Opinião > Vanguarda do atraso Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Florentino Fernandes Junior

    E papai noel, existe?

    Responda
  2. Florentino Fernandes Junior

    Rosangela, onde a lava jato embolsou este dinheiro? Vc prova isso?

    Responda
  3. ROSANGELA SILVESTRIN

    Se o caso é evitar o prejuízo vamos a comparação. A Lava Jato deu prejuízo de 3 Bilhões para a Petrobrás e embolsou o dinheiro e ninguém achou isto estranho. Muito melhor ter prejuízo com o valor distribuído para muitos empresários e gerando empregos.

    Responda
  4. Marcelo Fogaça

    Já estamos neste empoeirado consenso de Washington por 40 longos anos com resultados espetaculares...queda da proporção da indústria no PIB de 70% por cento, crescimento potencial na mínima histórica, investimento domésticos de 20% do PIB, manutenção da nossa imensa desigualdade , manutenção da nossa aptidão histórica de exportador de produtos básicos. Já está na hora de reaver essa visão não é folha?

    Responda
  5. Vinicius Branco

    Insistir em emprestar para o mau pagador eh jogar fora o meu, o seu, o nosso dinheiro. Tanta gente precisando de dinheiro aqui, e o cara emprestando aos hermanos caloteirosÂ…

    Responda
  6. Henrique Marinho

    Ufa! Finalmente uma lufada de racionalidade na FSP, expondo os desígnios obscuros da ca na lha de plantão. O Brasil tem que varrer essa ideologia retrógrada e trilhar seu próprio caminho.

    Responda
  7. Gilmar Maghenzani

    O que a foia queria?, jogasse todas os devedores na falência? e perder os dólares?, o que o Lula quer é receber e vcs querem o contrário

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Querem. O que conseguem é encher o saco, todavia.

  8. Antônio João da da Silva

    O editorial da fsp está mais para planfeto que para jornalismo, alusões imprecisas, acusações sem provas e muito, muito preconceito.

    Responda
  9. PAULO ROBERTO HASSE

    Estavam esperando o quê do L ? Já foi contra o Plano Real , contra a privatização das telecomunicações , contra reforma da previdência etc , o plano deles é implantar a agenda bolivariana do atraso e da opressão , por isto quer controle de redes sociais . Modelo soviético /bolivariano , será rechaçado pelo Congresso .

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, boa. Agora conta aquela da Maritaca, que impediu a filha de casar com o Fica-Paw: ficou falando sem parar, alto, dias a fio, "imagina, casar com aquele topete Vermelhudo, rubro-comunista, vai dividir a nossa árvore com esquilos, trazer as cobras, quebrar nossos ovos! Fica-Paw bolivariano, com sotaque soviético e bicada marxista! Filha, casa com Maritaco!" Tanto encheu o saco que a filha acabou o namoro. Semana seguinte, encantou-se com um Paw-de-Araro, que levou a menina. Sodeu-se.

    2. Gilmar Maghenzani

      vc é que sabe de nada pq o Plano real não foi bom triplicou a dívida externa, as privatizações foram para roubar, a previdência ferrou os aposentados e os que vão ser, as fakes tem de acabar, e esse termo bolivariano é de bolsonarista golpista

  10. marcio tulio viana

    É curioso como o Jornal chama de atrasadas as práticas que se opõem ao credo neoliberal. Desse modo, ignora ou finge ignorar que os direitos sociais - importantes até para a sobrevivência do capitalismo - foram construídos com políticas contrárias e não alinhadas ao pensamento de Adam Smith, cunhado no século XVIII. Na verdade, atrasado é defender (de forma explícita ou nas entrelinhas) que se deixarmos tudo nas mãos do mercado todos viverão felizes para sempre.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Tulio Maraviana, nós gostamos de voce. mas é bom lebrar que o liberalismo foi a maior revolução social dos últimos tempos. Graças a o ser humano pode ter liberdade para não ir a igrejas, renovar pensamentos, Kafka, neno vasco, Marx, Nietzsche, Darwin não teriamos nada disso. Hoje todas as nações que tem inclusão e bem estar social (objetivo final do Estado) são democracias parlamentaristas consolidadas há décadas. A base é o liberalismo (não economico).

  11. Marcos Benassi

    Phôia, alô, alô, é verdade esse Bilete: notem o colega Gandelsman, abaixo, que teve seu comentário torturado porque botou o Bndes em maiúsculas. Não soltarei impropérios como de hábito. Mas Alguém precisa perceber a idiotice (vá lá, é leve): ele faz até uma atribuição incorreta, creditando a tortura de sua mensagem ao reacionarismo do jornal. Vocês queimam seu filme absolutamente à toa. E eu ainda gasto o meu ajudando o jorná. Somos, todos, burrros como portas.

    Responda
  12. Ricardo Arantes Martins

    O Bndes é, sem dúvida, um dos mais importantes fomentadores econômicos e deve ser utilizado para o crescimento da nação. espero que o petismo o utilize com sabedoria não podendo voltar a seus velhos esquemas. Com a prisão de 3 dos 10 mais ricos que andavam com lula para cima e para baixo vimos cabalmente quem se beneficiava. Odebrechdt foi confesso. por outro lado o empréstimo a juros baixos a países que não tem garantias nem liquidez fere o bom senso.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Concordo que o BNDES é importante mas vc dizer velhos esquemas? quais?, as prisões não tem a ver com o BNDES e como o Lula se beneficiou disso?, quando emprestou para outros países? se não pode, por favor me poupe né

  13. CARLOS LOPES

    Eu aqui repensando novamente em cancelar a assinatura. Vanguarda do atraso?? O que diria o editorial sobre a política de compras do governo alemão, com prioridade máxima para empresas nacionais, como tantos outros, inclusive americanos e outros tantos capitalistas. Nota-se um patrocinado e desesperado editorial, uma estupidez contra o país e a riqueza nacional. Como engenheiro me indigno com tamanha propaganda pró-emprego fora, pra cá querem somente o subemprego e o atraso.

    Responda
    1. RODRIGO LUIZ BARBOSA

      Retomei a assinatura , mas tbm penso em cancelar. Financiar isso é complicado

    2. RODRIGO LUIZ BARBOSA

      Retomei a assinatura , mas tbm penso em cancelar. Financiar isso é complicado

  14. Marcos Gandelsman

    Como costuma acontecer fui novamente censurado. Meu comentário continha termos não aceitos, como: rentistas, Faria Lima e geração de empregos

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Xará, meu caro, parece brincadeira, mas não é: a phôia não admite maiúsculas, nem mesmo nas siglas de órgãos governamentais - um ou outro, vai, a maioria não. O problema não foi conceitual-político, é só burrrice.

  15. Marcos Gandelsman

    O BNDES se propõe a desempenhar o seu papel que é promover o desenvolvimento e geração de empregos e esse jornal, a serviço da Faria Lima e dos rentistas, critica. Me poupem.

    Responda
  16. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    A Folha, como porta voz informal dos banqueiros e rentistas, vê como concorrência o estímulo do governo aos setores produtivos. Aposta em crise, recessão e juros altos, o que mais lhe convém.

    Responda
    1. Marcos Gandelsman

      Porta. voz formal e remunerada pela Faria Lima

  17. Igor Cornelsen

    Otto von Bismarck disse uma vez que as nações inteligentes copiavam o que dava certo nas mais desenvolvidas, que as medíocres só aprendiam errando e as idiotas nunca aprendiam e ficavam sempre repetindo os mesmos erros.

    Responda
    1. josé SOARES

      Pois é , o BNDES ao financiar as empresas nacionais , gerando produção e empregos, está copiando o que fazem países desenvolvidos como EUA, França, Alemanha e outros.

    2. Marcos Benassi

      Igor, prezado, muito oportuno, viu pegar uma rápida carona: a phôia e a sençura, são do último tipo. impreCionante.

  18. Marcelo Magalhães

    Um golpe de na Dilma e uma aventura neoliberal quase pararam o país. Insegurança alimentar de 125 milhões de pessoas e fome de 33 milhões. As pesquisas científicas caíram a zero. O meio ambiente virou cinza e mercúrio. As indústrias se foram. A população de rua se multiplicou. Mas Lula voltou, a inflação caiu, os salários aumentaram, a fome diminuiu, o Brasil recuperou a condição de investimento, Petrobrás é reconhecida como segura, as escolas se recuperam e o dinheiro voltou a circular. Atraso?

    Responda
  19. Jose Roberto X de Oliveira

    Leio os nossos jornais para saber como eles manipulam a opinião pública. Essas nações ten dívidas e elas em algum momento pagarão. Venezuela e Cuba são vítimas de embargos econômicos não pq são ditaduras. Cuba é vítima para fracassar seu regime socialista. Já Venezuela pq deve entregar seu petróleo aos Eua barato como disse Trump.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Assino embaixo. Todavia, mesmo sendo rubro-comuno-vermelhista convicto, mau-caráter e gueizista, acho que há algo de podre em ambos os países: democracias ajeitadas e confiáveis, não são *mesmo*.

  20. Gil Carlos Dias

    Minha avaliação de sempre. Se a Folha está contra, é porque o governo está no caminho certo.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Assim vc não precisa raciocinar é muito cansativo

    2. Walter Soto

      Muitos apoiadores do último presidente faziam exatamente esse tipo de comentário. Interessante...

  21. Agemir Bavaresco

    Sra. Folha: Por que instituições e organizações desenvolvimentistas nacionais e internacionais são sempre demonizadas pelo mercado? Será que a teoria monetarista está interessada na soberania nacional e na redução das desigualdades? Até quando essa leitura reducionista da teoria do dinheiro legitimará os repetidores da cantilena da submissão ditatorial ao mercado?

    Responda
  22. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Moderno é o Brasil ficar sempre dependente dos EUA e outras potências. Moderno é acabar com o que sobrou da lei trabalhista. Moderno é a previdência chilena, que leva centenas de aposentados ao suicídio. Moderna é a economia neoliberal, que este diário não se cansa de defender.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Caso, não, Cacaso. Não percebi a obra do descorretor.

    2. Marcos Benassi

      Vanderlei, caríssimo, em honra ao vosso desancamento, eu peço ajuda ao Caso, que tanta coisa bonita escreveu na curta vida: "Ficou moderno o Brasil, ficou moderno o milagre: a água já não vira vinho, vira direto vinagre." Sabiduria Carioca!

  23. Marcos Benassi

    Ôôô phôia, seguinte: não seria mau, mas é um treco torto. Seguindo a mesma linha, por não pode escrever Vvvaaca, dado que a psicodelia perversa da sençura não permite, vou virar vegetariano. Pode até ser que abandone o leite e derivados. Vvvaaca atolada, em hipófise alguma. É muita girafice, né não?

    Responda
  24. Marcos Benassi

    Mmmmmm... Perspicaz, hein, phôia? Sujeito come conserva marca Vermelhuda e tem uma intoxicação alimentar; segundo o racioSímio folhomático, "O Melhor a Fazer" é virar faquir e não comer mais nádegas. Caiu de moto indo pro trabalho: vira um misantropo e não sai mais de casa. Arrã. Faço restrições sobre dois pés: cuidado ao botar dinheiro em Vvvaaca Muerta - extrair hidrocarboneto de xisto é péssimo pro meio-ambiente. Ontem, vi um cão hidrófobo na rua; ainda assim, hoje, vim ler o editorial.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.