Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joel Domingos

    O comunismo não funciona. Não defendo o capitalismo selvagem: todo excesso deve ser coibido. (continua)

    Responda
  2. Joel Domingos

    (continuação) Não é um sistema econômico perfeito, mas não inventaram nada melhor. Durante a hegemonia do bloco soviético toda a fronteira da União Soviética, do Mar Báltico ao Mediterrâneo, era todo cercado, com um alambrado com 3 metros de altura, com guaritas com sentinelas a cada 2 km para ninguém fugir. A famigerada Cortina de Ferro. Incorre no mesmo caso, o Muro de Berlim. As praias de Cuba também eram totalmente cercadas e vigiadas a fim de que ninguém fugisse.(continua)

    Responda
  3. Joel Domingos

    (continuação) China Continental, Coreia do Norte, Vietnã do Norte, Cuba, Nicarágua, países do Leste Europeu (Tchecoslováquia, Polônia, Iugoslávia, Hungria, Bulgária, Albânia, Romênia... Era a oportunidade única na história de provar que o comunismo podia dar certo. Com a Queda do Muro de Berlim, em 1989, ruiu todo o Império Soviético: os países socialistas caíram um a um, num efeito dominó. A oportunidade foi perdida.Perderam o trem da história. Nunca mais se repetirá. "Ist kaputt". "C’est fini"

    Responda
  4. Joel Domingos

    (continuação) Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Interessante também é que nenhum, absolutamente nenhum, dos cidadãos de países capitalistas querem ou queriam desertar em massa de seus países de origem. O contrário não é verdadeiro. O ditado popular: "quem tem competência se estabelece". A história da humanidade é o juiz mais justo: ela sempre demonstra quais as escolhas certas por eliminação. As escolhas erradas caem, como as Muralhas de Jericó e o Muro de Berlim.

    Responda
  5. Joel Domingos

    Interessante. Aqueles saudosistas do sovietskovo, lugar onde todos tinham desejo de consumismo: do rock'n'roll à calça jeans.Passando pelo uísque (Scotch). O dólar? De Cuba à União Soviética, sempre existiram os doleiros de plantão. Idem na Lavajato. O velho mercado negro.De tudo o que se possa imaginar. A calça jeans era o sonho de consumo. Caiu o Muro de Berlim.A União Soviética esfacelou-se e, da noite para o dia, surgiram os magnatas. O mesmo se deu na China.Tudo falso verniz de comunismo.

    Responda
  6. EMANOEL TAVARES COSTA

    Senhor PISCHLER, obrigado pela sua recomendação. Tentarei ler mais do que já tenho lido. Quem sabe aprenderei alguma coisa, não é mesmo? Certamente, o Senhor não precisa ler mais nada, pois já deve saber tudo. Quanto a mim, apesar dos meus mais de 76 anos de idade, tenho ainda muito a aprender.

    Responda
  7. LUTHERO MAYNARD

    O Partidão mantém a tradição da esquerda brasileira de não conseguir viver sem uma cisão. É pena, sempre foi um partido que merece respeito e críticas devidamente oportunas, analíticas e fundamentadas. Mas, para não perder o costume, Viva Trotsky!

    Responda
  8. Ernesto Pichler

    O PCB não é um "descendente do Partido Comunista do Brasil". Este era o nome original, com a sigla PCB, e foi mudado por razões eleitorais. Em 1961 uma dissidência saiu do PCB e criou otro partido, que adotou o nome antigo e a sigla PCdoB.

    Responda
  9. Sílvio Luís Guimarães de Mello

    Comunistas defendendo o ditador de direita e genocida russo? O opressor? O amigo do Trump? Esse partido acabou e não viram. Melhor assistirem Adeus Lenin. E viva Trotsky, seus stalinistas!

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Viva Trotsky!

  10. Evandro Loes

    Um partido com esse número de votos nacional já está extinto pela própria população. Só falta cortar a terá do fundo eleitoral.

    Responda
  11. EMANOEL TAVARES COSTA

    Pra ser efetivamente comunista o PCB teria de colocar em seus estatutos e em seus programas (a) a extinção da propriedade privada e (b) a extinção do Estado por não mais ser necessário. Quando o PCB fará isso???

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Os comunistas nunca foram contra a propriedade privada, senão dos grandes meios de produção. A extinção do Estado só poderá ocorrer quando não houver mais luta de classes, ou seja, quando os trabalhadores forem a classe dominante, numa democracia plena. Tente ler alguma coisa.

  12. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

    O nome deste racha é Divisão Unicelular. Não tem importância pra nada nem pra ninguém

    Responda
  13. LUCAS TAVARES DA SILVA FILHO

    Esse texto tá ótimo. Parabéns. Uma vontade imensa de rir aqui. O PCB está para a história como as guildas de pedreiros medievais estão para as start ups. kkk

    Responda
    1. Eduardo Fabr

      Quem introduziu na civilização a ideia de não deixar viúvas e órfãos desamparados foram as guildas. Cuidado com o escárnio contra grupos pequenos e aparentemente irrelevantes. Eles podem ser compostos de pessoas que dedicam a vida a uma ideologia, inclusive sacrificando-a. John Wesley se muitos outros que mudaram o rumo da história sabiam disso. Faz bem a Folha em noticiar sobre tal classe de indivíduos, independentemente do espectro em que se situem.

  14. neli faria

    Deveria diminuir o Número de Partidos Políticos. Esse seria um deles. Absurdo os contribuintes sustentarem, com os famigerados fundos partidário e eleitoral, essas siglas. Um país paupérrimo, com milhares de pessoas sem teto,sem saneamento básico, sustentando Siglas Partidárias. É uma prova cabal que na hora de se beneficiar não existe esquerda, direita, situação ,oposição: todos se dão as mãos como irmãos.O Brasil existe apenas para sustentar Políticos.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Não leu a matéria com atenção. Ou leu e não entendeu do que se trata.

    2. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

      Creio que por não ter bancada federal e não ter atingido o quociente eleitoral em nehuma das eleições de que participou o PCB não recebe os fundos partidário e eleitoral.

  15. Francisco Barbosa

    Confiaram em youtubers stalinos, mas os youtubers só estão preocupados com seus próprios umbigos. Parabéns ao partido, pois as falas do ex-candidato demonstram que ele está fora do espectro democrático e da lógica política de atuação de um partido. Lenilismo voluntarista anacrônico e sem autocrítica.

    Responda
  16. Ricardo Candido de Araujo

    Não entendi... O discurso dos bolsonazistas não era o do "perigo comunista"? Era para o PCB ter tido milhões de votos, uma bancada de ao menos duzentos parlamentares, etc... Estranho não ser assim.

    Responda
    1. neli faria

      Eles falam isso, porque pararam nos anos sessenta, setenta e não sabem que o Muro caiu em oitenta e nove.E hoje, nem na China tem comunista.

  17. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    O jornal do capital censura comentários sérios que buscam tratar essa questão fora do besteirol!

    Responda
  18. josé cláudio do nascimento

    PCB e sua atuação direção são irrelevantes. Suas ideias, publicações e militancia não suscita interesse em ninguem.

    Responda
  19. NACIB HETTI

    PCB tá certo. Partido de ideologia falida precisa se de novos quadros.

    Responda
  20. Luís Santana

    Um partido com tanta história e se perdendo com divisões internas. Condenado a permanecer nanico.

    Responda
  21. Valdir Silva

    Piada. Partido cujos membros cabem numa perua, agora rachado. É a extrema-esquerda, saudosista da União Soviética, que nunca tomará o poder aqui no Brasil, graças a Deus. Da mesma maneira que abomino a extrema-direita que tem Bolsonaro como mito, também abomino essa extrema-esquerda. Viva a social democracia!

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Obrigado Valdir, por sua resposta educada e racional ! O maior desafio da esquerda é construir o socialismo sem abrir mão da democracia e liberdade, ressalvando que são conquistas dos trabalhadores organizados, o capitalismo conviveu muito bem com voto censitário e com o fascismo, sem democracia econômica, o termo fica vazio, a exemplo da Grécia que tinha como base o escravismo !

    2. Valdir Silva

      Celso, nessa parte concordo com você. Mas, na boa, socialismo e comunismo até são boas teorias, mas não funcionam na prática. No entanto, a ameaça comunista fez a direita frear um pouco a exploração dos trabalhadores. Nesse sentido, concordo, havia mais equilíbrio. Mas, teoricamente, a social democracia é mais próximo do mundo real. O problema foi ver PSDB aqui no Brasil se aliando ao PFL, quando deveria ter se aliado ao PT. A fome de poder atrapalhou. PT hoje cede à direita por isso.

    3. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      A "social democracia" também está dando com os burros na água, é só prestar atenção nas políticas regressivas e supressão de direitos conquistados no século passado, a URSS era um freio para conter a voracidade do capital, sem ela estamos indo de mal a pior, não estou fazendo apologia do socialismo real, apenas constatando que sem ele piorou a situação dos trabalhadores!