Cotidiano > STF volta a julgar descriminalização do porte de drogas; veja como já votaram os ministros Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Natacha Capozzi

    Zanin decepcionando

    Responda
  2. Paulo Carmo

    Fico pensando: a polícia vai andar com balança? O tráfico vai bancar várias famílias para cada uma ter a quantidade de pés. E se juntar 400 pessoas com a quantidade máxima liberada? No meu ponto de vista, eles tem acordo com o tráfico e esse é um modo de liberar o tráfico de forma menos escancarada. Pois, falando sobre violência, em vários lugares, inclusive, no centro de SP, fuma-se de forma liberal, sem repressão. Mais uma jogada política. Discutam alcoolismo no volante. E o arrozão hein?

    Responda
  3. Alexandre Pereira

    Não se pode proibir o que não é possível controlar. O arrego come solto em todos os níveis, uma grande hipocrisia. Liberem a bagaça toda e acabem com o mercado, mas tenham seriedade com as consequências. No nosso país, bêbados (especialmente os privilegiados) matam no trânsito e ficam impunes, valerá o mesmo para os usuários? Ou aplicarão o classismo de sempre: pobre na cadeia e playboy solto?

    Responda
  4. MARCUS VINICIUS D ALMEIDA FRANCA

    A pior droga que assola a sociedade é o álcool(veja as estatísticas). E o seu comércio é liberado. Seus malefícios são tão ruins ou piores que os da maconha. Mas ela está aí, firme e forte, gerando lucros e impostos.

    Responda
  5. Carlos Leston

    E daí que o Zanin foi contra? Engomadinho que é, zero surpresa

    Responda
  6. AILTON SOUZA

    Antigamente falava-se só placar hoje pra criar divergências na população a imprensa nomina os votos.

    Responda
  7. AILTON SOUZA

    Tá provado que vivemos numa sociedade dividida. Antigamente só anunciavam o placar 6x3 e ponto final. Hoje a imprensa faz questão de separar e mominar os votos favor e contra com isso criando mais divergências na população.

    Responda
  8. João Batista de Junior

    Parabéns.

    Responda
  9. Leandro Eustáquio da Silva

    Maconheiros, comemorem. Por ora, o país é de vcs! ( por ora, tá?)

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Vai fumar um, Sérgio?

    2. Sergio Aramis

      Leandro, pelo seu comentário, você é daqueles que defendem a fé, a família tradicional brasileira, a liberação do armamento. Mas gosta de uma churrasco regado a cerveja e volta pra casa dirigindo achando que é a maconha que destrói as famílias.

  10. Nilo Mismetti

    Interessante ficar sabendo que a maioria do STF é chegada em um "be ke". Deve ser isto a causa das decisões "viajando".

    Responda
  11. Jair Amaral

    Acho inevitável a descriminalização do uso pessoal da maconha; porém, para que o tráfico não seja o grande beneficiário da medida, o estado deve autorizar a plantação e a venda controlada em farmácias ou afins, onde o usuário deve ser cadastrado e os estoques controlados como se fora um medicamento tarjado. Para os contrários ao tema, basta procurar quantos atropelamentos, assassinatos, lesões corporais, etc., foram provocadas por usuários de maconha em comparação aos consumidores de álcool.

    Responda
  12. MARIA F LUPORINI

    Viva o Brasil. Acabou uma das maiores hipocrisias da sociedade.

    Responda
  13. Jefferson Soffer

    Zanin foi mais coerente entre os demais.

    Responda
  14. Leonardo de Matos Cerqueira Gomes

    Uma coisa é certa, do jeito que está - quem decide se é usuário ou traficante é o policial que está na linha de frente. Se o Congresso não sabe legislar, deixando vácuo legislativo - cabe ao Judiciário preencher essa lacuna legal. Não podemos deixar o Brasil virar um Evangelistão tal qual ocorreu com o Iran e os Xiitas. Abaixo aos picaretas !

    Responda
  15. RAULAND BORBA BATISTA

    A polícia a apreende 10% das drogas, isso é enxugar gelo.

    Responda
  16. José Eduardo Campos

    Sempre fui contra criminalizar o usuário. Combater o tráfico/traficante, sim, porque o traficante "comercializa" todas as drogas, não só a maconha. O usuário não é e nem deve ser considerado um criminoso, mesmo que alguém acha que é por preconceito apenas, ou medo. Gostei mais do voto do Barroso, que tratou do aspecto negligenciado da saúde. Cravou!!

    Responda
  17. José Silva

    Na minha época, esse tipo de indivíduo era chamado de banana. Logo, Zanin é um banana.

    Responda
  18. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    A experiência internacional demonstra que o argumento do Zanin de que a descriminalização leva a um agravamento da questão da saúde não se sustenta, no mínimo está mal informado. Se for assim por que o alcool tem produção e comercialização livres se é a droga responsável direta por milhares de mortes, ao contrário de todas as outras?

    Responda
    1. José Geraldo Morello

      E o cigarro também!

  19. Francisco lima ribeiro

    Se tivesse que escolher, entre um motorista que fumou três baseados, outro que tomou meia garrafa de pinga, quem você escolheria pra conduzir tua família em uma emergência?

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Claro que confio mais no que não bebeu, mas antes de decidir preciso saber: o maconhuber irá parar num posto para comprar Cheetos e Coca ou nos levará direito para o hospital? ;p

  20. Edson Capistrano

    A descriminalização da maconha é uma questão de saúde e justiça. Desde 1976 o Estado empenha-se numa cruzada violenta, policialesca, contra as drogas, encarcerando negros e pobres. Tá privado que não deu certo . Vejo uma hipocrisia sem medida nos que são contra, justo leitores da FSP, pq se seus filhos forem flagrados com mais de 50 gramas é consumo, mas pra quem mora na periferia é trágico qualificado . Zanin estou feio , esperávamos mais do jovem julgador, q se mostrou um reacionário.....

    Responda
  21. Ricardo Simões

    Parabéns Lula, parabéns Zanin. Fiz o L. Faço o L e estou feliz com o voto para não liberar. Aos que são a favor o respeito e a divergência.

    Responda
  22. Rodrigo Jacobauskas

    Quem faz a lei e nos representa é o Congresso Nacional não o STF, o STF aplica as leis. Os juízes querendo legislar beira o absurdo, fornecer drogas é crime , usar não é, passando por cima de uma lei de drogas aprovada no Congresso Nacional. Vergonhoso.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O que o STF está analisando é a constitucionalidade da lei que criminaliza o porte e o uso de drogas. Esse é o seu papel como corte constitucional. Mesmo as leis aprovadas pelo Congresso Nacional estão sujeitas ao crivo da constitucionalidade que, aliás, pode ser analisada por qualquer juiz. A diferença é que que as decisões dos juízes só valem para o caso concreto enquanto que a decisão do STF tem repercussão geral.

  23. Waldemar Stocco

    eita Folha SP, conserta o que diz sobre o voto do Zanin, seu digitar não sabe ler é?

    Responda
  24. Ernesto Pichler

    A droga não pode ser liberada. Tem que ser legalizada para deixar ser um problema de polícia para ser um problema de saúde pública. Deve ser distribuída pelo SUS, grátis quando em tratamento e paga quando recreativa, o que seria uma receita valiosa para o SUS, altamente necessitada. Com isso acaba o tráfico e sua violência, mas como os meganhas vão dar suas mordidas?

    Responda
  25. Cleomar Ribeiro

    ... hei, pessoal! ... Vou ser do AGRO-THC!!!...

    Responda
    1. Ricardo Simões

      Em vários países ditos desenvolvidos já é possível. Mas faça algo orgânico para se destacar - a pura. Rs

  26. Cleomar Ribeiro

    LULA3 colocou o zanin! Nem o Bozo faria 'melhor'!!!...

    Responda
  27. Cleomar Ribeiro

    ... nós seremos AGRO-THC, agricultural familiar!!!.. eu que Seria eu ter uma duas plantinhas sagradas hidropônicas, coom água bem limpinha, filtração em tubos e vasos de decantação, parte passiva e parte ativa. Vai dar Certo!!!..só para uso pessoal, é claro, pessoal!!!... Poderemos presentear nossas irmãs e nossos irmãos com pequenas porções ( patuarzinho), dentro dos limites da lei, pessoal???....

    Responda
  28. Vanderlei Nogueira

    Incapacidade relativa continua?

    Responda
  29. Antonio Pimentel Pereira

    O mundo errou no combate as drogas, mts levaram na boa a apologia em shows, marchas não sabendo do mal q estavam por vir, hj o mundo tá fora de controle, mt pelo alto consumo,"esse é o problema, consumo alto", diminuir é a chave ou nada poderá ser feito pra evitar prisões superlotadas e homicídios na guerra pela venda e a polícia enxugando gelo. Quero ver uma empresa chegar um usuário "olá, legal, cm tá, e aí, tá de bôa, fumando", liberar é ato de desespero não vai resolver nada, é o consumo...

    Responda
  30. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    O que é condenável nas drogas? Tirar fora da realidade? Então o cinema e a literatura deveriam ser proibidos também.

    Responda
    1. Luiz Gonzaga

      Talvez seja possibilitar (pelo impacto cerebral) que pessoas fiquem mais violentas e dispostas a cometer crimes para sustentar o vício- ou seja, impactando vida e patrimônio de terceiros- que não tem nada a ver com o vício delas.

    2. Alberto Henrique

      Cinema e literatura não enchem o fulano de coragem pra sair barbarizando.

  31. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    O que é condenável nas drogas? Tirar fora da realidade? Então o cinema e a literatura deveriam ser proibidos também.

    Responda
  32. NACIB HETTI

    O stf poderia aproveitar e liberar drogas gratuitas para viciados cadastrados. Seria um golpe no tráfico.

    Responda
    1. Cleomar Ribeiro

      Sem cadastro, Sr. N. Hetti!!! O Estado não é confiável!!! A lista vaza e escorrega para as dos evangélicos-insurrecionista fardados e sera uma catástrofe para os usuários sangueB!!!....

    2. Marcelo Galvao de Oliveira

      Lulaplanista típico. Depois acolham os vulneráveis em suas casas.

  33. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Todo voto na Justiça é baseado em algo. Mas, na hora de julgar o baseado, tem gente que enrola. Epa! Eu não quiz dizer bem isso!

    Responda
  34. jose ferreira

    Isto não é competência do congresso nacional ?

    Responda
    1. Arthur Bagatini

      Seria se os deputados e senadores se ocupassem do assunto. Quando o congresso se omite o supremo acaba tendo que resolver.

  35. jose ferreira

    Vai vender em farmácias , supermercados , padaria , posto de gasolina , boteco ?

    Responda
  36. Mateus Santana

    Que decepção esse Zanin. Lula colocou um terrivelmente evangélico no STF.

    Responda
  37. SERGIO saraceni

    Que papelão hein Lula? Vc colocou no STF um almofadinha nazista de quinta categoria.

    Responda
  38. roberto liberatoscioli de carvalho

    Legalize JÃ!

    Responda
  39. Rives Passos

    Certa vez, ainda no SBT, ..talvez ainda esteja lá, Roberto Cabrini perguntou a Fernandinho Beira Mar: - qual a atividade mais lucrativa do crime organizado? .Asksaltos a bancos, tráfico de entorpecentes?.. ao que o entrevistado responde: - Nenhuma delas. A atividade criminosa mais rentável é a atividade política. (!?). (pois engloba tudo). É só ver uma radiografia do perfil da população carcerária no Brasil, em torno de um milhão de pessoas, para entender que em certa medida, o entrevistado..

    Responda
  40. Jorge Lima

    Droga: mata , e o usuário é cúmplice,

    Responda
  41. Jorge Lima

    Nem precisa comentar os efeitos das drogas,

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Nem precisa comentar os efeitos da guerra às drogas

  42. José bello

    Kam bada de inúteis

    Responda
  43. Jorge Lima

    Novo ministro mostra personalidade.

    Responda
  44. José bello

    É droga , se é droga Não presta .não é bom, é porta para outras drogas mais fortes e da notas ao organismo. como serão nossas crianças, vendo pessoas carregando drogas? Quem defende a discriminalização, na cara , vergonha não tem.

    Responda
  45. Dario Lima

    O último crente que chegou na ilha da fantasia, argumentou como se fazia em 1900.

    Responda
  46. Adalto Fonseca Júnior

    Eu me alinho com a "fala" do Ministro Barroso. É preciso refletir sobre as consequências da criminalização. Alguns alegaram a questão da saúde mas, como em tudo, o que está em jogo é o direito de escolher. Criminalizar o porte para uso individual só faz mal.

    Responda
  47. José Fernando Marques

    A uso da maconha deve ser descriminalizado. Imaginem quantos garotos e garotas pobres, nas favelas, deixarão de ser vítimas dessa polícia que está aí, polícia de classe, ou seja, que serve os ricos. Não é assim? Também por esse motivo a descriminalização é bem-vinda.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      O stf poderia aproveitar e liberar drogas gratuitas para viciados cadastrados. Seria um duro golpe no tráfico.

    2. José Fernando Marques

      Batista, o uso deve ser visto como relativo à saúde e não à polícia ou à justiça. E, a pretexto de repressão, prende-se e mata-se por um simples baseado. Chega! É o que acho e foi o que quis dizer.

    3. jose batista

      Inocente ou indecente?

    4. jose batista

      Inocente ou indecente?

    5. José Fernando Marques

      O uso da maconha (corrigindo).

  48. Adalto Fonseca Júnior

    Eu me alinho com a "fala" do Ministro Barroso. É preciso refletir sobre as consequências da criminalização. Alguns alegaram a questão da saúde mas como tudo o que está em jogo é o direito de escolher. Criminalizar o porte para uso individual só faz mal.

    Responda
  49. Cauê Ito

    Cadê as falas do Zanin? Mal entrou já tá fazendo besteira

    Responda
    1. jose batista

      Então compra e venda de 60 gr de drogas , pode?

  50. ALVARO JUSTA DE CASTILHO

    Imagine um mundo sem drogas....agora imagine um mundo em que existe Papai Noel e Coelho da Páscoa. O voto do ministro Gilmar, como sempre, tem tudo para ser brilhante. É incabível qualquer punição por autolesão. O usuário faz mal a si mesmo. Mas seus familiares sofrem, dirão. Pode ser, mas assim é a vida. A guerra contra as drogas sempre foi uma falácia. Eu bebo muito eventualmente, um vinho durante o jantar, mas sei que o problema existe e é grave. E não será resolvido pela polícia.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.