Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. GILBERTO COUTO

    A questão é pertinente pois o nosso modelo de ensino tem um pé no século XIX, os professores são do século XX e alunos, do sec. XXI. Muita coisa tem que mudar, sim. Mas crianças chegam mal dormidas nas escolas também porque os pais deixam a internet ligada à noite e vão dormir, permitindo assim que os filhos naveguem livremente nas redes sociais. Ao não impor limites, eles deixam de exercer a autoridade necessária de responsáveis legais por seus filhos. E ainda dormem c/ um barulho desses...

    Responda
  2. PEDRO FIGUEIROA

    Excelente texto.

    Responda
  3. Marcia Herrmann Ferrari

    Se acordar às 6,00 h e não dormir durante o dia, às 21,00 terá sono. Isso inclui fins de semana… é duro, porque as baladas começam mais tarde, mas o mundo não pode esperar o sono dos adolescentes passar.

    Responda
  4. Jose Paschoal Pimenta

    Sra Becky, seu texto é muito interessante e sei disso, pois convivo com esse problema de adolescentes sonâmbulos todo dia. Porém uma observação: Professores que ministram aulas para crianças e adolescentes não ensinam mecânica quântica para seus alunos, pois isso é assunto de Universidade.

    Responda
    1. GILBERTO COUTO

      Dra Becky (imagino que não seja seu nome de batismo mas um apelido), seu curso de direito, seus talentos de escritora e dramaturga lhe capacitaram a escrever sobre sistema educacional e assuntos correlatos???

  5. roberta melissa oliveira sales

    Infelizmente no Brasil, ninguém ouve a ciência. A escola está se transformando no lugar onde os pais deixam os filhos para ir trabalhar. Por anos eu tive que lidar com comentários a respeito da minha dificuldade de levantar cedo. E achei que de fato, o problema era meu. Até que, em consulta com o neuro, ele me aconselhou a trocar o horário de trabalho. Hoje entro no serviço mais tarde e sou muito feliz. Mas fico triste pelos alunos que são obrigados a seguir ordens sem poder se defender.

    Responda
  6. MILTON DOLL

    Levantar cedo nunca fez mal a ninguém, mas tem que criar a disciplina logo na infância. O trabalho vêm a seguir, mas também tem que acostumar assim que possível. Todo o resto é besteira de classe média, cujos rebentos não trabalham antes dos trinta anos.

    Responda
  7. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    E D Solange na ativa p embarreirar toda e qq manifestação

    Responda
  8. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Agora as aulas irao comecar ao meio dia. Ai as n ene ns poderao ficar ate as quatro da manha nos celulares. Minha mae.me acordava com um copo de agua gelada. Obrigado Mãe.

    Responda
    1. PEDRO FIGUEIROA

      Queria eu que minha mãe não precisasse me acordar as 6 da manhã. Nada como uma geração após a outra pra mudar hábitos comprovadamente ineficazes.

  9. Cleisson Moraes Bastos

    Eu acredito em estudados científicos. Porém,as empresas que,essa crianças iram trabalhar vão se adaptar ao horário da aquele recém contrato? Tendo em vista o capitalismo que temos - não, né? Uma mãe solteira que tem pegar no trabalho às oito e precisa levar filho para creche às sete; estam fora do desse ideal.

    Responda
  10. joão moreira

    Blz! Quando esses adolescentes crescerem, estarão acostumados em acordar tarde. E eu comentando um assunto tão desnecessário!

    Responda
  11. JOSE TAVARES DE ALMEIDA

    Assunto a ser levado ao ministro da educação . Takvez possa lhe " quebrar" seu cinservadorismo. José tavares - Sousa-PB

    Responda
  12. Giovani Ferreira Vargas

    Não é à toa que é a geração que mais vota no Lula e cambada...

    Responda
  13. Heloísa Matos Lins

    É isso mesmo! Muito necessário repetirmos esse alerta, considerando também que nem todo ser humano tem sono às 22h pra acordar disposto às 6h ou até antes.

    Responda
  14. maria camila machado almeida

    Penso que as pessoas em geral não levam em conta que, aos 9 anos as meninas já estão menstruando - desgaste adicional. As crianças estão em processo de crescimento, têm que se levar em conta isso. Dormir é saúde, depois vêm as diferentes atividades, se em escolas privadas, e a mal nutrição e falta de saneamento básico em muitas casas. Comento com meus educandos: têm que dormir, gente. Vocês estão crescendo, precisam se poupar.

    Responda
  15. Luísa Toledo

    Geração nutella. É muito mimimi. Por muitos anos, morei em sítio e precisava acordar às 05h30m da manhã para ir para a escola. Andava sozinha, por aproximadamente 15 minutos, numa estrada de chão para, então, chegar ao ponto de ônibus. Depois ficava por 40 minutos no transporte público até chegar à escola. Pessoas desenvolvem depressão e transtornos de ansiedade por outros motivos. Eu me tornei professora e vejo como a geração atual (e os pais, principalmente) reclamam de tudo.

    Responda
    1. Daniel Vitorazzi

      Que hora você ia dormir? Tinha luz elétrica e TV na sua casa?

    2. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Concordo em parte quanto a disciplina de horários, uma vez que não se pode juntar todos numa mesma rotina. Entretanto concordo plenamente que todo o estresse é transferido para a escola, e a ponta final são os professores.

  16. marcos fernando dauner

    culpa exclusiva dos pais - Hora limite de dormir é vinte e duas horas ; hora de acordar é seis horas . Se a criança fica acordada até meia noite é culpa dos pais não não impõe limites !

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Caro José Renato - Minha filha tem 33, Sempre teve aula de manhã - pré escola, ensino fundamental, médio, graduação, mestrado, doutorado e nunca teve e problema com isso . Basta não ir dormir depois da meia noite .

  17. José Renato Altoé

    Concordo com todas as ponderações. Tenho uma filha de 12 anos que tem que entrar para aula as 7 h e sair as 11:30 h, simplesmente porque a escola não oferece turma vespertina. Seria muito melhor para o bem estar e o desempenho escolar que as crianças não fossem submetidas a um horário que chega a ser desumano. Afinal de contas para quem interessa que elas se adaptem a um horário rigoso. Elas deverão se tornar a classe operária de amanhã? Não outras opções?

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      se tua filha for médica plantonista, precisa entrar no hospital às seis da manhã !

  18. ROGERIO RIBEIRO JORGE

    Ao longo de quase trinta anos como professor no ensino básico foram incontáveis os palpites individualistas que os pais nos traziam. "- Como as aulas podem começar tão cedo se meu filho tem sono de manhã?!? Isso é um absurdo!" Só há duas coisas unânimes na pequena burguesia brasileira: o amor aos pequenos privilégios e o desdém pela educação.

    Responda
    1. ROGERIO RIBEIRO JORGE

      Eduardo, eu me refiro à colunista que, claramente, não entende absolutamente nada de educação, mas se sente capaz de palpitar (provavelmente por ser advogada, escritora, dramaturga, ensaísta; quase uma Jô Soares...), e só é capaz de enxergar o seu próprio umbigo; postura muito típica da pequena burguesia nacional.

    2. EDUARDO TALANS

      Mas a autora não está se referindo apenas aos adolescentes burgueses. É uma ideia para todos !

  19. CARLOS EDUARDO MARTINS

    Moro nos USA e aqui aulas começam as 8:30, janta-se por volta das 19:00, e 21:00 praticamente todas as crianças já na cama. Pais que escolhem escola a mais de 10km da residência são considerados meio idhiothass. Eu fazia tudo errado e aprendi, sugiro tentar encerrar a noite 02 horas mais cedo , vão sentir uma baita diferença

    Responda
  20. Fernando Alves

    Por muitas gerações, os adolescentes não só iam para a escola cedo, como depois enfrentavam uma jornada de trabalho, e tudo bem. Agora, a geração de cristal sofre de depressão e ansiedade por acordar cedo.

    Responda
    1. Fernando Alves

      De acordo com o seu pensamento, Paulo Augusto, devemos involuir como sociedade e tratar os adolescentes como bebês.

    2. marcos fernando dauner

      negativo ! Dormir cedo e acordar cedo não é mortal para ninguém . E hoje em dia as crianças passam o dia penduradas no celular .

    3. Paulo Augusto

      De acordo com seu pensamento, deveríamos ter ficado morando em cavernas ao invés de evoluirmos como sociedade.

  21. Celso Augusto Coccaro Filho

    Nunca entendi a razão deste horário. Porque as aulas não poderiam iniciar às oito horas, pelo menos? Ou até às nove horas? É algo meio óbvio. Melhoraria inclusive para os professores, fora os benefícios para o aprendizado. Quando fiz o ensino médio, optei pelo período vespertino, oferecido pela minha escola. O desempenho nos vestibulares foi bem melhor, em média, para aqueles que escolheram este período.

    Responda
  22. Sergio Siqueira

    Aponte para nós alguma coisa certa no país. O horário escolar é apenas um dos problemas. Mas penso que o sistema judiciário leva o troféu. Pior , impossível.

    Responda
  23. Joel Domingos

    Gostei da foto da menina dormindo sobre a carteira.

    Responda
  24. José Cardoso

    Bem aventurados os que tem sono e só acordam com despertador. Pois eis que chegará o tempo em que perderão o sono no meio da madrugada, e o deficit só será compensado por cochilos ao longo do dia...

    Responda
  25. HENRIQUE FERREIRA PACINI

    Lindo. Avisa o patrão dos pais que eles vão chegar mais tarde, porque os filhos vão entrar às 9h.

    Responda
  26. Rafael Theodoro Silva

    Venho dizendo isso a muito tempo, 7 horas da manhã você vê a criança ou adolescente "babando" de sono. Uma solução seria iniciar as aulas mais tarde, mas se tem a noção que aprender está agregado ao tempo na escola, ideia falsa.

    Responda