-
Emerson Coelho
Essa foto é antológica. Olha o Ruy ali atrás de bloco de notas na mão recém iniciado no jornalismo. Ele tinha 19 aninhos à época e já podia se orgulhar de não apenas estar presente na histórica posse do Guimarães Rosa como também de ter falado com o próprio por telefone alguns dias antes.
-
Ricardo Arantes Martins
Rasgando o verbo como de praxe. Obrigado pela coluna.
-
Cristiano Kock Vitta
O romantismo exagerado e a concentração para flanar até sob a quimera do fluxo de consciência matou gente que conhecia não só o léxico, mas também as vicissitudes de fazer-se entender. Não há nada além desta vida amarga de Sísifo. A realidade está posta e cada ser humano não decide absolutamente nada, a não ser viver condenado à liberdade.
-
SERGIO DINIZ
Vida longa prá você!
-
EMANOEL TAVARES COSTA
Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei!
-
Vito Algirdas Sukys
A doença comum, que acometia nossos poetas românticos era a tuberculose. Alvarez de Azevedo morreu aos vinte e um anos. Castro Alves aos vinte e quatro. Fagundes Varella faleceu de derrame cerebral; mas atormentado pela perda de um filho ainda jovem entregava-se à bebida. Influenciados pelo poeta inglês Byron que enaltecia o vinho. Noite na Taverna de Alvarez de Azevedo mostra essa influência.
-
NACIB HETTI
A lista dos que previram e erraram teve ter mais de cem milhões. Meu avô marcou o ano de sua morte; errou por mais de dez anos.
-
Luísa Toledo
Não tinha conhecimento de nada disso, rs. Desculpe-me pelo "humor negro", mas achei o artigo "divertido".
-
Marcos Benassi
Justa Lerda, quando for, fará uma falta do baralho - tudo bem, azar nosso: você, falecido, estará nem aí. Eu, gra'Deus que sou pedestre e não prevejo nada: torço. Torço pra morrer antes do mundo derreter; antes de ver amigos morrerem de morte matada; idem por epidemia, Bozofrenia ou qualquer outra praga bíblica. Acho-me covarde pro suicídio, requer culhão que não tenho. Senhora, providenciai a este pecador a misericórdia de morte oportuna, rápida e, se não for demais, indolor. Mas sem pressa.
-
Marcos Benassi
Eu gosto do Senhor Spock e o "Vida longa e próspera", mas ainda acho que falta um "com saúde e sem ficar entrevado". Os Vulcanos, que não precisavam de plano de saúde e respeitavam/cuidavam de seus velhos, deviam achar isso supérfluobe implícito. Aqui, não é.
-
Antonio Carlos Orselli
Então, vida longa e morte súbita procê, Marcão. E pra mim também!
-
Raymundo De Lima
Acompanho você integralmente neste comentário, Marcos Benassi. Derretimento global, pandemia, bozofrenia, novo medo de hecatombe nuclear, retorno do nazifascismo, já me é suficiente para desejar ir embora pra sempre. Tb me acho covarde pro suicídio. Obrigadão.
-
-
Geraldo Lourenço Brita
Todos ao no
-
Geraldo Lourenço Brita
...todos ao nosso redor morrem menos nos, que transmigramo, i.e, passamos (leia-se alma, real ser) de um corpo a outro nos 4 reinos da Natureza (humano, animal, vegetal e mineral), no que chamamos "metempsicose"...! Na Roda do Sansara tudo se repete numa eterna ilusão, somente despertamos no Nirvana, que é a iluminação pregada pelo mais legítimo Paganismo ...! Ufa, falei...!
-
-
ANTONIO Rezende
Prever o passado no Brasil não é pouca coisa. Segundo Pedro Malan, no Brasil "nem o passado é certo".
-
Marcos Benassi
Hahahahah, ótima blague. Só quero ver o que é que o Alberto vai tirar do baú.
-
-
Gustavo Oliveira
Caro Ruy Castro, vc está bem, né?... Bem, esses dias eu passei pelo cemitério da Consolação, e na alameda principal, comecei a admirar uma bela escultura em bronze num túmulo de uma família árabe (a imagem de uma mulher, triste, chorando). Começo a ler as placas dos sepultados, e um deles, de morte recente (pesquisei e vi que era um trombonista), fez constar como seu epitáfio: "Estou aqui contra a minha própria vontade"!!! Achei graça, e tive compaixão, ao mesmo tempo, rs.
-
Marcos Benassi
Donde se depreende bom cristão: compaixão é importante e escassa, assim como o bom humor: ambas as coisas ajudam-nos a cuidar de nós e dos outros. Vamo que vamo.
-
-
edgardo Jose de campos Melo campos melo
Ruy, boa tarde. E o caso do Ulisses Guimarães que repetia a frase - navegar é preciso, viver não é preciso. Morreu no mar e nunca foi encontrado... Seus restos navegam. Deve estar no Mediterrânio, omde, há milênios, os naufrágios se sucedem. Att
-
Luísa Toledo
Chocada! Haha
-
-
Ricardo Batista
Quanta profecia autorealizada! Mas ficou um tanto lúgubre. Posso contar uma piada? Outro dia ouvi o seguinte chiste : Putin e Bolsonaro estão entre os vinte homens mais ruins do mundo. Os outros dezoito ou jogam no Vasco ou jogam no Santos, kkk.
-
Luísa Toledo
Kkkkkkkkkk
-
Marcos Benassi
Grato da primeira gargalhada do dia. Não melhorou meu entendimento do mundo ou da bola, ando ruim de entender filosofia. Mas também não me atiça a réiva: não torço pra nenhum deles! Hahahahah! (Nem pra nenhum outro, aliás, eu, hein? Prefiro rir com os colegas passionais, quando estão festejando vitórias)
-
Marenildes Pacheco da Silva
Kkkkkkk
-
-
daniel ferreira
Infarto. Existe alguma tolerância com a forma popular infarte, a palavra deriva do latim e deveria por derivar para O, nao para Enfarto se refere a outra situação clínica, enfarto dos gânglios por exemplo, que seria um edema (inchaço) em outra parte do corpo e não o Infarto do caso, que é o bloqueio do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco.
-
Marcos Benassi
Opa, precisão é tudo na vida. Na morte, tanto faz, desde que o infarte, infarto ou enfarte nos levem rápido, não nos deixem vegetando e, last but blá blá blá, não doa muito, Daniel. Mas parece que, não importando a ortografeia, dói pacarái, ouvi dizer...
-
-
Angela Maria Magalhães salvi
Vou me lembrar de verificar no avião se há algum poeta.
-
José Cardoso
O caso do Guimarães Rosa foi muito comentado na época. Ficou na minha memória.
-
sandoval abreu sader
Quem está nesta foto?
-
José Cardoso
Um deles parece o Josué Montelo.
-
-
Galdino Formiga
Ótima crônica.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.