Tv Folha > Psicanálise é fraude? Live comenta livro de Pasternak e Orsi Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Minhas senhoras e meus senhores, porque estamos repercutindo o trabalho de alguém como a Natália Pasternak? Uma "pesquisadora" acostumada a publicar em periódicos avaliados pela Qualis como C, com Fator de Impacto inferior a 3.0 até bem recentemente? Essa senhora é um eng0d0, em que só abunda a @rrogânci4 e a necessidade de falar absurd0s amparada nos ombros da necessidade em que nos colocou a pandemia do COVID de ouvir vozes dispostas a falar. Uma blogueira, isso sim, e só.
Que tal a Folha entrevistar um psicanalista para debater o assunto? Seria bem sensato e justo dar o mesmo espaço para a psicanálise falar. Cada ciência tem seu objeto de estudo peculiar. Querer tratar emoções e histórias humanas como dados mensuráveis é totalmente equivocado.
Concordo! O Cristian Dunker seria um excelente nome.
A Psicanálise não se pretende ciência. Esta discussão é antiga e quem conhece a Psicanálise sabe que isso foi superado. Portanto, não se pode dizer de pseudo-ciencia. Freud em seus textos iniciais até acreditava que vários conceitos da Psicanálise um dia seriam validados pela ciência, mas no curso de suas pesquisas percebeu que 'fundara" um conhecimento de outro tipo. Os conhecimentos espirituais, o senso comum (doxa), dentre outros não se pretendem cientificos. Nem por isso são menores ou...
...o fato de ser ciência não torna um conhecimento verdadeiro, mais válido ou irrefutável. Os epistemologistas sabem e afirmam ao contrário, que a condição da ciência é permitir que a qualquer momentos seus pressupostos serão colocados novamente à prova e podem ser revistos. Quem coloca a Psicanálise nesta condição de pseudo-ciência desconhece a Psicanálise e a própria ciência. A discussão se torna estéril se levada pelo caminho da verdade. E a História (da historiografia) é ciência? O que é?
Colocar psicanálise no mesmo balaio de astrologia foi foda& @
Poxa que ignorância ! Viva as Práticas Integrativas e Complementares de saúde ;) isso ai eh gente incomodada e querendo fazer estardalhaço. Aposto que eh coisa de paulistano.
Tudo que o Ser Humano não alcança tende a criticar. E assim o faz valendo-se de sua própria ignorância para a ignorância alheia. Fazem com a Psicanálise a mesma coisa que com o Espiritismo, mutatis mutandis. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Desde logo aviso que não li e não e não gostei. Com relação a psicanálise é uma piada de mal gosto, isto é, debocham do sofrimento alheio. Com relação a acupuntura conto uma história: tÃnhamos uma cachorrinha com o nome Laika que aos 14 anos teve um problema na coluna. Não andava e uivava de dor, pois os opioides estavam no limite e era inoperável. O veterinário sugeriu acupuntura. Não acreditei, mas com meus filhos fomos em frente. Laika viveu mais 4 anos sem dor.
Ainda não li o livro, mas achei as respostas de um dos autores bastante frágeis. Pasternak teve uma grande importância durante a pandemia, porém esse livro parece não ter relevância e depois dessa entrevista creio que tem coisas mais importantes para ler. Conheço os efeitos da acupuntura, homeopatia e psicanálise e parecem ter mais importância do que os comentários dos autores de ser ou não ciência.
Não evoluÃram ao ponto de chegar no: Só sei que nada sei, sabendo que nada sei, sei mais do que não sabe que nada sabe. Sócrates
Pelas diversas e intensas reações ao livro e colocações dos autores, tudo isso me lembrou a cruzada de Richard Dawkins contra aqueles que acreditam em Deus. No fim, o resultado foi o contrário do esperado, ou seja, que as pessoas se aculturassem mais e tivessem uma visão mais crÃtica na crença de um ser superior. O que se observou foi uma reação intensa à cruzada de Dawkins.
Mais fácil essa senhora ser a fraude, não? rsrsr
Acho que eles (as) não sabem e nunca sofreram de Depressão, Ansiedade, Insônia, etc., quem sofre de transtornos mentais vive o verdadeiro inferno, na pior das hipóteses se os desconstruÃdos saberes e legados da vastÃssima cultura humana sejam fantasiosos, mesmo assim quando bem aplicados trazem algum alento ao paciente e até diminuem o uso dos famosos fármacos que causam dependência.
Um discurso falacioso sobre a psicanálise. "Argumentum ad verecundiam", i.e., "apelo à autoridade", à Sulloway e Grümbaum, mas sem apresentar o debate, os pontos cruciais e as respostas de outros autores a essas crÃticas, que remonta os anos 80. Mas no fim apresenta um motivo, promover o cognitivismo que trabalha da mesma forma, método clÃnico e estudo de caso.
É o determinismo que me incomoda. Outro ponto é a refutação surgir em cena como a paladina da verdade, o que foi refutado é rebaixado à condição de crença em mentiras. É destrutivo e simplista.
Concordo plenamente. O simplismo dos autores coloca antropologia, história, astrofÃsica etc e boa parte de suas hipóteses em cheque pela impossibilidade de refutação.
Detesto essa expressão zona de conforto. Qdo eu a ouço ou leio, sinto uma ojeriza danada de quem a usou. Zona de conforto me lembra os antigos e luxuosos bordéis dd Bauru.
A questão primordial é a quem interessa esse livro? Em segundo lufar, quem está por trás da autora que do nada e sem ter uma produção cientÃfica e acadêmica relevantes se tornou uma influenciadora? Citando apenas uma das especialidades caluniadas, a acupuntura não é questionada cientificamente há meio século. São centenas de milhares de publicações cientÃficas em importantes jornais e revistas especializados ao redor do globo. Dar visibilidade a essa farsa é um desserviço que esse jornal presta
Essa senhora, ganhou fama na época da pandemia e agora se acha no direito de opinar sobre assuntos que não tem domÃnio! Ela, talvez se veja como uma star da ciência e extrapola o direito de falar estultices!
Gostaria de saber os fundamentos cientÃficos para afirmar que Psicanálise é fraude ? Durante 15 anos fiz minha análise Freudiana com total sucesso . Hoje , posso dizer , que sou uma pessoa melhor Â… agradeço a minha analista e o meu trabalho interno pelo êxito do tratamento! Psicanálise é libertadora e atual! Viva Freud , sempre!
Com todo respeito, mas a ciência precisa saber que ela não abrange ou explica tudo, pelo contrário. A psicanálise, apesar de não estar enquadrada no pseudo academicismo cientÃfico, tem por base este mesmo critério. Quem nega o que não conhece, e respalde conclusões em estudos e dados, nega a própria ciência e o cientificismo
Alguém com mais de 02 neurônios vai ler este l i x o?
Fraúde é esta insignificante Pastel Arg
A entrevistadora é péssima. Confundiu entrevista com debate.
Não sou versado em ciências. Aliás não sou versado em coisa nenhuma. O meu conhecimento não vai além das nuances do cotidiano de todos nós. Aproveito a liberdade de expressão para externar que acredito muito na ciência e só a ciência da consistência é credibilidade aos fatos e fenômenos que polemizam o debate entre as várias ideologias. Neste aspecto tenho que estar sempre ao lado da ciência porque esta é é provável mesmo em raciocÃnios rudimentares. Tenho apreço pela cultura natural.
Essa Natália entende tanto de ciência como de pastel. Deveria adotar o nome artÃstico de Natália Pastelnark.
Gostei!
Soltar uma platitude dessas atacando acupuntura, homeopatia e psicanálise para "tirar as pessoas da zona de conforto" já diz tudo sobre os autores do caça nÃquel... Que bobagem, sra. Pasternak!
Não tenho conhecimentos suficientes para discutir psicanalise. Acupuntura já me foi recomendado para tratamento de bursite, funcionou, Já homeopatia, fora os principios das vacinas, acredito que seja uma ciencia médica defasada, Enfim o debate e a controversia são importantes para o aprimoramento do conhecimento.
Psicanálise não é ciência, História não é ciência, literatura não é ciência, filosofia não é ciência, música não é ciencia... Pobre de quem tem a visão estreita e só tem a ciência...
Sou psicanalisando há 25 anos. Se não me fez bem, mal também não fez. Ouvir esses autores pretensiosos, sugerindo que a ciência merece todo crédito me causa asco e náusea da própria ciência. Eles se tornaram com esse livro um desserviço ao conhecimento, seja lá como interpretem isto. Fraude é o casal autor.
Orsi esquece que o observador tem um lugar importante em qualquer ciência e que portanto, nada é positivamente certo. O conceito de ciência dele é do século passado, positivista. Einstein e outros admitem esse lugar de observador. Orsi não sabe que a teoria nunca pode ser referência na prática psicanalÃtica. A função essencial do psi é ouvir e pontuar e nao relacionar a prática como a teoria; depois, ele pode escrever relato de caso e articular o que aconteceu e a teoria para entender
as ciências do homem ou humanas e sociais incluem o desejo e a subjetividade e não podem ser confundidas come as ciências da natureza, como fazem Orsi e Paternak
Freud entrou para o panteão dos grandes pensadores da humanidade. Como alguém pode se pretender sério com este tipo de ataque barato fetichizando a ciência? Como disse Zé Celso a Bárbara Heliodora, a senhora fala a partir do ponto de vista de Deus. Não suporta 10 minutos de debate com um psicanalista qualificado por escassez de conhecimento e leitura.
Acho que só pode ser classificado como pseudociência algo que em algum momento pretendeu ser visto como ciência e falhou por não atingir pressupostos básicos. Não tenho notÃcia que a psicanálise já teve em algum momento esse intento.
"Que bobagem" é darem espaço para esse tipo de picaretagem. Já seria uma tarefa de cérebros altamente privilegiados contestar a fantástica área do conhecimento aberta por Freud. Mas a pretensão dessas duas pessoas foi muito mais longe. O pior de tudo é que conseguiram chamar a atenção. Lamentável.
Muita importância ao assunto faz os autores atingirem o objetivo mesmo com conteúdo subjetivo.
A autora fala de critérios cientÃficos dos quais tem amplo conhecimento. É fato q psicanálise e acupuntura não têm pressupostos teóricos fundamentados na ciência, cujo arcabouço teórico e prático são conjecturas e suposições.
A acupuntura não é questionável há décadas Os pressupostos da medicina tradicional chinesa, incluindo a acupuntura tem sido confirmados rigorosamente pela ciência nos últimos 50 anos.. Grandes hospitais ao redor do mundo tem em seus quadros acupunturistas atuando em áreas tão distintas como oncologia, cardiologia, nefrologia, sem contar a ortopedia. Não é usual, mas é possÃvel operar os intestinos de um cavalo acordado e comendo capim sendo anestesiado por eletroacupuntura. Efeito placebo?
Ela tem amplo conhecimento, até onde se sabe, de microbiologia. Daà para descer a lenha em Freud é de uma pretensão sem tamanho. O objeto da psicanálise é o inconsciente, não conjecturas e suposições.
Sendo ela uma microbiologista, teria autoridade para escrever livro sobre psicanálise? Há quem a leve a sério?
Sergio de Vila, dificilmente alguém conseguiria escrever tanta besteira com tão poucas palavras. Parabéns!
O livro não é sobre psicanálise. É sobre ciência. A psicanálise não pode ser considerada uma, por que abstrai a realidade objetiva das pessoas que pretende analisar. Seu objeto é um homem ideal, abstrato. De classe média, branco, ocidental. A pretensão de curar pela verdade, nada mais é do que enquadrar as contradições do indivÃduo real e forca-lo a resignar-se. Richard Adler, discÃpulo de Freud pouco comentado, já apontava o despropósito da pretensão de curar neuroses de indivÃduos famélicos.
Café é bom. Café faz mal. Ovo aumenta colesteral. Ovo todo dia! Agora Psicanalise não é fraude. Creditem não!!
Por que os autores querem chamar tanto a atenção? Acho que deveriam fazer psicanálise.
Natália Pasternak (que seu valiosa contribuição durante a pandemia) foi esperta. Atacando a psicanálise e Freud conseguiu ótima publicidade para seu livro. E ainda agrada o corporativismo de psiquiatras que só sabem medicar. Ela fala no livro sobre as controvérsias em relação aos anti depressivos? Ou não enfrenta o lobby Farmaceutico? A propósito, essa discussão sobre a psicanálise e Freud é bem antiga e há muita literatura. Sensacionalismo dela, caiu no meu conceito. Esperteza demais…
Concordo, ela talvez pudesse ter a coragem que o uso continuo de medicamentos para contornar as dores psÃquicas e manter a funcionalidade do indivÃduo na máquina capitalista também é pseudotratamento.
Maria, eu nao acho que seja sensacionalismo. Ao meu ver, ela de fato pensa essas coisas da psicanálise e fez uma crÃtica ácida à técnica, uma discussao muito comum no meio cientÃfico. Eu particularmente nao sou simpático nem à psicanálise e nem à homeopatia, mas creio que temos espaco para fazer crÃticas, assim como uma colunista aqui da Folha criticou severamente o livro. Pra mim é um debate muito fértil, porque eu aprendo muito com ele.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Tv Folha > Psicanálise é fraude? Live comenta livro de Pasternak e Orsi Voltar
Comente este texto