Rodrigo Zeidan > Juros em queda não vão impulsionar a economia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Toda vez q se fala a verdade neste jornal há perseguição. A turma de fake news ideológica é muito forte. Mas Verdade é filha do tempo e não da autoridade, em assuntos de Economia e de Saúde. Método cientÃfico exige análise de evidências sem conflito de interesse. Não é o caso deste colunista e da maioria dos colunistas econômicos q são liberais ideológicos. Chega de mentiras.
Quer reduzir o custo do crédito ? Tire os impostos (o governo cobra de quem toma emprestado e de quem aplica) e deixe os bancos cobrarem quem não paga. O Brasil sofre de coitadismo com os pequenos e de leis ruins que permitem que os grandes tomem e não paguem. Para o sistema não quebrar tem que cobrar mesmo.
Em outros termos, o que disse o Prof. Zeidan é que, para ter crédito farto e barato, não precisamos apenas de uma Selic mais baixa e, sim, de uma reforma do sistema bancário brasileiro. Quem não quer um sistema formado apenas de bancos "grandes demais para quebrar" deveria pensar nisso. Cingapura, uma cidade-estado, possui mais de cem bancos; no Brasil, um continente, temos que escolher entre muito menos.
"A gritaria do PT contra a Selic faria sentido em muitos paÃses, mas não para um paÃs com restrições de oferta de crédito como o Brasil." O cara só pensa nas empresas que querem pedir dinheiro emprestado mas não no governo que precisa pagar esses juros extorsivos.
O Governo (nós) pagamos paga estes juros absurdos porque o Governo (os polÃticos e a máquina adminiustrativa) é ineficiente, perdulária e irresponsável (veja o caso na ciclovia de R$ 6milhões feita no Piauà no meio da estrada e vai ser apagada e ninguém vai ser punido, a não sermos nós que vamos pagar 2 vezes).
O PT finge estar insatisfeito com a Selic... Quem conhece o velho Lula sabe que é tudo bravata!
Somente no ano passado, mais de 500 bilhões de reais foram pagos como juros no mercado financeiro. Quem recebeu essa grana toda? Eu acredito, sim, que a redução da taxa selic pode estimular a economia. Claro que seus efeitos demoram a surgir, mas serão sentidos na economia como todo.
Brasil tá desindustrializando-se. Nenhuma nação no mundo gera investimento com dinheiro alheio. Sucessivos vôos de galinha. Capacidade ociosa + produtividade em baixa + emprego formal em declÃnio... a conta não vai fechar sem um Projeto de Brasil. Que pena.
Quem recebeu? Várias pessoas, desde banqueiros da Faria Lima a aposentados que investiram suas economias ao longo de uma vida.
O mercado financeiro é orientado na F. Lima.
Então, por uma leitura rasa, somos levado a crer que os juros baixos é irrelevante. É melhor deixar os juros nas alturas que proporciona maiores rendimentos aos rentistas!!
Desde q me entendi vejo economistas a fazer previsões. Nenhuma delas acertam.
A economia só vai crescer quando os economistas criarem juÃzo e indicarem um aumento vigoroso no salario abaixo de R$5 mil p/m. A metade da população Só conseguem consumir o básico e estão endividada. Sem consumidores não tem crescimento econômico. Os ajustes tem que ser feito no topo. De preferencia cortando as mordomias dos polÃticos.
Economia lida com expectativas. Zaidan está tentando, por um lado reverter as expectativas da indústria, do comércio e do consumidor geradas com o inÃcio da queda dos juros escandalosos. Por outro lado, Zeidan está buscando preservar as expectativas até agora garantidas dos juros indecentes dos rentistas.
Perdeu, Rodrigo, não amola...
Falou mais um dono da verdade, aliás, matéria em que nossos economistas são pródigos em projeções erradas. É evidente que não é só a baixa dos juros que estimula a economia, mas é um dos fatores.
Tanta gritaria aqui contra o colunista, inclusive colocando palavras na boca dele, quando ele simplesmente fala que não é a queda da Selic que vai automaticamente impulsionar a economia. Basta ver os juros do rotativo do cartão que bateram 450% ao ano. O que esse número tem a ver com uma Selic de 13,75% ou de 8%, por exemplo?
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Ai não Zeidan, dá uma estudada antes de vir escrever algo cara. Pro trabalhador comum pouco muda mesmo, mas pro rentista, pro banco, pro governo, cada 0,5% conta bilhões, e quando você remove o dinheiro seguro do rentista, não sobra escolha a ele a não ser fazer investimentos reais que ajudam a economia como um todo.
Sr Rodrigo Andrade, sugiro que pesquise quantos milionário (potenciais investidores) têm dinheiro na poupança. Vai notar que milionário aplica nessa modalidade de "investimento"
Se esse fosse o caso, não haveria 1 Tri na Poupança, estava tudo pelo menos no Tesouro Direto, que soma só % desse valor, apesar de remunerar muito melhor, com a mesma segurança. Acho que quem precisa estudar é você.
Quantos investidores potenciais tem seu dinheiro sendo maravilhosamente remunerado pela selic no banco ao invés de investir? Quanto capital os bancos retem devidos aos juros pagos com nossos impostos, quando poderiam estar sendo emprestados. Quanto o governo deixa de gastar com juros, 740bi este ano, indo para investimentos estatais? Com a queda dos juros esse capital volta a fazer a economia girar. A coluna só não é mais absurda do que os juros.
Tu vê Rodrigo, o Lula tem quarta série e dá um banho nessa galera toda. Tem gente que coleciona tÃtulos e vota no mosntro das joias, tem gente que coleciona tÃtulos e lambe bota de bilionários, pra ganhar uns trocados
"Esse papo de usar a formação escolar como argumento é muito ultrapassado e prepotente." O cara estuda durante anos, sai do seu paÃs, se destaca no ambiente ultracompetitivo da academia dos EUA, vira professor em instituição de referência, é chamado pra ser colunista da FSP, mas nada disso vale, é "ultrapassado e prepotente". Entendi. Estou surpreso como eles não te chamaram, Gilberto, pra escrever sobre Economia nos maiores jornais do paÃs... é cada uma que a gente é obrigado a ler por aqui.
Rodrigo, tu realmente acha que um investimento rendendo 10% ao ano mais que a inflação não desestimula ao extremo o investimento na economia real? Tu realmente acha que os colunistas do bilionário banqueiro dono da folha, parasita de juros, não defendem os interesses deste e seus pares? Esse papo de usar a formação escolar como argumento é muito ultrapassado e prepotente.
Amigo, o estoque da Poupança é de 1 Tri enquanto o estoque do Tesouro Direto, que remunera muito melhor através da Selic é de 100 Bi. Só essa comparação mostra o quanto você está exagerando a disposição de migração entre investimentos, não existe isso de tirar massivamente os recursos de renda fixa pra investir em setores "produtivos" da economia, independente da taxa Selic. Mas você deve saber mais que o colunista, que é professor de economia da NYU.
A Selic muito acima da inflação remunera o capital de uma forma tão segura que quem aluga um imóvel por exemplo, se fizer as contas, descobre que seria mais vantajoso ter o dinheiro aplicado. Teoricamente a construção civil deve sofrer com juros altos, e se beneficiar com sua queda.
É pra acabar. Folha caminha para o fim.
Cancela a assinatura, olha que simples
O que impulsiona a economia é a grana que o Lula está colocando no mercado. Juros são apenas um detalhe.
Não é bem assim pois quanto menor os juros, mais sobra para o governo poder investir, uma vez que ele paga empréstimos pela SELIC.
E sua definição de taxa de juros neutra é pura ficção.
E dizer que o artigo foi "pago pelo setor financeiro" é uma difamação, crime punÃvel com cadeia. É bem mais grave do que fazer propaganda da cloroquina durante toda a pandemia.
Se você entendesse o que lê, teria visto que o artigo é contrário ao setor financeiro. O que Zeidan diz é que a eficácia da polÃtica monetária e do próprio sistema é prejudicada pela excessiva concentração dos bancos. Ele quer um sistema bancário com mais bancos e mais concorrência para que a economia tenha crédito mais farto e barato.
Juro taxa neutra é tecnicamente o nÃvel q maximiza a renda real dos brasileiros, então busca maximização de emprego, ou seja desemprego em 3%. Muitas vezes são taxas negativas. Que é o q precisamos no momento.
NÃvel técnico, o que seria isso? Conheço nÃvel neutro, que é 4,5% e ainda assim, de juro real.
Com estas manchetes a gente lembra que o Frias, dono da Folha, é um bilionário banqueiro, 11 mais rico do Brasil, parasita de juros. Gritaria do PT, serio? E diversos renomados economistas que comentam o juros absurdos? Que volta vergonhosa fez o colunista para tentar justificar os juros extorsivos, pensa que os leitores são bobos.
Os agiotas brasileiros, (bancos), são poucos e incompetentes, por isso, eles não admitem a abertura, ganham muito dinheiro sem fazer nada, além de extorquir a população.
Bancos incompetentes?!?!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Rodrigo Zeidan > Juros em queda não vão impulsionar a economia Voltar
Comente este texto