Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Mazak

    Pessoal, o debate é muito interessante e, por isso, eu queria sugerir, pra quem nao conhece, a "História da Loucura" de Foucault. Eu aprendi muito com esse livro, vale muito a pena.

    Responda
  2. Arnaldo Cheixas Dias

    Caro Lerner… Haver “ensaios clínicos randomizados controlados com cegamento e tratamento estatístico de dados evidenciando a eficácia da psicanálise e de psicoterapias psicodinâmicas” significa que essa verificação de eficácia da psicanálise foi feita pelo método científico… não que a psicanálise é, ela própria, ciência.

    Responda
  3. edgardo Jose de campos Melo campos melo

    Ouvi colegas médicos, nos 50 anos que exerci medicina dizerem: na minha turma, os mais birutas, optaram pela psiquiatria...

    Responda
    1. Carlos Gueller

      Isso fala mais dos teus colegas preconceituosos do que dos psiquiatras.

  4. Alexandre Pereira

    A pergunta que deveriam fazer e se psicanálise ajuda. Ciência, pouca coisa em humanas é, basta ver a sinistra história da medicina e a loucura social em que vivemos.

    Responda
  5. Alexandre Mazak

    O que mais me incomoda na psicanálise é a falta de regulamentacao. Eu conheco gente que se formou psicanalista com curso à distância e trabalha com hipnose on-line, está atendendo e vive disso. Há quem trabalhe com psicanálise e tarô, psicanálise e reiki, terapia de vidas passadas. Há demanda para isso e essas pessoas se intitulam psicanalistas. Para mim, deveria ser obrigatório o requisito de formacao na área de saúde, como é exigido na SBP. A ausência de regulamentacao acaba avacalhando a área

    Responda
    1. Alexandre Mazak

      Eu também achei que eles ficaram muito bonzinhos enquanto o inominável barbarizava (e como barbarizou!). Sem contar que eu conheci alguns psicólogos que votaram nele. Cansei de tentar entender...

    2. Marcos Benassi

      Alexandre, não sei mesmo cumé que a sociedade de psicanálise regulamenta, e qual poder ela tem pra agir. Mas o Conselho Federal de Psicologia era muito ativo, bateu o fal na mesa e fez uma boa regulamentação profissional. Tem a dimensão da Guilda - só pode chamar "psicoterapia" se feita por Psicólogo - mas muitas outras coisas boas. Acho que o CFP tá meio DumBão, porque não ouvi grita na época da Peste, com o Bozo barbarizando - nos antanhos, teria feito um escarcéu.

  6. Marcelo Magalhães

    Navegar é preciso, viver não é preciso. Nada mais atual, que esclarece historicamente as dúvidas originais do século XVI, quando houve a revolução científica. As dúvidas são as mesmas e a justificativa também. Naquela época a precisão prometia terras, ouro, escravos da mesma forma como a precisão manipulada de hoje garante o consumo, adeptos e fortuna. Assim, não há dolo de lado a lado, mas apenas a demonstração a que deus servimos.

    Responda
  7. Daniel Vicente da Silva

    Caro professor Rogério Lerner, Parabéns pelos escritos, pela contribuição e pelo trabalho de pesquisa na universidade.

    Responda
  8. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Esse me convenceu mais do que o outro debatedor, que começou criticando a própria ciência.

    Responda
  9. Luiz Mario Vieira Souto Leitão da Cunha

    A psicanálise é muitíssimo eficaz, e digo isso como ex-psicanalisando, por 6 anos. Ela nos faz aprender a lidar conosco mesmos e, consequentemente, com os outros.

    Responda
  10. Fauzi Palis Junior

    Parabéns caro Lerner. Seu artigo desmonta em poucas palavras as crenças da Pasternak e cia Ltda.

    Responda
  11. Fauzi Palis Junior

    Prezado Marcos. O articulista não quer provar nada demais, apenas refutar as estapafúrdias que tem sido espalhadas pelos pretensos donos da verdade.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Tem razão, Fauzi, é isso mêmo. Eu acho que o que a Dona Pasternak fez foi, em parte, desserviço. Todavia, é um debate de primeira: é de boca do palco e de coxias, feito com ótimo célebro, traz debate bom pacaramba. Fala aqui pro coleguinha leitor: há quanto não víamos coisa fina, hein? Gostei muitíssimo dos dois lados e do debate ao rés-do-chão, aqui co'nóis.

  12. Marcos Benassi

    Ôôô, seu Rogério, belo artigo de debate com sua contraparte, o Seu Ferreira (ou Dona, sei lá, el@ tomou o cuidado de ser científico até na assinatura do texto). Sei não, Seu Rogério, tenho impressão de que o debate é, em si, supérfluo, não entendo que a psicanálise precise provar seu valor nesses termos. Muito menos no contexto de idiotia antecientífica que nos cerca: tenho dúvidas de que seja essa a polêmica capaz de confrontar eficazmente construção metódica de conhecimento com Bozofrenia

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      Depende do que você entende por "político". Se tem a ver com relações de poder (assimetrias entre pessoas), então sim. Se o senhor fala de política partidária, com seus partidos e ideologias, aí com certeza não é não.

    2. Marcos Benassi

      Não sei de onde saiu isso, Galdino. Ciência é a discussão, e, sendo um método de construção de conhecimento, é sim. Tudo que é feito por escolhas, é político.

    3. Galdino Formiga

      Psicanálise não é política.

    4. Marcos Benassi

      *Ato falho* de meu descorretor de Herda (na verdade, da transcrição de voz em texto): "ante" científica coisa nenhuma, "anti-cientifica". Antecientífica deve dizer respeito a algo que seja pré-científico, status que não descreve bem a interpretação Bozolóide/Evângelo-politica de mundo: não almejam chegar ao estatuto científico, querem mesmo arrebentar com a construção compartilhável, verificável, refutável de conhecimento, em prol de verdades nascidas nas vilosidades intestinais. É grave.