Comentários para:

Questão democrática

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Felipe Vasconcelos

    Queimar a Constituição em praça pública é permitido? Liberdade de expressão não é absoluta.

    Responda
  2. Felipe Vasconcelos

    "O seu comentário não pode ser publicado automaticamente. Há palavras no seu texto indicando que uma moderação prévia será necessária. Caso queira publicar seu texto assim mesmo, clique em Enviar." Se o debate democrático é essencial, porque a senhora Folha está censurando os meus comentários? Qual o nome que se dá quando prática e discurso não estão alinhados?

    Responda
  3. Fernando Borges Campinas SP

    Liberdade de expressão não é liberdade de agressão e desrespeito.

    Responda
  4. Ney Fernando

    Queimar bíblias, torás e alcorões não machuca ninguém. São apenas objetos, comuns e ao alcance de qualquer um interessado neles no mundo inteiro, ao contrário dos antiquíssimos budas gigantescos que que o Taliban explodiu. Ninguém é obrigado a "ter respeito", e os terroristas do Oriente Médio não têm nenhum, nem mesmo pelos seus conterrâneos.

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      É um ato de profunda violência simbólica, e machuca sim, caso você tivesse alguma empatia. Reveja seus conceitos.

  5. EDILTON ROCHA

    Democracia e liberdade de expressão não significam desrespeito a um povo, a uma cultura e uma tradição.

    Responda
  6. Marcelo Godoy

    Em qual países livres humoristas são enquadrados?

    Responda
    1. paulo werner

      Faça piada com o holocausto na Alemanha e vc já terá o primeiro país de sua lista. Se quiser economizar com passagens aéreas, sugiro abandonar a ideia de um conceito de liberdade universal que o editorial defende. Com poucos livros vc verá uma variedade de construções institucionais no clube dos *países livres*.

  7. William Rachid

    A liberdade de expressão é um dos pilares da democracia. Todos têm o direito de se expressarem, opinarem, e outros podem concordar ou não. Se há os que não gostam da Bíblia, do Alcorão ou do Torá etc, então, não os leiam. Não os tenham. Queimar esses livros sagrados em praça pública para que ? Gerar hostilidades, ofender ou postar nas redes ? Como católico já vi adeptos de religiões chutarem uma imagem santa. Fiquei chateado, mas entendo que há ignorância em tomar uma atitude extrema dessas .

    Responda
    1. PAULO HENRIQUE DA SILVA

      Perfeito o comentário, consistente a argumentação e, sobretudo, realística a prudência que a argumentação procura propor e promover... concordo com o senhor....

    2. Hercilio Silva

      Queimar livro é coisa de nazi fascista.

  8. Carlos Victor Muzzi Filho

    Debate público sobre todos os temas? Todos mesmo? Fico a imaginar qual seria a opinião da Folha se um grupo religioso queimasse, por exemplo, livro que defendesse o feminismo. Ou o movimento LGBTQIA+. Provavelmente, a Folha não seria tão tolerante com a “liberdade de opinião”, quer parece ser a liberdade de opinião apenas daquela com que a Folha concorda…

    Responda
  9. Telma Saraiva

    É isso.

    Responda