-
JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO
Quem viveu a época da Reserva de Informática viu que taxar as importações não foi uma medida boa para a maioria dos brasileiros. Isso foi justificado como uma externalidade ruim, embora muitos produtos domésticos fossem de péssima qualidade e caríssimos, ignorando o que é custo/benefício. Outro problema tem a ver com o fato dos empresários no Brasil insistirem em buscar algum tipo de proteção para não terem que competir...
-
José Cardoso
Na contabilidade de uma empresa há uma rubrica chamada depreciação. Não adianta se iludir com lucros temporários no seu negócio de transporte de passageiros se a van está perdendo valor a cada ano, e daqui a algum tempo ela não estará em condições de rodar. Mas não há uma depreciação global. A Petrobras por exemplo não contabiliza como custo o plantio de árvores para compensar o CO2 jogado na atmosfera. Assim as empresas continuam lucrando, enquanto o equipamento planetário se deprecia.
-
Sebastião Aluizio Solyno Sobrinho
Livre mercado é pura ilusão. As instituições moldam o mercado. Quando o governo é de direita as instituições favorecem os negócios. Quando o governo é de esquerda, as instituições privilegiam à sociedade. Este é o modelo, mas há variacões e distorções. Que o diga Thorstein Veblen, Douglas North, Ronald Coase e outros icones da economia institucional.
-
Ricardo Arantes Martins
Entendo que as tarifas sobre importações não devem ser usadas para todos os produtos pois retiraria a competitividade, mas creio que deva ser usado como um tributo de política econômica para ajudar o fomento interno de determinados setores que o Estado visa o crescimento interno. não da para generalizar e o imposto deve ser bem utilizado numa política de Estado séria. Pena que não vemos isso no Brasil.
-
Marcos Benassi
Canseira...
-
Marcos Benassi
Ah, esqueci do tédio. Tédio...
-
-
Cleomar Ribeiro
... valeu, eu gostei desta conversa!!! .. checado!!!
-
Aderval Rossetto
Como seu país, agride tudo! O EUA só sobreviveu tanto tempo porque criou o colonialismo financeiro pelo petrodólar e fim do lastro ouro, matando ao poluir percapitos OITO vezes mais que os do hemisfério sul.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.