Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Pereira Ignacio

    Realmente sofremos um golpe nas urnas. foi fraude .

    Responda
  2. Hercilio Silva

    Ótimo artigo

    Responda
  3. Artur Carmel

    As redes sociais, neste momento, no Brazil, são uma faca de dois legumes...Né só o Bozo quem sai ferido, não....Mesmo com os do time de Lula - e boa parte da mídia - tentando fazer crer a humanidade que Bolsonário é o culpado por todos os males do país. De ontem, do hoje e só amanhã.

    Responda
  4. José Bernardo

    Apenas um reparo, Joel, à afirmação de que a resposta militar ao clamor golpista "felizmente" não veio: não sabemos se deixou de vir não por postura virtuosa, mas pelas circunstâncias; o que teria acontecido se o governo federal tivesse decretado uma GLO?

    Responda
  5. Wiliam Zaions

    "O Hitler, mesmo errado, tinha aquilo que eu admiro num homem, o fogo de se propor a fazer alguma coisa e tentar fazer" Quem disse essa frase, numa entrevista à revista Playboy em 1979?

    Responda
    1. Fabiano Meirelis Belem

      Comece citando as frases ditas por seu político de estimação.

    2. Joaquim Rocha

      Apesar de que qualquer elogio à Hitler ou Bolsonaro ser imperdoável.

    3. Joaquim Rocha

      Mostre a coisa completa, ou não mostre.

    4. Joaquim Rocha

      Lula: Por exemplo… O Hitler, mesmo errado, tinha aquilo que eu admiro num homem, o fogo de se propor a fazer alguma coisa e tentar fazer. Playboy: Quer dizer que você admira o Adolf? Lula: [enfático] Não, não. O que eu admiro é a disposição, a força, a dedicação. É diferente de admirar as ideias dele, a ideologia dele.

  6. nelson de azevedo

    Entretanto, há uma diferença. Hitler usava o cinema, com o registro das grandes manifestações, mas impedia a oposição de divulgar suas ideias tanto no cinema, quanto nos jornais ou rádio. No caso do Brasil, a atual situação não está impedida de usar as redes sociais. Aliás, o faz.

    Responda
  7. Igor Cornelsen

    Pobre Brasil dividido entre uma direita golpista e uma esquerda com a cabeça ainda nos anos 70 do século passado.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Caro Igor, se essa mentalidade atrasada funcionar, você voltará e dará o braço a torcer?

    2. Ricardo Arantes Martins

      diria que divido entre uma extrema direita inútil, perniciosa e retrógada que desejam trazer valores hipócritas de há muito superados como influência patriarcal, religiosa e miles de preconceitos. e uma esquerda corrupta que quer conservar as coisas, que teve sucessivas prisão de seus líderes 3 presidentes, 2 tesoureiros e 1 secretário do PT e dois líderes de governo confessos (palloci e delcidio).

  8. Reinaldo da Silva

    O formato, denominado "design' das cracolândias digitais, impulsionadas por algoritmos para compartilhamentos de discursos de ódio, possibilitou o avanço da extrema direita em todo o mundo desde de 2014. Bolsonaro e Trump se encaixaram como tipos-ideias das cracolândias digitais. Orientados por estrategistas do caos político, p.ex. Steve Bannon (sugestão: livro Engenheiro do Caos) causaram uma inédita ruptura do entendimento da disputa política, que ainda não sabemos como enfrentar.

    Responda
    1. Reinaldo da Silva

      Marcos e Deborah, abraços.

    2. Marcos Benassi

      Excelente seu comentário, caro Reinaldo: dá margem a uma pequena discussão de alto nível. As táticas Bozoológicas são uma mistura de enviesamento cognitivo-afetivo - engancham-se preconceitos e afetos mais primitivos, através da construção perversa do discurso - com as características das plataformas de relacionamento social. Estas, cujo modelo de negócios se baseia na exposição de propaganda, impulsionada pela visualização de páginas, precisa da barbárie para andar em alta velocidade.

    3. Deborah Barbosa

      Reinaldo, o termo cracolândias digitais foi simplesmente genial.

  9. José Cardoso

    Eu diria que o radio foi muito mais importante para Hitler do que o cinema. Assim como para Vargas e Roosevelt. Era a verdadeira 'rede social' da época.

    Responda
  10. Marcelo Albuquerque

    O atual é tão analfabeto em rede social que seja a ser ridiculo

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Da nada não, a Janja é mais do que proficiente na coisa. Ah, mas ela não pode se expressar, né não? Será por isso que a Bozonéscia recrama tanto? Uia!

    2. Maria José de Araujo Costa

      É verdade. Tem resistência até a aderir ao sistema. Mas pra usar as redes sociais pra emburrecer o povo, é melhor que fique como está. Os milhões de tias e tios do zap nos mostram o tamanho do estrago.

  11. Paulo Augusto

    O chefe da fami lícia sempre mentiu: mentiu que era bom militar e mentiu que era bom político.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Devo defender o Bozo, ele não mentiu em tudo, caro Paulo: é o pai biológico de todos os meninos, fica evidente pelo mau-caratismo. Talvez a Laurinha escape, se Zeus for piedoso.

  12. max ribas

    No presente caso, "povo" para o articulista são os peões do agro, as tiazinhas insatisfeitas, os tiozões que sofrem de brochura crônica e as filhas e esposas de milicos que não sobreviveriam se acabasse a pensão e tivessem que ganhar a vida trabalhando.

    Responda
  13. Jose Roberto X de Oliveira

    Ô sujeito mau caráter esse Bolsonaro. Num culto disse para as pessoas que recebeu entre 1 centavo e um real e que dava para comer pastel e caldo de cana. O vídeo deve estar circulando. Não tem um filho da mãe para falar que ele recebeu 17 milhões de reais e perguntar se ele doaria para assistência social. Suas multas não chegam a 200 mil. Eles riram o tempo todo.

    Responda
  14. Nilo Mismetti

    Não teria sido o rádio ou a imprensa, sempre venal?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, que ynjustissa! Ou terá sido erro de digitação? Será venérea?

  15. Jose de Paula

    Este foi um diagnóstico perfeito como a extrema direita(bolsonarismo) atuou e continua atuando no Brasil.

    Responda
  16. Celso Augusto Coccaro Filho

    Digamos que hoje o cinema nas mãos dos ditos progressistas também é ideológico, indutivo, e, tanto quanto as redes sociais a serviço da dita direita, é chato e destinado a público não-pensante. Enfim, uma mediocridade puxa a outra para o seu mesmo nível e vamos caindo todos juntos, sem perceber, como numa peça do Ionesco, trocando o rinoceronte por asnos que zurram à esquerda e à direita.

    Responda
  17. Alexandre Pereira

    O problema é tentar transparecer que só a direita faz isso. A mediocridade acaba com qualquer mote, por melhor que seja. Pena.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Prezados, temos direita e centro mais tranquilos, mas que, nessa era de intolerância, não conseguem alcance. Temos a esquerda aloprada, equivalente à estultice da direita aloprada. Temos também os dois grupos insidiosos, desagregadores e parasitários nos lados. E temos a moral burguesa, fartamente distribuída. Atribuir o feio a somente um lado é se deixar levar pela preguiça, coisa a qual o colunista não deveria ser afeito.

    2. Marcos Benassi

      Me permita um ajuste pequenino, Alexandre: não é que "só a direita" o faça, realmente. É que nossa direita tosca *Só Faz Isso*, e nada mais. Política, de verdade, necas. E não é Toda ela, apenas uns 9O%

    3. Maria José de Araujo Costa

      E verdade que não é só a direita que faz "isso". Mas o nível a que chegaram pra fazer acreditar no que não existe, convencendo tanta gente é assustador.

  18. Marcos Benassi

    Joel, prezado, o bagúio é mais velho do que "2O18 e redes sociais", isso foi o píncaro, mas não a subida do morro. Levou-se uma década a zuretar a opinião impudica através de jornais e TVs, construindo analogicamente um antipetismo. Sabe por que são melhores? Porque engancham seu blá na tosqueira-prima, na coluna vertebral antiquíssima: medo, horror ao diferente, egoísmo, sensação de "inferioridade injusta" etc. A Leni Riefenstahl ainda fazia coisas belas, na estética; a Bozoléia, nem de longe.

    Responda
  19. Hugo Sotero

    É um deboche ler isso… que o PT fez a vida inteira foi produzir dossiês, documentos partidos, Ísis de servidores de internet sediados no exterior, uso do marketing político destrutivo.., e agora esse articulista vem fazer essa comparação bizantina e creatina ??

    Responda
    1. Evandro Luiz de Carvalho

      Prezado Hugo, a esquerda tem que se aprimorar no quesito. O povo brasileiro gosta de respostas simples, adora ser conduzido. Povo marcado ê...povo feliz!

    2. Maria José de Araujo Costa

      Apesar de concordar que a esquerda também usou de meios de manipulação, de medo (de acabar o bolsa família, p.ex.), é evidente que ficaram muito longe do que vimos agora, com o extremismo de bolsonaristas. Se você não consegue enxergar a diferença entre os dois casos, é porque já foi engolido pelo Esquema. Tarde demais!

    3. Marcos Benassi

      Agora, tô pensando se entendi direito, Hugo. Como a redação ficou meio estropiada, é possível que eu tenha interpretado mal. Se for esse o caso, chama o Gastão Vomitador e pede pra ele mindar um jorro na testa, por favor. E grita pelo Juca, se eu estiver certo.

    4. Marcos Benassi

      Ihhhh, Soteraram o célebro do Hugo. Viu Chamar o Juca pra ajudar.

    5. Marco Ferreira

      Com todos os erros e “sacanagens!?” os petistas jamais brincaram com a saude publica colocando vidas em risco disseminando informações falsas sobre a pandemia e vacinas . Somente isso bastaria para colocar essa gente na cadeia , ou no manicômio conforme o grau de cegueira. Gente ruim

  20. Hugo Sotero

    É muita hipocrisia e deboche ver esse jornalismo de hoje criar uma palavra novo (desinformação) para retratar modus operandis usados pelo PT há 500, só que com um nome diferente .. PT destruía reputações de pessoas, por meio de mentiras deslavadas repetidas 1000 x, fez isso por meio de programas eleitorais, por meio da clandestinidade da distribuição de documentos apócrifos, por dossiês, por uso da internet e etc …

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Descreveu a direita mundial acusando os honestos. Acuse-os do que vc faz pra enganar.

  21. Gilberto P Santos

    Pelo nível demonstrado, não há a mínima possibilidade de que as redes sociais tabajaras venham a produzir uma Leni Riefenstahl, a cineasta de O Triunfo da Vontade, documentário de propag.anda naz.ista.

    Responda
  22. Giovani Ferreira Vargas

    E o que os ouvidos dos petistas são para as bobagens desta coluna...

    Responda
  23. José Roberto Mathias

    Retrato fiel da História Recente de "uma direita-indecente" nesta "terra brasilis".Em tudo, os bolsominions tentaram imitar Tio San e o "Do bigodinho".Deu no que deu... perderam, manés.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, Zé Roberto, aquele ministro dando pinta de Goebbels não tava bom? Eu sempre gosto de ver o sujeito engomadinho e cheiroso pulando no vácuo do Abismo da Terra Prana. O vôo dele foi tão lindo... Plaft! Hahahahah!

    2. Ricardo Arantes Martins

      Uma direita indecente e retrógada, tentando defender valores hipócritas que não voltam mais. Famílias patriarcais, religiões e preconceitos. Quebrou não tem mais jeito. Uma direita retrógada e uma esquerda conservadora trás a marca de mensalões, petrolões 3 dos 10 mais ricos presos em seus esquemas, junto com toda sua cúpula partidária 3 presidentes, 2 tesoureiros, 1 secretário do PT, 2 líderes de governo confessos (palloci delcidio) e por ai vai.

  24. Ricardo Arantes Martins

    Diria que o Trampismo ascendeu com base numa planeada indústria de fakes nas mídias sociais. O Coiso e filhotes, eternos pagas pal. de Trump os copiaram em tudo. No ó. dio, caos, EUA Brasil, 1ª e 2ª nações mais mortais na pandemia, disseminação de remédios falsos, capitólio brasília e por ai vai. mas cá o Coisismo aprendeu a fazer o discurso petista em seus erros e a culpa é da globo, folha, congresso golpista STF. Identicos.

    Responda
  25. Marcos Longaresi Carvalhães

    Eita, não assino o jornal para ver militância, o problema então são as redes sociais, agora deu, vão quere censurar tudo agora.

    Responda
  26. Flavio Colker

    Basta navegar pelo twitter e a sensação que se tem ao ler a baboseira, as mentiras repetidas por gente sem um pingo de discernimento, noção de ética ou civilidade e temos a sensação de ter chegado ao Inferno.

    Responda
  27. Rubens gonçalves

    Hitler matou 6 milhão de judeus e 26 milhões de russos e mais alguns milhões de outras nacionalidades. Comparar ao ex presidente e uma ofensa. Se bem que aqui morreram 700 000 pessoas de inépcia inação e cumplicidade.

    Responda
  28. Olavo Cardoso Jr

    Esse viaja.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Enquanto o Olavão permanece, impávido e imóvel, no subsolo da Virgínia. Deo Gratias.

    2. Flavio Colker

      Antes viajar do que vomitar mentiras como faz a turma do Bolsonaro.

    3. Rubens gonçalves

      Hitler fez escola e ainda faz aprendizes.