-
Ricardo Ferreira
Mas Israel é uma democracia? Democracia para quem? Apenas para judeus? Dizer que Israel é uma democracia, é o mesmo que dizer que a África do Sul do apartheid também era.
-
Ricardo Arantes Martins
Tem árabes e palestinos cidadãos de Israel. Mas xará, também não concordo com a política interna e de expansão de Israel. Acho que é ruim para todos. Mas eles tem mais condições de tentar abrandar tanta raiva que já vem de algumas gerações, por isso são mais culpados. Da para ter uma política de união que iria levar gerações, mas tem de ser iniciada. Se hoje estão aparados por um arsenal militar, nuclear e pelos Ianques amanhã ninguém sabe. não é bom ser hostilizado por todos vizinhos.
-
-
Marcos Benassi
Estão certíssimos. Podiam ter incluído explicitamente o fim dos assentamentos invasivos e da morte de palestinos, tão desigual e cruel. Mas, tirando o Bibi, isso é decorrência, em algum tempo - com sorte, não a desprezemos. Vamo que vamo.
-
Ricardo Arantes Martins
De fato a ameaça a democracia em Israel é surpreendente. Israel é uma luz de democracia num oriente médio permeado de ditaduras ou de monarquias absolutistas, que da na mesma, que não se coadunam com o 3º milênio. Impressionante como esse ó. Dio (mio), essa ausência de valores da extrema direita Yanque permeia rapidamente várias nações no mundo. Eu tinha minhas reservas as mídias tradicionais mas hoje vejo que havia algum controle. Essas fakes nas mídias sociais são destrutivas.
-
Ricardo Ferreira
Democracia para quem? Dizer que Israel é uma democracia, é o mesmo que dizer que a África do Sul do apartheid também era.
-
-
wilson kfouri
Os judeus ricos ,que são maioria no Brasil e no mundo,apoiam o sionismo de extrema-direita de Netanyahu. Vozes dissidentes de judeus progressistas resistem à esse sionismo radical mas não têm voz ativa pois são chamados de antissemitas . Nos EUA tanto republicanos como democratas não se atrevem a ir contra ao poderosíssimo lobby judaico americano
-
Hermes Yaly
"Judeus ricos são maioria no Brasil e no mundo..." A quem pensa assim, o saudoso Paulo Francis recomendava uma visita a Nova York: lá tem judeu motorista de táxi, carteiro, dono de boteco, etc.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.