho de esperança divulgando ações como a de Abigail - que dão visibilidade a uma causa tão importante para o planeta.

    Responda
  22. PAULO CURY

    Um avião econômico como um embraer 190 com 120 passageiros, consome igual a im carro com uma pessoa a bordo, um airbus 380 é até mais econômico. Ela estava falando de jatinhos não avião de carreira, que ainda eh um opção menos poluente.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Pois é. Nada como alguém fazendo alarde com informações que desconhece.

  23. Antônio Américo Perazzo de Andrade

    Giovanna, sem entrar no mérito do protesto da herdeira da Disney, creio que foi o 'Relatório do Clube de Roma' ou 'Relatório Meadows', de 1972, que trouxe as discussões sobre a ecologia para o palco dos debates públicos. Dizia que a Terra não teria recursos para suportar um consumo semelhante ao dos Estados Unidos. Foi muito criticado como um possível entrave ao desenvolvimento dos países pobres. Talvez. Mas teve o enorme mérito de tirar a discussão da Academia e trazer para a mídia.

    Responda
  24. PAULO CURY

    Florentino Um avião econômico como um embraer 190 com 120 passageiros, consome igual a im carro com uma pessoa a bordo, um airbus 380 é até mais econômica Ela estava galando de jatinhos não avião de carreira, que qinda eh um opção menos poluente.

    Responda
  25. PAULO CURY

    Espero que o Haddad leia esta matéria e pare com o mau costume de vir toda sexta feira para são paulo em jatos da fab, com justificativa que tem um reunião em são paulo, que coisa feia, além de ser contra o meio ambiente ainda é contra a moral. Isto tendo aviões de carteira aos borbotões vindo de brasília para são paulo, imaginem o bom exemplo que ele daria? ou tem medo de enfrentar a realidade ( faça o que digo e não faça o que eu faço)’.

    Responda
  26. marcos fernando dauner

    o fim do mundo está próximo - Confiram : Apocalipse, cap. vinte e cinco, verso quinze .

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Kkkk. Sim, só não sabemos quando e só Musk salva! Em um planeta só, sempre seremos uma espécie em extinção.

    2. Paulo Augusto

      Pessoas sensatas não acreditam nas fantasias religiosas.

  27. José Bernardo

    Belissimo artigo, Giovana!

    Responda
  28. Florentino Fernandes Junior

    Humm..e vc madalosso andando de jatinho pra la e pra ca. Veio pra bh de que? Onibus?

    Responda
    1. filipe moura lima

      É 'diçípulo' do pondé?

    2. Alexandre Pereira

      Kkkk. O inverno, por aqui, está bem frio.

    3. José Bernardo

      Mas sua crítica é legítima: com certeza você é um dos super-ricos que o artigo menciona e já deve ter sua passagem comprada numa nave para Marte ou Vênus...

    4. José Bernardo

      Florentino, Florentino, com sua cota diária de deselegância e falta de noção...

    5. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Creio que num voo comercial comum.

    6. silvia ramos

      Releia o texto com atenção...

  29. adenor Dias

    O dia em que um avião explodir no ar na decolagem por causa da temperatura, os caras entenderás...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.