Ciência > Oppenheimer e Einstein: a conturbada relação entre o 'pai da bomba atômica' e o Nobel de Física Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ótima matéria! Supre informações tanto para pessoas que gostam de blockbusters, quanto aquelas que não os assistem, como eu.
Oppie, opa! Amigo de infância.
E os gênios cientistas anônimos que não são lembrados pela história? Se não fossem eles adeus projeto Manhatan. Os polÃticos, espertos e bajuladores de polÃticos e poderosos aparecem sempre.
Muito debate sobre o criador da bomba atômica. Sem o E = mc2 nem se tocaria no assunto.
Se não fosse de esquerda suas obras talvez nem precisasse de correção !
Corrigindo você, José Batista, que certamente é de direita: "suas obras talvez nem precisassem de correção". Direita erra muito.
Corrigindo você, José Batista, que certamente é de direita: "suas obras talvez nem PRECISASSEM de correção. Direita erra muito.
Certa vez alguém afirmou ; "A Inglaterra lutou bravamente até seu último soldado hindu , paquistanês etc " É correto ? não sei ! O fato : A corda sempre arrebenta no lado mais fraco .
Um gênio como Einstein só poderia ser de esquerda...
Einstein era um socialdemocrata inveterado.
Se fosse de direita suas obras talvez nem precisasse de correção !
Claro que ele era da esquerda, ajudou a criar uma arma que matou e a pode matar milhões pelo mundo.
Tanto Einstein como Oppie eram fÃsicos teóricos. Claro que como tal Einstein é muito mais importante. Mas no projeto da bomba, o próprio filme mostra como os experimentalistas corriam na frente, mostrando a possibilidade de coisas que a teoria não julgava possÃveis. Talvez Enrico Fermi fosse mais talhado para a tarefa, mas ele era um recém chegado imigrante italiano, enquanto Oppie era americano.
O grande responsável pela bomba foi Fermi. Morreu em decorrência de excesso de radiação. Oppenheimer, um beberrão inveterado , levou o troféu. A mÃdiaÂ…Â…
o erro de einsten puderam ser corrigido em dez anos, os deles nunca mais. A unica forma de controlar o uso da bomba foi passar o segredo ao inimigo. Não fosse por isto MacArtur teria lançado a bomba na China, cujos soldados tinham no expulso da coréia. Isto sem falar que o sacrificio dos civis em Hiroshima e Nagasaki foi para intimidar os soviéticos. Um cara que vai ser lembrado por criar uma bomba virar herói em cinema é muita distopia no mundo atual.
Exato. Stalin estava às portas de Tokio. A operação Tempestade de Agosto mostrou que o Exército Vermelho chegaria rápida e facilmente em Toquio.
Excelente matéria. No canal de YouTube Xadrez Brasil pôde-se assistir algumas partidas de xadrez entre ambos. Recomendo para aqueles que sabem jogar pois a narração de Rafael Leite é primorosa. Obs: Einstein nunca foi de esquerda. Era um social democrata.
Ele era do psdb.
Texto popularesco da BBC faturando Einstein como figura pop. Os jornalistas da Folha e os leitores que quiserem um texto sério devem ler a resenha do filme "Oppenheimer" feita pelo fÃsico nuclear Robert Zubrin, da geração de fÃsicos nucleares seguinte à de Oppenheimer. Está em quillette.com sob o tÃtulo How Accurate is Christopher Nolan's 'Oppenheimer'.
O texto mostra que os inventores se justificavam pelas 245 mil mortes, o que o colunista também faz.
O texto disseca a licensa criativa de Hollywood sobre fatos históricos.
Obrigado, David. Recomendação preciosa.
Esse é um filme para se ver umas 10 C Excelente
Excelente filme! Eu recomendo. Vale cada minuto.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Oppenheimer e Einstein: a conturbada relação entre o 'pai da bomba atômica' e o Nobel de Física Voltar
Comente este texto