Hélio Schwartsman > Polícia paulista se comporta como gangue Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Eu como cidadão comum, reprovo as vinganças no Guarujá, porém ainda prefiro a policia paulista, do que os mi-licia--nos do Rio de janeiro. Eu não defendo ban--di--dos, pois eles não tem o menor respeito pela civilização honesta e pacifica. Quase sempre, essa gente bota o terror, na sociedade, para que esta os aceite por medo.
Eu como cidadão comum, reprovo as vinganças no Guarujá, porém ainda prefiro a policia paulista, do que os mi-licia--nos do Rio de janeiro. Eu não defendo ban--di--dos, pois eles não tem o menor respeito pela civilização honesta e pacifica. Quase sempre, essa gente bata o terror, na sociedade, para que esta os aceite por medo.
Qual seria a reação da corporação se o integrante da Rota fosse morto o Alto de Pinheiros. Talvez a questão seja dificil de responder, até porque a Rota não patrulha aquela região da cidade. Quando muito, dá uma passadinha quando está indo para a Vila Sônia, por exemplo.
De novo robô semianalfabeto da Folha travando e censurando meu comentário .
O meu comentário também foi censurado! Quer comentar na folha, não fala a verdade! A verdade aqui. merece castigo.
Que pena, não conhecem a instituição PolÃcia Militar
Até agora parece que todos os mortos pela Policia eram fichados e com condenações pela Justiça . Alguns daquele tipo de bandido que você espera nunca cruzar pelo seu caminho porque sua vida correrá perigo , com certeza . Não se entende porque estavam soltos . Bandido tem que render-se na chegada imediata da PolÃcia ou assumir as consequências principalmente quando atiram na autoridade .
Se houvesse pena de morte, os assassinos dos policiais seriam presos e sentenciados por um juiz. Como não há, a execução é terceirizada aos policiais. Os criminosos só entendem essa linguagem, não sejamos utópicos.
E não diga tolices sobre a Inglaterra. Erraram e erram mas o número de casos desses é Ãnfimo. Não estamos falando de legÃtima defesa, como vc erroneamente quer fazer acreditar. Lá, foi xenofobia. Aqui, racismo.
Se vc se interessasse por uma reflexão mais baseada em fatos saberia que a pena de morte foi abolida quase no mundo inteiro porque não resolve a criminalidade, além de tornar o Estado em matador. Saberia também que foi imposta a muitos inocentes, o que hoje em dia se prova por exames de DNA. Muitos inocentes fora executados e outros passaram a vida atrás das grades injustamente. Vc está aderindo à tribo dos cavernÃcolas.
Piras, pergunte a famÃlia do Jean Charles sobre a polÃcia da Inglaterra. Num enfrentamento, quando teme pela vida, o policial atira primeiro.
Tempos do velho oeste? Olho por olho dente por dente? Que civilização é essa? Atiram a esmo e matam inocentes por vingança! Isso é justiça? Isso é segurança? Eu chamaria de barbárie!
Nos paÃses menos violentos e mais seguros do mundo não há pena de morte e ali não se "terceiriza" assassinatos. Utópico é pensar que policiais acostumados a atuar à margem da lei o farão apenas em benefÃcio da sociedade. A raiz das milÃcias está no seu raciocÃnio.
Planejamento e investigação: o poder de investigação e planejamento no Brasil é zero. Sem investigação ou planejamento as autoridades se desmoralizao. O executivo fez um ministério para PT ver, vai sofre reajustes para poder governar. O legislativo posterga reformas que impede do Brasil cresce a meio século. O judiciário extrapola suas funções e é midiático. O Brasil é um paÃs sem referência, sem planejamento e sob investigação.
Se souber de algum paÃs onde a policia não mata inocente, e haja emprego, mude-se para lá e me avise, eu também me mudarei para tal paÃs. Com toda ruindade do Brasil, ele esta acolhendo afegãos e ucranianos, coisa que seria da responsabilidade dos EUA, paÃs que se mete em todos os conflitos polÃticos externo!
Pensar que o crime se organizou quando os milicos colocaram presos polÃticos junto com criminosos comuns. Na Ilha grande no rj se não me engano. E dizem os especialistas que o Pcs ganhou travão depois da carnificina do Carandiru. Inteligência é inimiga da truculência. Não aprendem. E tirar as câmaras vai aumentar o morticÃnio dos dois lados.
CarÃssima, tanto inteligência quanto burrrice, pega por contato prolongado. As câmeras *não podem sair*, muito pelo contrário, devem ser estendidas a tod@s as polÃcias. Inclusive, protegem os policiais dos falsos testemunhos e acusações.
Pcc ganhou tração
Discordo, gangrena não. Milicianos apoiados pelo governador original do Rio de Janeiro.
Corrigindo não é grangena é GANGUE
Infelizmente, nenhuma novidade. Em 2006, quando das ações do PPC, que mataram dezenas de policiais a resposta foram centenas de assassinatos cometidos pelos representantes do poder público. Letimidade social na elleição sistemática para o parlamento paulista do Coronel Ubiratã, com o número 111. Aqui no Rio não é diferente.
Poi Zé, caro Vanderlei, Tarcizão tá numas de implementar aqui aquilo que a carioquice tem de pior. Sem as vantagens: praia, sol, alguma leveza de espÃrito e a Copacabanez: velhos entupindo as ruas, andando, tomando chope, vivendo e até namorando.
Poi Zé, caro Hélio. Só não sei qual a racionalidade passÃvel de ser encontrada nessa posição do Derrete e do Tarcizão da VarÃola (mental e afetiva). Não diminui o crime, queima mais e mais o filme da corporação, abre um fosso entre a população e a institucionalidade. Não conta, obviamente, a suposta "racionalidade Bozonéscia", paradoxal e de soma zero: o Tarcizão tem *motivos* eleitorais, marqueteiros pra assim agir, o bando servage clama por sangue e barbárie. Tarcizão "entrega", delivera.
Joaquim, é aquela história: legitimidade "legÃtima" mêmo, a gente supõe que respeite a lei; uma vez que a lei exige investigação, processo e julgamento pra sentenciar alguém, não dá pra dizer que a barbárie policial seja legÃtima. Mas é*legitimada", lato sensu, de maneira geral, pelo clamor de parte dos cidadãos, por um sem-número de motivos.
Não acredito em legitimidade social nesse caso. Acredito mais em desinteligencia populista policial e governamental.
Marco: me lembro de um motorista de ônibus, que foi baleado num assalto. Maluff foi viitá-lo. Ele disse: Dr. Paulo, por favor, mate os bandidos. Infelizmente ele morreu poucas horas depois, mas a legitimidade social deste tipo de ação existe.
Há mais ou menos um mês, o filho de um policial foi perseguido e intimidado por outros alunos, quando estes souberam que o garoto tinha como pai um agente de segurança do Estado. Com a reação desproporcional da polÃcia em casos como do Guarujá, o ódio e o desprezo pela instituição tende a aumentar, e os casos de violência crescerão. E as vÃtimas serão sempre as mesmas, alguns inocentes e os próprios policiais. Infelizmente, com um governador como TarcÃsio, nenhuma solução à vista.
Esse governador quer trazer o modus operandi do Rio de Janeiro para cá. Logo o paulista e principalmente os paulistanos não terão paz. Vai virar uma competição, entre os lados, para ver quem derruba mais.
A gente não pode se acovardar. A verdade tem de ser dita. A morte deve ser lamentada, seja policial, seja civil, ambos são humanos. Agora, o que o governador de SP faz é colocar policial contra civil, como adversários, inimigos. TarcÃsio age como malaco. No fim das contas morrerão muitos civis e policiais inocentes.
Se eu escrever o pai nosso será que fsp deixa eu publicar ?
Se você não utilizar números, não escrever siglas em maiúsculas, não utilizar muitas pontuações e sÃmbolos em seguida, a chance de passar é grande, Ricardo. Não é por conta do conteúdo do que eu ou você escrevemos, tenha certeza.
Infelizmente vão saciar a vingança de alguns, a criminalidade vai continuar como seres esteve, e aplausos fáceis de uma população acuada e amedrontada pelo crime cada vez mais organizado!! Inteligência, asfixiar o poderio econômico desses criminosos, e realizar incursões constante nas rodovias, pra evitar que cheguem drogas e armas, já seriam um bom começo! Protegeria mais os nosso valorosos agentes da lei! Mas...
Isso, Jorge. E o exército cuidando das fronteiras, em lugar de participar de golpetes. Eu adoraria viver nesse Brasil que descrevemos...
Eu penso que o Ministério Público está sendo omisso nesse caso. Não ofereceu denúncia de abuso de poder e a coisa degringolou.
Pistoleiros do TarcÃsio, que traz o 'know-how' do falido RJ.
Inocente ou indecente?
Conclusão ligeira e errada!
O ilustre jornalista escreve num lugar seguro com ar condicionado comendo seu caviar e um bom vinho. Já , nas ruas, a população está entregue as quadrilhas organizadas, como PCC e quejandos. E quando assassinam um policial não aparece ninguém para consolar a famÃlia. Mas, quando o bandido é morto, surgem os protetores dos direitos humanos. Me engana que eu gosto.
Já que gosta... Tarcizão é boa pessoa, bonito e legalista
A população esta entregue a quadrilhas organizadas, como PCC e PM. E os adoradores de milicianos, ainda seguem com esse discurso de extrema-direita golpista contra os direitos humanos.
Vc desconhece os princÃpios mais elementares de civilização.
Pode se ver um vÃdeo de uma moradora denunciando como mataram o marido de uma amiga. A filmagem com celular mostra uma casa paupérrima, as margens de um mangue, Ela narra que ali um indivÃduo de 24 anos, que no momento tinha seu filho de 8 meses no colo, é arrastado e morto pelos agentes. Ela alega que ele é um trabalhador. A pobreza do lugar, a vida que levam é um grito de socorro nesta sociedade tão desigual e injusta. Antes de agir com tanto terror, o estado deve a essa gente uma vida digna
Deus salvou grande parte do Brasil do bolsonarismo. Mas não são Paulo. A turma que invadiu BrasÃlia no dia 8 queria um golpe de estado. E ainda está valendo. O que o TarcÃsio quer é o mesmo que essa turma ainda anseia. Uma guerra civil.
Tim Lopes que foi incinerado num barril talvez estivesse vivo mantendo distância deste entulho violento que se esconde e suga tudo da favela.
Sem dúvida. Contudo, trabalhando como repórter, também poderia ter sido morto numa operação como essas.
Esquerdista comenta após fumar seu baseado adquirido na " comunidade" do PCC. Me dá nojo teoria de flor contra fuzil.
"Peguei seu IP"? Roubou o IP do rapaz, Valdir? Ou cortou a árvore da frente da casa dele? Ou, pior, afanou o detergente Ype Bozofrênico, como o qual ele ajudaria a causa assassina Bozolóide? Cuidado pra não apanhar de seus colegas, nessa estória de pegar o ipê de macho por aÃ. Em público, na frente de colegas leitores, que bagulho obsceno...
O que dá nojo é nazifascistas como você que apoiam milicianos e policiais covardes e assassinos.
DionÃsio Denuncia de seu comentário e peguei seu IP. Vamos ver se você prova a besteira que falou sobre a Rota buscar propina.
Qtos anos vc tem? Dez?
Quando falta argumentos, sobram ofensas!! Lamentável!!
Baseado esse que a policia vai na favela para pegar propina e manter o comercio ilegal fluindo. A policia eh totalmente contra a descriminalizacao do baseado. Fazem uma grana pesada extorquindo traficantes. Nao ficaria surpreso caso o policial morto tenha participado de um deal going bad.
Conhece do assunto mano.
Dá uma olhada. Só gente boa! Fabio Oliveira Ferreira, 40 anos, morto em 28 de julho Antecedentes criminais: preso três vezes por tráfico de drogas, por roubo e por homicÃdio. Era considerado um dos chefes de uma facção criminosa na Baixada Santista. Felipe Vieira Nunes, 30 anos, morto em 29 de julho Antecedentes criminais: preso por roubo e por dirigir alcoolizado, enquanto cumpria medida cautelar e estava proibido de frequentar bares e
Ah, tá. Coisas tipo prisão, processo, julgamento: quer olhar não?
Em uma democracia deveriam estar presos. Se não estavam então a culpa é da justiça e do juiz. Que estavam fazendo soltos. Se era do tráfico alguém levou sua parte.
Gilberto, faltou mencionar a lei e artigo que autorizam a polÃcia a se transformar em gangue de ma tad ores de aluguel para se contrapor à violência privada.
Vc é incapaz de compreender os mais elementares conceitos de civilização.
Vão continuar matando e morrendo como se fosse uma guerra "santa" sem alternativas? Quantos agentes ainda precisam deixar filhos órfãos por falta de investimento em investigação e inteligência até eles se darem conta? É inacreditável como se deixam manipular por discursos populistas e inconsequentes. São peões sacrificados no altar da insanidade.
Comparação infeliz. Lamentável.
Por que motivo é tão difÃcil investigar um pol matidor, co-r -ru p to, la-drone ? Porque eles são pa. São ruins de raciocÃnio e n v orerobo (proibido pelo robô). Ou se faz uma reforma contundente ou haverá sempre olho por olho dente por dente. Chega de polbos meliapatos
essa tese barata de que a civilização deriva da polÃcia apenas justificativa o poder de fato das gangues fardadas, filosofia de condomÃnio..
Vc precisa estudar e pensar um pouco mais. Conheço polÃcias em paÃses desenvolvidos que são o oposto disso. Respeitam a lei e a cidadania. Haverá algumas maçãs podres mas a maioria são cidadãos respeitadores das leis. Só ver os Ãndices de homicÃdios e do resto.
Qual lÃder polÃtico mesmo essa turma segue??
Pra mim as autoridades paulistas paltam suas ações baseadas nos programas da rede Record e do Brasil Urgente.
Pior que dá ibope . E geralmente é assistida pela classe d e f g h .
O resultado dessa operação é desastroso para toda a sociedade, inclusive para os policiais. PolÃcia que mata mais também morre mais. É um ciclo de violência que não terá fim.
Querer racionalidade e bom senso, numa sociedade em que prevalece o ódio e o rancor, talvez seja querer muito! Enfim...
Sr. Hélio O Sr. Poderia expor o seu currÃculo aqui, em especial, seus conhecimentos, tempo de atuação, cursos, congressos na área de segurança pública ?
Assuntos de segurança são de toda a sociedade, não apenas de especialistas. Quando os "especialistas" agem como gan gue, a crÃtica a eles é legÃtima e inevitável. O senhor Rogerio tem cursos e congressos em jornalismo?
Jornalista, irresponsável, anarquista. Deve ser processado criminalmente, para provar a acusação criminosa. O ônus da prova cabe a quem alega um crime praticado.
Errado Leonardo. O jornalista analisou a reação da PM e não fez acusações, principalmente levianas. Todos sabem que o "espÃrito de corpo" de uma corporação policial é muito forte, ou seja, atingiu um, atinge todos. Só que tudo isto tem que ser feito dentro da lei, e jamais com revanche. Estas mortes pela PM tem que ser investigadas, e se houver culpa, os policiais devem ser punidos e responsabilizados perante a lei.
Desnecessário prova, está evidente. Matar 13 pessoas como vingança pela morte (condenável, é óbvio) de um policial é desprezar a lei e, sobretudo, o ser humano. Imagine quanta gente inocente e trabalhadora sofre com operações como esta. O senhor escolheu seu lado. O colunista, o dele. Estou com ele.
Com certeza o instinto da PM foi de vingança, não de justiça
Alexandre Maolet, que alma sombria a sua. Não à toa, Bolsonarista.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
"Policia Paulista se comporta como gangue", diz o tÃtulo. Com esse gonvernador não há outro comportamento possÃvel para a PM paulista.
Mais parece uma ação de vingança praticada por agentes armados do Estado . Diante de um crime o Estado deve buscar os culpados e submetê-los ao devido processo ! Isso é primordial para garantir a proteção da lei para todos, caso contrário ficaremos a mercê do abuso de autoridade, tão peculiar as ditaduras e aos regimes totalitários que sonegam aos cidadãos seus mais básicos direitos !
À resposta de Alexandre Cin ao meu comentário, folgo em saber que ele , inobstante achar que eu moro em outro paÃs , concorda que eu esteja correto !
Não sei como é no pais em que Tu mora SuÃça, Suécia ou Noruega, venha para São Paulo ou rio de janeiro para ver a realidade. Tu não sabes o que é viver em favelas controladas por marginais armados de fuzil que tocam o terr0r , Largue a mão de ser politicamente correto.
Vergonha esse tÃtulo! Levem rosas para entrar e prender os marginais e assassinos e levarão tiros na cara. A esquerdinha romântica pensa assim.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Polícia paulista se comporta como gangue Voltar
Comente este texto